Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FALANDO DE AMOR ROMÂNTICO: MÚSICAS, LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO

 

20/06/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar o sentimento de amor.

- Reconhecer e respeitar as diferenças.

- Exercitar a escrita de textos.

- Exercitar a interpretação de textos.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Com o intuito de contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, abordaremos, nesta aula, o amor romântico, um assunto muito comum às crianças em processo de alfabetização, pelo desenvolvimento da sexualidade e afetividade. Assim, buscaremos promover a aprendizagem significativa de conceitos ligados à vivência do amor, bem como do processo de interpretação de textos a partir desta temática.

Estratégias e recursos da aula

AULAS 1 e 2:                                    

1º Momento:

Convide os alunos para ouvirem à música “Se enamora”, interpretada por Roberta Tiepo. A música está disponível no youtube: Trilha sonora carrossel: Se enamora – Roberta Tiepo. Duração: 03min08seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7Ler3jSG_xU. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

 

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site: https://www.youtube.com/watch?v=7Ler3jSG_xU. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

2º Momento:

Convide os alunos a assistirem ao vídeo: Fico assim sem você. Duração: 02min43seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RkxCFjzWtuk. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

 

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site: https://www.youtube.com/watch?v=RkxCFjzWtuk. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

3º Momento:

Converse com os alunos a partir das seguintes questões: sobre o que falam as músicas? O que elas têm em comum? O que é o amor (ou estar apaixonado/apaixonada, a depender do termo usado pelos alunos)? Alguém aqui já se sentiu assim? Como é sentir esse sentimento?

Neste momento podem surgir comentários sobre um aluno que está apaixonado por outro, como forma de caçoar do colega, deixando-o desconfortável. Se perceber algum movimento neste sentido, converse sobre a importância de respeitar o sentimento e a privacidade uns dos outros. É importante que o professor tenha uma postura que promova o respeito, não deixando espaço para falas ou atitudes que gerem desconforto a qualquer aluno.

 

4º Momento:

Entregue aos alunos folhas individuais contendo as letras das duas músicas apresentadas nos clipes anteriormente: Se enamora e Fico assim sem você.

 

Se enamora ( Compositores: Garofalo/ Monti / Vicenzo Giuffré / Giannino Gastaldo / Edgard Poças)

 

Quando você chega na classe
Nem sabe
Quanta diferença que faz
E às vezes
Faço que não vejo e nem ligo
E finjo, ser distraída demais

Quantas vezes te desenhei
Mas não consigo
Ver o teu sorriso no fim
Te sigo
Caminhando pelo recreio
Quem sabe
Você tropeça em mim

Se enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar

Se enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar

Quando toca o despertador
De manhãzinha
Me levanto e vou me arrumar
E vejo
A felicidade no espelho
Sorrindo
Claro que vou te encontrar

Fico só pensando em você
E juro
Que vou te tirar pra dançar
Um dia
Mas uma canção é tão pouco
Nem cabe
Tudo que eu quero falar

Se enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar

Se enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar

Se enamora
E fica tão difícil
De ir embora
E às vezes escondido
A gente chora
E chora mesmo sem saber porque
Se enamora
A gente de repente
Se enamora
E sente que o amor
Chegou na hora
E agora gosto muito de você

 


Letra disponível em: http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/75252/. Acesso em 15 de abril de 2014.

 

Fico assim sem você (Compositor: Claudinho)

 

Avião sem asa,
fogueira sem brasa,
sou eu assim sem você.
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
sou eu assim sem você.

Por que é que tem que ser assim
se o meu desejo não tem fim.
Eu te quero a todo instante nem mil auto falantes
vão poder falar por mim.

Amor sem beijinho,
Bochecha sem Claudinho,
sou eu assim sem você.
Circo sem palhaço,
namoro sem amasso,
sou eu assim sem você

Tô louca pra te ver chegar,
Tô louca pra te ter nas mãos.
Deitar no teu abraço,
Retomar o pedaço que falta no meu coração.

Eu não existo longe de você
e a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver
mas o relógio tá de mal comigo
Por quê?
Por quê?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
sou eu assim sem você.
Carro sem estrada,
queijo sem goiabada,
sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim
se o meu desejo não tem fim.
Eu te quero a todo instante nem mil auto falantes vão poder
falar por mim

Eu não existo longe de você
e a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver
mas o relógio tá de mal comigo.(2x)

 

Letra disponível em: http://letras.mus.br/adriana-calcanhotto/1674596/. Acesso em 15 de abril de 2014.

 

5º Momento:

Oriente-os a lerem as letras em voz baixa. Para isso, as músicas podem ser tocadas novamente. Em seguida, peça que anotem no caderno as palavras que não conhecem e, em seguida, que pesquisem em seus dicionários o significado de cada uma.

6º Momento:

 

Faça a correção da atividade no quadro, pedindo para que cada aluno aponte ao menos uma palavra que pesquisou, escrevendo-a no quadro, com seu significado, encontrado no dicionário. Aproveite este momento para que todos os alunos compreendam o significado das palavras escritas nas letras das músicas.

AULA 3 e 4:

1º Momento:

Divida os alunos em duplas ou trios. Solicite que cada dupla ou trio pesquise uma música romântica da qual gostem, utilizando seus notebooks/UCA e acessando o sites www.google.com.br e http://youtube.com (acesso em 10 de abril de 2014). Na falta desse recurso, leve os alunos ao Laboratório de Informática.

Cada dupla deve buscar na internet uma música e a sua letra.

2º Momento:

Solicite que cada dupla faça a cópia da letra da música no caderno, buscando, tal como na atividade anterior, o significado das palavras que desconhecem no dicionário.

3º Momento:

Cada dupla ou trio deve apresentar a música escolhida para os colegas, a partir do vídeo ou áudio encontrado na internet e em seguida, colocar no quadro as palavras pesquisadas no dicionário.

AULA 5:

1º Momento:

Faça uma roda de conversa com os alunos sobre a questão “criança namora?”. Converse com os alunos sobre este tema, ouvindo suas colocações e dúvidas. A partir das colocações dos alunos, faça outras perguntas que possam estimular a reflexão, como por exemplo, se os alunos disserem que crianças namoram, pergunte: como as crianças namoram? Será que existe diferença entre namorar e ser amigo?

Neste momento é importante que as crianças se sintam a vontade para falar, o que será propiciado na medida em que o professor se mostrar aberto a ouvir diferentes pontos de vista. É importante estar atento para mediar todas as diferentes falas que demonstrem diferentes valores com relação ao tema, como a proibição de namorar por algumas famílias e a permissão por outras. Oriente-os sobre as diferentes maneiras de ver a questão, sobre a importância de respeitar os sentimentos de cada um, sem brincadeiras que possam ser desagradáveis e sobre a adequação dos comportamentos a cada local.

É importante explicar aos alunos que crianças podem gostar de um jeito especial umas das outras, e que temos maneiras adequadas de demonstrar este afeto na infância: brincando junto, trocando gentilezas, sendo amigo, trocando carinhos. Um aspecto importante de ser enfatizado pelo professor é que nunca se deve fazer com um colega algo que ele não quer. Portanto, beijar e abraçar são carinhos que podem ser trocados, desde que as pessoas envolvidas assim o desejem.

Normalmente, cada escola tem uma postura e algumas regras com relação às questões de namoro na escola. A depender do que é vigente em sua escola, uma boa saída para a questão do beijo na boca, sem desrespeitar as diferentes posturas familiares e sem agir de maneira repressora, é explicar que a escola não é o espaço adequado para as pessoas se beijarem na boca e que lá, nem crianças nem adultos devem fazê-lo.

Sugestão ao professor:

Prepare-se previamente para lidar com questões relativas à sexualidade e gênero, que podem surgir e persistir na fala de alguns alunos. Para isso, veja as aulas relativas a estas temáticas indicadas como recursos complementares.

2º Momento:

Solicite aos alunos que façam, individualmente, uma produção de texto ilustrada, na qual respondam a questão: “criança namora?”. Oriente-os a exporem suas opiniões, a partir do que foi conversado na roda de conversa.

AULA 6:

1º Momento:

Mostre aos alunos o livro “História de amor”. Explique que se trata de uma história sem texto, apenas com gravuras.

RENNÓ, Regina Coeli. História de Amor. Belo Horizonte, Lê, 1992.

 

Fonte: Imagem obtida a partir do site: http://1.bp.blogspot.com/-kBYTq8C1Ga8/TwzQum8qSoI/AAAAAAAAAdI/jMItxIPYpCw/s1600/Imagem1.jpg. Acesso em 10 de abril de 2014.

Sinopse: Neste livro são mostradas ilustrações que indicam o início, o desenrolar e o fim de uma história de amor.

Sugestão ao professor:

Caso não disponha do livro, utilize as imagens do mesmo, disponíveis no site: http://educacaoinfantilummundoadescobrir.blogspot.com.br/2012/01/livro-infantil-uma-historia-de-amor.html. Acesso em 10 de abril de 2014.

2º Momento:

Converse com os alunos sobre o livro. Pergunte o que eles entenderam da história, a partir das ilustrações.

Neste momento é importante que o professor esteja preparado para lidar com questões relativas à separação dos pais e à infidelidade entre casais. Nesses casos, o professor deve acolher a criança e buscar ampliar os sentidos sobre o amor e as possibilidades de relacionamento, a partir das seguintes considerações:

1-    Algumas vezes as pessoas se apaixonam por outras, mesmo estando casadas, e isso não significa que elas sejam pessoas más ou não confiáveis;

2-    Os relacionamentos amorosos podem terminar, mesmo quando foram movidos por sentimentos fortes, e as pessoas podem continuar amigas após a separação;

3-    Um relacionamento amoroso não é a única forma de ter felicidade na vida;

4-    Nem todas as pessoas querem ter um relacionamento estável e duradouro, algumas preferem ficar solteiras.

É importante que o professor tenha uma postura respeitosa às diferentes formas de relacionamento existentes, pois assim servirá de referencia aos alunos, promovendo uma cultura de respeito entre eles.

3º Momento:

Entregue para cada aluno folhas com cópias das ilustrações do livro e solicite que cada um escreva a história do livro, a partir de cada ilustração. Se as cópias foram em preto e branco, peça que os alunos coloram as ilustrações, construindo assim a sua versão da história.

Recursos Complementares

VILELA, Maria Helena. Como agir com as brincadeiras de namoro entre as crianças? Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/educacao-sexual/2014/02/13/como-agir-com-as-brincadeiras-de-namoro-entre-as-criancas/. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Sexualidade na infância: curiosidades de desejo de aprender. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53647. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Fazendo gênero: brincando com estereótipos e desconstruindo preconceitos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53697. Acesso em 10 de abril de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e processual. Observe a concentração, a atenção e o envolvimento dos alunos nos momentos de audição das músicas, discussão e leitura do livro e no cumprimento das tarefas pedidas. Observe e avalie a participação dos alunos nas atividades de registro, considerando a sua compreensão acerca da temática amor e do respeito às diferenças, bem como o desenvolvimento da leitura, da escrita e da interpretação das figuras.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.