22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento.
Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização. Se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.
Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes de:
• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país. • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento. |
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de abr. 2014.
Professor, os alunos precisam compreender que, os seres humanos vivem em comunidade e que estas estão inseridas em contextos maiores, que são regidos por normas que garantem a boa convivência.
Abaixo temos alguns objetivos do Ensino Fundamental para se trabalhar no espaço escolar, com o foco na cidadania, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental Temas Transversais, disponível no sítio:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
Despertando o interesse pelo tema
Professor, organize os alunos em “U” e coloque no centro do grupo um Globo Terrestre, exponha o Mapa Mundi, o Mapa do Brasil e o de Minas Gerais de forma que fiquem acessíveis à todos.
Mostre o Globo Terrestre e questione: quem sabe o que é isto, ou o que representa?
Apresente os Mapas e faça os mesmos questionamentos.
Deixe que levantem hipóteses, então dialogue e explique o que os Mapas representam.
Deixe que cheguem próximos dos Mapas e do Globo para visualizarem os detalhes e encontrar o estado e o município que moram.
Para facilitar a compreensão dos alunos leve-os até o Laboratório de Informática, para que acessem imagens dos Mapas e depois localizem imagens das capitais do Brasil e do estado onde moram e de seu município.
Eles terão a oportunidade de terem acesso a conhecimentos relativos à Geografia do Brasil, capacidade de se localizar no espaço “Macro”, ou seja, mundo, país, estado e município.
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, ou ainda, se preferir use um projetor multimídia para projetar imagens e você vai informando os nomes dos lugares e contextualizando nos Mapas.
Professor, o Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Fonte: Sítio: “Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_Nacional_Brasileiro>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Para esta aula, retome com os alunos a aula anterior e diga-lhes que vão trabalhar com o Hino Nacional Brasileiro e que, conforme manda a tradição, ao ouvi-lo, em eventos, temos que nos portar respeitosamente, se possível de pé em posição de sentido.
Oriente seus alunos a acessarem o sítio da apresentação da música para ajudá-los a cantar, pois o Hino é extenso e pode ser difícil para acompanharem, sem o apoio áudio visuais.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, a fim de que ouçam a música. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetá-la, pois vai te possibilitar interromper e retomar quando necessário.
Sítio: “Hino Nacional Brasileiro oficial, ilustrado e legendado”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2HnEud_VRYY>. Acesso em: 03 de abr. 2014.
Depois de assistirem a apresentação do Hino, questione:
Professor, trabalhar com a letra e a melodia do Hino Nacional Brasileiro, é uma ótima oportunidade de explorar os direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa e principalmente questões relativas a Ética e a Cidadania.
Sobre a importância de se trabalhar a música no espaço escolar você pode acessar o
sítio “Portal do professor”, disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf>. Acesso em: 03 de abr. 2014.
Para maior compreensão dos termos utilizados no Hino, acesse o sítio “Hino Nacional Brasileiro”, disponível em: <http://www.hinonacionalbrasileiro.net/significado-hino-nacional.php>, acesso em: 05 de abr. 2014. Você poderá utilizar um data show e projetar para os alunos.
Entregue uma cópia da letra para cada aluno e aproveite para cantar, utilizando a postura de respeito durante a execução do Hino.
Fonte: Sítio: “Império Brasil blogspot”. Disponível em: <http://imperiobrazil.blogspot.com.br/2010/08/hinos-do-brasil.html>. Acesso em: 03 de abr. 2014.
Em seguida, registre as atividades abaixo na lousa e peça que os alunos copiem.
(Sugestão para trabalhar a letra da música:)
Sistematizando
1) Circule na letra do Hino as palavras que você não conhece o significado.
2) Copie as palavras que circulou e pesquise no dicionário seus significados.
3) Pinte entre as palavras nos quatro primeiros versos.
4) Nos quatro primeiros versos têm ____ palavras.
5) Complete corretamente os nomes, usando letra maiúscula ou minúscula:
___erço ___rasil ___mérica ___ruzeiro ___erra ___éu
6) Copie da letra da música um verso que foi usado o ponto de exclamação.
7) No verso “Gigante pela própria natureza”, podemos entender que:
Assinale com um (X) a resposta correta.
( ) O Brasil é um gigante que anda na natureza.
( ) O Brasil é um país gigante porque é grande e tem muitas terras.
( ) O Brasil é um gigante que mora na mata.
8) Explique qual sentimento o autor passa aos brasileiros na estrofe:
“Terra adorada
Entre outras mil
És tu Brasil
Ó pátria amada!”
9) Reescreva a frase utilizando os espaços entre as palavras corretamente:
Ohinobrasilei roémuitobonito.
_______________________________________________________ .
10) Copie da letra da música duas palavras com as quantidades de sílabas relacionadas na tabela abaixo:
1 sílaba |
2 sílabas |
3 sílabas |
4 sílabas |
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11) Bingo de letras
Inicie a atividade perguntando aos alunos:
Orientações ao professor:
Confeccione cartelas de acordo com o modelo abaixo, e ofereça uma para cada aluno, com as seguintes orientações:
BINGO
Fonte: Imagem da própria autora.
Fonte da imagem: Sítio: ” Pra gente miúda”. Disponível em: <http://www.pragentemiuda.org/2010/10/desenhos-para-colorir-bandeira.html>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
1º momento: quebra cabeça
Professor tire a cópia do Mapa do Brasil, no verso dela, imprima a imagem de duas pessoas, recorte em partes formando um quebra cabeça e coloque em envelopes.
Deixe o Mapa do Brasil exposto em frente aos alunos.
Trabalhe em duplas.
Dê um envelope para cada dupla e oriente para que montem as imagens, deixe que resolvam se vão usar as pessoas como referência ou o Mapa do Brasil.
Depois de montarem solicite que expliquem para a turma se montaram usando as figuras humanas ou o Mapa do Brasil. Discuta com os alunos e deixe que falem qual a relação entre as duas imagens.
Imagem 1- mapa: Sitio: “ desenhos para colorir e pintar”. Disponível em: <http://colorirpintar.blogspot.com.br/2009/08/colorir-independencia-do-brasil.html>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
Imagem 2- casal: Sitio: “ila fox”. Disponível em: <http://www.ilafox.com/2012_10_01_archive.html>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
2º momento: Minha pátria é...
Ofereça para as duplas uma folha de papel para que ilustrem sua Pátria representando-a.
Ofereça revistas e papel colorido para recorte, giz de cera, cola e tesouras.
MINHA PÁTRIA É:
O POVO QUE MORA NELA
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NOSSAS MATAS E FLORESTAS
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NOSSOS RIOS E MARES
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NOSSO CÉU AZUL ANIL E AS ESTRELAS
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3º momento: descobrindo o significado de pátria
Discutir o significado da palavra “Pátria”, depois apresentar a definição. Utilize a técnica da “tempestade de ideias”:
Escreva a palavra “Pátria”, no centro da lousa e escreva em volta as palavras que os alunos disserem que significa Pátria. Depois, façam uma comparação com a definição de Pátria para verem se as ideias dos alunos se aproximaram do real significado.
Definição
Pátria é o país ou estado em que a pessoa nasceu (terra natal) do qual ele faz parte como cidadão.
Fonte da imagem: Sítio: “blog da tia Tati”. Disponível em: <http://visaodigital.org/tiatati/tag/crianca-em-duvida/>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
1º momento: trabalhando com a música
Professor, trabalhe com a música “Que país é esse?”, do Legião Urbana, pois te possibilitará uma boa discussão sobre as questões sociais e o conceito de cidadania.
Considerando a faixa etária de seus alunos, sugerimos não se aprofundar nos versos que trazem questões mais abstratas para os alunos e de difícil contextualização.
Ajude-os identificando os problemas sociais presentes nos versos da música:
Concluir passando o conceito na lousa e solicitar que os alunos registrem.
Cidadania é o exercício dos direitos e dos deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.
Fonte vídeo: Sitio “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Fonte: Sitio: “Letras e músicas Legião Urbana”. Disponível em: <http://letras.mus.br/legiao-urbana/46973/>. Acesso em: 04 de abr. 2014.
2º momento: brincando e aprendendo
Professor, organize os alunos em círculo e brinque, a partir da discussão da música anterior.
Utilize uma garrafa no centro do grupo, gire–a e para quem ela apontar quando parar deverá falar o que devemos fazer para resolver um problema social do Brasil ou da comunidade, que será lida pela professora ou um aluno do grupo, que já tenha leitura fluente.
Professor, esta atividade deverá ser realizada como “Atividade de casa”.
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Pesquise e recorte de jornais, revistas ou livros usados: noticias e imagens que falem sobre os problemas sociais do Brasil.
Traga para próxima aula.
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Realizando a atividade
Retome a “Atividade de casa” da aula anterior.
Reúna os alunos em duplas e em seguida proponha:
Fonte imagem: Sítio: ”Passeata, desenho de bailarina”. Disponível em: <http://gartic.uol.com.br/bailarina/desenho-jogo/1293673339>. Acesso em: 04 de abril. 2014.
Professor, combine com a direção da escola e a pedagoga, para que autorizem os alunos a fazerem uma passeata pelo pátio da escola e ou pelo seu entorno. Se considerar pertinente, realize o procedimento de consulta aos pais com antecedência, solicite apoio de outros profissionais da escola e proceda a passeata. Esta atividade além de ser muito divertida para os alunos desperta muita discussão e mobiliza a comunidade escolar para debater sobre o tema.
Para isso, organize os alunos em grupos, dê tiras grandes de papel Kraft para que cada grupo monte uma faixa e escreva um tema diferente para ser apresentado na passeata.
Professor se seus alunos ainda não conseguem sistematizar slogans, passe nos grupos e faça intervenções orientando-os.
Temas: Denúncias sobre:
Registre a atividade, você poderá utilizar uma máquina fotográfica digital e solicitar a colaboração de algum professor que estiver te acompanhando para fazer estes registros. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize o modo fotografar ou filmar: WxCam clicando em: ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam).
Criando um Blog: cidadania na escola
Fonte da imagem: Sítio: “Stock Illustration - Computer Kids”. Disponível em: <http://www.canstockphoto.com/computer-kids-4605507.html>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Depois da passeata discuta com os alunos qual foi o seu objetivo e a importância de exercermos nossos direitos e deveres de cidadão.
Você também poderá sugerir que a turma criem um Blog para divulgar a passeata e os trabalhos realizados. Você poderá solicitar a colaboração do(a) “Laboratorista” ou Professor(a) de Informática, caso tenha este(a) profissional em sua escola. A seguir sugerimos alguns sítios que orientam a construção de um Blog:
. Recursos do Portal do Professor. Acesse o sítio disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84>. Acesso em: 05 de abr. 2014. Clic em “Produção de textos colaborativos usando internet” e depois abra: Como criar um Blog.
. Sítio: Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma?.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Sítio: Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278>. (Aula do Portal - Criando um Blog.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele que corresponde ao nível dos seus alunos.
. Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related>. (Vídeo - Cursos de Blogs - Aula 1.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY>. (Vídeo - Cursos de Blogs - Aula 2.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9>. (Vídeo - Como criar um Blog.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Sítio: Fazendo blogs. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz texto sobre o blog da turma.). Acesso em: 05 de abr. 2014.
Sugestão de link para o aluno:
. Vídeo “cidadania para crianças”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d-1Soy6zATY>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Vídeo “Turma da Mônica, boas maneiras”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-M2nH8ItXU0&list=PLq8yiMkJscrWsZCXtz4qsVZS14TpIMUly>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Vídeo “trabalho infantil”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X4DtK4xngT0&list=PLEFCB351AC71CE26C>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Vídeo “aprender a aprender”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Vídeo “convivência”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
Sugestão de link para o professor:
. Sitio “Meu sonho não tem fim”. Relata projetos sociais voltados para ações cidadãs. Disponível em: <http://www.meusonhonaotemfim.org.br/projetos.asp>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Sitio: “R7 Canal do educador, traz um artigo interessante sobre cidadania na sala de aula”. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/cidadania-na-sala-aula.htm>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Sitio: “Portal do Professor MEC”. Aula Como trabalhar a cidadania com os alunos por meio da construção de regras. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34646>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
. Sitio: “nre.seed.pr.gov.br”. Edição do Caderno. Educando para cidadania. Disponível em:
<http://www.nre.seed.pr.gov.br/goioere/arquivos/File/Ed.%20Fiscal/CADERNOEDUCACAOFISCAL2.pdf>. Acesso em: 05 de abr. 2014.
A avaliação é parte de todo processo de aprendizagem e a metodologia de avaliação deve ser motivadora e integradora, e permitir, além de diagnosticar as dificuldades, ajudar o aluno a reformular suas hipóteses e seus saberes. Esta proposta visa além de trabalhar a consciência cidadã, discutir questões importantes da convivência social, também trabalhar os direitos de aprendizagem da Língua Portuguesa, História e Geografia. Avaliar as estratégias que envolvem a interação do aluno, pressupõe uma observação atenta e muitas vezes registros escritos em forma de produções e atividades escritas. É importante também, que a avaliação ofereça suporte para que você faça constantes intervenções e foque seu trabalho no desenvolvimento de uma aprendizagem holística.
Cinco estrelas 1 classificações
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04/05/2014
Cinco estrelasCidadania é fundamental, que bom poder utilizar estas sugestões para prática de sala de aula.