Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VOCÊ É PATRIOTA? APRENDENDO COM OS SÍMBOLOS NACIONAIS: A BANDEIRA NACIONAL

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer o significado de patriotismo.

·         Despertar o amor e o respeito à Pátria.

·         Valorizar os Símbolos Nacionais.

·         Identificar os significados da Bandeira Nacional.

·         Desenvolver a leitura e a escrita.

Duração das atividades
4 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

1º momento: Comece a aula perguntando aos alunos: Você se considera um Patriota?

 

Explore com eles o que entendem sobre o termo; se já ouviram falar sobre isso em algum lugar e onde; qual a relação entre patriotismo e símbolos nacionais.

 

2º momento: Distribua aos alunos o seguinte conceito sobre patriotismo impresso ou solicite que utilizem seus netbooks do Projeto Um Computador por Aluno para fazerem a leitura individualmente:

 

Patriotismo. Disponível em: http://www.cidadaoalerta.org.br/conteudo.php?id=32. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

3º momento: Após a leitura do texto por todos os alunos, solicite a eles que respondam as seguintes questões por escrito:

 

1)      De acordo com o texto, o que é patriotismo?

 

2)      Na sua percepção, o que é um Patriota?

 

3)      De acordo com o que você leu, você se considera um patriota? Por quê?

 

 

Tais perguntas poderão auxiliar os alunos a refletirem individualmente sobre o que é ser patriota e como eles se veem em relação a isso.

 

4º momento: Após os alunos terminarem de responder às questões por escrito, apresente a seguinte tirinha da Mafalda:

 

Fonte: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/25/imagens/i224286.jpg. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

5º momento: Explore a tirinha por meio das seguintes perguntas:

 

  • Qual a mensagem dessa tirinha?
  • Pela postura da Mafalda é possível considerá-la como uma patriota? Por quê?

 

6º momento: Solicite aos alunos que construam uma tirinha representando o seu sentimento de amor à Pátria.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para aprofundar na discussão sobre patriotismo e civismo, sugere-se os seguintes recursos:

 

FOGAÇA, Alexandre; SENE, Soraia. Patriotismo: um sentimento em extinção. Disponível em: http://www.ambientelegal.com.br/patriotismo-um-sentimento-em-extincao/. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

TAVARES, Rogério Faria. O civismo nos dias de hoje. Disponível em: http://www.fundacaoamae.com.br/home/images/stories/amae_educando/2011/setembro/amae_378_site_opiniao.pdf. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

Vídeo: Conversas Cruzadas - Patriotismo Brasileiro - Bloco1 - 19.06.14. Duração: 13min21seg. Disponível em: http://videos.clicrbs.com.br/sc/tvcom/video/conversas-cruzadas/2014/06/conversas-cruzadas-patriotismo-brasileiro-bloco1-190614/83418/. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

 

 

AULA 2

 

 1° momento: Dando continuidade à discussão do tema, apresente aos alunos que como patriotas é fundamental que conheçam sobre sua Pátria e conheçam alguns símbolos que representam sua Pátria, por exemplo, os Símbolos Nacionais e pergunte:

 

  • Vocês sabem o que é símbolo?
  • Se sim, dê exemplos de símbolos que conhecem.
  • Para que servem os símbolos?
  • Quem conhece os Símbolos Nacionais?

 

Sugestão ao professor

 

Aproveite o momento para explorar com os alunos o que conhecem sobre símbolos e considere o que eles relatarem. Provavelmente, os alunos irão falar sobre símbolos religiosos, símbolos de personagens, símbolos do esporte, dentre outros. É importante valorizar tudo o que apresentarem, anotando na lousa as ideias principais, respeitando a crença e o conhecimento de cada um.

 

2° momento: Em seguida, convide os alunos para assistirem ao vídeo do Youtube: Símbolos Nacionais brasileiros. Duração: 3min24seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TESku2p2Jxk. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

 Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TESku2p2Jxk. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

3° momento: Confronte as informações relatadas pelos alunos na lousa com o que foi verificado no vídeo, e, reforce a importância de eles conhecerem tais símbolos porque foram criados para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Em seguida, divida a turma em quatro grupos, distribuindo os quatro símbolos oficiais: Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional, com os respectivos nomes.

 

Sugere-se as seguintes imagens para serem exploradas.

 

 

BANDEIRA NACIONAL

Figura 1- Imagem da Bandeira Nacional. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/bandeira/bandeira-nacional.jpg. Acesso em 30 de junho de 20014.

 

 

HINO NACIONAL

Figura 2- Imagem da partitura do Hino Nacional. Disponível em: http://www.leilaorio.com.br/imagens/img_m/0479/211754_1.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

BRASÃO DA REPÚBLICA

 

Figura 3- Imagem do Brasão Nacional. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/Coat_of_arms_of_Brazil.svg/395px-Coat_of_arms_of_Brazil.svg.png. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

SELO NACIONAL

 

Figura 4- Imagem do Selo Nacional. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f6/National_Seal_of_Brazil.svg/567px-National_Seal_of_Brazil.svg.png. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

4º momento: Cada grupo deverá proceder com uma pesquisa rápida sobre cada um dos símbolos e fazer o registro das principais informações, ao lado da própria imagem recebida. Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, os alunos deverão utilizar seus netbooks. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola.

 

1)      Bandeira Nacional - Dados & Curiosidades. Disponível em: http://www.patriotismo.org.br/default.asp?pag=mostra&Id=23. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

2)      10 curiosidades sobre o Hino Nacional Brasileiro. Disponível em: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2545/1/10-curiosidades-sobre-o-hino-nacional-brasileiro.html. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

3)      Bandeira, Brasão e Selo. Disponível em: http://direitomilitar.seublog.net/curiosidades/bandeira-brasao-selo/. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

4)      Brasão da República. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/brasao/brasao-da-republica. Acesso em 14 de julho de 2014.

 

 

Os links abaixo apresentam vídeos curtos e também poderão ser utilizados para a pesquisa dos alunos:

 

Vídeo Youtube. Atual Bandeira Nacional foi criada em 1889 após a Proclamação da República. Duração: 45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8t8qwj9NQa0. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

Vídeo Youtube. Brasão de Armas é um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Duração: 1min01seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PnlWJOhMnY4. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

Vídeo Youtube. Composição musical do Hino Nacional Brasileiro foi definida em 1890. Duração: 46seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uo3L9JqfegI. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

Vídeo Youtube. Selo Nacional é usado para autentificar atos do governo. Duração: 29seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YB0gNofTDpE. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

5º momento: Disponibilize um espaço para cada grupo apresentar o que pesquisou, em comunicação oral. Na sequência, os alunos deverão se agrupar novamente conforme o símbolo pesquisado (Bandeira, Selo, Hino Nacional e Brasão), e montar, de forma bastante criativa, o símbolo pesquisado em tamanho gigante. Para isso, deverão utilizar os seguintes materiais: revistas, outros papéis coloridos, cartolina, cola, tesoura. No caso do Hino Nacional, os alunos deverão ilustrar a música conforme o significado da letra.

 

Expor os trabalhos na sala e deixar afixados ao longo das aulas sobre o tema.

 

 

 

AULA  3

 

1° momento:  Para explorar mais especificamente o símbolo Bandeira Nacional, verifique qual a compreensão dos alunos quanto à representatividade de uma bandeira. Convide-os a conversarem sobre a Bandeira Nacional e procure saber se alguém conhece alguma Bandeira Nacional diferente da atual.

 

  • Quem sabe o que representa uma bandeira?

 

“A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo representativo de um estado soberano, ou país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, clã, coroa, reino, ou seja, todo ente constituído seja uma nação e seu povo, até mesmo uma família tradicional, desde que reconhecidos pelos entes interagidos por Lei ou tradição.”

 

Fonte: Bandeira. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

Explique aos alunos que o Dicionário de Português Online Michaelis, disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=bandeira (acesso em 30 de junho de 2014), apresenta 19 significados para “bandeira”. E, ainda, que as definições de 1 a 7 estão relacionadas à bandeira como elemento simbólico de uma nação, corporação ou partido. E apresenta alguns sinônimos como: estandarte, pavilhão, insígnia.

 

  • Quem sabe quantas bandeiras existiram no Brasil antes da atual?

 

“O Brasil já teve 12 bandeiras diferentes, sem contar a nossa atual bandeira. A maior parte foram bandeiras portuguesas que foram hasteadas no Brasil desde a época de Pedro Álvares Cabral. Estas bandeiras foram mudando de acordo com a mudança na política portuguesa. Como o Brasil foi colônia de Portugal até 1822, estas bandeiras valem também o nosso território. Se contarem apenas as bandeiras criadas após a independência, são três no total.”

 

Fonte: 12 bandeiras históricas brasileiras. Disponível em: http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-bandeiras-historicas-brasileiras/. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

2° momento: Apresente aos alunos as bandeiras criadas após a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Imagens e informações obtidas junto ao texto de Michel Goulart, 12 bandeiras históricas brasileiras. Disponível em: http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-bandeiras-historicas-brasileiras/. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

BANDEIRA IMPERIAL DO BRASIL

Figura 5- Imagem da Bandeira Imperial do Brasil obtida pela autora. Disponível em: http://img.historiadigital.org/2012/05/Bandeira-Imperial-Brasil.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

“A Bandeira Imperial do Brasil vigorou de 1822 a 1889. Criada por um decreto de 18 de setembro de 1822, logo após a independência do Brasil, esta bandeira era composta de um retângulo verde e nele, inscrito, um losango ouro, ficando no centro deste o Escudo de Armas do Brasil. O autor desta bandeira foi o pintor Jean Baptiste Debret, com colaboração de José Bonifácio de Andrada e Silva. As estrelas representavam as províncias brasileiras.”

 

 

BANDEIRA PROVISÓRIA DA REPÚBLICA

Figura 6- Imagem da Bandeira Provisória da República obtida pela autora. Disponível em: http://img.historiadigital.org/2012/05/Bandeira-Provisoria-Republica.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

“A Bandeira Provisória da República vigorou de 15 a 19 de novembro de 1889. Esta bandeira foi criada provisoriamente, como substituição à bandeira imperial, assim que foi proclamada a república, em 15 de novembro. A bandeira republicana, que copiava a norte-americana, teve uma vida curtíssima: apenas quatro dias. Foi hasteada na redação do jornal “A Cidade do Rio”, após a proclamação da República, e no navio “Alagoas”, que conduziu a família imperial ao exílio.”

 

 

BANDEIRA NACIONAL

Figura 7- Imagem da Bandeira Imperial do Brasil obtida pela autora. Disponível em: http://img.historiadigital.org/2012/05/Bandeira-Nacional.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

“A Bandeira Nacional está em vigor desde 19 de novembro de 1889. Por este motivo, a data é comemorada com o Dia da Bandeira. A atual bandeira nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. No lugar da coroa imperial, eles colocaram a esfera azul-celeste e a frase “Ordem e Progresso”, escrita em verde, lema positivista do século XIX.”

 

3° momento: Sobre a atual Bandeira Nacional, pergunte aos alunos:

 

  • Quem sabe o que significam as cores verde, amarelo, azul e branco?
  • Quem sabe o que significam as estrelas?

 

Anote na lousa as respostas dos alunos, conforme sugerido no quadro abaixo:

SIGNIFICADOS DA BANDEIRA DO BRASIL

CORES

ESTRELAS

 

 

 

 

 

Sugestão de quadro elaborado pela autora

 

 

4° momento: Apresente aos alunos os significados das cores da Bandeira Nacional, não apenas de acordo com a adaptação do povo brasileiro, mas também conforme estudos realizados por historiadores.

SIGNIFICADOS CORES DA BANDEIRA DO BRASIL

CORES

ADAPTAÇÃO POPULAR

HISTORIADORES

VERDE

MATAS

As quatro cores representam, simbolicamente, as famílias reais das quais descende D. Pedro I, idealizador da Bandeira do Império.

AMARELO

RIQUEZA NATURAL

AZUL

CÉU

BRANCO

PAZ

Quadro elaborado pela autora, preenchido conforme informações do Inmetro. Fonte: Bandeira do Brasil II. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/bandeira_nacional.asp. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

5° momento: Apresente aos alunos o significado das estrelas da Bandeira Nacional.

 

“... são uniformes e cada uma possui um significado. Cada estrela presente na Bandeira representa um Estado brasileiro, além disso, todas possuem a mesma configuração, todas têm cinco pontas. Outro item que difere uma estrela da outra é quanto ao tamanho, existem cinco tamanhos distintos.”

“A distribuição das estrelas na bandeira brasileira foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889.”

“A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador. O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante.”

 

Fonte: FREITAS, Eduardo de. Significado das Estrelas. Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/significado-das-estrelas.htm. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

Figura 8– Imagem das estrelas da Bandeira Nacional obtida pela autora. Disponível em: http://guiadicas.net/fotos/2013/06/Significado-das-Cores-da-Bandeira-do-Brasil41.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

 

Sugestão ao Professor

 

Para ampliar seu conhecimento sobre o significado das estrelas na Bandeira Nacional, acesse:

 

LAS CASAS, Renato; SOARES, Domingos Sávio de Lima. As estrelas da bandeira brasileira. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas12.htm. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

  

6° momento: Explore com os alunos o lema “ordem e progresso” que aparece na bandeira. Conte aos alunos que esse lema foi criado por um filósofo francês chamado Augusto Comte e sua ideia original era “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.

 

Fonte: O que é Ordem e Progresso. Disponível em: http://www.significados.com.br/ordem-e-progresso/. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

7º Momento: Convide os alunos a construírem um texto coletivo em que deverão apresentar suas percepções sobre o que entendem como ordem e progresso, tendo em vista o país em que vivem e a realidade atual. Oriente os alunos a utilizarem também as informações sobre os significados das cores e das estrelas na bandeira e façam uma atualização quanto as cores que melhor representariam o Brasil hoje e por que. Para isso sugere-se que o professor inicie o texto com a seguinte frase: “No país em que vivemos muitas coisas não estão em ordem e precisam modificar para haver progresso...."

 

 

Sugestão ao professor

 

Caso tenha tempo suficiente, peça a um aluno que leia a produção coletiva para o restante da turma. Caso contrário, disponibilize o primeiro momento da aula seguinte para a leitura do texto.

  

 

 

AULA 4

 

 

1° momento: Inicie a aula com a leitura do texto, solicitado na aula anterior, caso não tenha tido tempo suficiente.

 

2° momento: Em seguida, convide os alunos a fazerem um projeto de sua própria bandeira do Brasil. O projeto deve considerar medidas, formatos, cores, símbolos. Os alunos devem refletir sobre o lema que acompanhará sua bandeira, não necessariamente deverá estar escrito nela. Estimule-os a refletirem sobre sua vida e da sua família, seus desejos para uma boa qualidade de vida, amizades, conquistas, dentre outros aspectos que almeja alcançar em seu país. A bandeira deverá ser acompanhada por um texto explicativo.

 

 

3° momento: Mostre aos alunos a possibilidade de colagens, pinturas e recortes para a confecção das bandeiras. Disponibilize cartolina, cola, tesoura sem ponta, tintas, pincéis, papel crepom, papel camurça, revistas e outros itens. Se julgar necessário, convide o professor de artes para coordenar a atividade.

 

Apresente alguns trabalhos onde foram utilizados os materiais sugeridos, conforme:

Bandeira da Namíbia confeccionada utilizando a técnica de colagem, com cartolina, cola e recortes de revista (arquivo pessoal).

 

 

Veja alguns materiais que podem ser trabalhados na confecção da bandeira no link abaixo:

 

Bandeiras do Brasil feitas com sucata. Disponível em: http://www.pragentemiuda.org/2010/10/bandeiras-feitas-com-sucata.html. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

 

4° momento: Convidar os alunos para fazerem uma exposição das bandeiras criadas por cada um, dentro da sala de aula. Posteriormente, abrir a exposição para o restante da escola. Definir um local para exposição com a Diretoria de sua escola, onde todos os alunos, professores e funcionários tenham visibilidade.

 

 

5° momento: Convidar os alunos para uma roda de conversa sobre a bandeira de cada um. Estimule os alunos a identificarem o que representaram em comum com o colega e verificar itens que foram pouco lembrados.

Recursos Complementares

15 curiosidades sobre a Bandeira do Brasil e os Símbolos Nacionais. Disponível em: http://senadofederal.tumblr.com/post/67460261369/15-curiosidades-sobre-a-bandeira-do-brasil-e-os. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

CARLETO, Eliana Aparecida. Construindo a cidadania. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55066. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

CUSTÓDIA, Luciene. Projeto: Brasil Pátria Amada. Disponível em: http://educandoparacidadania.blogspot.com.br/2010/08/titulo-do-projeto-brasil-patria-amada.html. Acesso em 07 de julho de 2014.

 

Dia da Bandeira. Disponível em: http://7a12.ibge.gov.br/voce-sabia/calendario-7a12/event/55-dia-da-bandeira. Acesso em 30 de junho de 2014.

 

GUIMARÃES, Selma Sueli Santos. Bandeira do Brasil: rimas e encantos mil. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55390. Acesso em 01 de julho de 2014.

 

OLIVEIRA, Rebeca. Civismo Infantil. Disponível em: http://construcaodocivismo.wordpress.com/civismo-infantil/. Acesso em 01 de julho de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos compreenderam o conceito de patriotismo e o significado dos Símbolos Nacionais. Avalie o interesse em conhecer e compreender as mensagens, os significados e a simbologia contida na Bandeira Nacional. Verifique se cada aluno conseguiu transmitir sua mensagem através da criação de sua própria bandeira, considerando a nossa realidade atual. Avalie ainda se houve uma evolução da linguagem oral e escrita. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.