Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A forma dos objetos: sólidos geométricos

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Ler e interpretar a história em quadrinhos;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Explorar e compreender figuras geométricas planas e não planas;
  • Reconhecer as figuras geométricas planas: quadrado, triângulo, retângulo e círculo;
  • Relacionar figuras planas com as faces de figuras geométricas não planas;
  • Transpor dados de gráficos de barras verticais para tabelas;
  • Reconhecer os sólidos geométricos presentes na forma dos objetos e elementos da natureza (cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro, cone e pirâmide);
  • Identificar e classificar os sólidos que possuem superfícies planas e os que possuem pelo menos uma superfície curva;
  • Construir formas pessoais de registrar informações em tabelas;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias e ainda relacionar as formas geométricas com as formas dos objetos presentes em seu dia a dia. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica, Ipad e filmadora.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de maio 2014. 

. Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de maio  2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de ideias e dialogue com os alunos sobre  as formas geométricas. Peça a eles que exemplifiquem as formas geométricas que conhecem e onde podemos encontrá-las. Deixe que a turma troque suas experiências e respeitem as opiniões dos colegas.

Após a roda de ideias, apresente a história em quadrinhos a seguir, você poderá utilizar um projetor ou reproduzir entregando uma cópia para cada aluno:

 

historia

SOUSA, Mauricio de. Cebolinha brincadeiras II. São Paulo: Globo, out, 2006, n° 52. p.70, 71.

 

Professor, realize uma discussão com os alunos sobre a história em quadrinhos apresentada,  indagando:

  • Você conhece o brinquedo que o Cascão acabou de fazer?
  • Quais as formas aparecem na Pipa do Cascão?
  • Você já brincou de soltar pipa? Conte como foi à brincadeira.
  • Que cuidados são necessários quando vamos brincar com pipas?
  • O que aconteceu com a pipa que o Cascão estava brincando?

Professor, para realizar a atividade a seguir é necessário que você prepare antecipadamente os moldes das formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo).

Convide a turma para montar pipas. Peça aos alunos que recortem as peças que o professor irá entregar e com elas montem diferentes tipos de pipas.  Primeiro faça algumas tentativas de montagem para em seguida colar no mural da sala de aula.

Depois que o mural estiver pronto, pergunte a eles:

  • Alguma das pipas que vocês montaram tem a mesma forma que a pipa do Cascão? Qual?
  • Que formas aparecem em cada uma das pipas?
  • Qual é a forma que mais aparece nessas pipas?
  • Compare suas montagens com a de um colega e observem se elas ficaram iguais ou diferentes.

PESQUISANDO

Você sabia que dependendo da região a pipa recebe outros nomes? Pensando nisso, que tal escrever, com a ajuda de um adulto outros nomes que a pipa recebe? Então mãos a obra.

Professor, acompanhe os alunos ao laboratório de informática da escola ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

Sítio: "Nomes das pipas - Nomes dados às pipas em regiões brasileiras e outros países". Disponível em: <http://pipas.com.br/html/nome_das_pipas.htm>. (Neste sítio você encontrará diferentes nomes que a pipa recebe nas regiões brasileiras e em outros países). Acesso em: 30 de abr. 2014.

O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas nos sítios acima recomendados.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, retome a aula anterior com os alunos e relembre os tópicos principais trabalhados. Pergunte para a turma o que aprenderam com a pesquisa realizada com a palavra PIPA. Combine com eles a melhor maneira de apresentarem sua pesquisa.

Você poderá organizar a turma em equipes e em seguida, solicite que elaborem cartazes informativos com os nomes que as pipas recebem de acordo com cada região do nosso país.

Como forma de registro no caderno de Matemática disponibilize as atividades abaixo aos alunos. Solicite a eles que realizem as atividades propostas.

01-  Observe as crianças na praia.

Elas estão brincando de carimbar figuras na areia com seus brinquedos.

 

crianças brincando

Ligue cada objeto à figura que foi carimbada com ele.

formas 2

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 76.

Professor, explique aos alunos que as figuras carimbadas lembram figuras geométricas planas e os objetos que as crianças usaram para carimbar lembram figuras geométricas não planas. Apresente o cartaz aos alunos ilustrando as figuras planas e não plana, fixe-o no mural da sala de aula.

 

formas

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 76.

 

02-  Observe a ilustração e responda à questão preenchendo o quadro.

Estes objetos lembram figuras planas ou figuras não planas?

imagemtexto informativo

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 76,77. 

 

03-Observe o quadro “O Mamoeiro” de Tarsila do Amaral.

 

imagem2

Fonte da obra: Sítio: "Arte Fonte de Conhecimento - Interpretando telas/ twitter: @redxvest" . Disponível em: <http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2012/05/o-mamoeiro-1925-tarsila-do-amaral.html>. (Neste sítio você encontrará informações sobre a tela “O mamoeiro” e um vídeo sobre a vida e obra da artista). Acesso em: 30 de abr. 2014.

 

Agora, responda:

 O que você observa nas obras de Tarsila do Amaral? 

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

          Ao observar o quadro de Tarsila do Amaral, quais figuras geométricas você reconhece?  

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

       Que semelhanças e diferenças você pode apontar entre as figuras geométricas que aparecem na obra? 

________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

Fonte: Imagem Acervo da própria autora.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam um desenho com algumas das figuras geométricas que identificou na obra “O Mamoeiro”, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os de criar um título para a ilustração.

Professor, é importante socializar os trabalhos artísticos elaborados pelos alunos para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pela turma a cada apresentação da sua produção.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, apresente as imagens e explore a forma dos diversos objetos que aparecem na ilustração da festa de aniversário, levantando os seguintes questionamentos:

 

Geométricas

Fonte: Obra concebida, produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 70,71. 

  • Que diferenças e semelhanças existem nos objetos que aparecem nas imagens?
  • Que objeto mais lhe chamou a atenção? Que sólido geométrico ele se parece?
  • Vocês sabem o nome do sólido geométrico ao quais as bolas da piscina de bolinhas se assemelham?
  • O que a bandeira e o telhado do castelo têm de semelhante?
  • E de diferente?
  • A que forma geométrica o bolo de aniversário se parece?

Professor, apresente em Data Show ou se preferir em cartolina ou papel Kraft alguns sólidos geométricos que se parecem com os objetos que nos rodeiam. Em seguida, proponha aos alunos um passeio pela escola para observarem as formas dos objetos que encontrarem pelo caminho.

Ao retornarem para a sala de aula peça a eles que desenhem em uma folha de papel duas das formas observadas no passeio, que se pareça com alguns sólidos geométricos apresentados.

Monte com os alunos um painel com os objetos vistos no passeio pela escola.

Agora, de acordo com o painel que montaram, responda as questões no caderno de Matemática:

 

01-Preencha o quadro com a quantidade de objetos cujas formas lembram os sólidos geométricos estudados.

tabela

Fonte das imagens: Sítio: "Woody13's. Sólidos Geométricos". Disponível em: <http://woody13.wordpress.com/2010/04/28/captulo-4/>. (Neste sítio você encontrará imagens dos sólidos geométricos e outras. Acesso em: 30 de abr. 2014.

02-Pinte no gráfico um quadradinho para cada objeto representado no quadro anterior.

 

gráfico

Fonte: Acervo da própria autora.

 

03-Durante o passeio realizado pela escola, que forma geométrica apareceu mais vezes com o sólido geométrico?

__________________________________________________________________________________________

 

04-Algum quadradinho do gráfico ficou sem colorir? Qual? Por quê?

__________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

05-Procure em revistas imagens de objetos cujas formas lembrem os sólidos geométricos. Recorte e cole no quadro:

 

FORMA DE PARALELEPÍPEDO,

CUBO OU PIRÂMIDE

FORMA DE CILINDRO, CONE

OU ESFERA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

06-Desenhe um objeto do seu dia a dia, que tem a forma de uma esfera.

 
   

 

 

07-Escreva o nome de um objeto que tem a forma de um cone.

___________________________________________________________________

 

atividade de casa

Escolha um objeto de sua preferência que tenha o formato de um dos sólidos geométricos, traga para a sala de aula para montarmos uma exposição.

Traga também embalagens vazias de diferentes formas para criarmos um jogo.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos apresentarem seus objetos aos colegas e montarem uma exposição no pátio da escola. Para isso, prepare o local onde serão expostos os objetos. Não se esqueça de identificar cada objeto com o nome e forma que ele possui.

Ao retornarem para a sala de aula organize os alunos em duplas para realizarem atividades com as embalagens.

Coloque na mesa embalagens que tenham a forma de um cilindro e outra de um paralelepípedo e peça a eles que escrevam no caderno de Matemática quais as semelhanças e diferenças que conseguem observar entre elas.

Depois deverão colocar uma embalagem com forma de cubo e paralelepípedo e escrever no caderno quais semelhanças e diferenças que consegue observar entre esses objetos.

 

Caixa de objetos e formas

Professor, convide os alunos para brincarem com a caixa dos objetos. Para isso, organize a turma em dois grupos e prepare uma caixa com objetos relacionados com a geometria que possuem características comuns.

Em cada rodada um dos alunos do grupo escolhe dois objetos que possuem características comuns, explicam quais são essas características e coloca-os na caixa. Se acertar, o grupo marca ponto.

Vence o jogo o grupo que, ao final de 10 rodadas, marcar mais pontos.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

Professor, crie um Blog para divulgar as produções dos alunos, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog.

Aula do Portal do professor -  vamos fazer um Blog da turma? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.). Acesso em: 08 de maio 2014.

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

Sítio: Vídeos Youtube: Como Criar um Blog”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 >. (Vídeo - Como criar um Blog.). Acesso em: 08 de maio 2014.

Sítio: “Fazendo Blogs”. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.). Acesso em: 08 de maio 2014.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulgação das produções de textos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

. Sítio: “Smartkids – Jogos –Formas geométricas dominó”. Disponível em <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-domino.html>.  (Neste sítio você irá brincar com um dominó usando formas geométricas.). Acesso em: 30 de abr. 2014.

. Sítio: "Escola Municipal Marcos Adriano Issler – Formas geométricas com a Turma da Mônica" Disponível em: <http://marcosadrianoissler.blogspot.com.br/2011/04/formas-geometricas-com-turma-da-monica.html>. (Neste sítio você encontrará um livro de poesia com as formas geométricas e os sólidos geométricos.). Acesso em: 29 de abr. 2014.

. Sítio: "Jogos Educativos Hvirtua.com – Jogo da memória Formas Geométricas". Disponível em: <http://www.jogoseducativos.hvirtua.com/?p=344>. (Neste sítio você encontrará jogos da memória das formas geométricas online para brincar e se divertir.). Acesso em: 29 de abr. 2014.

. Sítio: “Smartkids – Jogos – Formas geométricas”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-jogo.html>.  (Neste sítio você encontrará um jogo das formas geométricas.). Acesso em: 30 de abr. 2014.

. Sítio: “Smartkids – Jogos - Palhaço”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-palhaco.html>.  (Neste sítio você irá montar um palhaço usando formas geométricas.). Acesso em: 30 de abr. 2014.

Sugestões de links para professores:

. Sítio: Escola Kids - Formas geométricas. Disponível em: <http://www.escolakids.com/formas-geometricas.htm>. (Você encontrará o conceito e atividades sobre as formas geométricas.). Acesso em: 29 de abr. 2014.

. Sítio: “Smartkids – TV Smartkids – Formas geométricas”. Disponível em <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/formas-geometricas.html>.  (Neste sítio você encontrará um vídeo sobre as formas geométricas.). Acesso em: 30 de abr. 2014.

. Sítio: “Vídeos YouTube:  Formas geométricas e sólidos geométricos - Educação Infantil”. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=j_tLvuvyV60 >. Acesso em: 30 de abr. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar a história em quadrinhos; perceber e comparar a finalidade de um texto; identificar e reconhecer figuras geométricas planas e não planas; reconhecer as figuras geométricas planas: quadrado, triângulo, retângulo e círculo; relacionar figuras planas com as faces de figuras geométricas não planas; transpor dados de gráficos de barras verticais para tabelas; valorizar a troca de experiências com os colegas e respeito pelas opiniões deles e de outras pessoas; explorar e compreender figuras geométricas planas e não planas; reconhecer os sólidos geométricos presentes na forma dos objetos e elementos da natureza (cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro, cone e pirâmide); identificar e classificar os sólidos que possuem superfícies planas e os que possuem pelo menos uma superfície curva; construir formas pessoais de registrar informações em tabelas; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lucimara Lopes França, E.E.E.F.M. Carlos D. de Andrade , Rondônia - disse:
    ll.franca4@gmail.com

    19/04/2015

    Cinco estrelas

    Estava procurando ideias para trabalhar o eixo espaço e forma e até o momento não havia encontrado algo que fosse de encontro com o que espero fazer. Agora já sei como começar. Parabéns! O material está excelente!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.