Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Limerique: uma forma divertida de aprender sobre gênero textual

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o gênero textual Limerique;
  • Estabelecer relações entre as imagens e os textos;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Produzir Limeriques;
  • Compreender a estrutura de um Limerique;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais, a partir da realização de uma atividade;
  • Desenvolver atitudes de interação e de colaboração em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios. Este gênero textual: Limerique, será apresentado aos alunos no decorrer das atividades propostas neste planejamento.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse o Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 13 de maio 2014.

Ressaltamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem um trabalho voltado para a diversidade de gêneros textuais. Segundo os PCNs, a leitura tem sido objeto de ensino nas escolas e para que se torne em objeto de aprendizagem é preciso que a mesma faça sentido para o aluno, acrescenta ainda que: “como se trata de uma prática social complexa, se a escola pretende converter a leitura em objeto de aprendizagem deve preservar sua natureza e complexidade, sem descaracterizá-la. Isso significa trabalhar com a diversidade de textos e de combinação entre eles. Significa trabalhar com a diversidade de objetivos e modalidades que caracteriza a leitura, ou seja, os diferentes ‘para quês’[...]”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília MEC/SEF, v. 2, p. 54, 1997.).

Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca da escrita de Limeriques. Trata-se de um gênero poético pouco conhecido, mas que, por seu caráter breve e bem-humorado, costuma despertar interesse dos alunos.

                                                                                                    

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Introduzindo o tema

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel”. Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 13 de maio 2014.

 

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo para você saber se eles conhecem o significado da palavra Limerique.                                                                                                 

Questione a turma:

  • Vocês já ouviram falar a palavra Limerique?
  • O que vocês acham que significa Limerique?

Ouça as ideias da turma e em seguida, leia um Limerique para a turma. Peça aos alunos que atentem a estrutura desse tipo de texto. Você poderá utilizar os apresentados nos sítios a seguir:

Sítio: “Prêmio Tatiana Belinky”.  Disponível em: <http://portalpanapana.com.br/premio/site/?page_id=11>. Acesso em: 13 de maio 2014. (Aproveite para apresentar a autora por meio da biografia disponibilizada neste endereço eletrônico.).

 

Limerique

 

Você também poderá utilizar: Sítio: “Brincadeiras literárias”. Disponível em: <http://brincadeirasliterarias.blogspot.com.br/2013/06/a-estrela-da-tatiana.html>. Acesso em: 13 de maio 2014.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar a imagem com os Limeriques.

Importante: Leia os Limeriques para os alunos. É importante que eles tenham um leitor experiente para motivá-los, assim, eles perceberão as rimas, o humor e as maluquices de cada texto. Em seguida, peça que eles leiam em voz alta e/ou silenciosa.

Se preferir, você poderá produzir cartazes com alguns Limeriques e deixá-los afixados na sala de aula.

Questione novamente:

  • Vocês descobriram alguma coisa sobre os Limeriques?
  • Como eles foram escritos?
  • Quantos versos têm estes Limeriques? E quantas estrofes? (Professor, se você ainda não trabalhou estruturas de um poema, poderá utilizar a aula: “Poema: verso, estrofe, rima, ritmo”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51886>.  Acesso em: 13 de maio 2014.

Neste momento é importante que os alunos saibam que Limerique é um poema curto com apenas uma estrofe e cinco versos rimados.  Contam histórias que caracterizam pelo humor, pelas situações maliciosas e engraçadas.

Aproveite para dar informações sobre quem começou a escrever Limeriques, o inglês Edward Lear. Você poderá utilizar a referência: AMARANTE, Dirce Waltrick. Imagem e forma: dois aspectos dos Limericks de Edward Lear. Cadernos de Literatura em Tradução. São Paulo, 2005, n.6, p.45-49. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/clt/article/view/49388/53462 >.

 Ou Sítio: “Estadão Cultura”. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,edward-lear-dois-seculos-de-nonsense,895006,0.htm >. Acesso em: 13 de maio 2014.

Ao terminar esta etapa possibilite um momento de diálogo em que os alunos possam relatar o que descobriram sobre Limeriques. Sonde a respeito do que acharam da atividade.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Marchinhascarnaval6       Trabalhando com Limeriques

 

Retome a atividade anterior relembrando as características de um Limerique.

Logo após, convide os alunos para conhecerem um pouco mais sobre este gênero textual.

Informe que no Brasil, alguns escritores também escrevem Limeriques. É o caso, por exemplo, da já citada Tatiana Belinky. Apresente um Limerique escrito por ela.

Apresente também, um escrito por Eward Lear.

Você poderá registrar na lousa os poemas a seguir e pedir que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa.

 

Limerique 1

Um homem caiu num buraco

no qual já estava um macaco.

Criou-se então

a tal situação:

brigaram quais gatos no saco.

Fonte: BELINKY, Tatiana. Limeriques. São Paulo: FTD, 1987, p. 11.

 

Limerique 2

No comprido nariz desse senhor,

passarinhos adoravam se por,

mas iam todos se embora

quando acham que era a hora,

aliviando o nariz desse senhor.

 

Fonte: LEAR, Edward. Adeus, ponta do meu nariz! Trad. Marcos Maffei. São Paulo: Hedra, 2003. Disponível em: <http://www.laripaschoal.com.br/docs/palavrorio_baixa.pdf>.  Acesso em: 14 de maio 2014.

 

Leia os Limeriques com os alunos, ressaltando que a leitura de um poema é diferente da leitura de outros textos: o final dos versos marca uma pausa e as rimas contribuem para o ritmo. Em um primeiro momento, você deve ser o modelo de leitor para que os alunos percebam o ritmo e a musicalidade. Ler o poema em voz alta é um trabalho de interpretação, e cada intérprete, ao ler, empresta ao poema muito de sua sensibilidade.

 

Depois da leitura, dialogue com os alunos fazendo uma interpretação oral dos textos.

Questione:

  • Estes poemas são tristes ou engraçados?
  • Eles falam de coisas possíveis ou impossíveis de acontecer?
  • Vocês já viram algum nariz tão grande que possa ser usado para pássaros pousar?
  • O que vocês entenderam sobre: brigaram quais gatos no saco.
  • Vocês já ouviram falar que alguém briga como gato no saco?

Para finalizar, peça que os alunos ilustrem cada um dos Limeriques. Dê um tempo para que socializem suas produções.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano    Fazendo leituras...

 

Professor, retome os Limeriques utilizados na aula anterior.

Informe aos alunos que o absurdo é uma das características desse gênero textual.

Depois, proponha a leitura de outros Limeriques.

Leve a turma ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.

Utilize o texto a seguir.

Limerique   “O mundo divertido e absurdo dos Limeriques”.

Fonte: Sítio: “Escola Kids” Disponível em: <http://www.escolakids.com/o-mundo-divertido-e-absurdo-dos-limeriques.htm>.  Acesso em: 14 de maio 2014.

 

O solo e a suade do ser humano    Trabalhando com o texto

Após a realização da leitura do texto, converse com os alunos sobre as características dos Limeriques. Verifique o que a turma entendeu do exemplo citado no texto, por meio de perguntas como:

  • Quais eram as personagens do Limerique?
  • O que significa velha coroca?
  • Que animal a velha estava preparando?
  • Por que os outros animais resolveram ir para a toca?
  • Será que esta situação poderia acontecer na vida real?

 

Após verificar se os alunos compreenderam o poema, discuta também com eles os elementos da fantasia presentes nele.

Apresente ainda, outros dados sobre Limeriques. Peça que os alunos acessem o sítio “educar para crescer” Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/limerique/ >. Acesso em: 26 de maio 2014.

Por meio dele, será possível aprender como escrever um Limerique, além de dicas de como fazer para se inspirar par produzi-los.

Finalize a atividade propondo aos alunos que digam o que acharam. É importante que justifiquem suas respostas.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Produção de poema

A tarefa agora é escrever Limeriques.

Relembre com a turma estas informações sobre os Limeriques:

  • Contam histórias. São divertidos, engraçados, possuem situações absurdas.
  • Têm cinco versos: o primeiro, o segundo e o quinto terminam com a mesma rima; o terceiro e o quarto são mais curtos e rimam de um jeito diferente dos outros.

Sugestão: Professor, você poderá confeccionar um cartaz dando dicas de como escrever um Limerique. Se quiser, poderá utilizar um dos exemplos citados neste planejamento, veja:

 

Limerique

Fonte: Acervo da autora.

 

O solo e a suade do ser humano       Como produzir o poema

Professor, você poderá propor que os alunos produzam os Limeriques individualmente ou em duplas. Salientamos que é importante ficar atenta a alguns itens para selecionar esses agrupamentos como, por exemplo, alunos mais experientes na escrita com alunos menos experientes. Assim você garante um equilíbrio maior nas produções e proporciona que os alunos tenham uma maior autonomia para produzir o texto.

Peça que antes de produzirem o texto, pensem e conversem entre si sobre: a temática que irão escrever; em palavras relacionadas ao tema e rimas que poderão utilizar. Isto facilitará a produção. Se você quiser poderá sugerir que os alunos pensem a partir do preenchimento do quadro a seguir:

 

Tema do Limerique Palavras relacionadas ao tema Rimas que poderão ser feitas com essas palavras

 

 

   

 

Com as ideias expostas é só iniciar a produção. Solicite que ilustrem o texto.

Professor, durante a realização da atividade caminhe entre os grupos, observando aqueles que têm mais ou menos facilidade em resolver as instruções apresentadas, faça questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes. Auxilie tirando dúvidas.

Ao final, organize uma roda de conversa para que todos possam apresentar suas produções. Pergunte aos alunos o que acharam da atividade, o que foi fácil, o que foi difícil, o que foi possível aprender. Também dê oportunidade para os colegas dar suas opiniões sobre o trabalho de cada equipe.

 

Outras possibilidades:

 

Possibilidade 1

Produção de um texto coletivo. Solicite que a turma pense em temas que gostariam de utilizar para a elaboração e faça uma lista na lousa da sala. Depois, realize com os alunos, uma votação para que um único tema seja definido e escrever a produção coletiva.

Durante a produção questione os alunos quanto à estrutura que devem utilizar para organizar o texto e como deverão utilizar as rimas, pois o Limerique tem uma característica muito própria da composição das rimas. Vale também orientá-los na criação da história, sempre retomando os Limeriques lidos pela turma.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet.

Para ilustrar o texto utilize o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

 

Possibilidade 2

Socializando: sarau com Limeriques

Organize um sarau de Limeriques. Proponha que os alunos memorizem o que eles produziram e depois, apresente para turma e/o para convidados, por exemplo, alunos de outras classes ou familiares.

Observação: A declamação dos Limeriques deve ser ensaiada para que consigam ler com ritmo e entonação. Explique que declamar um poema não é somente lê-lo em voz alta, mas interpretá-lo. Desta forma, precisam ensaiar a leitura, encontrar as pausas adequadas no final dos versos, marcar as rimas e atribuir maior emoção.

Aproveite este momento para trabalhar com diferentes gêneros textuais, tais como:

  • Cartazes para divulgar o evento;
  • Convites para os familiares ou colegas de outras salas;
  • E-mail para os colegas e convidados divulgando o evento;
  • Lista de convidados;
  • Solicitação de autorização da direção da escola para realização do evento;
  • Dentre outros.
Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno:

Sítio: “Limeriques”. Disponível em: < http://conectasabin-limeriques.blogspot.com.br/>.  Acesso em: 13 de maio 2014.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em:<http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/dez-livros-limerique-738979.shtml>. Acesso em: 13 de maio 2014.

Sítio: “Escrito e falado”. Disponível em: <http://dicasdeportugues.com/o-que-sao-limeriques/ >. Acesso em: 23 de jul. 2013.

Sugestões de referências para alunos e professores

BELINK, Tatiana. Limeriques. São Paulo: FTD, 1987.

BELINK, Tatiana. Desatreliques. Rio de Janeiro: José Oympio, 2000.

LEAR, Edward. Adeus, ponta do meu nariz! Trad. Marcos Maffei. São Paulo: Hedra, 2002.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do que seja Limerique. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: ler Limeriques de forma autônoma ou com ajuda; estabelecer relações entre as imagens e os textos; produzir Limeriques e compreender sua estrutura, além de  interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Registre suas observações para que sirvam como parâmetro para seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Delize Aparecida campos, E. M. Amanda Carneiro Teixeira , Minas Gerais - disse:
    delizecampos@gmail.com

    13/07/2014

    Cinco estrelas

    Adorei, achei uma aula diferente e que abre novas possibilidades para prática pedagógica. Vou sugerir para minhas professoras.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.