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Práticas Mercantilistas na Europa Moderna

 

21/05/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apontar as características e principais práticas mercantilistas adotadas pelos Estados Nacionais na Europa Moderna.
  • Compreender as relações entre Mercantilismo, Absolutismo e Expansão Marítima e Comercial Europeia, no período analisado.
  • Identificar práticas mercantilistas da monarquia absolutista portuguesa presentes na colonização do Brasil.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A expansão marítima e comercial europeia na Idade Moderna.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Leitura e interpretação de fontes imagéticas.
  • Reprodução e análise de vídeos.
  • Análise e produção de esquemas.
  • Fichamento de capítulo de livro.
  • Debate.
  • Atividades individuais, em dupla e em grupo.

 

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • TV/DVD ou Data Show.
  • Vídeos.
  • Charge.
  • Esquemas.
  • Capítulo 11 do livro "História da Riqueza do Homem".

 

 

 

Módulo 1 - Mercantilismo: objetivos, características e práticas

 

 

Atividade 1

 

Reprodução e análise de vídeos sobre o tema Mercantilismo

 

 

Inicie as atividades da aula propondo aos alunos a reprodução e análise de dois vídeos de curta duração, os quais tratam dos objetivos, características e práticas do mercantilismo.

 

Vídeo Mercantilismo 2

Vídeo Mercantilismo

http://www.youtube.com/watch?v=3EfQSuzpkK8 http://www.youtube.com/watch?v=OshYH43Lgm0

Acesso em: 17/05/2014

 

 

Orientações para a atividade:

a. Os alunos podem assistir aos vídeos diretamente no computador, conectados à internet, individualmente ou em duplas. Outra possibilidade é que o professor reproduza os vídeos em data show para que os alunos possam assistir juntos. Neste segundo caso, o professor poderá pausar sempre que necessário para fazer comentários e esclarecer dúvidas

 

Vídeo 1:

O recurso apresenta as seguintes ideias centrais:

  • A relação do mercantilismo  com o Absolutismo e a Expansão Marítima e Comercial Europeia.
  • A metáfora dos "ovos de ouro": o mercantilismo ligado aos mecanismos de geração de riquezas criados pelos Estados Nacionais europeus entre os séculos XV e XVIII.
  • Definição e objetivos do mercantilismo.
  • O contexto no qual as práticas mercantilistas se desenvolveram.
  • As características fundamentais do mercantilismo.

 

Vídeo 2:

O recurso traz uma breve explicação sobre algumas práticas mercantilistas desenvolvidas pelos Estados Nacionais na Europa Moderna:

  • Metalismo/Bulionismo
  • Balança Comercial Favorável
  • Protecionismo Alfandegário

 

b. Depois da reprodução, estimule os alunos a levantarem suas primeiras considerações sobre o tema, mesmo que ainda superficiais, baseadas nos recursos apresentados. Professor e alunos devem anotar as dúvidas, as quais serão retomadas posteriormente, depois do desenvolvimento de outras atividades.

 

c. Os dois vídeos se complementam e possibilitam um primeiro contato dos alunos com o tema. Os alunos devem produzir um quadro no qual eles organizem as principais informações obtidas relativas ao conceito, características e práticas do mercantilismo. Após a realização da atividade, promova a socialização dos quadros entre os alunos.

 

 

Atividade 2

Estado Absolutista e práticas mercantilistas

 

Na atividade anterior, a relação entre o Absolutismo e as práticas mercantilistas é mencionada, mas não desenvolvida. O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos a compreensão dessa relação, a partir do trabalho com as duas fontes indicadas abaixo.

 

Parte 1: O absolutismo

Absolutismo

http://blogdoenem.com.br/absolutismo-reis-historia-enem/

Acesso em: 17/05/2014

 

Orientações:

a. Os alunos devem acessar o recurso no link indicado acima ou o professor pode reproduzi-lo para todos, utilizando DVD/TV ou data show. Trata-se de um vídeo de curta duração, dividido em duas partes no site. A partir dele, os alunos poderão refletir sobre as seguintes questões:

  • Definição do conceito de ABSOLUTISMO.
  • A teoria do "Direito Divino dos Reis".
  • A Teoria do Contrato Social.
  • Principais teóricos defensores da Teoria do Contrato Social: Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes.
  • Análise de imagem contida no livro "Leviatã", de autoria de Thomas Hobbes, publicado em 1651: representação define o absolutismo monárquico.

 

b. Após a reprodução, oriente os alunos a fazerem um resumo de cada uma das ideias centrais citadas acima, a partir das explicações fornecidas no recurso.

 

c. Para aprofundar a reflexão, os alunos podem conferir um vídeo que trata especificamente de Nicolau Maquiavel, um dos principais teóricos do absolutismo monárquico. O vídeo está disponível no Portal do Professor:

 

 

Objetivo: Aprender sobre o filósofo Maquiavel e sua obra "O Príncipe"

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28750

 

 

 

 

Descrição: Apresenta segunda parte do vídeo que mostra a obra "O Príncipe" de Maquiavel. 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28752

Acesso em: 17/05/2014

d. Promova a socialização dos estudos realizados através de debate, no qual os alunos deverão expor as suas conclusões. Dúvidas relativas ao conteúdo apresentado nos recursos trabalhados na atividade devem ser esclarecidas pelo professor.

 

 

Parte 2: A relação entre Absolutismo e Mercantilismo

 

Dando sequência ao estudo das questões propostas para esta atividade, os alunos devem analisar o esquema abaixo.

 

Mercantilismo e Absolutismo

http://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/

17/05/2014

 

Orientações:

 

a. Reproduza o esquema em data show, para que os alunos, juntos, possam analisá-lo.

b. Escolha alguns alunos para que expliquem, oralmente, o esquema. Oriente-os a observar as setas e o que elas indicam no esquema.

c. Solicite aos alunos que elaborem um pequeno texto baseado nas ideias apresentadas no esquema.

d. Promova a socialização dos textos entre os alunos, através de discussão coletiva.

 

 

Atividade 3

 

A Política Mercantilista dos Estados Nacionais Absolutistas

 

Para o aprofundamento das questões levantadas na realização da Atividade 1, proponha aos alunos o trabalho com um capítulo do livro indicado abaixo:

 

HUBERMAN. Leo. História da Riqueza do Homem. 21a. edição.Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986.

 

O capítulo do livro em questão, a ser analisado e discutido pelos alunos, intitula-se "Ouro, Grandeza e Glória". Uma versão digitalizada e em pdf do livro de Huberman foi publicada pelo Site Controvérsia (http://www.controversia.com.br/) e está disponível no link http://www.controversia.com.br/uploaded/pdf/16574_huberman-historia-da-riqueza-do-homem.pdf (Acesso em 17/05/2014).

 

Orientações para a atividade:

 

a. O Capítulo 11 do livro de Huberman, intitulado "Ouro, Grandeza e Glória", encontra-se nas p. 118 a 131, na edição 21. Na versão digitalizada encontra-se nas p. 129 a 142. O capítulo  discute as seguintes questões:

  • O que faz a riqueza de um país?
  • Acumulação de tesouros.
  • Estímulo à indústria.
  • Migração de trabalhadores.
  • Riqueza pelo transporte marítimo.
  • Colônias.
  • A política mercantilista.

 

b. Os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do capítulo e, em seguida, o fichamento do mesmo.

 

Orientações para a elaboração do fichamento do Capítulo 11

 

Para o professor:

Para que os alunos façam um bom fichamento, é importante que o professor tenha clareza dos objetivos e aspectos positivos desta estratégia de estudo. Sendo assim, antes de propor a atividade aos alunos, faça uma leitura do seguinte texto:

 

Projeto de formação de professores 1º módulo: Grifos e Fichamentos. Link para acesso ao texto: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professores-procedimentos-leitura-trio-gestor-diretor-escolar-supervisor-ensino-532517.shtml?page=all

 

Para os alunos:

Alguns procedimentos de apoio à leitura. http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/alguns-procedimentos-apoio-leitura-532656.shtml

 

Fichamentos: quando utilizar e como elaborar.  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html?sequence=10

Acesso em: 17/05/2014

 

c. Após o fichamento do capítulo, divida os alunos em grupos, para que possam socializar a leitura e esclarecer possíveis dúvidas.

 

d. O texto de Huberman tem uma linguagem clara, de fácil compreensão, além de ser muito instigante, o que possibilitará aos alunos um aprofundamento de muitas questões apenas mencionadas na atividade anterior. Reúna os alunos em círculo e incentive uma discussão acerca das questões que o autor levanta. As citações abaixo dão uma ideia do potencial reflexivo do capítulo e podem ser utilizadas para orientar o debate:

 

"O mercantilismo não era um sistema no atual sentido da palavra, mas antes um número de teorias econômicas aplicadas pelo Estado em um momento ou outro, num esforço para conseguir riqueza e poder."

 

"A posse de ouro e prata, portanto, o total de barras que possuísse um país, era o índice de sua riqueza e poder."

 

"Os países poderiam aumentar sua reserva de ouro dedicando-se ao comércio exterior — diziam os mercantilistas — tendo sempre a cautela de vender aos outros mais do que deles compravam. A diferença no valor de suas exportações, em relação às importações, teria de ser paga em metal".

 

"(...) estimular a indústria por todos os meios possíveis (...). E o que era também importante, ter indústria produzindo as coisas de que o povo necessitava significava não ser necessário comprá-las do estrangeiro. Era um passo na direção da balança de comércio favorável, bem como no sentido de tornar o país autossuficiente, independente de outros países. Os países começaram, portanto, a se ocupar do importante problema de qual a melhor forma de ajudar as velhas indústrias a prosperarem e estimular a organização de novas".

 

"Os estrangeiros cujos conhecimentos seriam úteis à indústria deviam ser protegidos, também os inventores de novos processos eram amparados pelo governo."

 

"Inglaterra e França não estavam satisfeitas de ver as mercadorias inglesas e francesas sendo transportadas pelos navios holandeses. Parte de seu plano de autossuficiência incluía a construção de frotas próprias. As Leis de Navegação Inglesas, tão famosas, tinham como um dos objetivos principais tomar aos holandeses o controle dos serviços de transportes marítimos".

 

"Fazia parte do pensamento mercantilista a crença de que as colônias eram outra fonte de renda para a metrópole. Baixaram-se, portanto, leis proibindo aos colonos iniciar qualquer indústria que pudesse competir com a indústria da metrópole".

 

"Foi pelo comércio que o Estado se tornou grande, e conseguiu sua cota na expansão dos negócios e territórios. O mercantilismo era o regime dos mercadores, (...) 'não há nada mais importante e necessário para o bem geral do Estado' do que a redução do comércio e indústria de um Estado rival. (...) O fruto da política mercantilista é a guerra. A luta pelos mercados, pelas colônias - tudo isso mergulhou as nações rivais numa guerra após outra. Algumas foram travadas abertamente como guerras comerciais".

Citações extraídas da versão digitalizada.

http://www.controversia.com.br/uploaded/pdf/16574_huberman-historia-da-riqueza-do-homem.pdf

Acesso em: 17/05/2014

 

e. As citações dão uma ideia clara das importantes questões abordadas no capítulo, relacionadas às práticas mercantilistas dos Estados Absolutistas na Europa Moderna (metalismo, balança de comércio favorável, incentivo à indústria, controle dos transportes marítimos pelas potências europeias, exploração das colônias através do pacto colonial, entre outras). No debate, observe se os alunos evidenciaram essas questões centrais nos fichamentos, os quais devem ser recolhidos posteriormente pelo professor, para avaliação da atividade.

 

 

Módulo 2 - Relações entre Mercantilismo e Colonização da América

 

Atividade 1

 

Leitura e interpretação do texto "Mercantilismo: Capitalismo comercial e início da colonização da América"

 

 

No século 16, o início da colonização da América foi um desdobramento da expansão marítima e comercial, iniciada pelos portugueses no século anterior. Os espanhóis foram os primeiros a encontrar ouro e prata em grande quantidade, em solo americano. 

(...)

Ingleses, holandeses e franceses, que se empenhavam em invadir terras americanas reivindicadas pelos países ibéricos buscavam manter um saldo positivo em suas balanças comerciais como um meio de atrair para si e estocar metais preciosos.

(...)

O monopólio do comércio das colônias americanas - também chamado exclusivo metropolitano - por grupos mercantis metropolitanos era, portanto, uma forma de manter um fluxo contínuo de riquezas da América para a Europa, promovendo o que Karl Marx, no século 19, chamou de acumulação primitiva do capital.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/mercantilismo-capitalismo-comercial-e-inicio-da-colonizacao-da-america.htm

Acesso em: 17/05/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do texto, o qual trata das seguintes questões:

  • O termo mercantilismo e sua aplicação.
  • Práticas mercantilistas adotadas na expansão marítima comercial europeia.
  • O pacto colonial: manutenção do fluxo contínuo de riquezas da América para a Europa.
  • Inglaterra: acumulação de capital investido na manufatura contribuiu para o desencadeamento da revolução industrial.

 

b. Oriente-os a fazer um esquema das ideias centrais do texto. Veja orientações para a atividade nos links: http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/alguns-procedimentos-apoio-leitura-532656.shtml e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914

Acesso em: 17/05/2014

 

c. Promova a socialização dos esquemas produzidos entre os alunos.

 

 

Atividade 2

 

Interpretação de imagens

 

A atividade anterior teve o objetivo de possibilitar aos alunos a compreensão sobre as relações existentes entre a expansão marítima e comercial europeia, a colonização da América e as práticas mercantilistas adotadas pelos Estados Nacionais da Europa Moderna.

 

Esta atividade, com enfoque na interpretação de imagens, tem o objetivo de aprofundar as discussões já realizadas.

 

 

Imagem 1 - Esquema

http://fazendohistorianova.blogspot.com.br/2014/04/sistema-colonial-mercantilismo.html

Acesso em: 17/05/2014

 

 

Orientações:

a. Escolha alguns alunos para que expliquem, oralmente, o esquema. Oriente-os a observar as setas e o que elas indicam.

b. Peça aos alunos que estabeleçam uma relação entre o esquema e o texto trabalhado na atividade anterior, apontando os parágrafos que tratam da temática abordada na imagem.

c. Solicite a todos os alunos que elaborem um pequeno texto baseado nas ideias apresentadas no esquema.

d. Promova a socialização dos textos entre os alunos, através de discussão coletiva.

 

 

Imagem 2 - Charge

http://3.bp.blogspot.com/_39ephwOkYhQ/SwUmrHRzjbI/AAAAAAAAAU0/qHLHUN0RSEI/s400/pacto.gif

Acesso em: 17/05/2014

 

 

Orientações:

 

a. Os alunos devem observar atentamente a charge e descrever todos os seus detalhes: em uma gaiola há uma galinha que bota ovos de ouro e que tem o formato do mapa do Brasil, além de apresentar em si, por escrito, o nome do país.  A gaiola fechada é mantida por uma corrente controlada por um monarca que descansa tranquilamente em sua poltrona.

 

b. Questione os alunos: Qual a crítica contida na charge? Os alunos devem levantar hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência o texto trabalhado na atividade 1.

 

É clara a alusão ao pacto colonial, o qual, por suas determinações, transformava o Brasil (colônia) na “galinha dos ovos de ouro” de Portugal (metrópole), ou seja, há uma crítica explícita à exploração resultante do processo de colonização portuguesa no Brasil.

 

 

c. Oriente os alunos para que eles relacionem o conteúdo da charge às práticas mercantilistas da monarquia absolutista portuguesa, adotadas na colonização do Brasil.

 

d. Estabeleça a relação entre as duas imagens: elas tratam da mesma temática? Justifique.

 

e. O trabalho de interpretação da charge, realizado por cada aluno, deverá ser socializado na turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Maquiavel: parte 1 Vídeo
Maquiavel: parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

Para professores e alunos:

 

1. Absolutismo: características e principais teóricos. Por Vitor Amorim de Angelo. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/absolutismo-caracteristicas-e-principais-teoricos.htm

 

2. Mercantilismo e sistema colonial. http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/historia/mercantilismo-e-sistema-colonial

 

3. Sistema Colonial Mercantilista. Por Thyago Ribeiro. http://www.infoescola.com/historia/sistema-colonial-mercantilista/

Acesso em: 17/05/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas, leitura e interpretação de fontes imagéticas, reprodução e análise de vídeos, análise e produção de esquemas, fichamento de capítulo de livro, debate, atividades individuais, em dupla e em grupo.

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