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Interpretando os dados de tabelas e gráficos na alfabetização

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e comparar informações de tabelas e de gráficos de colunas;
  • Coletar dados e organizá-los em tabelas e gráficos;
  • Criar gráficos;
  • Produzir texto, a partir da interpretação de tabela e gráfico de colunas;
  • Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a capacidade de revisar textos;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita e saibam contar.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Matemática, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 27) o aluno deve: Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive. Formular questões, coletar, organizar, classificar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano: 1,  unidade 4  . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

A partir do trabalho com Tabelas e Gráficos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo “Números e operações”.

 

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Fonte da imagem: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012.  p. 21.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 30 de abr. 2014. 

Cada vez mais cresce o uso de gráficos e tabelas para apresentar informações, quer seja na mídia, nas reportagens apresentadas pela TV, nos jornais escritos, revistas ou na escola. Por isso, os alunos precisam aprender a ler e interpretar esse recurso para que possam entender melhor uma informação que necessite de uma interpretação de um gráfico ou tabela.

Coletar, organizar, representar e interpretar informações por meio de gráficos e tabelas foi denominado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de “Tratamento da Informação” e faz parte dos conteúdos da Alfabetização.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema

 

Atualmente encontramos tabelas nos mais variados contextos da vida de uma pessoa. Ao lermos um jornal ou assistirmos um noticiário podemos perceber que sempre existe alguma reportagem acompanhada de uma tabela. Na escola os alunos devem ter a oportunidade de aprender a observar, analisar e criar esse instrumento, pois, as pessoas que não sabem interpretar uma tabela sentem dificuldades de entender o que está sendo tratado em uma notícia ou informação.

Essa atividade consiste em apresentar ao aluno como se constrói uma tabela. Mas, não conte isso a ele. Diga apenas que farão uma atividade nova.

Entregue a eles uma folha de papel com perguntas que sejam do cotidiano deles. Pode ser apenas uma. A pergunta abaixo é apenas uma sugestão. Você pode criar perguntas e opções que se adequam mais ao contexto de seus alunos ou que sejam relativas a algum conteúdo que esteja trabalhando em Ciências, Geografia, História ou outro. Peça que marquem a resposta com um X.

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Faça com os alunos o levantamento das respostas.

Peça que levantem a mão os alunos que vão para escola de carro próprio. Registre na lousa. Depois peça que levantem a mão os alunos que vão para a escola de ônibus. Registre na lousa. E assim por diante.

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Fonte: Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Faça uma tabela na lousa.

Entregue aos alunos um gráfico de colunas e peça que coloram os quadradinhos correspondentes ao número registrado na tabela utilizando cores diferentes para cada coluna.

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Se quiser poderá também criar uma legenda. Oriente-os que cada quadrinho deverá receber a mesma cor da coluna colorida no gráfico, de acordo com a forma que eles vêm para a escola. Veja uma sugestão a seguir:

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Com base nos dados você deve criar perguntas que levem os alunos a interpretarem a tabela.

  1. Quantos alunos vêm de carro para a escola? De ônibus? A pé? De van? Outros?
  2. O que significa outros? Bicicleta? Moto?
  3. Qual dessas opções foi mais marcada pelos alunos? Como você chegou a essa conclusão?
  4. Quantos alunos participaram dessa pesquisa? Como você chegou a essa conclusão?

 

Vá formulando as perguntas de acordo com os dados apresentados.

Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um gráfico e se já viram um. Diga que para fazer um gráfico é necessário fazer um levantamento das respostas que serão apresentadas. Desenhe na lousa tabelas e transforme-as em gráficos simples para que os alunos possam visualizar a transformação.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema - Pesquisando

 

Mostre aos alunos alguns recortes de gráficos em jornais e revistas. Explique que o gráfico é uma maneira de organizar as informações.

Divida os alunos em duplas e distribua revistas e jornais para que possam encontrar reportagens com tabelas e gráficos. Se preferir, faça uma pesquisa anteriormente, selecione e leve para os alunos reportagens, de diferentes fontes, que apresentem em suas informações tabelas e gráficos. Fique atento para que as reportagens escolhidas tratem de temas do cotidiano dos seus alunos.

Peça que leiam as reportagens e observem as tabelas e gráficos. Leia com eles, explique.

Pergunte sobre as informações apresentadas, do que se trata o que mostra os gráficos.

Comente sobre os procedimentos usados para registrar as informações.

Exemplos de reportagens com gráfico de colunas.

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Fonte: Sítio disponível em: <http://www.jardimcor.com/noticias/quase-de-metade-dos-brasileiros-nao-se-preocupa-em-economizar-agua/>. Acesso em: 30 de abr. 2014.

 

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Fonte: Sítio disponível em: <http://www.jardimcor.com/noticias/quase-de-metade-dos-brasileiros-nao-se-preocupa-em-economizar-agua/>. Acesso em: 30 de abr. 2014. 

 

Professor, os alunos precisam aprender a interpretar os dados. Então, converse com eles, leve-os a pensarem sobre os dados e informações oferecidas pelos gráficos. Pergunte, responda, instigue.

Depois que os alunos perceberam a importância de entender os dados de um gráfico, proponha a criação de um gráfico por eles. Solicite que façam uma pesquisa de opinião na escola. Mas, isso é assunto para a próxima atividade.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

 Produção de texto a partir da interpretação de tabela e gráfico de barras

 

Professor, essa atividade consiste em criar um gráfico. Para isso, é necessária a análise de dados e informações, a partir de uma pesquisa com perguntas que deverão ser criadas e aplicadas pelos próprios alunos.

Proponha que construam seus próprios gráficos, mas explique que para isso é necessário ter em mãos os dados para analisar.

Informe que deverão fazer um levantamento de informações sobre determinado assunto. Mas para isso, é preciso escolher um assunto, formular perguntas e entrevistar pessoas.

Escolha com eles um tema para a pesquisa.

 

Defina quem vai responder as perguntas

 

Seria interessante escolher alunos de uma turma determinada. Converse com a professora de outra turma para que haja um espaço para isso. Prefira trabalhar com alunos da mesma idade ou menores.

 

Defina as perguntas

Prefira trabalhar com perguntas fechadas para ficar mais fácil a tabulação dos dados.

 

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Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Levante as hipóteses

 

Converse com os alunos a respeito de criarem hipóteses para as respostas às perguntas. A partir dessas hipóteses crie as respostas possíveis para as perguntas e elabore um questionário a ser aplicado. Veja as sugestões a seguir:

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Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Deixe que coletem os dados

 

Cada aluno deve entrevistar um colega da outra turma. O entrevistador faz as perguntas e vai marcando as respostas do entrevistado no seu questionário.

 

Ajude a tabular os dados

Os dados devem ser organizados numa planilha que contempla as possíveis respostas, para que o aluno possa visualizar melhor. Dependendo do nível da turma você pode escolher fazer isso coletivamente ou orientar para que façam sozinhos. Se optar por deixar que façam sozinhos, você deve primeiro fazer um exemplo na lousa e mostrar como é.

 

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Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3º ano da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Socializando os resultados

 

Você deve mediar a socialização dos dados. Leia a primeira pergunta do questionário e peça para levantarem as mãos os alunos os quais seus entrevistados escolheram determinada opção e peça que todos marquem em sua tabela os dados. Faça isso com todas as perguntas.

 

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Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Construam os gráficos

 

Os alunos deverão construir um gráfico de colunas para apresentar os dados de sua pesquisa. Entregue para cada aluno um pedaço de papel milimetrado ou quadriculado. Retome as explicações de como transpor os dados da tabela para o gráfico.

Escreva as perguntas no eixo (y) do gráfico e as quantidades no eixo (x) do gráfico.

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Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Produzindo um texto escrito

 

Depois que os alunos construíram seus gráficos, peça que escrevam um relatório contando como foi o processo, o que mais gostaram de fazer e a sua opinião sobre a atividade.

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Imagem da própria autora. Atividade realizada em 2013 com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Professora Vaneide.

 

Trabalhando com a reescrita

 

Professor, após a realização do relatório, solicite que os alunos troquem entre os colegas os textos. Oriente-os que devem ser coautores do texto do colega, ou seja, contribuírem com a melhoria da qualidade do texto do colega, para isso, devem ler com atenção e mostrar ao colega onde ele pode melhorar.

Este trabalho deve ser precedido por um amplo debate sobre as regras de como fazer esta revisão. O respeito deve ser primordial, ou seja, não zombar do colega quando ele trocar alguma letra ou comete algum engano, mas ajudá-lo.

Depois deste trabalho cooperativo, escolha alguns textos e faça a reescrita na lousa, com a autorização prévia do autor do texto. Corrija os textos dos alunos e peça que façam a reescrita.

Recursos Complementares

Sítio disponível em: Aula da Professora Eliana carleto sobre gráficos. Disponível em:

 < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25106>. Acesso em: 10 de maio 2014.

Sítio disponível em: Aula da Professora Priscila Gervásio Teixeira, sobre gráficos e tabelas. Disponível em: 

 < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35581>. Acesso em: 10 de maio 2014.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: conseguiu ler e comparar informações em tabelas e gráficos; coletar e organizar dados em tabelas e gráficos e criar tabelas e gráficos. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços na sua escrita e reescrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem sobre o sistema da escrita.

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