20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é importante que eles dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Ressaltamos que alfabetizar letrando sugere adequar situações em que os alunos possam: ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Desta forma, abordamos, neste planejamento, a importância da contação de histórias, da música e tudo que desperta o imaginário das crianças, pois se trata de importantes recursos que deverão permear todo o processo de aprendizagem.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-3.jpg>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Professor, se organize com antecedência e programe com uma pessoa da escola ou você mesmo para receber os alunos com a roupa de um personagem de contos de fadas
(bruxa, princesa, branca de neve, chapeuzinho vermelho ou o que for possível improvisar).
Questione os alunos para ver se identificam quem é o personagem e de qual história ele faz parte.
Depois do diálogo e de levantar os nomes dos contos de fadas que conhecem, convide a turma para ir até a biblioteca da escola, a fim de conhecerem alguns livros de histórias. (Professor, é importante que você já tenha feito esta visita anteriormente para selecionar a bibliografia e para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos.).
Você também poderá levar diferentes exemplares de livros para a sala de aula e possibilitar um tempo para que os alunos possam manuseá-los.
Depois, solicite que registrem no caderno de Língua Portuguesa, o nome de pelo menos um livro que exploraram e se gostaram ou não.
Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que eles justifiquem suas respostas. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre as histórias.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-3.jpg>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
1º momento:
Professor, providencie a cópia impressa das imagens de vários personagens de diferentes contos de fadas e coloque em envelopes.
Organize os alunos em grupos ou dupla e dê um envelope para cada grupo. Oriente que peguem os personagens e construam uma história misturando-os, fazendo com que participem da mesma história.
Se os seus alunos tiverem dificuldade na sistematização escrita, utilize a rodinha e deixe que os alunos contem sua história oralmente, apresentando as imagens. Deixe o imaginário fluir e eles construírem a sua história e façam valer o provérbio “Quem conta um conto, aumenta um ponto”.
2º momento:
Em um diálogo com os alunos proponha para organizarem a sessão “Cinema na escola”, para isto, discuta as várias possibilidades de assistirem a um filme sobre contos de fadas. Faça um levantamento dos vídeos disponíveis na escola, com amigos ou em locadoras. Também existem alguns vídeos que poderá baixar no computador.
Coloque na lousa as possibilidades e promova a eleição do filme, com voto por aclamação. Faça o gráfico da escolha do filme e solicite que registrem no caderno de Matemática. Para facilitar a construção pelos alunos, entregue a eles um pedaço de folha de papel quadriculada, onde escreverão os números referentes a quantidade de votos na coluna vertical e abaixo das colunas, na horizontal os números referente aos filmes a serem escolhidos.
Depois é só orientar que pintem o gráfico de acordo com os resultados.
GRÁFICO DA ESCOLHA DO FILME DE “CONTOS DE FADAS”
15 |
|
|
|
|
|
|
14 |
|
|
|
|
|
|
13 |
|
|
|
|
|
|
12 |
|
|
|
|
|
|
11 |
|
|
|
|
|
|
10 |
|
|
|
|
|
|
09 |
|
|
|
|
|
|
08 |
|
|
|
|
|
|
07 |
|
|
|
|
|
|
06 |
|
|
|
|
|
|
05 |
|
|
|
|
|
|
04 |
|
|
|
|
|
|
03 |
|
|
|
|
|
|
02 |
|
|
|
|
|
|
01 |
|
|
|
|
|
|
1 2 3 4 5 6
Exemplo: Filmes: 1 - Branca de neve e os sete anões
2 - A bela e a fera
3 - A bela adormecida
4 - Cinderela
5 - Chapeuzinho vermelho
6 - A pequena sereia
Desenvolva as atividades abaixo no caderno de Matemática utilizando os dados do gráfico e o planejamento da aula.
1) Se o filme tem 1 hora de duração (60 min) e começou as 8 horas, qual dos relógios abaixo marca que horas o filme vai terminar.
Fonte das imagens dos relógios: Sítio “desenhos aprender ensinar”. Disponível em: <http://desenhosaprenderensinar.blogspot.com.br/2012/04/desenhos-e-imagens-de-relogios-para.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
2) Organize os números do relógio em ordem:
Crescente:_________________________________________________
Decrescente:_______________________________________________
3) Nossa turma tem ____ alunos, 13 votaram no filme_______________, quantos alunos votaram nos outros filmes?
4) Qual a diferença do número de votos do filme ______________________, mais votado, para o filme _______________________, menos votado?
5) Complete a tabela com os números que faltam:
Vem antes |
|
Vem depois |
|
8 |
|
|
12 |
|
|
20 |
|
|
23 |
|
|
7 |
|
|
10 |
|
|
15 |
|
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-3.jpg>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Sugestão:
1º momento:
Combine com os pais a doação de milho de pipoca e suco para servir na sessão de cinema.
Professor, combine com os alunos os acordos sobre como proceder durante a exibição do filme e que depois irão realizar atividades sobre ele.
2º momento:
Desatando os nós do filme:
Discuta com os alunos e explique que toda história tem um enredo, ou seja, tem os problemas a serem resolvidos e é isto que dá o suspense e torna a história interessante. Solicite que em duplas ou em grupos discutam e desenhem em uma folha de papel e escrevam pelo menos uma frase contando qual o “nó”, que encontraram no filme.
Depois, na rodinha, deixe que os alunos apresentem os desenhos e leiam quais os nós que encontraram e qual a solução sugerem para os nós.
Fonte: Imagem da própria autora.
3º momento:
Depois, na rodinha, deixe que os alunos apresentem os desenhos e leiam quais os nós que encontraram e qual a solução sugerem para os nós.
Fonte: Sítio: “imagens da hora”. Disponível em: <http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/3462/aluno_estudando_03/>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
1º momento:
Material: dois dados, uma folha de papel para cada aluno, lápis e borracha.
Preparação: Alunos assentados em duplas.
Como se joga: Explique para turma que você irá jogar um ou dois dados em sua mesa ou no chão. Quando o/s dado/s cair/em, os alunos indicarão o número que será utilizado para a escrita de palavras. As instruções serão:
2º momento:
Quer um conselho?
Fonte da Imagem: Sitio: “Contos de fadas para pintar”, disponível em: <http://colorir-desenho.com/contos-de-fadas-para-pintar>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Professor, converse com os alunos e lhes pergunte:
__Se pudessem nos dar conselhos, o que os personagens dos contos de fadas nos diriam?
__O que cada um nos ensinaria?
Escreva na lousa os nomes dos personagens e vá registrando as hipóteses dos alunos.
Cinderela:
Lobo Mau:
Madrasta da Branca de Neve:
Cinderela:
Branca de Neve:
Sete Anões:
Fera:
Combine com os alunos para copiarem e recortarem as fichas com os conselhos.
Diga a eles que bons conselhos são como tesouros e para isto, precisam ser bem guardados, portanto precisarão de uma caixa para guardá-los.
Trabalhando com texto injuntivo
Professor, solicite com antecedência, no caderno de atividade de casa ou na agenda que os alunos levem para escola caixas de: pasta de dente, remédios ou similares, para serem desmontadas.
Registre na lousa o texto, com as orientações:
Monte sua caixa encantada
1ª parte
Pegue uma caixinha (remédios, pasta de dente, sabonete e outros).
Com cuidado descole as laterais internas.
(Onde ela é colada.).
Abra a caixinha com cuidado.
Coloque o avesso para cima.
Usando este lado, faça bonitos desenhos ou aplique figuras e escreva seu nome.
Fonte: Imagens 1 e 2 da própria autora.
2ª parte
Depois de enfeitar sua caixa,
Utilizando as mesmas bordas que você descolou.
Passe cola e remonte a caixinha, deixando a parte que você pintou virada para fora.
Prenda com fita crepe até a cola secar.
Fonte: Imagens 3 e 4, da própria autora.
Final
Coloque dentro da caixa encantada os conselhos dos personagens.
Sempre que estiver triste ou desanimado, abra sua caixa encantada, leia os conselhos dos personagens dos contos de fada e lembre-se de que tem alguém querendo ouvir uma história, e sua história se faz todos os dias.
Reconstruindo: Utilizando a informática
Professor, para aprofundar o estudo sobre os contos de fadas, leve os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Juntamente com os alunos acesse os sítios:
Fonte: Sitio: “YouTube” - Branca de Neve e os Sete Anões 1937 (dublado), disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-sxbZ70VRsg>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Fonte: Sitio: “YouTube” - Os Três Porquinhos - Filme Completo, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Fonte: Sitio: “YouTube” - Cachinhos Dourados Filme (dublado), disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ibk_fLakSfc>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Fonte: Sitio: “YouTube” - A Bela e a Fera, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9FPgnQZEQz8>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Fonte: Sitio: “YouTube” - A Bela Adormecida. Filme Completo.Parte única, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AhvHUmCc-AE>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Depois deste passeio pelo mundo da imaginação através da tecnologia, dê uma cópia das imagens abaixo para os alunos e peça para recortarem e montarem os príncipes e as princesas e depois construam uma roupa mais adequada a cada um, para isto, resgate com eles o visual dos personagens das histórias, que pesquisaram na internet e nos livros.
Deixe que utilizem retalhos de tecidos e recortes de papel colorido.
Monte um painel e exponha as produções dos alunos. Coloque o nome: do trabalho, dos alunos e da turma. Socialize com a escola a produção de seus alunos.
Príncipe e princesa aos pedaços
Fonte: Sitio “Cantinho preferido”. Disponível em: <http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Fonte: Sitio “Cantinho preferido”. Disponível em: <http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Conto de fada pelo avesso
Imagine que você é um autor de contos de fada e resolveu criar uma obra diferente. Resolveu inverter papéis, misturar histórias, confundir os finais, enfim, mudar o caminhar “já esperado” dos contos!
Escreva como ficaria essa história e ilustre.
Professor, se seus alunos tiverem dificuldades para redigir este tipo de texto, proponha uma produção coletiva. Assim, você vai explorando o uso de letra maiúscula em começo de frases, nomes próprios, parágrafos, pontuação e a grafia correta das palavras.
Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA
Professora: Eliana Aparecida Carleto Aluno(a)__________________________________________ Data_____/____/_____
_____________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________
Ilustração
|
Socializando
Professor, após a produção de texto, caso tenha optado pela produção individual, solicite que troquem entre eles seus “contos pelo avesso”. Depois faça uma exposição na sala de aula, você poderá fazer um varal, assim todos terão a oportunidade de ler o conto do colega. Se optou pela produção coletiva, solicite que registrem no caderno e façam uma bela ilustração.
Sugestão de links para o professor:
. Sitio “Dom de educar”, a história da Chapeuzinho Vermelho e o lobo bom, disponível em: <http://lili-domdeeducar.blogspot.com.br/2009/10/chapeuzinho-vermelho-e-o-lobo-bom.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
. Sitio “Portal do professor” contos de fadas: histórias atrapalhadas – UCA, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31308>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
. Sitio “Portal do professor”. Estudando a narrativa através de um conto de fadas. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23511>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
. Sitio “revista nova escola”. Produção e revisão de contos de fadas, disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/caminho-autoria-467413.shtml>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
. Sitio “educacional”. Projeto Contos de Fadas, disponível em: <http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
Sugestão de links para o aluno:
Fonte: Sitio: “Smartkids”. Contos de fadas: atividades infantis, disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem as histórias. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: interagir com as histórias; perceber o tema e as tramas; opinar sobre os valores que elas trabalham. Observe ainda, se durante as atividades a turma conseguiu ler e redigir com autonomia e soube utilizar os contextos das histórias como incentivo para a leitura e a escrita e se apropriar dos seus significados.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/07/2014
Cinco estrelasAula simples de ser trabalhada e o tema é muito bom. Adorei.