27/08/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
No laboratório de informática:
Primeiramente, encaminhar aos alunos a webquest Teste da Chama. http://www.anossaescola.com/CR/webquest_id.asp?questID=1158#processo
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
A partir das atividades propostas, cada aluno deverá redigir um relatório com suas respostas para entregar ao professor.
Em seguida, pedir aos alunos que acessem o experimento Teste da Chama.
Se houver laboratório de ciências equipado com os materiais necessários, encaminhar a atividade prática. Pedir aos alunos que leiam atentamente as normas de segurança no laboratório de ciências, como mostra a seguinte página. http://www.chemkeys.com/bra/ag/segura_9/snlq_5/snlq_5.htm
Os resultados encontrados no experimento devem ser adicionados ao relatório individual.
Atividade lúdica em sala de aula.
Atividade em grupo.
1) Um recurso lúdico que pode ser proposto, na intenção de potencializar a memorização dos símbolos químicos e seus respectivos elementos químicos é a caça ao tesouro do símbolo químico.
Material
- fita crepe
- folhas ou papelão para escrever os símbolos químicos. O professor deve produzir diversas folhas com os símbolos químicos. Pode fazer mais de uma cópia de cada símbolo químico. Estas folhas podem ser confeccionadas com pratos de papelão e pintado a mão os símbolos, ou mesmo folhas A4 impressas por impressora padrão.
Dica – é possível trazer os alunos p ara a confecção deste material, se a escola dispuser de tinta guache, pincéis ou material similar. Pede-se que cada aluno pesquise na tabela periódica um símbolo químico de determinado elemento, e com criatividade preencha a folha, de m aneira que o símbolo fique bastante evidente.
- espaço físico que permita a rápida movimentação dos alunos com segurança.
Dinâmica da atividade
Depois de prontas, as folhas devem ser espalhadas e escondidas pelo professor no perímetro que ele tem para a gincana. Divide-se a turma em duas ou mais equipes. O professor avisa que cada equipe deverá escolher um caçador para cada busca. Nova busca, escolhe-se rapidamente novo caçador. O professor fala em voz alta o nome do elemento químico a ser encontrado e os alunos “caçadores” saem em busca do símbolo.
A equipe que tiver mais símbolos é a ganhadora.
Outra atividade
2) Dividir a turma em equipes e propor a cada equipe um enigma. Por exemplo: “Um cientista precisa desenvolver uma substância que não seja muito volátil, mas que no estado físico líquido seja inflamável. Vocês devem pesquisar quais os elementos químicos que podem fazer parte desta substância.” Os resultados devem compor o relatório.
Nome | Tipo |
---|---|
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/10/2012
Cinco estrelasGostei de sua atividade, muito interessante.
24/03/2010
Quatro estrelasparabéns .
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito do artigo sobre os elementos químicos vou inovar em minhas aulas
24/03/2010
Cinco estrelasSimplesmente MARAVILHOSO este SHOW de aula. Como diretora de Escola de EJA, pretendo divulgá-la para os professores da minha escola.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula prática é bem interessante com o uso do spray, certamente aplicarei na minha metodologia ao trabalhar com essa área do conhecimento.