22/07/2014
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
· Conhecer o significado de patriotismo.
· Despertar o amor e o respeito à Pátria.
· Valorizar os Símbolos Nacionais.
· Identificar os significados da Bandeira Nacional.
· Desenvolver a leitura e a escrita.
Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.
Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.
1º momento: Comece a aula perguntando aos alunos: Você se considera um Patriota?
Explore com eles o que entendem sobre o termo; se já ouviram falar sobre isso em algum lugar e onde; qual a relação entre patriotismo e símbolos nacionais.
2º momento: Distribua aos alunos o seguinte conceito sobre patriotismo impresso ou solicite que utilizem seus netbooks do Projeto Um Computador por Aluno para fazerem a leitura individualmente:
Patriotismo. Disponível em: http://www.cidadaoalerta.org.br/conteudo.php?id=32. Acesso em 14 de julho de 2014.
3º momento: Após a leitura do texto por todos os alunos, solicite a eles que respondam as seguintes questões por escrito:
1) De acordo com o texto, o que é patriotismo?
2) Na sua percepção, o que é um Patriota?
3) De acordo com o que você leu, você se considera um patriota? Por quê?
Tais perguntas poderão auxiliar os alunos a refletirem individualmente sobre o que é ser patriota e como eles se veem em relação a isso.
4º momento: Após os alunos terminarem de responder às questões por escrito, apresente a seguinte tirinha da Mafalda:
Fonte: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/25/imagens/i224286.jpg. Acesso em 14 de julho de 2014.
5º momento: Explore a tirinha por meio das seguintes perguntas:
6º momento: Solicite aos alunos que construam uma tirinha representando o seu sentimento de amor à Pátria.
Para aprofundar na discussão sobre patriotismo e civismo, sugere-se os seguintes recursos:
FOGAÇA, Alexandre; SENE, Soraia. Patriotismo: um sentimento em extinção. Disponível em: http://www.ambientelegal.com.br/patriotismo-um-sentimento-em-extincao/. Acesso em 14 de julho de 2014.
TAVARES, Rogério Faria. O civismo nos dias de hoje. Disponível em: http://www.fundacaoamae.com.br/home/images/stories/amae_educando/2011/setembro/amae_378_site_opiniao.pdf. Acesso em 14 de julho de 2014.
Vídeo: Conversas Cruzadas - Patriotismo Brasileiro - Bloco1 - 19.06.14. Duração: 13min21seg. Disponível em: http://videos.clicrbs.com.br/sc/tvcom/video/conversas-cruzadas/2014/06/conversas-cruzadas-patriotismo-brasileiro-bloco1-190614/83418/. Acesso em 14 de julho de 2014.
1° momento: Dando continuidade à discussão do tema, apresente aos alunos que como patriotas é fundamental que conheçam sobre sua Pátria e conheçam alguns símbolos que representam sua Pátria, por exemplo, os Símbolos Nacionais e pergunte:
Aproveite o momento para explorar com os alunos o que conhecem sobre símbolos e considere o que eles relatarem. Provavelmente, os alunos irão falar sobre símbolos religiosos, símbolos de personagens, símbolos do esporte, dentre outros. É importante valorizar tudo o que apresentarem, anotando na lousa as ideias principais, respeitando a crença e o conhecimento de cada um.
2° momento: Em seguida, convide os alunos para assistirem ao vídeo do Youtube: Símbolos Nacionais brasileiros. Duração: 3min24seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TESku2p2Jxk. Acesso em 18 de julho de 2014.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TESku2p2Jxk. Acesso em 18 de julho de 2014.
3° momento: Confronte as informações relatadas pelos alunos na lousa com o que foi verificado no vídeo, e, reforce a importância de eles conhecerem tais símbolos porque foram criados para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Em seguida, divida a turma em quatro grupos, distribuindo os quatro símbolos oficiais: Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional, com os respectivos nomes.
Sugere-se as seguintes imagens para serem exploradas.
BANDEIRA NACIONAL
Figura 1- Imagem da Bandeira Nacional. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/bandeira/bandeira-nacional.jpg. Acesso em 30 de junho de 20014.
HINO NACIONAL
Figura 2- Imagem da partitura do Hino Nacional. Disponível em: http://www.leilaorio.com.br/imagens/img_m/0479/211754_1.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.
BRASÃO DA REPÚBLICA
Figura 3- Imagem do Brasão Nacional. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bf/Coat_of_arms_of_Brazil.svg/395px-Coat_of_arms_of_Brazil.svg.png. Acesso em 30 de junho de 2014.
SELO NACIONAL
Figura 4- Imagem do Selo Nacional. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f6/National_Seal_of_Brazil.svg/567px-National_Seal_of_Brazil.svg.png. Acesso em 30 de junho de 2014.
4º momento: Cada grupo deverá proceder com uma pesquisa rápida sobre cada um dos símbolos e fazer o registro das principais informações, ao lado da própria imagem recebida. Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, os alunos deverão utilizar seus netbooks. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola.
1) Bandeira Nacional - Dados & Curiosidades. Disponível em: http://www.patriotismo.org.br/default.asp?pag=mostra&Id=23. Acesso em 30 de junho de 2014.
2) 10 curiosidades sobre o Hino Nacional Brasileiro. Disponível em: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2545/1/10-curiosidades-sobre-o-hino-nacional-brasileiro.html. Acesso em 14 de julho de 2014.
3) Bandeira, Brasão e Selo. Disponível em: http://direitomilitar.seublog.net/curiosidades/bandeira-brasao-selo/. Acesso em 14 de julho de 2014.
4) Brasão da República. Disponível em: http://www2.planalto.gov.br/acervo/simbolos-nacionais/brasao/brasao-da-republica. Acesso em 14 de julho de 2014.
Os links abaixo apresentam vídeos curtos e também poderão ser utilizados para a pesquisa dos alunos:
Vídeo Youtube. Atual Bandeira Nacional foi criada em 1889 após a Proclamação da República. Duração: 45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8t8qwj9NQa0. Acesso em 30 de junho de 2014.
Vídeo Youtube. Brasão de Armas é um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Duração: 1min01seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PnlWJOhMnY4. Acesso em 30 de junho de 2014.
Vídeo Youtube. Composição musical do Hino Nacional Brasileiro foi definida em 1890. Duração: 46seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uo3L9JqfegI. Acesso em 30 de junho de 2014.
Vídeo Youtube. Selo Nacional é usado para autentificar atos do governo. Duração: 29seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YB0gNofTDpE. Acesso em 30 de junho de 2014.
5º momento: Disponibilize um espaço para cada grupo apresentar o que pesquisou, em comunicação oral. Na sequência, os alunos deverão se agrupar novamente conforme o símbolo pesquisado (Bandeira, Selo, Hino Nacional e Brasão), e montar, de forma bastante criativa, o símbolo pesquisado em tamanho gigante. Para isso, deverão utilizar os seguintes materiais: revistas, outros papéis coloridos, cartolina, cola, tesoura. No caso do Hino Nacional, os alunos deverão ilustrar a música conforme o significado da letra.
Expor os trabalhos na sala e deixar afixados ao longo das aulas sobre o tema.
1° momento: Para explorar mais especificamente o símbolo Bandeira Nacional, verifique qual a compreensão dos alunos quanto à representatividade de uma bandeira. Convide-os a conversarem sobre a Bandeira Nacional e procure saber se alguém conhece alguma Bandeira Nacional diferente da atual.
“A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo representativo de um estado soberano, ou país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, clã, coroa, reino, ou seja, todo ente constituído seja uma nação e seu povo, até mesmo uma família tradicional, desde que reconhecidos pelos entes interagidos por Lei ou tradição.”
Fonte: Bandeira. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira. Acesso em 30 de junho de 2014.
Explique aos alunos que o Dicionário de Português Online Michaelis, disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=bandeira (acesso em 30 de junho de 2014), apresenta 19 significados para “bandeira”. E, ainda, que as definições de 1 a 7 estão relacionadas à bandeira como elemento simbólico de uma nação, corporação ou partido. E apresenta alguns sinônimos como: estandarte, pavilhão, insígnia.
“O Brasil já teve 12 bandeiras diferentes, sem contar a nossa atual bandeira. A maior parte foram bandeiras portuguesas que foram hasteadas no Brasil desde a época de Pedro Álvares Cabral. Estas bandeiras foram mudando de acordo com a mudança na política portuguesa. Como o Brasil foi colônia de Portugal até 1822, estas bandeiras valem também o nosso território. Se contarem apenas as bandeiras criadas após a independência, são três no total.”
Fonte: 12 bandeiras históricas brasileiras. Disponível em: http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-bandeiras-historicas-brasileiras/. Acesso em 30 de junho de 2014.
2° momento: Apresente aos alunos as bandeiras criadas após a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Imagens e informações obtidas junto ao texto de Michel Goulart, 12 bandeiras históricas brasileiras. Disponível em: http://www.historiadigital.org/curiosidades/12-bandeiras-historicas-brasileiras/. Acesso em 30 de junho de 2014.
BANDEIRA IMPERIAL DO BRASIL
Figura 5- Imagem da Bandeira Imperial do Brasil obtida pela autora. Disponível em: http://img.historiadigital.org/2012/05/Bandeira-Imperial-Brasil.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.
“A Bandeira Imperial do Brasil vigorou de 1822 a 1889. Criada por um decreto de 18 de setembro de 1822, logo após a independência do Brasil, esta bandeira era composta de um retângulo verde e nele, inscrito, um losango ouro, ficando no centro deste o Escudo de Armas do Brasil. O autor desta bandeira foi o pintor Jean Baptiste Debret, com colaboração de José Bonifácio de Andrada e Silva. As estrelas representavam as províncias brasileiras.”
BANDEIRA PROVISÓRIA DA REPÚBLICA
Figura 6- Imagem da Bandeira Provisória da República obtida pela autora. Disponível em: http://img.historiadigital.org/2012/05/Bandeira-Provisoria-Republica.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.
“A Bandeira Provisória da República vigorou de 15 a 19 de novembro de 1889. Esta bandeira foi criada provisoriamente, como substituição à bandeira imperial, assim que foi proclamada a república, em 15 de novembro. A bandeira republicana, que copiava a norte-americana, teve uma vida curtíssima: apenas quatro dias. Foi hasteada na redação do jornal “A Cidade do Rio”, após a proclamação da República, e no navio “Alagoas”, que conduziu a família imperial ao exílio.”
BANDEIRA NACIONAL
Figura 7- Imagem da Bandeira Imperial do Brasil obtida pela autora. Disponível em: http://img.historiadigital.org/2012/05/Bandeira-Nacional.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.
“A Bandeira Nacional está em vigor desde 19 de novembro de 1889. Por este motivo, a data é comemorada com o Dia da Bandeira. A atual bandeira nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. No lugar da coroa imperial, eles colocaram a esfera azul-celeste e a frase “Ordem e Progresso”, escrita em verde, lema positivista do século XIX.”
3° momento: Sobre a atual Bandeira Nacional, pergunte aos alunos:
Anote na lousa as respostas dos alunos, conforme sugerido no quadro abaixo:
SIGNIFICADOS DA BANDEIRA DO BRASIL |
|
CORES |
ESTRELAS |
|
|
Sugestão de quadro elaborado pela autora
4° momento: Apresente aos alunos os significados das cores da Bandeira Nacional, não apenas de acordo com a adaptação do povo brasileiro, mas também conforme estudos realizados por historiadores.
SIGNIFICADOS CORES DA BANDEIRA DO BRASIL |
||
CORES |
ADAPTAÇÃO POPULAR |
HISTORIADORES |
VERDE |
MATAS |
As quatro cores representam, simbolicamente, as famílias reais das quais descende D. Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. |
AMARELO |
RIQUEZA NATURAL |
|
AZUL |
CÉU |
|
BRANCO |
PAZ |
Quadro elaborado pela autora, preenchido conforme informações do Inmetro. Fonte: Bandeira do Brasil II. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/bandeira_nacional.asp. Acesso em 30 de junho de 2014.
5° momento: Apresente aos alunos o significado das estrelas da Bandeira Nacional.
“... são uniformes e cada uma possui um significado. Cada estrela presente na Bandeira representa um Estado brasileiro, além disso, todas possuem a mesma configuração, todas têm cinco pontas. Outro item que difere uma estrela da outra é quanto ao tamanho, existem cinco tamanhos distintos.”
“A distribuição das estrelas na bandeira brasileira foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889.”
“A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador. O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante.”
Fonte: FREITAS, Eduardo de. Significado das Estrelas. Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/significado-das-estrelas.htm. Acesso em 30 de junho de 2014.
Figura 8– Imagem das estrelas da Bandeira Nacional obtida pela autora. Disponível em: http://guiadicas.net/fotos/2013/06/Significado-das-Cores-da-Bandeira-do-Brasil41.jpg. Acesso em 30 de junho de 2014.
Para ampliar seu conhecimento sobre o significado das estrelas na Bandeira Nacional, acesse:
LAS CASAS, Renato; SOARES, Domingos Sávio de Lima. As estrelas da bandeira brasileira. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas12.htm. Acesso em 30 de junho de 2014.
6° momento: Explore com os alunos o lema “ordem e progresso” que aparece na bandeira. Conte aos alunos que esse lema foi criado por um filósofo francês chamado Augusto Comte e sua ideia original era “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.
Fonte: O que é Ordem e Progresso. Disponível em: http://www.significados.com.br/ordem-e-progresso/. Acesso em 30 de junho de 2014.
7º Momento: Convide os alunos a construírem um texto coletivo em que deverão apresentar suas percepções sobre o que entendem como ordem e progresso, tendo em vista o país em que vivem e a realidade atual. Oriente os alunos a utilizarem também as informações sobre os significados das cores e das estrelas na bandeira e façam uma atualização quanto as cores que melhor representariam o Brasil hoje e por que. Para isso sugere-se que o professor inicie o texto com a seguinte frase: “No país em que vivemos muitas coisas não estão em ordem e precisam modificar para haver progresso...."
Caso tenha tempo suficiente, peça a um aluno que leia a produção coletiva para o restante da turma. Caso contrário, disponibilize o primeiro momento da aula seguinte para a leitura do texto.
1° momento: Inicie a aula com a leitura do texto, solicitado na aula anterior, caso não tenha tido tempo suficiente.
2° momento: Em seguida, convide os alunos a fazerem um projeto de sua própria bandeira do Brasil. O projeto deve considerar medidas, formatos, cores, símbolos. Os alunos devem refletir sobre o lema que acompanhará sua bandeira, não necessariamente deverá estar escrito nela. Estimule-os a refletirem sobre sua vida e da sua família, seus desejos para uma boa qualidade de vida, amizades, conquistas, dentre outros aspectos que almeja alcançar em seu país. A bandeira deverá ser acompanhada por um texto explicativo.
3° momento: Mostre aos alunos a possibilidade de colagens, pinturas e recortes para a confecção das bandeiras. Disponibilize cartolina, cola, tesoura sem ponta, tintas, pincéis, papel crepom, papel camurça, revistas e outros itens. Se julgar necessário, convide o professor de artes para coordenar a atividade.
Apresente alguns trabalhos onde foram utilizados os materiais sugeridos, conforme:
Bandeira da Namíbia confeccionada utilizando a técnica de colagem, com cartolina, cola e recortes de revista (arquivo pessoal).
Veja alguns materiais que podem ser trabalhados na confecção da bandeira no link abaixo:
Bandeiras do Brasil feitas com sucata. Disponível em: http://www.pragentemiuda.org/2010/10/bandeiras-feitas-com-sucata.html. Acesso em 07 de julho de 2014.
4° momento: Convidar os alunos para fazerem uma exposição das bandeiras criadas por cada um, dentro da sala de aula. Posteriormente, abrir a exposição para o restante da escola. Definir um local para exposição com a Diretoria de sua escola, onde todos os alunos, professores e funcionários tenham visibilidade.
5° momento: Convidar os alunos para uma roda de conversa sobre a bandeira de cada um. Estimule os alunos a identificarem o que representaram em comum com o colega e verificar itens que foram pouco lembrados.
15 curiosidades sobre a Bandeira do Brasil e os Símbolos Nacionais. Disponível em: http://senadofederal.tumblr.com/post/67460261369/15-curiosidades-sobre-a-bandeira-do-brasil-e-os. Acesso em 30 de junho de 2014.
CARLETO, Eliana Aparecida. Construindo a cidadania. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55066. Acesso em 07 de julho de 2014.
CUSTÓDIA, Luciene. Projeto: Brasil Pátria Amada. Disponível em: http://educandoparacidadania.blogspot.com.br/2010/08/titulo-do-projeto-brasil-patria-amada.html. Acesso em 07 de julho de 2014.
Dia da Bandeira. Disponível em: http://7a12.ibge.gov.br/voce-sabia/calendario-7a12/event/55-dia-da-bandeira. Acesso em 30 de junho de 2014.
GUIMARÃES, Selma Sueli Santos. Bandeira do Brasil: rimas e encantos mil. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55390. Acesso em 01 de julho de 2014.
OLIVEIRA, Rebeca. Civismo Infantil. Disponível em: http://construcaodocivismo.wordpress.com/civismo-infantil/. Acesso em 01 de julho de 2014.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos compreenderam o conceito de patriotismo e o significado dos Símbolos Nacionais. Avalie o interesse em conhecer e compreender as mensagens, os significados e a simbologia contida na Bandeira Nacional. Verifique se cada aluno conseguiu transmitir sua mensagem através da criação de sua própria bandeira, considerando a nossa realidade atual. Avalie ainda se houve uma evolução da linguagem oral e escrita. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/11/2015
Cinco estrelasMe ajudou bastante na elaboração de meus planos de aula de Artes. Parabéns !
12/08/2014
Quatro estrelasMuito boa e bem elaborada! Parabéns!