Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TODO MUNDO TEM UM NOME: conhecendo nomes.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem do seu nome.
  • Reconhecer seu nome como singular.
  • Identificar os nomes dos colegas.
  • Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do nome. Conhecer os nomes dos colegas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

 O(A) professor(a) deverá ler as  informações sobre a história do nome das crianças que foram solicitadas na aula anterior, brincado de adivinhas anunciando as informações sobre o nome, por exemlo: "é o nome de uma menina. E o seu  nome significa  beleza". Os alunos deverão descobrir qual é o nome e mostrar o cartão.

2º Momento:

Professor(a) realize alguns jogos e atividades de escrita promovendo a descoberta da letra inicial dos nomes ajudando as crianças a perceberem a letra inicial como parte do nome.


BINGO DAS LETRAS DO NOME

O(A) professor(a) organiza cartelas com as letras do nome de cada criança. Depois distribui as letras móveis e faz o sorteio das letras. A criança marca na sua cartela a letra sorteada sobrepondo a letra móvel. Após o bingo proponha a montagem do nome usando as letras móveis, como no exemplo abaixo:

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica da Turma 3. NEI-CAp/URFN, 2009.

Observação: as letras poderão ser cortadas de revistas, digitadas ou escritas a mão.

Pode-se fazer um bingo com a letra/sílaba inicial do nome e também com a letra final.

Outras atividades de sistematização da escrita do nome o(a) professor(a) poderá propor para o grupo. Veja um exemplo:

undefined 

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica da Turma 3. NEI-CAp/URFN, 2009.

Na aula de Educação Física o(a) professor(a) poderá organizar brincadeiras envolvendo os nomes.

CORRIDA DAS LETRAS DOS NOMES

O(A) Professor(a) divide a turma em grupos. As crianças que iniciam seus nomes com a mesma letra se organizam em fila, por exemplo: Grupo da letra A, Grupo da letra K etc. O (A) professor(a) combina com as crianças o local de largada e chegada. A primeira criança de cada fila irá correr com a bandeira até o local combinado, na volta entregará a bandeira para o colega que estará na frente e irá para o final da fila. Marca ponto o grupo que conseguir realizar o revesamento da bandeira por primeiro.

DANÇA DAS CADEIRAS

O(A) Professor(a) divide a turma em grupos com quatro crianças. Nas cadeiras cola uma tira de papel com os nomes. Combina com as crianças uma cantiga de roda para cantarem ou coloca uma música. Orienta as crianças à sentarem na cadeira do seu nome quando a música for interrompida. A criança que sentar em outra cadeira, sairá da brincadeira e sua cadeira será retirada.

AMARELINHA DOS NOMES

 Professor(a) desenhe uma Amarelinha no chão ou aproveite a que tiver no pátio de sua escola. As crianças irão usar o cartão/crachá da chamada para marcar o quadro onde poderá pisar. Relembre com as crianças as regras dessa brincadeira. Pode-se ainda criar novas regras, por exemplo: inicia o jogo a criança que tiver menos de quatro letras no nome, a criança que o nome tem duas sílabas etc.

Observação: essa brincadeira em algumas cidades é conhecida por academia, maré, avião etc.

3º Momento

Professor(a) aproveite o estudo para ampliar o vocabulário das crianças mostrando que os o bjetos também possuem nomes e são escolhidos pelas pessoas.

DESCOBRINDO OUTROS NOMES

Divida a turma em grupos de quatro. Cada grupo receberá fichas com nomes/palavras de objetos da sala de aula e fichas com imagens. Cada grupo deverá organizar os nomes/palavras fazendo a correspondência com a imagem do objeto. Veja o exemplo:

undefined

Recursos Complementares

SUGESTÃO DE LIVRO

 Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias.Ruth Rocha.Moderna.

Avaliação

Avaliar se a criança:

  • Reconhece o seu nome.
  • Identifica a letra inicial do seu nome.
  • Reconhece nomes dos colegas com a mesma letra inicial do seu.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 9/11 - 81.82%
  • Quatro estrelas 1/11 - 9.09%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 1/11 - 9.09%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sayonara, CMEI CARMEM REIS , Rio Grande do Norte - disse:
    sayonara.sayonara@yahoo.com.br

    11/11/2011

    Cinco estrelas

    Essa aula sinaliza a importância de se trabalhar a identidade da criança a partir do reconhecimento do seu próprio nome. E sendo a escola um espaço que intensifica a formação da identidade da criança através da construção do saber, da divisão das coisas, do respeito pelo outro, das responsabilidades e dos combinados, o desenvolvimento das atividades propostas se faz pertinente para aquisição de conteúdos que favoreçam a interação e a socialização das crianças entre elas, o professor e o mundo.


  • FÁBIA NUNES CARVALHO, MANOEL ROSENDO FREIRE EEIEF , Ceará - disse:
    fabianunes17@yahoo.com.br

    13/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as atividades propostas sobre a escrita dos nomes da criança e a estratégia que mais me chamou atenção foi a dança da cadeira utilizando a ficha com os nomes.A atividade foi bastante criativa pois só assim a criança aprende brincando.


  • Gisela, IEE Odão Felippe Pippi , Rio Grande do Sul - disse:
    selabarbosa@yahoo.com.br

    29/09/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante!


  • Ana Beatriz , ufrn , Rio Grande do Norte - disse:
    a.beatriz83@gmail.com

    14/08/2010

    Cinco estrelas

    muita boas as sugestões e úteis para qualquer idade, caso estejam em período de alfabetização!


  • silvio neves de sousa, escola , Pará - disse:
    sneve_sousa@hotmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    há é otimo gostei de mais espero aprender mais e mais


  • Noemia Santos, Escola Alzira deLima Santos , Amapá - disse:
    santos-noemia@uol.com.br

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    aulas criativas como essa na educação infantil contribui bastante para a aprendizagem das crianças


  • Jaime João, Esc.Est.Profº.lourenco Gurgel de Oliveira , Rio Grande do Norte - disse:
    jaimejhonperson@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muita criatividade, parabéns.


  • Maria Márcia Batista Vilas Boas, Escola Municipal Getúlio Vargas , Bahia - disse:
    alicia.daniela@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois as crianças aprendem brincando e isso no inicio da descoberta da leitura e da escrita será muito prazeroso para o aluno.


  • Joelma Elias Costa, Colégio Municipal Padre Galvão / Escola municipal Pinheiro Guedes , Paraíba - disse:
    joiaelias@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    essas sugestões são excelentes, pois podemos readaptá-las e usá-las em nossas salas de aula. Obrigada!


  • m, HHHH , Minas Gerais - disse:
    cfdvgvgfbfgb@hyhh.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    olha, são dicas q não se dá mto para se aproveitar


  • iara maria slves, ESCOLA COMUNITARIA LUIS ALBERTO , Bahia - disse:
    iaramacmartins@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Foi muito criativo, essa aula, pois as crianças dessa faixa etária aprende brincando.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.