Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo a cidadania

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o Hino Nacional Brasileiro como símbolo nacional;
  • Conhecer o significado dos termos cantados no Hino Nacional Brasileiro;
  • Compreender o significado de Pátria e de cidadania;
  • Identificar por meio da música as questões sociais que envolvem o processo de cidadania;
  • Organizar e participar de uma manifestação social como forma de participação cidadã;
  • Utilizar a TI, como recurso de socialização: criando um Blog;
  • Ampliar vocabulário;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver um comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Identificar nas práticas socioculturais as interações, no passado e no presente, comparando com a localidade a qual pertencem;
  • Reconhecer e respeitar as diferenças individuais de etnia, sexo, idade e condição social;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização. Se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.

Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

 

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes de:

 

• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

• Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.

• Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de abr. 2014.

Professor, os alunos precisam compreender que, os seres humanos vivem em comunidade e que estas estão inseridas em contextos maiores, que são regidos por normas que garantem a boa convivência.

Abaixo temos alguns objetivos do Ensino Fundamental para se trabalhar no espaço escolar, com o foco na cidadania, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental Temas Transversais, disponível no sítio:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>.   Acesso em: 04 de abr. 2014.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

menina com mapa do Brasil      Despertando o interesse pelo tema

 

Fonte da imagem: Sítio: “Mundinho da criança”. Disponível em: <http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/10/mapas-do-brasil-para-imprimir-e-colorir.html>.    Acesso em: 03 de abr. 2014.

 

Professor, organize os alunos em “U” e coloque no centro do grupo    um Globo Terrestre, exponha o Mapa Mundi,  o Mapa do Brasil  e  o de Minas Gerais de forma que fiquem acessíveis à todos.

Mostre o Globo Terrestre e questione: quem sabe o que é isto, ou o que representa?

Apresente os Mapas e faça os mesmos questionamentos.

Deixe que levantem hipóteses, então dialogue e explique o que os Mapas representam.

Deixe que cheguem próximos dos Mapas e do Globo para visualizarem os detalhes e encontrar o estado e o município que moram.

Para facilitar a compreensão dos alunos leve-os até o Laboratório de Informática, para que acessem imagens dos Mapas e depois localizem imagens das capitais do Brasil e do estado onde moram e de seu município.

Eles terão a oportunidade de terem acesso a conhecimentos relativos à Geografia do Brasil, capacidade de se localizar no espaço “Macro”, ou seja, mundo, país, estado e município.

 

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, ou ainda, se preferir use um projetor multimídia para projetar imagens e você vai informando os nomes dos lugares e contextualizando nos Mapas.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando com o Hino Nacional Brasileiro

 

Professor, o Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. Tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de  Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Fonte: Sítio: “Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_Nacional_Brasileiro>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

Para esta aula, retome com os alunos a aula anterior e diga-lhes que vão trabalhar com o Hino Nacional Brasileiro e que, conforme manda a tradição, ao ouvi-lo, em eventos, temos que nos portar respeitosamente, se possível de pé em posição de sentido.

Oriente seus alunos a acessarem o sítio da apresentação da música para ajudá-los a cantar, pois o Hino é extenso e pode ser difícil para acompanharem, sem o apoio áudio visuais.

 

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, a fim de que ouçam a música. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetá-la, pois vai te possibilitar interromper e retomar quando necessário.

video hino nacional

Sítio: “Hino Nacional Brasileiro oficial, ilustrado e legendado”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2HnEud_VRYY>.    Acesso em: 03 de abr. 2014.

 

Depois de assistirem a apresentação do Hino, questione:

  • O que vocês acharam da música?
  •  Quais foram os sentimentos em relação a ela?
  • O que mais chamou a atenção?
  • O que o Hino representa para os brasileiros?

 

Professor, trabalhar com a letra e a melodia do Hino Nacional Brasileiro, é uma ótima oportunidade de explorar os direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa e principalmente questões relativas a Ética e a Cidadania.

Sobre a importância de se trabalhar a música no espaço escolar você pode acessar o

 sítio “Portal do professor”, disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf>. Acesso em: 03 de abr.  2014.

 

Para maior compreensão dos termos utilizados no Hino, acesse o sítio “Hino Nacional Brasileiro”, disponível em: <http://www.hinonacionalbrasileiro.net/significado-hino-nacional.php>,  acesso em: 05 de abr. 2014.  Você poderá utilizar um data show e projetar para os alunos.

 

Entregue uma cópia da letra para cada aluno e aproveite para cantar, utilizando a postura de respeito durante a execução do Hino.

 

Hino nacional

 

Fonte: Sítio: “Império Brasil blogspot”. Disponível em: <http://imperiobrazil.blogspot.com.br/2010/08/hinos-do-brasil.html>. Acesso em: 03 de abr. 2014.

 

Em seguida, registre as atividades abaixo na lousa e peça que os alunos copiem.

(Sugestão para trabalhar a letra da música:)

 

Sistematizando

 

1)      Circule na letra do Hino as palavras que você não conhece o significado.

2)      Copie as palavras que circulou e pesquise no dicionário seus significados.

3)      Pinte entre as palavras nos quatro primeiros versos.

4)      Nos quatro primeiros versos têm ____ palavras.

5)      Complete corretamente os nomes, usando letra maiúscula ou minúscula:

 

___erço       ___rasil    ___mérica    ___ruzeiro   ___erra   ___éu

 

6)      Copie da letra da música um verso que foi usado o ponto de exclamação.

 

7)      No verso “Gigante pela própria natureza”, podemos entender que:

 

Assinale com um (X) a resposta correta.

(    ) O Brasil é um gigante que anda na natureza.

(    ) O Brasil é um país gigante porque é   grande  e  tem muitas terras.

(    ) O Brasil é um gigante que mora na mata.

 

8)      Explique qual sentimento o autor passa aos brasileiros na estrofe:

“Terra adorada

Entre outras mil

 És tu Brasil

Ó pátria amada!”

 

9)      Reescreva a frase utilizando os espaços entre as palavras corretamente:

Ohinobrasilei roémuitobonito.

_______________________________________________________ .

 

10)  Copie da letra da música duas palavras com as quantidades de sílabas relacionadas na tabela abaixo:

 

1 sílaba

2 sílabas

3 sílabas

4 sílabas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11)   Bingo de letras

Inicie a atividade perguntando aos alunos:      

  •  Quem conhece o jogo do Bingo?       
  •  Quem já jogou Bingo?       
  •  Como se joga?       
  •  Que tal fazermos um jogo do Bingo?

 

Orientações ao professor:

Confeccione cartelas de acordo com o modelo abaixo, e ofereça uma para cada aluno, com as seguintes orientações:

 

  • Escolha dezessete letras do alfabeto e escreva-as nos espaços em branco.
  • O professor vai sortear algumas letras se você tiver as letras em sua cartela, pinte-as.
  • Ganha quem preencher a cartela primeiro.

 

                             BINGO

cartela de bingo

Fonte: Imagem da própria autora.

 

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

       crianças com a bandeira        Entendendo o que é Pátria

Fonte da imagem: Sítio: ” Pra gente miúda”. Disponível em: <http://www.pragentemiuda.org/2010/10/desenhos-para-colorir-bandeira.html>.  Acesso em: 04 de abr. 2014.

 

1º momento: quebra cabeça

 

Professor tire a cópia do Mapa do Brasil, no verso dela, imprima a imagem de duas pessoas, recorte em partes formando um quebra cabeça e coloque em envelopes.

Deixe o Mapa do Brasil exposto em frente aos alunos.

 

Trabalhe em duplas.

Dê um envelope para cada dupla e oriente para que montem as imagens, deixe que resolvam se vão usar as pessoas como referência ou o Mapa do Brasil.

Depois de montarem solicite que expliquem para a turma se montaram usando as figuras humanas ou o Mapa do Brasil. Discuta com os alunos e deixe que falem qual a relação entre as duas imagens.

mapa do Brasil   casal

          

Imagem 1- mapa: Sitio: “ desenhos para colorir e pintar”. Disponível em: <http://colorirpintar.blogspot.com.br/2009/08/colorir-independencia-do-brasil.html>. Acesso em: 04 de abr. 2014.

 

Imagem 2- casal: Sitio: “ila fox”. Disponível em: <http://www.ilafox.com/2012_10_01_archive.html>.  Acesso em: 04 de abr. 2014.

 

2º momento:  Minha pátria é...

 

Ofereça para as duplas uma folha de papel para que ilustrem sua Pátria representando-a.

Ofereça revistas e papel colorido para recorte, giz de cera, cola e tesouras.

 

                                               MINHA PÁTRIA É:

O POVO QUE MORA NELA          

 

 

 

 

              

NOSSAS MATAS E FLORESTAS

 

 

 

 

 

 NOSSOS RIOS E MARES

 

 

 

 

NOSSO CÉU AZUL ANIL E AS ESTRELAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º momento: descobrindo o significado de pátria

 

Discutir o significado da palavra “Pátria”, depois apresentar a definição. Utilize a técnica da “tempestade de ideias”:

Escreva a palavra “Pátria”, no centro da lousa e escreva em volta as palavras que os alunos disserem que significa Pátria. Depois, façam uma comparação com a definição de Pátria para verem se as  ideias dos alunos se aproximaram do real significado.

 

Definição

Pátria é o país ou estado em que a pessoa nasceu (terra natal) do qual ele faz parte como cidadão.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O QUE É CIDADANIA O que é cidadania?

Fonte da imagem: Sítio: “blog da tia Tati”. Disponível em: <http://visaodigital.org/tiatati/tag/crianca-em-duvida/>.   Acesso em: 04 de abr. 2014.

 

1º momento: trabalhando com a música

Professor, trabalhe com a música “Que país é esse?”, do Legião Urbana, pois te possibilitará uma boa discussão sobre as questões sociais e o conceito de cidadania.

Considerando a faixa etária de seus alunos, sugerimos não se aprofundar nos versos que trazem questões mais abstratas para os alunos e de difícil contextualização.

Ajude-os identificando os problemas sociais presentes nos versos da música:

  • Violência;
  • Corrupção;
  • Desrespeito à cultura indígena;
  • O que entendem por cidadania.

Concluir passando o conceito na lousa e solicitar que os alunos registrem.

Cidadania é o exercício dos direitos e dos deveres civispolíticos e sociais estabelecidos na Constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.

 

legião urbana

Fonte vídeo: Sitio “YouTube”. Disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k>.  Acesso em: 04 de abr. 2014.

 

Que País É Esse?

Legião Urbana

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Fonte: Sitio: “Letras e músicas Legião Urbana”. Disponível em: <http://letras.mus.br/legiao-urbana/46973/>. Acesso em: 04 de abr. 2014.

 

2º  momento: brincando e aprendendo

Professor, organize os alunos em círculo e brinque,  a partir da discussão da música anterior.

Utilize uma garrafa no centro do grupo, gire–a e para quem ela apontar quando parar deverá falar o que devemos fazer para resolver um problema social do Brasil ou da comunidade, que será lida pela professora ou um aluno do grupo, que já tenha leitura fluente.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, esta atividade deverá ser realizada como “Atividade de casa”.

 

Ortografia

Pesquise e recorte de jornais, revistas ou livros usados: noticias e imagens que falem sobre os problemas sociais do Brasil.

 

Traga para próxima aula.

 

 

Realizando a atividade

 

Retome a “Atividade de casa” da aula anterior.

Reúna os alunos em duplas e em seguida proponha:

  • Juntem todas as imagens e reportagens que recortaram;
  • Separem as imagens das reportagens;
  • As duplas devem ir até a frente da sala de aula e colar em um painel,  previamente organizando com o título e a identificação da turma, para ser afixado no pátio da escola;
  • Depois de colarem deverão falar o motivo que escolheram aquelas imagens ou reportagem.

     

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

passeata da cidadania   Passeata da cidadania

Fonte imagem: Sítio: ”Passeata, desenho de bailarina”. Disponível em: <http://gartic.uol.com.br/bailarina/desenho-jogo/1293673339>.   Acesso em: 04 de abril.  2014.

 

Professor, combine com a direção da escola e a pedagoga, para que autorizem os alunos a fazerem uma passeata pelo pátio da escola e ou pelo seu entorno. Se considerar pertinente, realize o procedimento de consulta aos pais com antecedência, solicite apoio de outros profissionais da escola e proceda a passeata. Esta atividade além de ser muito divertida para os alunos desperta muita discussão e mobiliza a comunidade escolar para debater sobre o tema.

Para isso, organize os alunos em grupos, dê tiras grandes de papel Kraft para que cada grupo monte uma faixa e escreva um tema diferente para ser apresentado na passeata.

Professor se seus alunos ainda não conseguem sistematizar slogans, passe nos grupos e faça intervenções orientando-os.

 Temas: Denúncias sobre:

  • A violência;
  • Os problemas ambientais;
  • A corrupção;
  • A falta de assistência médica para o povo;
  • O desemprego e falta de moradia.

 

Registre a atividade, você poderá utilizar uma máquina fotográfica digital e solicitar a colaboração de algum professor que estiver te acompanhando para fazer estes registros. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize o modo  fotografar ou filmar:  WxCam clicando em: ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam).

 

crianças no computadr Criando um Blog: cidadania na escola

 

Fonte da imagem: Sítio: “Stock Illustration - Computer Kids”. Disponível em: <http://www.canstockphoto.com/computer-kids-4605507.html>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

Depois da passeata discuta com os alunos qual foi o seu objetivo e a importância de exercermos nossos direitos e deveres de cidadão.

Você também poderá sugerir que a turma criem um Blog para divulgar a passeata e os trabalhos realizados. Você poderá solicitar a colaboração do(a) “Laboratorista” ou Professor(a) de Informática, caso tenha este(a) profissional em sua escola. A seguir sugerimos alguns sítios que orientam a construção de um Blog:

 

. Recursos do Portal do Professor. Acesse o sítio disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84>. Acesso em: 05 de abr. 2014. Clic em “Produção de textos colaborativos usando internet” e depois abra: Como criar um Blog.

. Sítio: Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma?.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

. Sítio: Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278>. (Aula do Portal -  Criando um Blog.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele que corresponde ao nível dos seus alunos.

. Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related>. (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 1.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

. Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY>. (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 2.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

. Sítio: YouTube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9>. (Vídeo - Como criar um Blog.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

. Sítio: Fazendo blogs. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz texto sobre o blog da turma.). Acesso em: 05 de abr. 2014.

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno:

 

. Vídeo “cidadania para crianças”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=d-1Soy6zATY>.   Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

. Vídeo “Turma da Mônica, boas maneiras”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-M2nH8ItXU0&list=PLq8yiMkJscrWsZCXtz4qsVZS14TpIMUly>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

. Vídeo “trabalho infantil”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X4DtK4xngT0&list=PLEFCB351AC71CE26C>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

. Vídeo “aprender a aprender”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

. Vídeo “convivência”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

Sugestão de link para o professor:

 

. Sitio “Meu sonho não tem fim”. Relata projetos sociais voltados para ações cidadãs. Disponível em: <http://www.meusonhonaotemfim.org.br/projetos.asp>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

. Sitio: “R7 Canal do educador, traz um artigo interessante sobre cidadania na sala de aula”. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/cidadania-na-sala-aula.htm>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

. Sitio: “Portal do Professor MEC”. Aula Como trabalhar a cidadania com os alunos por meio da construção de regras. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34646>. Acesso em: 05 de abr. 2014.

 

. Sitio: “nre.seed.pr.gov.br”. Edição do  Caderno. Educando para cidadania. Disponível em:

<http://www.nre.seed.pr.gov.br/goioere/arquivos/File/Ed.%20Fiscal/CADERNOEDUCACAOFISCAL2.pdf>. Acesso em: 05 de abr.  2014.

Avaliação

A avaliação é parte de todo processo de aprendizagem e a metodologia de avaliação deve ser motivadora e integradora, e permitir, além de diagnosticar as dificuldades, ajudar o aluno a reformular suas hipóteses e seus saberes. Esta proposta visa além de trabalhar a consciência cidadã, discutir questões importantes da convivência social, também trabalhar os direitos de aprendizagem da Língua Portuguesa, História e Geografia. Avaliar as estratégias que envolvem a interação do aluno, pressupõe uma observação atenta e muitas vezes registros escritos em forma de produções e atividades escritas. É importante também, que a avaliação ofereça suporte para que você faça constantes intervenções e foque seu trabalho no desenvolvimento de uma aprendizagem  holística.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.