02/09/2009
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Essa aula tem por objetivos: estimular a reutilização de materiais, que geralmente vão direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre são interessantes, divertidos e mais duráveis; experimentar o prazer em construir seu próprio brinquedo exercitando a criatividade, partilhando com os colegas as habilidades e dificuldades e ajudando o outro nesse processo de construção; conhecer o jogo de damas praticado no Brasil e suas variações em outros países do mundo.
Não são obrigatórios outros conhecimentos tratados pelo prof. para a realização desta aula.
qualquer espaço que permita a construção de brinquedos. É interessante variar os espaços ocupados pelas crianças durante a permanência na escola, então, caso não seja um dificultador para o professor, recomenda-se a realização da aula nos espaços geralmente ocupados pelas aulas de Educação Física.
24 tampinhas de garrafas pet em 2 cores diferentes para cada tabuleiro de damas (lembre-se de que precisa pedir esses materiais com certa antecedência para os alunos); um pedaço quadrado (4 lados iguais) de caixa de papelão; tinta guache em duas cores e pincel; um copo com água para limpeza dos pincéis; lápis comum, borracha, régua, canetinhas (opcional).
Dividir a turma em duplas. Para cada dupla, distribuir um pedaço de papelão cortado em formato de um quadrado, com mais ou menos 30cm X 30cm, que servirá de tabuleiro para o jogo de damas. Pedir que as crianças tracem, na largura aproximada da régua, de um lado a outro do tabuleiro, oito espaços no sentido vertical, de cima para baixo. (aprox. 20min.).
Obs.: é recomendável que tracem o tabuleiro a lápis, permitindo que possam desmanchar, refazer, remarcar, etc.
Fazer os mesmos 8 traços dividindo o tabuleiro, mas, agora, no sentido horizontal, da esquerda para a direita.
(aprox. 5min.).
Atividade 3: decorando o tabuleiro
Com o traçado pronto, com pincel tinta, pintar cada quadradinho de uma cor, intercalando-os tanto no sentido horizontal quanto no vertical. Para facilitar, você pode pedir que as crianças façam alguma marca nos quadros que serão pintados da mesma cor. Os quadros que sobrarem, poderão ficar sem colorir ou poderão ser pintados com outra cor disponível. (aprox. 20min.).
Distribuir 12 tampinhas de garrafas pet de cada cor para cada dupla de alunos. Para tornar o jogo mais divertido, você pode pedir que as crianças personalizem as tampinhas, fazendo desenhos como estrelas, bolinhas, carinhas (tipo smile), etc. Deixe a criatividade das crianças guiar a confecção do brinquedo. (aprox. 20min.).
fonte:http://1.bp.blogspot.com/_1_KSZmRJTAA/ShYmfGaUoUI/AAAAAAAAAA0/-5QuyVAvUU8/s400/imagem4.bmp
Trabalhar as regras do jogo de damas com as crianças, começando pela disposição inicial das peças no tabuleiro, sempre utilizando, para os movimentos das peças, uma única cor. Veja na figura:
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Draughts.svg
As regras podem ser encontradas em diversos sites, livros, revistas, etc. Aqui está uma boa referência com possibilidades de ampliação das formas de jogar desenvolvidas em outros países, http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas. Além do Brasil, o site traz figuras, mudanças nas regras, etc em países como Portugal, Rússia, Itália, Turquia, Inglaterra. (aprox. 35min.).
Além do papelão pode-se utilizar E.V.A, papel colorido, peças em madeira para a construção do tabuleiro. Para as peças, pode-se utilizar botões, pedrinhas, moedas, grãos (dê preferência aos maiores), ou fazer as peças em qualquer outro material, com formato de círculos ou outro.
Você deve avaliar o envolvimento e a participação dos alunos em cada um dos processos que constituem a aula, desde a busca por materiais, passando pela construção do brinquedo, indo até a prática do jogo. Vale lembrar que o objetivo principal da aula não é fazer com que cada um traga seus próprios materiais e que aprendam todas as variações do jogo em uma aula. Mas, é importante estimular a parceria, a troca de materiais e de idéias entre as crianças, a ajuda para a construção do brinquedo, a partilha do brinquedo, etc. Também é interessante que você, professor, combine com os alunos com quem ficará o jogo, sugerindo que faça parte dos materiais da escola, da sala e /ou da Educação Física.
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/04/2015
Cinco estrelasexcelente ideia
08/06/2013
Cinco estrelasSou educadora do Projeto EDUCAR PARA MUDAR,na cida de de ARUJÁ e achei maravilhosa a confecção da dama com materiais recicáveis precisamos de mais ideia assim.
06/10/2011
Cinco estrelasadoro os desafios e as infinitas possibilidades do jogo de damas, e o melhor a parceria com o professor de matemática na confecção do tabuleiro.é onde o aluno pode ser frustrado no ganhar ou perder, preparando-o para a vida.
25/05/2011
Quatro estrelasmuito interesssante,as vezes o professor desconhece esta ferramenta do portal do professor que pode ajudar muito no planejamento das aulas.
17/02/2011
Quatro estrelasSó acho q faltou a organização de um torneio ao final do processo.
16/02/2011
Quatro estrelasOla! Estou iniciando no Portal, que está me parecendo melhor que outras ferramentas que uso...e Parabéns pelo trabalho com o jogo de Damas; tenho realizado algumas aulas dessa forma, até pq mtas vezes não dispomos de tabuleiros e peças para toda a turma, então peço como tarefa que produzem um tabuleiro com material diverso, cores...deixando que desenvolvam sua criatividade e utilizamos com tampinhas de garrafa fazendo uma campanha para que tragam para a escola. Até mais!
03/11/2010
Cinco estrelasExcelente, precisamos divulgar estas atividades para os demais colegas, uma vez que muitos não sabem da existência deste portal tão rico e tão apaixonante.
20/08/2010
Cinco estrelasBom dia quero primeiramente parabenizar por sua criatividade, adorei a brincadeira e com certeza irei desenvolver em minhas aulas pois percebir o quanto ela desnvolve a capacidade intelectual e as habilidades dos alunos bem como desperta o prazer pelo brinquedo como ferramenta essencial na aprendizagem, Faço aqui uma observação importante essa brincadeira é interessante pois tanto meninos e meninas especiais podem brincar de forma lúdica e prazerosa sem risco algum.
23/07/2010
Quatro estrelasEsta aula é muito prazeirosa para as crianças do ensino fundametal, pois ajuda a trabalhar a criatividade das mesmas, parte cognitiva e social. Uma opção de aula: para alunos de 9º ano fazer o tabuleiro e as peças de xadrez e dominó. adorei sua ideia parabens pela criatividade
16/07/2010
Cinco estrelasADOREI ESTE TRABALHO.
22/05/2010
Cinco estrelasMUITO BOA ESSA IDEIA!
16/04/2010
Cinco estrelasMuito interessante, pois alem de reciclar materias, e estimular o raciocinio de nossos alunos, podemos aproveitar para qualificar as relaçoes interpessoais e conhecimento de outros povos.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante esta aula, os alunos ficam bem interessados em confeccionar seus tabuleiros. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasDe fato excelente, maravilhoso. Adorei. Parabéns!
24/03/2010
Três estrelasMuito boa a sugestão da aula, vá fazendo desafios( coloque nos de países, estados, cidades esportes, para cada mudanças das peças) com os alunos, chegando até a sugestão da aula do jogode xadrez com os alunos.