30/09/2009
Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
História do nome. Conhecer os nomes dos colegas.
1º Momento:
O(A) professor(a) deverá ler as informações sobre a história do nome das crianças que foram solicitadas na aula anterior, brincado de adivinhas anunciando as informações sobre o nome, por exemlo: "é o nome de uma menina. E o seu nome significa beleza". Os alunos deverão descobrir qual é o nome e mostrar o cartão.
2º Momento:
Professor(a) realize alguns jogos e atividades de escrita promovendo a descoberta da letra inicial dos nomes ajudando as crianças a perceberem a letra inicial como parte do nome.
O(A) professor(a) organiza cartelas com as letras do nome de cada criança. Depois distribui as letras móveis e faz o sorteio das letras. A criança marca na sua cartela a letra sorteada sobrepondo a letra móvel. Após o bingo proponha a montagem do nome usando as letras móveis, como no exemplo abaixo:
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica da Turma 3. NEI-CAp/URFN, 2009.
Pode-se fazer um bingo com a letra/sílaba inicial do nome e também com a letra final.
Outras atividades de sistematização da escrita do nome o(a) professor(a) poderá propor para o grupo. Veja um exemplo:
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica da Turma 3. NEI-CAp/URFN, 2009.
Na aula de Educação Física o(a) professor(a) poderá organizar brincadeiras envolvendo os nomes.
O(A) Professor(a) divide a turma em grupos. As crianças que iniciam seus nomes com a mesma letra se organizam em fila, por exemplo: Grupo da letra A, Grupo da letra K etc. O (A) professor(a) combina com as crianças o local de largada e chegada. A primeira criança de cada fila irá correr com a bandeira até o local combinado, na volta entregará a bandeira para o colega que estará na frente e irá para o final da fila. Marca ponto o grupo que conseguir realizar o revesamento da bandeira por primeiro.
O(A) Professor(a) divide a turma em grupos com quatro crianças. Nas cadeiras cola uma tira de papel com os nomes. Combina com as crianças uma cantiga de roda para cantarem ou coloca uma música. Orienta as crianças à sentarem na cadeira do seu nome quando a música for interrompida. A criança que sentar em outra cadeira, sairá da brincadeira e sua cadeira será retirada.
Professor(a) desenhe uma Amarelinha no chão ou aproveite a que tiver no pátio de sua escola. As crianças irão usar o cartão/crachá da chamada para marcar o quadro onde poderá pisar. Relembre com as crianças as regras dessa brincadeira. Pode-se ainda criar novas regras, por exemplo: inicia o jogo a criança que tiver menos de quatro letras no nome, a criança que o nome tem duas sílabas etc.
Observação: essa brincadeira em algumas cidades é conhecida por academia, maré, avião etc.
3º Momento
Professor(a) aproveite o estudo para ampliar o vocabulário das crianças mostrando que os o bjetos também possuem nomes e são escolhidos pelas pessoas.
Divida a turma em grupos de quatro. Cada grupo receberá fichas com nomes/palavras de objetos da sala de aula e fichas com imagens. Cada grupo deverá organizar os nomes/palavras fazendo a correspondência com a imagem do objeto. Veja o exemplo:
SUGESTÃO DE LIVRO
Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias.Ruth Rocha.Moderna.
Avaliar se a criança:
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/11/2011
Cinco estrelasEssa aula sinaliza a importância de se trabalhar a identidade da criança a partir do reconhecimento do seu próprio nome. E sendo a escola um espaço que intensifica a formação da identidade da criança através da construção do saber, da divisão das coisas, do respeito pelo outro, das responsabilidades e dos combinados, o desenvolvimento das atividades propostas se faz pertinente para aquisição de conteúdos que favoreçam a interação e a socialização das crianças entre elas, o professor e o mundo.
13/05/2011
Cinco estrelasAdorei as atividades propostas sobre a escrita dos nomes da criança e a estratégia que mais me chamou atenção foi a dança da cadeira utilizando a ficha com os nomes.A atividade foi bastante criativa pois só assim a criança aprende brincando.
29/09/2010
Quatro estrelasMuito interessante!
14/08/2010
Cinco estrelasmuita boas as sugestões e úteis para qualquer idade, caso estejam em período de alfabetização!
28/04/2010
Cinco estrelashá é otimo gostei de mais espero aprender mais e mais
13/04/2010
Cinco estrelasaulas criativas como essa na educação infantil contribui bastante para a aprendizagem das crianças
24/03/2010
Cinco estrelasMuita criatividade, parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito, pois as crianças aprendem brincando e isso no inicio da descoberta da leitura e da escrita será muito prazeroso para o aluno.
24/03/2010
Cinco estrelasessas sugestões são excelentes, pois podemos readaptá-las e usá-las em nossas salas de aula. Obrigada!
24/03/2010
Duas estrelasolha, são dicas q não se dá mto para se aproveitar
24/03/2010
Cinco estrelasFoi muito criativo, essa aula, pois as crianças dessa faixa etária aprende brincando.