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Inverno: como esta estação influencia nossa vida?

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o significado do termo inverno;
  • Conhecer as principais características desta estação;
  • Reconhecer as implicações da estação inverno na vida cotidiana das pessoas, em especial, das que vivem no território brasileiro.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Entender os movimentos de rotação e translação da Terra.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem as principais características da estação "Inverno", numa perspectiva da proposta Matriz de Referência para o Enem"Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos", mais especificamente prevista no eixo temático "H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos". Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as principais implicações da estação inverno na vida cotidiana das pessoas, em especial, que vivem no território brasileiro.

 

imagem 1.1

 

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um computador por Aluno (UCA), as atividades podem ser realizadas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.

 

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

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Atividade 01

 

Inverno - uma das quatro estações

PASSO A PASSO

Professor(a), 
 
- Resgate os conhecimentos prévios dos estudantes conversando sobre a estação do ano denominado inverno    e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que este tema será estudado nos próximos dias, com vistas a promover uma melhor compreensão desta estação e suas principais implicações para a nossa vida cotidiana.   Problematize:
  • O inverno é uma estação de transição entre quais estações?
  • Em que período do ano inicia e termina o inverno nos hemisférios Sul e Norte? Por quê?
  • Quais são as principais características desta estação?

- Oriente os estudantes a lerem o artigo “Inverno” da Plataforma Britannica Escola Online, disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483302/inverno> (acesso em 06/05/2014), plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Auxilie-os a elaborem um quadro com a síntese das principais informações disponíveis neste artigo, que deverá ser copiado no caderno ou em um arquivo no computador.

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Fonte: Clip-Art.

 

Comentário: Ressalte que, segundo informações disponíveis no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTC – INPE (Figura 01), no Hemisfério Sul o inverno iniciará às 07h51 do dia 21 de junho de 2014.

 

 

Figura 01: Estações do Ano.

 

Inverno

Fonte:  Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/#>Acesso em 06/05/2014.

 

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS

 

O Inverno iniciará às 07h51 do dia 21 de junho de 2014 . Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são climatologicamente amenas. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, este trimestre é considerado o menos chuvoso do ano no que se refere a distribuição de chuvas. Neste período, o principal sistema meteorológico é a frente fria. Este sistema é, geralmente, de fraca intensidade, embora possa ocorrer a passagem de algum sistema frontal mais intenso, causando chuvas generalizadas nas Regiões Sul e Sudeste. Após a passagem de frentes frias, observa-se a entrada de massas de ar frio que, dependendo da sua trajetória e intensidade, provocam queda de temperatura e ocasionalmente geadas em locais serranos. Localidades como Campos do Jordão, Itapeva, São Antônio do Pinhal e muitas outras cidades, situadas em lugares altos no Estado de São Paulo, registram valores negativos de temperatura. Outro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno, são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas. Estas inversões, muitas vezes, permanecem durante o período da manhã. O nevoeiro consiste na existência de gotículas d’água que flutuam no ar e reduzem a visibilidade a menos de 1000 m. Além da redução da visibilidade, um outro fator importante é o alto índice da umidade relativa do ar, cujos valores alcançam até 98% no período da manhã. O contrário ocorre no período da tarde, após a dissipação do nevoeiro, quando o índice da umidade relativa do ar diminui consideravelmente, chegando a registrar valores de até 40%. O ar seco e o vento calmo favorecem a formação da bruma - substâncias sólidas suspensas na atmosfera, tais como poeira e fumaça - poluindo o ar.
Fonte:  Disponível em: < http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/# > Acesso em 06/05/2014.

 

 

Notícia importante:

 

PREVISÃO DE CHUVAS ABAIXO DA CLIMATOLOGIA PARA O NORTE DO BRASIL 

A previsão por consenso para o trimestre maio a julho de 2014 (MJJ/2014) indicou uma maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos na categoria abaixo da normal para o norte da Região Norte até o norte do Maranhão, com a seguinte distribuição de probabilidades: 25%, 35% e 40% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Na faixa leste do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, a previsão por consenso indicou maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria normal (45%), com a segunda maior probabilidade na categoria abaixo da faixa normal (35%) e probabilidade de 20% para a categoria acima da faixa normal climatológica. Para a faixa leste do Nordeste, entre Alagoas e o nordeste da Bahia, a maior probabilidade também é de ocorrência de totais pluviométricos na categoria normal (40%), porém com a segunda maior probabilidade na categoria acima da normal (35%) e 25% de probabilidade das chuvas ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal. É importante mencionar a possível ocorrência de chuvas intensas em alguns períodos, caso persista a condição de águas anomalamente aquecidas próximo à costa leste da Região Nordeste no decorrer do referido trimestre. Para uma área que engloba a maior parte da Região Sul e o sul do Mato Grosso do Sul, a previsão por consenso indicou a seguinte distribuição de probabilidades: 40%, 35% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal, respectivamente. Para as demais áreas do Brasil, a previsão indicou igual probabilidade para as três categorias.

Fonte: Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/>. Acesso: 06/05/2014.

 

 

 

Atividade 02

Inverno - estação mais fria do ano

PASSO A PASSO

 

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- A partir das discussões anteriores, divida a classe em equipes de quatro a cinco estudantes e solicite-lhes, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre as principais mudanças que ocorrem nas diferentes regiões de nosso país durante o inverno, em especial, relacionadas:

  • aos aspectos físicos (clima, vegetação, hidrografia);
  • à economia;
  • ao modo de vida (alimentação, vestuário, diversão, saúde, dentre outros).

- Problematize:

  • Quais as principais alterações que ocorrem na paisagem das diferentes regiões de nosso país durante o inverno?
  • De que maneira esta estação interfere direta ou indiretamente em nossa vida cotidiana?
  • Por que, no Brasil, chove durante o inverno chove na região Norte e a região Sudeste fica seca?

- Oriente as equipes a utilizarem como fontes de pesquisa: Atlas, livros didáticos de Geografia, História e Ciências e computadores conectados à internet para acessarem sites institucionais, que disponibilizem informações confiáveis, e que sejam de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Ressalte aos grupos que deverão entregar um relatório com um quadro com a síntese dos resultados de suas pesquisas. Os resultados deverão ser apresentados oralmente em forma de seminário, se necessário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).

 

Cartografrando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

Converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes e, além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e  medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa. 

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro que sintetize as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

-  Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:   

  • Inverno – expressão de origem latina, hibernu ou hibernus – é o período que sucede o outono e antecede a primavera. É a estação mais fria do ano. No hemisfério Norte, incia em 21 ou 22 de dezembro e finda em 20 ou 21 de março. No hemisfério Sul, onde se localiza maior parte do território brasileiro, incia dia 21 ou 22 de junho e termina dia 22 ou 23 de setembro.
  • Pelo fato de ser a época mais fria do ano, diversas espécies de animais desenvolveram certas habilidades para sobreviver ao frio. No Brasil, algumas plantas, como os ipês e os manacás, florescem nessa época do ano.
  • Nós, seres humanos, nos agasalhamos e buscamos ambientes mais aquecidos. Assim, o inverno influencia diretamente na reprodução de algumas espécies de animais, nos aspectos da cobertura vegetal, na temperatura, nas chuvas, na agricultura, em nosso modo de vestir e alimentar, dentre outros;
  • No inverno as pessoas tendem a se tornar introspectivas, mais desejosas de se abrigar nos seus refúgios, devido à quedas da temperatura – exceto nas regiões próximas à linha do Equador;
  • Durante o inverno, nas regiões localizadas mais distantes da linha do Equador, as noites começam mais cedo, úmidas e mais frias, exigindo outros hábitos, como alimentos mais quentes, ambientes mais calorosos, os banhos mais aquecidos, roupas e calçados mais quente;
  • No Brasil, não temos um inverno tão rigoroso como em outras partes do mundo, devido à sua localização geográfica, e apenas na região Sul do país, localizada na zona subtropical, os efeitos típicos dessa estão são sentidos, especialmente em regiões de maior altitude, que às vezes podem alcançar temperaturas abaixo de zero grau;
  • A alteração nos modos de vestir, calçar e alimentar durante o inverno influencia na economia, pois a indústria e o comércio produzem e comercializam produtos específicos para esta época do ano;
  • Durante o inverno, nos grandes centros urbanos, ocorrem um fenômeno muito comum, conhecido como inversão térmica, que se caracteriza pela descida do ar frio à superfície terrestre, retendo os poluentes e, consequentemente, causando muitas doenças virais, que afetam predominantemente as vias respiratórias, deixando as crianças e idosos mais vulneráveis às doenças, como por exemplo, a gripe. Isso pode impactar a economia do país, na medida em que aumenta as idas às consultas e urgências hospitalares.
  • Num país muito extenso, como o Brasil, vários fatores interferem no clima. O trecho a seguir mostra alguns desses fatores:

"A posição geográfica (latitude), o tipo de relevo, a distribuição das chuvas, a distância do mar e até mesmo a poluição podem impactá-lo. De qualquer forma, existe um clima típico de cada local conforme a estação do ano em virtude das variações no deslocamento de ar. O Sudeste é mais seco devido a uma condição meteorológica chamada núcleo anticiclone subtropical. Esse fenômeno se aproxima do país nessa estação e traz uma massa de ar que impede a umidade de avançar, não favorecendo a formação de nuvens - ao contrário, mantém os dias ensolarados e secos, com ventos frios. Já a Região Norte é mais úmida no inverno por estar sob influência da zona de convergência intertropical. Ela causa chuvas, principalmente porque a região tem rios em abundância e vegetação densa. Embora no inverno a temperatura também diminua na Região Norte, ainda assim ela é mais alta do que no Sudeste, fazendo com que a água evapore e se formem nuvens." 

Fonte: Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/inverno-chove-norte-sudeste-fica-seco-647784.shtml>, acesso em 06/05/2014.

 

- Após as apresentações dos grupos, oriente-os a discutirem e a produzirem um encarte de jornal recomendando o consumo de frutas e legumes produzidas em sua região durante o inverno (que provavelmente terão um custo menor), além de proporem medidas e/ou alternativas para minimizar os problemas de saúde mais comuns durante esta estação, conhecidos durante o estudo do tema. Utilize uma imagem para chamar a atenção da garotada, como por exemplo, a figura 02:

 

Figura 02: Inverno na região Nordeste do Brasil

Ilustração: Joana Lira

Fonte: Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/seca-inverno-634217.shtml>. Acesso em 06/05/2014.

 

 

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um  fórum temático de discussão na  internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web < http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem durante o inverno; em Ciências podem fazer estudos sobre a importância das vitaminas presentes nos alimentos (frutas e verduras) produzidos nesta época; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

 
Recursos Complementares

BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/04/2014.

Aprendendo sobre a estação do inverno através de textos narrativos. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22068>. Acesso em 06/05/2014.

Inverno.  Disponível em: <http://www.escolakids.com/inverno.htm>. Acesso em 06/05/2014.

A seca e o inverno.  Disponível em:  <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/seca-inverno-634217.shtml>. Acesso em 06/05/2014.

Por que no inverno chove no Norte e o Sudeste fica Seco? Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/inverno-chove-norte-sudeste-fica-seco-647784.shtml>. Acesso em 06/05/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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