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Água: quantificar a necessidade para delimitar o consumo

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar parâmetros para quantificação de uso da água para fins: doméstico, comercial, industrial, agrícola, recreação, público e de segurança.

- Reconhecer algumas experiênciasbem sucedidas de gestão e uso da água em atividades industriais e agrícolas.

- Mensurar e avaliar o consumo individual e residencial de água no Brasil, a partir do parâmetro internacional estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Duração das atividades
04 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Hidrografia: definição

Bacias hidrográficas: definição e representação gráfica

Urbanização brasileira: conceito e histórico

Paisagem: conceituação

Espaço geográfico: conceituação

Linguagem dissertativo-narrativa: caracterização

Figura de Linguagem: prosopopeia

Resumo e interpretação de texto: noções básicas

Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos (barra, coluna e setor)

Porcentagem: definição e caracterização

Média aritmética: definição e caracterização

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para as séries finais do ensino fundamental e para a primeira série do ensino médio.

Será importante a participação do professor de Língua Portuguesa e do professor de Matemática para enriquecer o desenvolvimento da aula.

 

Atividade 1: Água: definindo parâmetros de uso em diferentes fins

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou imprimir a matéria denominada Quantidade de água necessária, disponível em http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/A5.html. Em duplas formadas espontaneamente, os alunos deverão responder, no caderno, as perguntas sugeridas no quadro 1. A consulta à fonte indicada tem a finalidade de apresentar aos alunos o que são parâmetros básicos de quantificação no uso da água, constituindo-se num dos objetivos desta aula. A socialização deverá ocorrer oralmente, com a mediação do professor.

 

Para enriquecer a abordagem o professor poderá solicitar que os alunos relatem as características da água de sua moradia: casa térrea urbana, apartamento, condomínios, moradia rural, entre outras. Nesse momento ainda inicial da aula eles deverão relatar a forma de abastecimento e armazenamento da água; se ela passa ou não por tratamento antes do consumo; a disponibilidade ou escassez; se a família ou o condomínio/apartamento estabeleceu e procura cumprir algumas regras básicas quanto ao consumo e combate ao desperdício, entre outros aspectos.

 

 

Considerando o aspecto normativo das informações contidas no documento Quantidade de água necessária, disponível em http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/A5.html, que acabaram de ler, o professor deverá propor a transcrição do conteúdo em forma de cartaz. O professor deverá solicitar  a participação voluntária de dois grupos para a sua confecção.

 

Cartaz 1. Transcrição das quantificações disponibilizadas no documento/fonte indicado no primeiro parágrafo, indicando os diversos fins de uso da água e a definição de cada um; consumo médio de água por pessoa/dia; tipos de abastecimento.

 

Cartaz 2: Declaração Universal dos Direitos da Água, disponível em http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/declaracao_universal_dos_direitos_da_agua/declaracao_universal_dos_direitos_da_agua.html. O grupo responsável pela sua confecção deverá investigar e explicar o histórico, a importância e a aplicação deste documento.

 

Observação: Esses cartazes deverão ser fixados na sala de aula, em lugar visível, com a finalidade de divulgar informações básicas e normativas.

 

 

 

Quadro 1: Quantificação do consumo de água, de acordo com os diferentes tipos de uso

 

1- Em nossa sociedade, quais são os principais fins para uso da água? Como se define cada um deles?

 

2- Qual é a quantidade diária recomendada de consumo de água, por pessoa? Para que serve essa quantificação mínima?

 

3- Em relação aos tipos de abastecimento, diferencie o coletivo e o individual.

 

4- O consumo de água na cidade e no campo apresentam as mesmas características? Comente.

 

5- Quais são as principais formas de abastecimento da água que se consome nas cidades?

 

6- No Brasil, existe algum tipo de controle sobre o consumo de água? Comente

 

 

 

Atividade 2: Medindo o próprio consumo de água

 

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Disponível em http://www.cacavazamento.srv.br/consumo_de_agua/

 

 

Procurando inserir os alunos na temática em estudo, o professor de Geografia poderá desenvolver a próxima atividade juntamente com o professor de Matemática. Deverá ser solicitado previamente que os alunos tragam uma conta mensal domiciliar de água (se a escola for urbana). Se a escola for rural os alunos deverão narrar a sua própria experiência quanto ao consumo de água (forma de obtenção, armazenamento, e controle de qualidade). Deverão também entrar em contato com a direção para obter uma conta mensal de água da escola.

 

A partir da observação das duas contas (residencial e escolar), os alunos deverão identificar o consumo mensal e diário de água em duas situações:

1) Consumo total e individual da família.

2) Consumo total da escola e consumo individual de cada membro da comunidade escolar (alunos, professores e funcionários).

 

Observação: Para o desenvolvimento da atividade acima o professor de Matemática deverá contribuir orientando os alunos quanto aos cálculos a serem feitos em relação ao consumo total disposto na conta mensal e à quantidade individual dos usuários, comparando o resultado com os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. O resultado aplica-se tanto ao consumo residencial quanto escolar, uma vez que se trata da identificação da média obtida entre o consumo total, o consumo diário e a divisão da média diária pelo número de usuários de determinado ambiente (familiar ou escolar).

 

 

O documento Consumo racional de água, disponível em http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=2&temp2=3&proj=sabesp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&db=&docid=DAE20C6250A162698325711B00508A40 traz informações sobre o consumo médio de água do brasileiro. Com base nesse indicador, os alunos deverão avaliar a sua média de consumo e a média de cada membro de sua família. Outra observação será em relação ao consumo médio de cada membro da comunidade escolar.  

 

Outros endereços para cálculo do consumo de água são: Simulador de consumo/Sabesp, disponível em http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/animacoes/index.html; Saiba quanto você consome, disponível em http://www.ecoconsciente.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=43&Itemid=43

 

 

 

Para que os alunos percebam o uso da água cotidiana, o professor deverá levá-los ao laboratório de informática para que acessem o link http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/dia-agua/#. Esta fonte é interativa e permite que os alunos, a partir de suas experiências pessoais em relação ao consumo de água, disponibilizem as informações e obtenham os resultados. A atividade deverá ser realizada individualmente, sem a necessidade de roteiro.

Comparando os resultados individuais com os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os alunos terão elementos para avaliar o seu próprio consumo de água e deduzir os impactos que provocam no meio ambiente.

 

 

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Disponível em  http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/dia-agua/#

 

 

Antes que relatem seus resultados referentes ao consumo de água comparado aos parâmetros estabelecidos pela OMS, o professor deverá levar para a sala de aula vários artigos de jornal, revistas e de fontes da internet que versam sobre os impactos humanos sobre a água e, consequentemente, sobre o meio ambiente. Alguns temas seriam: escassez de água tanto no campo quanto na cidade; problemas da água não tratada para o consumo humano; problemas da contaminação da água; desperdício e mau uso da água, entre outros.

 

As leituras deverão ser feitas em grupos de quatro alunos, grifando as informações mais significativas. Em seguida, o professor deverá propor a formação de um grande círculo, quando cada aluno deverá relatar a síntese das suas leituras os seus resultados da atividade interativa sobre o seu próprio consumo, conforme sugestão apresentada no ícone acima.  

 

 

 

A atividade 2 – Medindo o próprio consumo de água foi transcrita da aula denominada Bacia hidrográfica, escola e cidadania: caracterização, transformação e o Ph do planeta, desta mesma autora, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53716

 

 

 

 

Atividade 3: Produtores de água – quem são esses personagens?

 

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que assistam ao vídeo  Produtor de água, disponível em http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/03/projeto-em-extrema-mg-reconhece-e-paga-por-servicos-ambientais.html.

 

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http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/03/projeto-em-extrema-mg-reconhece-e-paga-por-servicos-ambientais.html]

 

Após a exibição da reportagem os alunos deverão ser divididos em duplas para responder as questões propostas no quadro 2. As respostas deverão ser anotadas no caderno. A socialização dos resultados deverá acontecer por meio de um debate mediado por um aluno indicado previamente pelos colegas. As questões do quadro 2 foram introduzidas com o intuito de facilitar tanto a interpretação do conteúdo da reportagem quanto o debate no momento da socialização dos resultados.

 

Quadro 2. Interpretação do conteúdo do vídeo Projeto em Extrema/MG reconhece e paga por serviços ambientais

 

O município de Extrema implantou uma iniciativa inédita quanto à gestão da água no Brasil. Para compreendê-la melhor, precisamos analisá-la com atenção.

 

1. Em que porção do Estado de Minas Gerais se localiza o município de Extrema? Por que recebe esse nome?

 

2. Quando e como surgiu o Projeto Produtor de Água naquela cidade?

 

3. Quais são as instituições e os segmentos sociais envolvidos no projeto? Identifique-os e comente a função de cada um deles.

 

4. Todos os produtores rurais do município aderiram ao projeto? Comente.

 

5. Os produtores cadastrados receberam a denominação de produtores de água e desfrutam de uma bonificação.

a) Quem faz o cadastro?

b) Quem é o responsável pela assistência técnica?

c) Qual é a origem dos recursos pagos aos produtores de água?

d) Por que esses produtores rurais são remunerados?

 

6. A cobrança pelo uso da água, bem como o pagamento de pessoas para a sua “produção”, têm despertado opiniões contrária em relação a essa temática.

a) Você concorda com a ideia de se pagar para pelo uso da água na agricultura, indústria e serviços? Por quê?

b) Você concorda com a iniciativa de se pagar produtores rurais para que suas propriedades se tornem fornecedoras de água? Por quê?

 

7. A reportagem inclui a instância governamental na gestão das águas, afirmando que apenas 20 projetos como o de Extrema estão funcionando no país.

a) Como as autoridades explicam a existência de poucos projetos voltados à preservação das áreas de mananciais?

b) Sabendo da importância da água limpa para a vida (humana, animal e vegetal), na sua opinião, por que somos tão negligentes quanto ao uso e a sua preservação?

 

8. Identifique a relação cidade campo presente na temática da preservação das áreas de mananciais.

 

 

Com o intuito de contemplar os vários aspectos e opiniões, que perpassam a temática da gestão e do consumo da água, o professor deverá propor uma espécie de dramatização. Para isso, ele deverá dividir a turma em seis grupos onde cada um terá uma atividade diferenciada: 

 

O grupo 1 - representará os órgãos públicos federais, estaduais e municipais responsáveis pela gestão da água, destacando os esforços e as dificuldades encontradas para a criação e implementação de políticas públicas com essa finalidade.

 

O grupo 2 - representará os agricultores, que necessitam de água principalmente para irrigação, defendendo que seu uso seja livre e gratuito para não encarecer os custos de produção.

 

O grupo - 3 representará as indústrias que utilizam água em seus processos industriais, defendendo que seu uso seja livre e gratuito para não encarecer o preço final do produto.

 

O grupo - 4 representará os usuários domésticos de água, defendendo que seu uso seja livre, uma vez que, mensalmente, pagam a sua conta.

 

O grupo - 5 representará uma ONG (Organização Não Governamental) voltada à educação ambiental por meio da sensibilização das pessoas quanto à importância da preservação da água.

 

O grupo 6 - representará a Terra, como doadora de água limpa e receptora de efluentes e águas servidas.

 

Ao final das dramatizações os alunos deverão expressar suas opiniões, em forma de sínteses escritas em tiras de papel. Eles deverão escolher uma das duas formas sugeridas para redigir as suas sínteses:

 

1. Mensagens aos atores sociais que representaram: industriais, agricultores, gestores públicos, cidadãos comuns (usuários domésticos), e ONG.

2. Valendo-se da prosopopeia, redigir mensagens a esses mesmos atores, sob a perspectiva do planeta Terra. As sínteses e ou mensagens deverão versar sobre a relação das pessoas com a água (desempenhando as atividades representadas nas dramatizações) e, consequentemente, com o planeta.

 

Para a segunda opção o professor de Língua Portuguesa deverá orientar os alunos sobre a prosopopeia como uma figura de linguagem e o seu significado no caso específico das mensagens redigidas nesta atividade.

 

O professor deverá fixar uma cartolina ou um papel pardo na parede da sala, onde os alunos colarão suas tiras. Algumas produções textuais dos alunos poderão ser selecionadas para publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma. A montagem da matéria poderá ser feita por um grupo de alunos voluntários, sob a orientação do professor de Língua Portuguesa.

 

A resolução das questões, o debate e a dramatização terão a finalidade didático-pedagógica de envolver os alunos numa temática universal, chamando a atenção para a heterogeneidade das visões e das formas de ação, cujas consequências se estendem a toda a sociedade.

 

 

Atividade 4. Uso racional da água: experiências bem sucedidas

 

A turma deverá ser dividida em oito grupos para que sejam desenvolvidos os temas sugeridos no quadro 3. A formação dos grupos seguirá o critério da espontaneidade e da afinidade, sendo livre a escolha dos componentes. Os temas serão distribuídos por sorteio. A forma de socialização dos resultados deverá ser escolhida pelos alunos, considerando algumas opções: elaboração de um vídeo documentário, montagem de um jornal falado (ao vivo ou virtual), ou apresentação em Power Point.

 

Observação: poderá haver mais de um grupo com a mesma forma de apresentação, garantindo, no entanto, ao menos três formas diferentes.

 

Quadro 3. Gestão da água: experiências bem sucedidas. Temas para pesquisa em grupo.

 

Grupo 1. As influências das políticas e do planejamento urbano no desenho de cidades mais sustentáveis: avanços e desafios voltados à realidade brasileira

 

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Fonte: http://www.eesc.usp.br/740EBB8F-6A7A-4795-A27C-8427184EAA79/Fina

lDownload/DownloadId-FD4A99D4B51FF7C641FDA207057381B5/740EBB8F-6A7A-4795-A27C-8427184EAA79/ecoinovacao/files/Downloads/Sesso_G_-_As_influncias_das_polticas_e_do_planejamento_urbano_no_desenho_de_cidades_

mais_sustentveis.pdf

 

Transcrever, em um cartaz, os dados estatísticos disponibilizados no documento referentes aos dados da realidade brasileira elencados no item Desafios. Representar, em slides, as imagens e informações dispostas no item Conflito urbano X ambiental. Também utilizando as imagens utilizadas no documento, representar em slides o item Novos cenários, destacando a importância do planejamento e as experiências bem sucedidas relatadas no documento.

 

Grupo 5. Balneabilidade

 

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Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_salgada/balneabilidade.html

 

Ler e resumir o texto, destacando a definição e a classificação das águas para uso balneário, a legislação relacionada, e instituições responsáveis.

 

 

 

 

 

 

Grupo 2. Programa Água Brasil incentiva conservação de microbacias

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Fonte: http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Programa-Agua-Brasil-incentiva-conservacao-de-microbacias

 

Ler e resumir o texto, informando local e data de realização da iniciativa relatada, agentes envolvidos, objetivos, recursos e estratégias do programa.

 

Grupo 6. Programa Município Verde Azul

 

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Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/o-projeto/

 

Identificar o histórico de criação do Programa, seus objetivos, recursos, estratégias de funcionamento, agentes envolvidos, sistema de acompanhamento dos municípios envolvidos, resultados alcançados.

 

 

Grupo 3. Fábrica no RS lança projeto de reutilização da água

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Fonte:http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Fabrica-no-RS-lanca-projeto-de-reutilizacao-da-agua

 

Ler e resumir o texto, informando local e data de realização da iniciativa relatada, agentes envolvidos, objetivos, recursos e estratégias do programa.

 

 

 

 

 

Grupo 7. Plano de Segurança da água

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http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com.br/2012/03/dia-mundial-da-agua-2012-agua-e.html

 

Fonte: http://www.funasa.gov.br/740EBB8F-6A7A-4795-A27C-8427184EAA79/FinalDownload/DownloadId-E321E5A9C969A6C938BE630896CC92FF/740EBB8F-6A7A-4795-A27C-8427184EAA79/site/wp-content/uploads/2013/05/Daniel_Cobucci.pdf

 

Identificar os objetivos e o objeto do Plano de Segurança da Água, agentes envolvidos, recursos e estratégias de funcionamento, e sua relação com a vida dos cidadãos.

 

 

Grupo 4. Racionalização do uso da água em uma instituição de ensino superior. Estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul

 

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Fonte: http://www.revistageas.org.br/ojs/index.php/geas/article/download/30/pdf

 

Ler e resumir o texto, informando local e data de realização, agentes envolvidos, objetivos, recursos e estratégias da iniciativa relatada.

 

Grupo 8. Auditoria ao uso de água em casa

 

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Estrutura do consumo doméstico de água (fonte: Vieira et al, 2002)

 

Fonte: http://aguasdoalgarve.pt/gestaoagua/auditoria.html

 

Identificar a caracterização e os parâmetros para quantificação do uso doméstico de água.

 

 

 

Após a apresentação dos trabalhos, novamente em dupla formadas aleatoriamente, os alunos deverão sintetizar seu aprendizado redigindo uma redação em estilo dissertativo-narrativo, em torno de trinta linhas, sob o tema: Água. O que eu tenho a ver com isso?

 

O professor de Língua Portuguesa deverá orientar os alunos quanto às características linguísticas desse tipo de texto e indicar os parâmetros para correção. Algumas redações poderão ser selecionadas para publicação no jornalzinho, no site ou no blog da sala ou da escola.

Recursos Complementares

Consumo sustentável – Manual de educação.Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf

O que é um estudo de caso?Disponível em http://www.insper.edu.br/casos/estudo-caso/.

Avaliação

O professor deverá considerar os aspectos atitudinais, comportamentais e de domínio de conteúdo demonstrados pelos alunos ao longo das atividades. Previamente, poderão ser estabelecidos critérios de avaliação, tais como envolvimento; responsabilidade; pontualidade; emprego da norma culta da língua portuguesa tanto nos textos redigidos quanto nas apresentações orais; assimilação de conteúdo, entre outros.

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