20/05/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Entender os movimentos de rotação e translação da Terra.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem as principais características da estação "Inverno", numa perspectiva da proposta Matriz de Referência para o Enem, "Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos", mais especificamente prevista no eixo temático "H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos". Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as principais implicações da estação inverno na vida cotidiana das pessoas, em especial, que vivem no território brasileiro.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um computador por Aluno (UCA), as atividades podem ser realizadas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada, utilizando-se um computador conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Atividade 01
- Oriente os estudantes a lerem o artigo “Inverno” da Plataforma Britannica Escola Online, disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/483302/inverno> (acesso em 06/05/2014), plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Auxilie-os a elaborem um quadro com a síntese das principais informações disponíveis neste artigo, que deverá ser copiado no caderno ou em um arquivo no computador.
Fonte: Clip-Art.
Comentário: Ressalte que, segundo informações disponíveis no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTC – INPE (Figura 01), no Hemisfério Sul o inverno iniciará às 07h51 do dia 21 de junho de 2014.
Figura 01: Estações do Ano.
Fonte: Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/#>. Acesso em 06/05/2014.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Notícia importante:
PREVISÃO DE CHUVAS ABAIXO DA CLIMATOLOGIA PARA O NORTE DO BRASIL
A previsão por consenso para o trimestre maio a julho de 2014 (MJJ/2014) indicou uma maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos na categoria abaixo da normal para o norte da Região Norte até o norte do Maranhão, com a seguinte distribuição de probabilidades: 25%, 35% e 40% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Na faixa leste do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, a previsão por consenso indicou maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria normal (45%), com a segunda maior probabilidade na categoria abaixo da faixa normal (35%) e probabilidade de 20% para a categoria acima da faixa normal climatológica. Para a faixa leste do Nordeste, entre Alagoas e o nordeste da Bahia, a maior probabilidade também é de ocorrência de totais pluviométricos na categoria normal (40%), porém com a segunda maior probabilidade na categoria acima da normal (35%) e 25% de probabilidade das chuvas ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal. É importante mencionar a possível ocorrência de chuvas intensas em alguns períodos, caso persista a condição de águas anomalamente aquecidas próximo à costa leste da Região Nordeste no decorrer do referido trimestre. Para uma área que engloba a maior parte da Região Sul e o sul do Mato Grosso do Sul, a previsão por consenso indicou a seguinte distribuição de probabilidades: 40%, 35% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal, respectivamente. Para as demais áreas do Brasil, a previsão indicou igual probabilidade para as três categorias.
Fonte: Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/>. Acesso: 06/05/2014.
Atividade 02
- A partir das discussões anteriores, divida a classe em equipes de quatro a cinco estudantes e solicite-lhes, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre as principais mudanças que ocorrem nas diferentes regiões de nosso país durante o inverno, em especial, relacionadas:
- Problematize:
- Oriente as equipes a utilizarem como fontes de pesquisa: Atlas, livros didáticos de Geografia, História e Ciências e computadores conectados à internet para acessarem sites institucionais, que disponibilizem informações confiáveis, e que sejam de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.
- Ressalte aos grupos que deverão entregar um relatório com um quadro com a síntese dos resultados de suas pesquisas. Os resultados deverão ser apresentados oralmente em forma de seminário, se necessário, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem).
Cartografrando...
- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.
- Converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.
Atividade 03
- Fique atendo às apresentações dos resultados pelos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes e, além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.
- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro que sintetize as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.
- Professor(a), algumas informações devem ser destacadas, e caso não surjam, devem ser apontadas, dentre outras destaca-se:
"A posição geográfica (latitude), o tipo de relevo, a distribuição das chuvas, a distância do mar e até mesmo a poluição podem impactá-lo. De qualquer forma, existe um clima típico de cada local conforme a estação do ano em virtude das variações no deslocamento de ar. O Sudeste é mais seco devido a uma condição meteorológica chamada núcleo anticiclone subtropical. Esse fenômeno se aproxima do país nessa estação e traz uma massa de ar que impede a umidade de avançar, não favorecendo a formação de nuvens - ao contrário, mantém os dias ensolarados e secos, com ventos frios. Já a Região Norte é mais úmida no inverno por estar sob influência da zona de convergência intertropical. Ela causa chuvas, principalmente porque a região tem rios em abundância e vegetação densa. Embora no inverno a temperatura também diminua na Região Norte, ainda assim ela é mais alta do que no Sudeste, fazendo com que a água evapore e se formem nuvens."
Fonte: Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/inverno-chove-norte-sudeste-fica-seco-647784.shtml>, acesso em 06/05/2014.
- Após as apresentações dos grupos, oriente-os a discutirem e a produzirem um encarte de jornal recomendando o consumo de frutas e legumes produzidas em sua região durante o inverno (que provavelmente terão um custo menor), além de proporem medidas e/ou alternativas para minimizar os problemas de saúde mais comuns durante esta estação, conhecidos durante o estudo do tema. Utilize uma imagem para chamar a atenção da garotada, como por exemplo, a figura 02:
Figura 02: Inverno na região Nordeste do Brasil
Fonte: Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/seca-inverno-634217.shtml>. Acesso em 06/05/2014.
- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.
- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web < http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/05/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado
Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores de sua escola que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem durante o inverno; em Ciências podem fazer estudos sobre a importância das vitaminas presentes nos alimentos (frutas e verduras) produzidos nesta época; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos e, em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
BRITANNICA ESCOLA ONLINE. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/04/2014.
Aprendendo sobre a estação do inverno através de textos narrativos. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22068>. Acesso em 06/05/2014.
Inverno. Disponível em: <http://www.escolakids.com/inverno.htm>. Acesso em 06/05/2014.
A seca e o inverno. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/seca-inverno-634217.shtml>. Acesso em 06/05/2014.
Por que no inverno chove no Norte e o Sudeste fica Seco? Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/inverno-chove-norte-sudeste-fica-seco-647784.shtml>. Acesso em 06/05/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do encarte de jornal.
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
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