Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Imaginação e alfabetização uma rima que dá certo

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler com autonomia;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Apreciar e compreender textos do universo literário, tais como: contos de fadas, levando se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura;
  • Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
  • Identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo as convenções;
  • Identificar instrumentos e marcadores de tempo (relógios);
  • Ler, interpretar e fazer uso em diversas situações e em diferentes configurações (gráficos e tabelas);
  • Construir a notação aditiva, lendo, escrevendo e interpretando situações vivenciadas;
  • Compartilhar, confrontar, validar e aprimorar os registros das suas produções, nas atividades que envolvem a quantificação numérica;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. 
Duração das atividades
Aproximadamente 420 minutos –7 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é importante que eles dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas. 

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em:  <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

Ressaltamos que alfabetizar letrando sugere adequar situações em que os alunos possam: ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Desta forma, abordamos, neste planejamento, a importância da contação de histórias, da música e tudo que desperta o imaginário das crianças, pois se trata de importantes recursos que deverão permear todo o processo de aprendizagem.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

aula 3- imagem 1

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-3.jpg>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

Professor, se organize com antecedência e programe com uma pessoa da escola ou você mesmo para receber os alunos com a roupa de um personagem de contos de fadas

(bruxa, princesa, branca de neve, chapeuzinho vermelho ou o que for possível improvisar).

Questione os alunos para ver se identificam quem é o personagem e de qual história ele faz parte.

Depois do diálogo e de levantar os nomes dos contos de fadas que conhecem, convide a turma para ir até a biblioteca da escola, a fim de conhecerem alguns livros de histórias. (Professor, é importante que você já tenha feito esta visita anteriormente para selecionar a bibliografia e para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos.).

Você também poderá levar diferentes exemplares de livros para a sala de aula e possibilitar um tempo para que os alunos possam manuseá-los.

 

Depois, solicite que registrem no caderno de Língua Portuguesa, o nome de pelo menos um livro que exploraram e se gostaram ou não.

Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que eles justifiquem suas respostas. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre as histórias.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

aula 3- imagem 2

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-3.jpg>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

1º  momento:

 

Professor, providencie a cópia impressa das imagens de vários personagens de diferentes contos de fadas e coloque em envelopes.

Organize os alunos em grupos ou dupla e dê um envelope  para cada grupo. Oriente que peguem os personagens e construam uma história misturando-os,  fazendo com que participem da mesma história.

Se os seus alunos tiverem dificuldade na sistematização  escrita,  utilize a rodinha e deixe que os alunos contem sua história oralmente, apresentando as imagens. Deixe o imaginário fluir e eles construírem a sua história e  façam  valer o provérbio “Quem conta um conto, aumenta um ponto”.

 

2º momento:

 

Em um diálogo com os alunos proponha para organizarem a sessão “Cinema na escola”, para isto, discuta as várias possibilidades de assistirem a um filme sobre contos de fadas. Faça um levantamento dos vídeos disponíveis na escola, com amigos ou em locadoras. Também existem alguns vídeos  que poderá baixar no computador.

Coloque na lousa as possibilidades e promova a eleição do filme, com  voto por aclamação. Faça o gráfico da escolha do filme e solicite que registrem no caderno de Matemática. Para facilitar a construção pelos alunos, entregue a eles um pedaço de folha de papel quadriculada, onde  escreverão os números referentes a quantidade de votos  na coluna vertical e abaixo das colunas, na horizontal os números referente aos filmes a serem escolhidos.

 

Depois é só orientar que pintem o gráfico de acordo com os resultados.

 

GRÁFICO DA ESCOLHA DO FILME DE “CONTOS DE FADAS”

 

15

 

 

 

 

 

 

14

 

 

 

 

 

 

13

 

 

 

 

 

 

12

 

 

 

 

 

 

11

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

09

 

 

 

 

 

 

08

 

 

 

 

 

 

07

 

 

 

 

 

 

06

 

 

 

 

 

 

05

 

 

 

 

 

 

04

 

 

 

 

 

 

03

 

 

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

 

01

 

 

 

 

 

 

                    1              2            3           4            5          6

 

Exemplo: Filmes:   1  -   Branca de neve e os sete anões

                                    2  -   A bela e a fera

                                    3  -   A bela adormecida

                                    4  -    Cinderela

                                    5  -   Chapeuzinho vermelho

                                    6   -  A pequena sereia

 

Marchinhascarnaval6

Desenvolva as atividades abaixo no caderno de Matemática utilizando os dados do gráfico e o planejamento da aula.

 

1)      Se o filme tem 1 hora de duração (60 min) e   começou as 8 horas, qual dos relógios abaixo  marca que horas o filme  vai terminar.

 

aula 3- imagem 3- relogio 1aula 3- imagem 3- relogio 2aula 3 - imagem 3- relogio 3

Fonte das imagens dos relógios: Sítio “desenhos aprender ensinar”. Disponível em: <http://desenhosaprenderensinar.blogspot.com.br/2012/04/desenhos-e-imagens-de-relogios-para.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

2)      Organize os números do relógio em ordem:

Crescente:_________________________________________________

Decrescente:_______________________________________________

 

3)      Nossa turma tem ____ alunos, 13 votaram no filme_______________, quantos alunos votaram nos outros filmes?

 

4)      Qual a diferença do número de votos do filme ______________________, mais votado, para o filme _______________________, menos votado?

 

5)      Complete a tabela com os números que faltam:

 

Vem antes

 

Vem depois

 

8

 

 

12

 

 

20

 

 

23

 

 

7

 

 

10

 

 

15

 

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

aula 3- imagem 4 atividade ludica

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-3.jpg>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

 

Sugestão:

1º momento:

Combine com os pais a doação de milho de pipoca e suco para servir na sessão de cinema.

Professor, combine com os alunos os acordos sobre como proceder durante a exibição do filme e que depois irão realizar atividades sobre  ele.

 

2º momento:

Desatando os nós do filme:

Discuta com os alunos e explique que toda história tem um enredo, ou seja, tem os problemas a serem resolvidos e é isto que dá o suspense e torna a história interessante. Solicite que em duplas ou em grupos discutam e desenhem em uma folha de papel e escrevam pelo menos uma frase contando qual o “nó”, que encontraram  no filme.

Depois, na rodinha, deixe que os alunos apresentem os desenhos e leiam quais os nós que encontraram e qual a solução sugerem para os nós.

 

aula 3 -imagem 16 desatando nós

Fonte: Imagem da própria autora.

 

3º momento:

 

Depois, na rodinha, deixe que os alunos apresentem os desenhos e leiam quais os nós que encontraram e qual a solução sugerem para os nós. 

 

  4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

aula 3- imagem 5 - ditado encantado Ditado encantado

              

 Fonte: Sítio: “imagens da hora”. Disponível em: <http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/3462/aluno_estudando_03/>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

1º momento:

 

Material: dois dados, uma folha de papel para cada aluno, lápis e borracha.

Preparação: Alunos assentados em duplas.

Como se joga: Explique para turma que você irá jogar um ou dois dados em sua mesa ou no chão. Quando o/s dado/s cair/em, os alunos indicarão o número que será utilizado para a escrita de palavras. As instruções serão:

  •  Escrever palavras que apareceram na história com o número de letras sorteado. Ou
  •  Escrever palavras que tenham relação com a história, com o número de sílabas sorteadas.
  •  Para finalizar, ditar uma frase sobre o contexto da história.

 

 

2º momento:

 

aula 3 imagem 15Quer um conselho?

 

Fonte da Imagem: Sitio: “Contos de fadas para pintar”, disponível em: <http://colorir-desenho.com/contos-de-fadas-para-pintar>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

Professor, converse com os alunos e lhes pergunte:

__Se pudessem nos dar conselhos, o que os personagens dos contos de fadas nos diriam?

__O que cada um nos ensinaria?

 

Escreva na lousa os nomes dos personagens e  vá registrando as hipóteses dos alunos.

 

Cinderela:

 

Lobo Mau:

 

Madrasta da Branca de Neve:

 

Cinderela:

 

Branca de Neve:

 

Sete Anões:

 

Fera:

 

Combine com os alunos para copiarem e recortarem as fichas com os conselhos.

Diga a eles que bons conselhos são como tesouros e para isto, precisam ser bem guardados, portanto precisarão de uma caixa para guardá-los.

 

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando com texto injuntivo

 

Professor, solicite com antecedência, no caderno de atividade de casa ou na agenda que os alunos levem para escola caixas de: pasta de dente, remédios ou similares, para serem desmontadas.

Registre na lousa o texto, com as orientações:

 

Monte sua caixa encantada

 

1ª parte

Pegue uma caixinha (remédios, pasta de dente, sabonete e outros).

Com cuidado descole as laterais internas.

(Onde ela é colada.).

Abra a caixinha com cuidado.

Coloque o avesso para cima.

Usando este lado, faça bonitos desenhos ou aplique figuras e escreva seu nome.

 

aula 3 imagem 6 caixa 1    aula 3- imagem 6- caixa 2

    Fonte: Imagens 1 e 2  da própria autora.

 

2ª parte

 

Depois de enfeitar sua caixa,

Utilizando as mesmas bordas que você descolou.

Passe cola e remonte a caixinha, deixando a parte que você pintou virada para fora.

Prenda com fita crepe até a cola secar.

 

aula 3- imagem 6 caixa 3      aula 3 imagem 6 caixa 4

Fonte: Imagens 3 e 4,  da própria autora.

 

Final

Coloque dentro da caixa encantada os conselhos dos personagens.

Sempre que estiver triste ou desanimado, abra sua caixa encantada, leia os conselhos dos personagens dos contos de fada e lembre-se de que tem alguém querendo ouvir uma história, e sua história se faz todos os dias.

 

                                

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Reconstruindo: Utilizando a informática

Professor, para aprofundar o estudo sobre os contos de fadas, leve os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Juntamente com os alunos acesse os sítios:

 

aula 3 imagem 7

Fonte: Sitio: “YouTube” -  Branca de Neve e os Sete Anões  1937 (dublado), disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-sxbZ70VRsg>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

aula 3 imagem 8

Fonte: Sitio: “YouTube” - Os Três Porquinhos - Filme Completo, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

aula 3 imagem 9

Fonte: Sitio: “YouTube” - Cachinhos Dourados Filme (dublado), disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ibk_fLakSfc>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

aula 3 imagem 10

Fonte: Sitio: “YouTube” - A Bela e a Fera, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9FPgnQZEQz8>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

aula 3 imagem 12

Fonte: Sitio: “YouTube” - A Bela Adormecida.  Filme Completo.Parte única, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AhvHUmCc-AE>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Depois deste passeio pelo mundo da imaginação através da tecnologia, dê uma cópia das imagens abaixo para os alunos e peça para recortarem e  montarem os príncipes e as princesas e depois construam uma roupa mais adequada a cada um, para isto, resgate com eles o visual dos personagens das histórias, que pesquisaram na internet e nos livros.

Deixe que utilizem retalhos de tecidos e recortes de papel colorido.

Monte um painel e exponha as produções dos alunos. Coloque o nome: do trabalho, dos alunos e da turma. Socialize com a escola a produção de seus alunos.

 

Príncipe e princesa aos pedaços

 

aula 3 imagem 13

Fonte: Sitio “Cantinho preferido”. Disponível em: <http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

aula 3 imagem 14

Fonte: Sitio “Cantinho preferido”. Disponível em: <http://cantinhopreferidodamah.blogspot.com.br/2012/02/corpo-humano-para-montar.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

Conto de fada pelo avesso

 

Imagine que você é um autor de contos de fada e resolveu criar uma obra diferente. Resolveu inverter papéis, misturar histórias, confundir os finais, enfim, mudar o caminhar “já esperado” dos contos!

 

Escreva como ficaria essa história e ilustre.

 

Professor, se seus alunos tiverem dificuldades para redigir este tipo de texto, proponha uma produção coletiva. Assim, você vai explorando o uso de letra maiúscula em começo de frases, nomes próprios, parágrafos, pontuação e a grafia correta das palavras.

 

Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA

 

Professora: Eliana Aparecida Carleto

Aluno(a)__________________________________________  Data_____/____/_____

                                              

                                            _____________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

                                                                    

                                                                                          Ilustração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Socializando

Professor, após a produção de texto, caso tenha optado pela produção individual, solicite que troquem entre eles seus “contos pelo avesso”. Depois faça uma exposição na sala de aula, você poderá fazer um varal, assim todos terão a oportunidade de ler o conto do colega. Se optou pela produção coletiva, solicite que registrem no caderno e façam uma bela ilustração.

Recursos Complementares

Sugestão de links para o professor:

 

. Sitio “Dom de educar”, a história da Chapeuzinho Vermelho e o lobo bom, disponível em: <http://lili-domdeeducar.blogspot.com.br/2009/10/chapeuzinho-vermelho-e-o-lobo-bom.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

. Sitio “Portal do professor” contos de fadas: histórias atrapalhadas – UCA, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31308>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

. Sitio “Portal do professor”. Estudando a narrativa através de um conto de fadas. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23511>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

. Sitio “revista nova escola”. Produção e revisão de contos de fadas, disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/caminho-autoria-467413.shtml>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

. Sitio “educacional”. Projeto Contos de Fadas, disponível em: <http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

 

Sugestão de links para o aluno:

 

Fonte: Sitio: “Smartkids”.  Contos de fadas: atividades infantis, disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html>. Acesso em: 23 de abr. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem as histórias. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: interagir com as histórias; perceber o tema e as tramas; opinar sobre os valores que elas trabalham. Observe ainda, se durante as atividades a turma conseguiu ler e redigir com autonomia e soube utilizar os contextos das histórias como incentivo para a leitura e a escrita e se apropriar dos seus significados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.