20/05/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
· Perceber a importância da fotografia como fonte histórica e resgate da história;
· Reconhecer as fotografias como documento histórico;
· Perceber que a fotografia é um documento capaz de retratar uma história;
· Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
· Elaborar textos coletivos;
· Identificar características dos lugares, espaços e momentos das fotografias;
· Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Trocar experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de : ler; interpretar ilustrações e pequenos textos e reconhecer lugares diferentes. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e Ipad.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em: "Cadernos de Formação". Acesso em: 04 de maio 2014.
. Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 04 de maio 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa sobre fotografias e pergunte se eles têm o hábito de fotografar. Informe aos alunos que as fotografias contam um pouco da nossa história, pois registram momentos da história de uma pessoa ou lugar, por isso, dizemos que tudo que nos ajuda a entender como era o passado é considerado uma fonte histórica.
Apresente as fotografias de álbuns de bebês em cartaz ou data show e peça aos alunos que as observem atentamente para discutirem e, depois realizarem as atividades propostas:
Fonte: Imagem Acervo da própria autora.
Fonte : Sítio: "G1 Ciência e Saúde". Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/10/ouco-falar-dele-desde-crianca-diz-1-bebe-de-proveta-do-brasil-sobre-nobel.html>. (Neste sítio você encontrará informações sobre os bebês.). Acesso em: 11 de maio 2014.
Fonte: SECCO, Lucélia.Coleção Aprender e Aprender História 2°ano. São Paulo: Ed. PD, 2011, p. 50.
Essas fotografias são de álbuns de bebê, porém álbuns de diferentes épocas, mas com a mesma finalidade, que é registrar momentos da vida de uma pessoa.
Professor, após a discussão sobre as fotografias questione a turma:
Professor, para trabalhar as atividades a seguir é necessário que você peça aos alunos que tragam fotografias de diferentes períodos de sua vida antecipadamente.
Depois dos questionamentos faça a seguinte dinâmica:
Peça a cada aluno que pegue uma foto de quando era bebê. E com cuidado para não deixar os colegas verem escreva o nome no verso. Organize uma roda com todas as fotos no centro. Peça aos alunos que peguem uma fotografia que não seja a sua para observar e tentar descobrir quem é. Se conseguir acertar entrega a foto para o dono, que passa a vez ao participante posterior. Se errar, o apontado diz: A foto não é minha. E o seguinte faz sua tentativa. A dinâmica termina quando todos estiverem com suas fotografias nas mãos.
Organize um mural com as fotos dos alunos. Converse com os alunos sobre as semelhanças e diferenças entre as fotografias de cada um.
Agora que tal montar um álbum para relembrar a história de sua vida?
Lembre-se que se não foi possível trazer as fotografias, você pode fazer desenhos de como você era e como está nos dias de hoje.
Faça assim:
Como registro, proponha aos alunos que elaborem um texto descrevendo detalhes das fotos. Em que lugar estava? O que faziam momento? Existiam outras pessoas com você? Quem?
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que ilustrem o texto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Prepare um momento para os alunos apresentarem suas produções aos colegas, depois exponha os textos no mural da escola.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, é importante apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
Posteriormente questione-os:
Caso sua escola possuam os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos que pesquisem os tipos de fotografia. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir alguns sítios para pesquisa:
. Sítio: "Fotos online. Conheça os diferentes tipos de fotografia". Disponível em: <http://www.fotosonline.com.br/blog/curiosidades/conheca-os-diferentes-tipos-de-fotografia/>. (Neste sítio você encontrará textos informativos e imagens de vários tipos de fotografia.). Acesso em: 11 de maio 2014.
. Sítio: "Criatividade Plus. Os Principais tipos de fotografia". Disponível em: < http://www.criatividadeplus.com/2012/09/28/os-principais-tipos-de-fotografia/>.(Neste sítio você encontrará textos informativos e imagens de vários tipos de fotografia.). Acesso em: 11 de maio 2014.
Professor, converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Em seguida, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações coletadas. Registre no caderno de História suas descobertas.
Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas e atuais, Ipad, celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que mostre a evolução desses aparelhos.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas fotográficas, oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a apreciação.
Professor, depois que os alunos conheceram diferentes tipos de máquinas fotográficas, que tal fazer sua própria câmera fotográfica? Então mãos à obra e siga as instruções a seguir:
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=35 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
UM OLHAR EM DIFERENTES ÂNGULOS
Professor, caso sua escola possua recursos tecnológicos como laptop, celulares, tablet, máquina fotográfica proponha um passeio pela escola e solicite que os alunos registrem vários nos espaços visitados, objetos que acharem interessantes de se registrar.
Ao retornar para a sala de aula conversem com os alunos sobre as imagens coletadas. Projete no data show as fotos tiradas, aproveite o momento e converse com a turma explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais atenção.
Professor, disponibilize aos alunos o texto sugerido abaixo para permear as discussões.
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
Professor, levante questionamentos:
Existe alguma palavra que você não conhece o significado? (Professor, se existir alguma palavra desconhecida pela turma, procure no dicionário seu significado.).
O TEMPO E SUAS HISTÓRIAS
Professor, convide antecipadamente uma avó de algum aluno da turma ou pessoa com mais de 60 anos que possua um álbum de família contendo fotos do passado. Para participar de uma conversa informal sobre fotografias na sala de aula. Peça a ela que conte um pouco da história das fotografias que fazem parte de seu álbum.
Logo após, o término da conversa, divida a turma em equipes escolha algumas das fotos tiradas pelos alunos nos diversos espaços da escola e proponha a construção de alguns jogos (da memória e quebra-cabeça). Para isso, imprima em tamanho 5 com x 7 cm cada fotografia duas vezes, (para o jogo da memória) e 20 cm x 25 cm (os quebra-cabeça) recorte e cole na cartolina para ficar mais firme.
Estabeleça as regras do jogo com os alunos. E deixe-os brincar fazendo um rodízio para que todos participem das brincadeiras.
Se sua escola possuir recursos tecnológicos divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog. Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
. Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.). Acesso em: 04 de maio. 2014.
. Sítio: "Vídeos YouTube: Como Criar um Blog”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 >. (Vídeo - Como criar um Blog.). Acesso em: 04 de maio. 2014.
. Sítio: “Fazendo Blogs”. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.). Acesso em: 04 de maio 2014.
Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulgação das produções dos alunos.
Sugestões de links para os alunos:
. Sítio: "Smartkids – Para colorir". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/fotografia.html>. (Neste sítio você encontrará diferentes modelos de máquinas fotográficas para colorir.). Acesso em: 11 de maio 2014.
. Sítio: "Smartkids – Fotografia Liga pontos". Disponível em:< http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotografia-liga-pontos.html>. (Neste sítio você encontrará uma atividade de liga pontos de máquina fotográfica antiga) Acesso em: 11 de maio 2014.
. Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores - retratos de perfil". Disponível em: <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=72 >.(Neste sítio você encontrará informações de como fazer um retrato de perfil). Acesso em: 11 de maio 2014.
Sugestões de links para os professores:
. Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=36. >. (Neste sítio, você aprenderá como fazer uma câmera escura de papelão). Acesso em: 11 de maio 2014.
. Sítio: "Smartkids – Fotografia". Disponível em: < http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/fotografia.html>. (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre fotografias.). Acesso em: 11 de maio 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: perceber a importância da fotografia como fonte histórica e resgate da história; reconhecer as fotografias como documento histórico; perceber que a fotografia é um documento capaz de retratar uma história; desenvolver habilidades de leitura e de escrita; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; trocar experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
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