Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VOCÊ É PATRIOTA? APRENDENDO COM OS SÍMBOLOS NACIONAIS: A BANDEIRA NACIONAL

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer o significado de patriotismo.

·         Despertar o amor e o respeito à Pátria.

·         Valorizar os Símbolos Nacionais.

·         Identificar os significados da Bandeira Nacional.

·         Desenvolver a leitura e a escrita.

Duração das atividades
4 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

1º momento: Comece a aula perguntando aos alunos: Você se considera um Patriota?

 

Explore com eles o que entendem sobre o termo; se já ouviram falar sobre isso em algum lugar e onde; qual a relação entre patriotismo e símbolos nacionais.

 

2º momento: Distribua aos alunos o seguinte conceito sobre patriotismo impresso ou solicite que utilizem seus netbooks do Projeto Um Computador por Aluno para fazerem a leitura individualmente:

 

Patriotismo. Disponível em: http://www.cidadaoalerta.org.br/conteudo.php?id=32. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

3º momento: Após a leitura do texto por todos os alunos, solicite a eles que respondam as seguintes questões por escrito:

 

1)      De acordo com o texto, o que é patriotismo?

 

2)      Na sua percepção, o que é um Patriota?

 

3)      De acordo com o que você leu, você se considera um patriota? Por quê?

 

 

Tais perguntas poderão auxiliar os alunos a refletirem individualmente sobre o que é ser patriota e como eles se veem em relação a isso.

 

4º momento: Após os alunos terminarem de responder às questões por escrito, apresente a seguinte tirinha da Mafalda:

 

Fonte: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/25/imagens/i224286.jpg. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

5º momento: Explore a tirinha por meio das seguintes perguntas:

 

  • Qual a mensagem dessa tirinha?
  • Pela postura da Mafalda é possível considerá-la como uma patriota? Por quê?

 

6º momento: Solicite aos alunos que construam uma tirinha representando o seu sentimento de amor à Pátria.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para aprofundar na discussão sobre patriotismo e civismo, sugere-se os seguintes recursos:

 

FOGAÇA, Alexandre; SENE, Soraia. Patriotismo: um sentimento em extinção. Disponível em: http://www.ambientelegal.com.br/patriotismo-um-sentimento-em-extincao/. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

TAVARES, Rogério Faria. O civismo nos dias de hoje. Disponível em: http://www.fundacaoamae.com.br/home/images/stories/amae_educando/2011/setembro/amae_378_site_opiniao.pdf. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

Vídeo: Conversas Cruzadas - Patriotismo Brasileiro - Bloco1 - 19.06.14. Duração: 13min21seg. Disponível em: http://videos.clicrbs.com.br/sc/tvcom/video/conversas-cruzadas/2014/06/conversas-cruzadas-patriotismo-brasileiro-bloco1-190614/83418/. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

 

 

AULA 2

 

 1° momento: Dando continuidade à discussão do tema, apresente aos alunos que como patriotas é fundamental que conheçam sobre sua Pátria e conheçam alguns símbolos que representam sua Pátria, por exemplo, os Símbolos Nacionais e pergunte:

 

  • Vocês sabem o que é símbolo?
  • Se sim, dê exemplos de símbolos que conhecem.
  • Para que servem os símbolos?
  • Quem conhece os Símbolos Nacionais?

 

Sugestão ao professor

 

Aproveite o momento para explorar com os alunos o que conhecem sobre símbolos e considere o que eles relatarem. Provavelmente, os alunos irão falar sobre símbolos religiosos, símbolos de personagens, símbolos do esporte, dentre outros. É importante valorizar tudo o que apresentarem, anotando na lousa as ideias principais, respeitando a crença e o conhecimento de cada um.

 

2° momento: Em seguida, convide os alunos para assistirem ao vídeo do Youtube: Símbolos Nacionais brasileiros. Duração: 3min24seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TESku2p2Jxk. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

 Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TESku2p2Jxk. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

3° momento: Confronte as informações relatadas pelos alunos na lousa com o que foi verificado no vídeo, e, reforce a importância de eles conhecerem tais símbolos porque foram criados para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Em seguida, divida a turma em quatro grupos, distribuindo os quatro símbolos oficiais: Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional, com os respectivos nomes.

 

Sugere-se as seguintes imagens para serem exploradas.

 

 

BANDEIRA NACIONAL

Figura 1- Imagem da Bandeira Nacional. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/bandeira/bandeira-nacional.jpg. Acesso em 30 de junho de 20014.

 

 

HINO NACIONAL

Figura 2- Imagem da partitura do Hino Nacional. Disponível em: http://www.leilaorio.com.br/imagens/img_m/0479/211754_1.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

BRASÃO DA REPÚBLICA

 

Figura 3- Imagem do Brasão Nacional. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/Coat_of_arms_of_Brazil.svg/395px-Coat_of_arms_of_Brazil.svg.png. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

SELO NACIONAL

 

Figura 4- Imagem do Selo Nacional. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f6/National_Seal_of_Brazil.svg/567px-National_Seal_of_Brazil.svg.png. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

4º momento: Cada grupo deverá proceder com uma pesquisa rápida sobre cada um dos símbolos e fazer o registro das principais informações, ao lado da própria imagem recebida. Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, os alunos deverão utilizar seus netbooks. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola.

 

1)      Bandeira Nacional - Dados & Curiosidades. Disponível em: http://www.patriotismo.org.br/default.asp?pag=mostra&Id=23. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

2)      10 curiosidades sobre o Hino Nacional Brasileiro. Disponível em: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2545/1/10-curiosidades-sobre-o-hino-nacional-brasileiro.html. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

3)      Bandeira, Brasão e Selo. Disponível em: http://direitomilitar.seublog.net/curiosidades/bandeira-brasao-selo/. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

4)      Brasão da República. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/brasao/brasao-da-republica. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

 

Os links abaixo apresentam vídeos curtos e também poderão ser utilizados para a pesquisa dos alunos:

 

Vídeo Youtube. Atual Bandeira Nacional foi criada em 1889 após a Proclamação da República. Duração: 45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8t8qwj9NQa0. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

Vídeo Youtube. Brasão de Armas é um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Duração: 1min01seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PnlWJOhMnY4. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

Vídeo Youtube. Composição musical do Hino Nacional Brasileiro foi definida em 1890. Duração: 46seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uo3L9JqfegI. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

Vídeo Youtube. Selo Nacional é usado para autentificar atos do governo. Duração: 29seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YB0gNofTDpE. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

5º momento: Disponibilize um espaço para cada grupo apresentar o que pesquisou, em comunicação oral. Na sequência, os alunos deverão se agrupar novamente conforme o símbolo pesquisado (Bandeira, Selo, Hino Nacional e Brasão), e montar, de forma bastante criativa, o símbolo pesquisado em tamanho gigante. Para isso, deverão utilizar os seguintes materiais: revistas, outros papéis coloridos, cartolina, cola, tesoura. No caso do Hino Nacional, os alunos deverão ilustrar a música conforme o significado da letra.

 

Expor os trabalhos na sala e deixar afixados ao longo das aulas sobre o tema.

 

 

 

AULA  3

 

1° momento:  Para explorar mais especificamente o símbolo Bandeira Nacional, verifique qual a compreensão dos alunos quanto à representatividade de uma bandeira. Convide-os a conversarem sobre a Bandeira Nacional e procure saber se alguém conhece alguma Bandeira Nacional diferente da atual.

 

  • Quem sabe o que representa uma bandeira?

 

“A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo representativo de um estado soberano, ou país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, clã, coroa, reino, ou seja, todo ente constituído seja uma nação e seu povo, até mesmo uma família tradicional, desde que reconhecidos pelos entes interagidos por Lei ou tradição.”

 

Fonte: Bandeira. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

Explique aos alunos que o Dicionário de Português Online Michaelis, disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=bandeira (acesso em 30 de junho de 2014), apresenta 19 significados para “bandeira”. E, ainda, que as definições de 1 a 7 estão relacionadas à bandeira como elemento simbólico de uma nação, corporação ou partido. E apresenta alguns sinônimos como: estandarte, pavilhão, insígnia.

 

  • Quem sabe quantas bandeiras existiram no Brasil antes da atual?

 

“O Brasil já teve 12 bandeiras diferentes, sem contar a nossa atual bandeira. A maior parte foram bandeiras portuguesas que foram hasteadas no Brasil desde a época de Pedro Álvares Cabral. Estas bandeiras foram mudando de acordo com a mudança na política portuguesa. Como o Brasil foi colônia de Portugal até 1822, estas bandeiras valem também o nosso território. Se contarem apenas as bandeiras criadas após a independência, são três no total.”

 

Fonte: 12 bandeiras históricas brasileiras. Disponível em: http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-bandeiras-historicas-brasileiras/. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

2° momento: Apresente aos alunos as bandeiras criadas após a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Imagens e informações obtidas junto ao texto de Michel Goulart, 12 bandeiras históricas brasileiras. Disponível em: http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-bandeiras-historicas-brasileiras/. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

BANDEIRA IMPERIAL DO BRASIL