Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TODO MUNDO TEM UM NOME: meu nome e do meu colega

 

20/09/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a origem e significado do seu nome.

Identificar os nomes dos colegas.

Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida aproximadamente em 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nomes próprios. Significados dos nomes.

Estratégias e recursos da aula
 1º Momento

Professor(a) converse com as crianças retomando informações sobre a origem dos nomes delas e explique que os nomes são próprios, ou seja, de cada criança. Em seguida, organize um dicionário dos nomes. Para isso, utilize as informações coletadas anteriormente. Antes de organizar o dicionário dos nomes da turma, sugerimos que mostre  um dicionário apresentando a organização textual própria desse portador de texto. Oriente uma criança a realizar a pesquisa da palavra nome e leia o que está escrito. Em seguida, anote o significado da palavra numa folha de papel e deixe exposto no mural da sala.

Organizando o dicionário dos nomes.

Primeiro as crianças colam letras formando o seu nome.

undefined

Foto: Arquivos do NEI-Cap-UFRN

Em seguida, o (a) professor(a) cola um texto digitado ou escrito a mão sobre o significado do nome da criança.

undefined

Depois as crianças fazem desenhos para representar o significado do seu nome.

undefined

Foto: Arquivos do NEI-Cap-UFRN

Depois de pronto a página do dicionário poderá ter essa formatação.

undefined

Sugerimos que tire cópia do dicionário para cada criança.

DICA:

Professor(a) pesquise junto as crianças o significados dos seus nomes em sala de aula, caso alguma criança tenha dificuldade em realizar a pesquisa com os seus familiares. Segue a sugestão de um livro sobre o assunto.

Recursos Complementares

No site abaixo o(a) professor(a) poderá realizar uma pesquisa sobre o significado dos nomes.

http://www.ebb.com.br/nomes.php

Avaliação

Observar se as crianças relatam oralmente o significado do seu nome.

Analisar a produção do dicionário com as crianças.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Kathia Venturella Silva Campos, CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS , São Paulo - disse:
    kathiaventurella@hotmail.com

    26/05/2012

    Cinco estrelas

    Joia.........


  • gildete silva do nascimento, SME , Rio de Janeiro - disse:
    nascimentogildete@yahoo.com.br

    25/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a sugestão de conhecer o significado de seus nomes.


  • Flavia Regina Soares da Silva, fucamp , Minas Gerais - disse:
    flaviaregina74@hotmai.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula de um bom gosto e imaginação incriveis, pois, quantas crianças ou que nem imaginam o significado do próprio nome, e esse é um fato de muita importância na vida de qualquer um. E na educação infantil, me pareceu muito interessante, pois, é uma forma divertida de aprender a escrever seu nome e se conhecer e conhecer o seu colega tenho a impressão que se realmente trabalhada como está exposta no site e dependendo da idade dessas crianças essa será uma aula para ser lembrada para sempre


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.