Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de tabuleiro: a dama pelo mundo.

 

02/09/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula tem por objetivos: estimular a reutilização de materiais, que geralmente vão direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre são interessantes, divertidos e mais duráveis; experimentar o prazer em construir seu próprio brinquedo exercitando a criatividade, partilhando com os colegas as habilidades e dificuldades e ajudando o outro nesse processo de construção; conhecer o jogo de damas praticado no Brasil e suas variações em outros países do mundo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são obrigatórios outros conhecimentos tratados pelo prof. para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula
Espaço:

qualquer espaço que permita a construção de brinquedos. É interessante variar os espaços ocupados pelas crianças durante a permanência na escola, então, caso não seja um dificultador para o professor, recomenda-se a realização da aula nos espaços geralmente ocupados pelas aulas de Educação Física.

Materiais:

24 tampinhas de garrafas pet em 2 cores diferentes para cada tabuleiro de damas (lembre-se de que precisa pedir esses materiais com certa antecedência para os alunos); um pedaço quadrado (4 lados iguais) de caixa de papelão; tinta guache em duas cores e pincel; um copo com água para limpeza dos pincéis; lápis comum, borracha, régua, canetinhas (opcional).

Atividade 1: marcando o tabuleiro


Dividir a turma em duplas. Para cada dupla, distribuir um pedaço de papelão cortado em formato de um quadrado, com mais ou menos 30cm X 30cm, que servirá de tabuleiro para o jogo de damas. Pedir que as crianças tracem, na largura aproximada da régua, de um lado a outro do tabuleiro, oito espaços no sentido vertical, de cima para baixo. (aprox. 20min.).

Obs.: é recomendável que tracem o tabuleiro a lápis, permitindo que possam desmanchar, refazer, remarcar, etc.

Atividade 2: ainda marcando o tabuleiro


Fazer os mesmos 8 traços dividindo o tabuleiro, mas, agora, no sentido horizontal, da esquerda para a direita.
(aprox. 5min.).

Atividade 3: decorando o tabuleiro
Com o traçado pronto, com pincel tinta, pintar cada quadradinho de uma cor, intercalando-os tanto no sentido horizontal quanto no vertical. Para facilitar, você pode pedir que as crianças façam alguma marca nos quadros que serão pintados da mesma cor. Os quadros que sobrarem, poderão ficar sem colorir ou poderão ser pintados com outra cor disponível. (aprox. 20min.).

Atividade 4: fazendo as peças


Distribuir 12 tampinhas de garrafas pet de cada cor para cada dupla de alunos. Para tornar o jogo mais divertido, você pode pedir que as crianças personalizem as tampinhas, fazendo desenhos como estrelas, bolinhas, carinhas (tipo smile), etc. Deixe a criatividade das crianças guiar a confecção do brinquedo. (aprox. 20min.).

fonte:http://1.bp.blogspot.com/_1_KSZmRJTAA/ShYmfGaUoUI/AAAAAAAAAA0/-5QuyVAvUU8/s400/imagem4.bmp

Atividade 5: jogando o jogo de damas


Trabalhar as regras do jogo de damas com as crianças, começando pela disposição inicial das peças no tabuleiro, sempre utilizando, para os movimentos das peças, uma única cor. Veja na figura:

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Draughts.svg

As regras podem ser encontradas em diversos sites, livros, revistas, etc. Aqui está uma boa referência com possibilidades de ampliação das formas de jogar desenvolvidas em outros países, http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas. Além do Brasil, o site traz figuras, mudanças nas regras, etc em países como Portugal, Rússia, Itália, Turquia, Inglaterra. (aprox. 35min.).

Recursos Complementares

Além do papelão pode-se utilizar E.V.A, papel colorido, peças em madeira para a construção do tabuleiro. Para as peças, pode-se utilizar botões, pedrinhas, moedas, grãos (dê preferência aos maiores), ou fazer as peças em qualquer outro material, com formato de círculos ou outro.

Avaliação

Você deve avaliar o envolvimento e a participação dos alunos em cada um dos processos que constituem a aula, desde a busca por materiais, passando pela construção do brinquedo, indo até a prática do jogo. Vale lembrar que o objetivo principal da aula não é fazer com que cada um traga seus próprios materiais e que aprendam todas as variações do jogo em uma aula. Mas, é importante estimular a parceria, a troca de materiais e de idéias entre as crianças, a ajuda para a construção do brinquedo, a partilha do brinquedo, etc. Também é interessante que você, professor, combine com os alunos com quem ficará o jogo, sugerindo que faça parte dos materiais da escola, da sala e /ou da Educação Física.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 9/15 - 60%
  • Quatro estrelas 5/15 - 33.33%
  • Três estrelas 1/15 - 6.67%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marcia Martins, EMEF MADALENA CORREA , Amazonas - disse:
    marciajeffres@yahoo.com.br

    06/04/2015

    Cinco estrelas

    excelente ideia


  • ARLETE SAM, Ong "PROFº FRANCISCO ALVES SARAIVA" , São Paulo - disse:
    arletejk@hotmail.com

    08/06/2013

    Cinco estrelas

    Sou educadora do Projeto EDUCAR PARA MUDAR,na cida de de ARUJÁ e achei maravilhosa a confecção da dama com materiais recicáveis precisamos de mais ideia assim.


  • Otacílio Duarte, Colegio Estadual Otaviano s Caldas , Goiás - disse:
    otacilioduartelab@hotmail.com

    06/10/2011

    Cinco estrelas

    adoro os desafios e as infinitas possibilidades do jogo de damas, e o melhor a parceria com o professor de matemática na confecção do tabuleiro.é onde o aluno pode ser frustrado no ganhar ou perder, preparando-o para a vida.


  • julio, Escola Estadual João Rogélio Scuertz , Roraima - disse:
    jos.julio@hotimail.com

    25/05/2011

    Quatro estrelas

    muito interesssante,as vezes o professor desconhece esta ferramenta do portal do professor que pode ajudar muito no planejamento das aulas.


  • susana lopes vidigal, E E E F AMAZONAS DE FIGUEIREDO , Pará - disse:
    susanalopes.lopes@gmail.com

    17/02/2011

    Quatro estrelas

    Só acho q faltou a organização de um torneio ao final do processo.


  • Anelise Beatriz Gamba, CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL VEREADOR SANTA , Santa Catarina - disse:
    ab.gamba@uol.com.br

    16/02/2011

    Quatro estrelas

    Ola! Estou iniciando no Portal, que está me parecendo melhor que outras ferramentas que uso...e Parabéns pelo trabalho com o jogo de Damas; tenho realizado algumas aulas dessa forma, até pq mtas vezes não dispomos de tabuleiros e peças para toda a turma, então peço como tarefa que produzem um tabuleiro com material diverso, cores...deixando que desenvolvam sua criatividade e utilizamos com tampinhas de garrafa fazendo uma campanha para que tragam para a escola. Até mais!


  • Antônio Vicente Júnior, ESCOLA DEPUTADO OSCAR CARNEIRO , Pernambuco - disse:
    avj2@uol.com.br

    03/11/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, precisamos divulgar estas atividades para os demais colegas, uma vez que muitos não sabem da existência deste portal tão rico e tão apaixonante.


  • francisco edgle tavares coelho, MANUEL MATOSO FILHO EEM , Ceará - disse:
    edglefutsal@hotmail.com

    20/08/2010

    Cinco estrelas

    Bom dia quero primeiramente parabenizar por sua criatividade, adorei a brincadeira e com certeza irei desenvolver em minhas aulas pois percebir o quanto ela desnvolve a capacidade intelectual e as habilidades dos alunos bem como desperta o prazer pelo brinquedo como ferramenta essencial na aprendizagem, Faço aqui uma observação importante essa brincadeira é interessante pois tanto meninos e meninas especiais podem brincar de forma lúdica e prazerosa sem risco algum.


  • Carla Manuella Geroncio da Silva, EM BARJAS NEGRI , Piauí - disse:
    carlarmca@hotmail.com

    23/07/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula é muito prazeirosa para as crianças do ensino fundametal, pois ajuda a trabalhar a criatividade das mesmas, parte cognitiva e social. Uma opção de aula: para alunos de 9º ano fazer o tabuleiro e as peças de xadrez e dominó. adorei sua ideia parabens pela criatividade


  • WELERSON GONÇALVES CARVALHO, EE JOAO RODRIGUES DA SILVA , Minas Gerais - disse:
    welerson.carvalho@itambe.com.br

    16/07/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI ESTE TRABALHO.


  • GERLANE BARBOSA DA SILVA, Faculdade de Educação Superior de Timbaúba , Pernambuco - disse:
    ANE3110@HOTMAIL.COM

    22/05/2010

    Cinco estrelas

    MUITO BOA ESSA IDEIA!


  • marle da rocha mejia, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Rio Grande do Sul - disse:
    marro_mej@hotmail.com

    16/04/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante, pois alem de reciclar materias, e estimular o raciocinio de nossos alunos, podemos aproveitar para qualificar as relaçoes interpessoais e conhecimento de outros povos.


  • eduardo barros silva, EEEFM JUSCELINO KUBITSCHEK , Rondônia - disse:
    profedubarros@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante esta aula, os alunos ficam bem interessados em confeccionar seus tabuleiros. Parabéns.


  • josivan melo da silva, Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel , Rio Grande do Norte - disse:
    rhuannmelo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    De fato excelente, maravilhoso. Adorei. Parabéns!


  • mariadocarmo, EMEF ProfªMaria Celina W.de Asssis , São Paulo - disse:
    mariadcferreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito boa a sugestão da aula, vá fazendo desafios( coloque nos de países, estados, cidades esportes, para cada mudanças das peças) com os alunos, chegando até a sugestão da aula do jogode xadrez com os alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.