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Famílias Indígenas: um jeito diferente de viver

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Perceber a importância da influência indígena nos hábitos, costumes e linguagem do povo brasileiro;

·         Conhecer a formação familiar do povo indígena;

·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

·         Valorizar as pessoas idosas na cultura indígena;

·         Reconhecer semelhanças e diferenças entre as moradias dos indígenas com a de outros povos;

·         Ler e interpretar o gênero textual: texto informativo;

·         Produzir histórias em quadrinhos, a partir de uma narrativa.

·         Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar ilustrações, pequenos textos e músicas. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de maio 2014. 

. Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 04 de maio 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para a presente aula, inicie perguntando aos alunos o que sabem a respeito dos povos indígenas que viviam aqui no Brasil, antes da chegada dos portugueses. Em seguida, faça alguns comentários relatando que aqui nessas terras viviam muitos grupos indígenas dentre eles os Tupinambás, os Guaranis, os Aruaques, os Tupiniquins e os Tamoios. Comente que dependendo do grupo ao qual pertenciam, suas tradições, local de vivência sua forma de vida, sua língua e seus hábitos poderiam variar.

Professor, apresente as imagens abaixo aos alunos em Data Show ou imprima-as. Peça à turma que observe atentamente:

    IMAGEM 1                                                                                                                                                                                                                 

 crianças                                                                                                                        

 

Fonte: Sítio: "Luverly - Crianças jogando futebol na Adeia Aiha - Etnia Kalapalo - Parque Indígena do Xingu". Disponível em: <http://www.lurvely.com/photo/4071980724/Crianas_jogando_futebol_na_Adeia_Aiha_Etnia_Kalapalo/ >. (Neste sítio você encontrará algumas fotos dos povos indígenas, objetos e outras curiosidades.). Acesso em: 10 de maio 2014.

IMAGEM 2

   crianças trabalhando

Fonte: Sítio: "Povos indígenas no Brasil". Disponível em: <http://img.socioambiental.org/v/publico/pibmirim/como-vivem/aprender/ >. (Neste sítio você encontrará algumas fotos da cultura indígena, objetos e outras curiosidades.). Acesso em: 10 de maio 2014.

IMAGEM 3                                                                                                                                                                                                                       

 Mãe e filha 

Fonte: Sítio: "Povos Indígenas  no Brasil". Disponível em: <http://img.socioambiental.org/v/publico/pibmirim/como-vivem/aprender/>(Neste sítio você encontrará algumas fotos dos povos indígenas, objetos e outras curiosidades.). Acesso em: 10 de maio 2014.     

IMAGEM 4                                                                                              

 indígenas na escola

Fonte: Sítio: "Povos Indígenas  no Brasil". Disponível em:<http://img.socioambiental.org/v/publico/pibmirim/como-vivem/aprender/>(Neste sítio você encontrará algumas fotos dos povos indígenas, objetos e outras curiosidades. Acesso em 10 de maio 2014.

IMAGEM 5

  banho indígenas

Fonte: Sítio: "Globo.com – Retratos da Fronteira do Amazonas". Disponível em: <http://g1.globo.com/platb/jnespecial/2008/11/12/retratos-das-fronteiras-da-amazonia/>(Neste sítio você encontrará algumas fotos dos povos indígenas, objetos e outras curiosidades.). Acesso em: 10 de maio 2014.

Em seguida, questione a turma sobre as imagens apresentadas:

·         Quem são estas crianças?

·         O que elas estão fazendo?

·         O que você pensa sobre a vida delas?

·         Elas são todas iguais? Justifique sua resposta.

·         As atividades e as brincadeiras realizadas por elas são parecidas com as atividades que vocês realizam?

·         No que a vida dessas crianças indígenas é diferente da sua? Comente.

Como forma de registro, disponibilize o texto informativo no caderno de História.

 

01-    Leia o texto abaixo:

FAMÍLIAS INDÍGENAS: OUTRO JEITO DE ENSINAR E APRENDER

 

texto                         

continuação do texto

Fonte: SECCO, Lucélia.Coleção Aprender e Aprender História 2°ano. São Paulo: PD, 2011, p. 64-65.

 

      02- De acordo com o texto, o que os indígenas mais velhos fazem e ensinam para as crianças?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

03- Volte ao texto e escreva o que:

a) Os meninos aprendem:__________________________________________________

__________________________________________________________________________

       b) As meninas aprendem:___________________________________________________

___________________________________________________________________________

04- Qual é a principal preocupação do povo indígena?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

05- Em sua opinião, os mais velhos também ensinam os mais novos em nossa sociedade?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

06- Preencha o quadro com o nome da pessoa que ensinou você a:

 

 

  ESCOVAR OS DENTES

 

 

  RESPEITAR OS AMIGOS

 

 

  ANDAR DE BICICLETA

 

 

  ESTUDAR

 

 

  ESCREVER

 

 

  RESPEITAR A NATUREZA

 

   Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

tarefa de casa

Pesquisem e coletem de livros, enciclopédias, internet ou revistas as semelhanças e diferenças entre o modo de vida das crianças indígenas do passado e do presente. Anote numa folha de papel avulsa o que descobrir e traga para a sala de aula para montarmos um mural com informações coletadas.

 

2ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare um momento para a socialização das produções dos alunos. Peça que formem um círculo e apresentem suas descobertas. Após as apresentações monte um mural com as produções apresentadas.

Em seguida, dialogue com os alunos sobre o lugar onde os povos indígenas vivem, em florestas. Suas moradias geralmente são construídas com madeiras e folhas de plantas.

Professor, disponibilize o texto informativo:

 

JEITOS DE MORAR E ATITUDES DE CONVÍVIO

O jeito de morar das pessoas varia de acordo com os costumes e as crenças que elas têm.  Cati é um menino yanomami que vive na floresta amazônica. Ele conta como é sua moradia. “É costume entre meu povo que várias famílias morem juntas, na mesma moradia.

Na minha casa, por exemplo, moram sete famílias além da minha.

A shabono, como chamamos a moradia yanomam, é uma casa aldeia. Nela não existem dependências, como quartos e cozinha, por exemplo.

Cada família ocupa um espaço dentro da shabono. Esse espaço é “respeitado por todos os habitantes da moradia”.

 

ocashabona

Fonte: Projeto Buriti: Geografia 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010, p. 68-69. 

 

Professor, faça a leitura do texto e depois uma breve discussão sobre a moradia dos indígenas.

Posteriormente, realizem no caderno as questões:

 

01-   Qual é o povo indígena ao qual Cati faz parte? Onde ele vive?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

02-  Qual é o costume dos povos Yanomamis com relação a moradias?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

03-  A casa de Cati é enorme. Quantas famílias moram na casa dele?

_______________________________________________________________________

04-  Como os Yanomamis chamam sua moradia?

___________________________________________________________________

05-  Há dependências na casa de Cati?

(          ) Sim                                                   (           ) Não

 

07-  Em sua opinião, o fato de não ter dependências na casa de Cati pode haver algum desentendimento entre as pessoas que moram na mesma casa?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

 

08-  Faça um desenho representando sua casa e a casa de Cati.

quadro duplo

                         Fonte: Acervo da própria autora.    

 

Agora escreva quais são as semelhanças e as diferenças que existem entre a sua moradia e a moradia de Cati.

SEMELHANÇAS:_________________________________________________________________________

       DIFERENÇAS:___________________________________________________________________________

 

09-   Faça de conta que você fez uma viagem até a aldeia onde vive Cati e ficou hospedado na casa dele. Escreva três características que você viu nessa moradia.

__________________________________________________________________________________________________________________

Você conheceu um pouco sobre a forma de morar de Cati uma criança indígena que pertence ao povo Yanomami. E sua moradia, como ela é? Quantas famílias vivem com você? Em sua casa há dependências? Quantas são e quais são elas? O que você mais gosta em sua casa?

Escreva um texto contando como é a sua moradia. Depois represente-a por meio de desenho ou pintura.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

VISITANDO O MUSEU DO ÍNDIO

Professor, se em sua cidade existir  "Museu do índio",  proponha um trabalho de campo  para que os alunos possam conhecer as principais características culturais dos índios da região incluindo suas tradições religiosas, costumes, linguagem, organização social. Para isso, você  precisa de autorização dos pais dos alunos e da direção da escola.

Organize com os alunos as orientações para o trabalho:

1. Estabeleça as regras para o trabalho de campo.

2. Elabore um roteiro de observações com perguntas e curiosidades sobre os indígenas.

Para lhe auxiliar no planejamento do trabalho de campo acesse a aula “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo” no Sítio: “Portal do Professor” Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 10 de maio 2014.

Veja algumas etapas importantes:

·         Solicitar autorização dos pais ou outro responsável para que os alunos possam participar do trabalho de campo;

·         Estabelecer objetivos;

·         Elaborar o roteiro e regras de convivência para o trabalho;

·         Registrar a atividade realizada por meio de um relatório, texto coletivo ou individual.

 

Registrando a atividade:

Professor, cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora e tablet, para registrar a atividade por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.

Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam suas aprendizagens. Utilize os laptops dos alunos.

Para filmar acesse: (Metasys> Aba Aplicativos > Multimídia >WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Para fotografar: utilize Wxcam (Metasys> Aba Aplicativos > Multimídia >WxCam). Você poderá também, utilizar uma câmera fotográfica digital para fazer estes registros.

Professor, é importante que você prepare o ambiente da sala de aula ao retornar para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas durante a visita.

 

4ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.

Professor, faça um breve comentário sobre a alimentação dos povos indígenas. Comente que a mandioca é um dos principais alimentos em muitas tribos brasileiras. Muitos grupos retiram a maior parte da sua alimentação dessa raiz e como os indígenas costumam ensinar seus conhecimentos através de histórias fantásticas, apresente a lenda da mandioca.

Professor, conte  “A lenda da mandioca” aos alunos, de forma criativa utilizando fantoche ou dramatizando ou se preferir acesse o sítio e conte online. Utilize data show ou leve os alunos ao Laboratório de Informática.

 

        lenda da mandioca      

Há muito tempo, a filha de um cacique (chefe de tribo indígena) deu à luz uma menina que recebeu o nome de Mandi. Os indígenas ficaram com medo da criança, pois ela era tão branca quanto as nuvens. Com o tempo, acostumaram-se com a menininha e todos passaram a gostar dela. A cada dia, ela se tornava mais alegre e formosa, e seu avô, o cacique, apegava-se cada vez mais à bela menina.

Certo dia, sem explicação, a menina morreu. Todas as pessoas que viviam na tribo entristeceram-se. Seu avô ficou desolado e só chorava.

Diante dessa situação, os parentes do cacique resolveram enterrar Mandi dentro da maloca dele. Mesmo assim, o cacique não se consolou e continuou, durante dias, a chorar sobre a sepultura de sua adorada neta.

Para surpresa de todos, após tantas lágrimas, brotou uma planta e o chão se abriu. Dava para ver as raízes. Elas eram escuras por fora e muito brancas por dentro, brancas como a pele de Mandi.

Os indígenas experimentaram a raiz e a acharam deliciosa. A partir daquele dia, eles passaram a se alimentar com as raízes, em homenagem a Mandi, e deram para elas o nome de mandioca que significa “a casa de Mandi”.

Fonte: Sítio:" Alunos em ação". Disponível em: <http://www.colegioiesp.com.br/paginas-alunos.php?pagina=alunos-em-acao&chamadora=L3BhZ2luYXMtYWx1bm9zLnBocA%3D%3D&mais=casa-mandi&acao=mais>. ( Neste sítio você encontra a lenda da mandioca). Acesso em: 13 de maio 2014.

Após ler e discutir o texto, responda as questões em seu caderno de História:

       01- Por que a mandioca tem esse nome?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

02-  Faça um X nas informações que estão corretas de acordo com o texto.

 

            (   )  Os índios ficaram com medo da indiazinha quando ela nasceu.

            (   )  Mani tinha a pele da cor de todos os índios da tribo onde ela vivia.

            (   )  No lugar onde Mani foi enterrada nasceu uma planta muito estranha.

            (   )  Os índios não se conformaram com a morte da indiazinha.

            (   )  Mandioca, na linguagem  dos indígenas,quer dizer “coisas de Mani”.

Professor, acesse o sítio abaixo e apresente o vídeo aos alunos no laboratório de informática ou caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA, você poderá solicitar  que assistem o vídeo acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir alguns sítios para pesquisa.

 

nossos indios

Fonte: Sítio: "Vimeo. Nossos índios nossas histórias". Disponível em: <http://vimeo.com/15688504 >. (Neste sítio você encontrará informações sobre uma lenda os costumes, lendas e curiosidades dos povos indígenas.). Acesso em: 10 de maio 2014.

Professor, promova a discussão sobre o vídeo e depois organize os alunos em grupos, oriente-os na construção de uma história em quadrinho.

Agora, que você conheceu outras curiosidades sobre a vida dos indígenas, represente-as informações que você aprendeu por meio de uma história em quadrinhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                   Fonte: Acervo da própria autora.

Por fim, analise a história que o aluno escreveu e verifique se apresenta as informações de forma clara e objetiva.

Logo após, prepare um momento para cada aluno apresentar sua produção aos colegas, providencie fantoches para os grupos contarem ou dramatizarem suas histórias.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

. Sítio: "Aprendendo a ser livres. Hábitos Indígenas". Disponível em: <http://aprendendoaserlivre.blogspot.com.br/2010/04/habitos-indigenas-voce-sabia-que-varios.html>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo comentando sobre o banho indígena.). Acesso em: 10 de maio 2014.

Sugestões de links para os professores:

· Sítio: "UOL. Ciência Hoje. Brincadeira na aldeia". Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/brincadeira-na-aldeia/ >. (Neste sítio você encontrará sugestões de brinquedos e brincadeiras realizadas nas tribos indígenas.). Acesso em: 10 de maio 2014.

. Sítio: "Video youtube: Brinquedos e brincadeiras dos indígenas brasileiros ”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=NRGHiB8jdpE>. (Neste sítio você encontrará informações sobre brinquedos e brincadeiras indígenas.). Acesso em:10 de maio 2014.

· Sítio: "Alegria em Ensinar Educação. Turma da Mônica Índios". Disponível em: <http://educacao-ale.blogspot.com.br/2011/04/gibi-turma-da-monica-em-indios.html>. (Neste sítio você encontrará uma história em quadrinho da Turma da Mônica sobre os indígenas.). Acesso em: 10 de maio 2014.

Avaliação

 

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: perceber a importância da influência indígena nos hábitos, costumes e linguagem do povo brasileiro; conhecer a formação familiar do povo indígena; desenvolver habilidades de leitura e de escrita; valorizar as pessoas idosas na cultura indígena; reconhecer semelhanças e diferenças entre as moradias dos indígenas com a de outros povos; ler e interpretar o gênero textual: texto informativo; produzir histórias em quadrinhos a partir de uma narrativa; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto aos resultados das atividades realizadas.

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