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Tabela Periódica

 

16/09/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Introduzir o conceito de elemento químico e tabela periódica. • Perceber que os elementos químicos estão organizados em uma tabela periódica. • Analisar que os elementos químicos estão presentes nas mais diversas substâncias do dia-a-dia.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão conhecer o conceito de átomo e seus modelos atômicos. É interessante que tenham conhecimento do que são substâncias.
Estratégias e recursos da aula

No laboratório de informática:

Para ambientarem os alunos com os elementos químicos e as substâncias do dia-a-dia constituídas por eles, peça aos alunos para acessarem o recurso Super Microscópio Virtual.

 



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/558/imagens/quimica.jpg


1. Pedir aos alunos que pesquisem na internet 1 ou 2 elementos químicos, previamente distribuídos pelo professor (para que não haja repetições), com suas respectivas propriedades, utilizações, como também a forma como é obtido e o estado físico que é encontrado.
2. Analisar as questões levantadas na webquest Química da Beleza http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=8112&id_pagina=1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/558/imagens/quimicabeleza.jpg

 

Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.


3. Após a realização das tarefas, pedir aos alunos que estruturem os resultados obtidos para apresentação oral, de maneira dinâmica, para a classe.
4. Os resultados deverão ser passados em um gabarito para formatar e padronizar cada um dos elementos, a fim de construir uma tabela periódica gigante, com a pesquisa de cada aluno.
 

 

A imagem abaixo é um exemplo de planilha que pode ser usada para a avaliação por rubrica.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Super microscópio virtual Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/tabelaperiodica/tabelaperiodica1.htm Página com uma tabela periódica interativa. http://www.cite-sciences.fr/francais/ala_cite/expo/tempo/aluminium/science/mendeleiev/mendeleiev_espanol.swf outra tabela periódica interativa com muita informação, mas em espanhol. http://www.cdcc.sc.usp.br/elementos/ página com informações sobre os elementos químicos. http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/historia_descoberta.htm Página ilustrativa, tem informações sobre o ano de descoberta de cada elemento químico, breve histórico e ilustração sobre a formação de novos elementos químicos. http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_132526.shtml Curiosidade - página da Revista Superinteressante que fala sobre a construção de elementos químicos.
Avaliação
A avaliação poderá ser feita por meio da produção dos alunos da tabela periódica gigante e a apresentação da pesquisa sobre os elementos químicos. Nesta apresentação, os critérios a serem analisados pelo professor devem ser revelados antes, para que os alunos saibam como proceder. Uma planilha de rubrica é útil para a mensuração da performance dos alunos em cada critério. Uma forma interessante de avaliar é por meio da rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. A última imagem colocada nas atividades refere-se a um exemplo de rubrica que pode ser utilizada. Caso deseje fazer sua própria planilha, o professo pode usar os seguintes sites: http://rubistar.4teachers.org/index.php http://www.rubricbuilder.com http://www.roobrix.com/ http://landmark-project.com/rubric_builder/index.phpt
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