19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios. Este gênero textual: Limerique, será apresentado aos alunos no decorrer das atividades propostas neste planejamento.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse o Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 13 de maio 2014.
Ressaltamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem um trabalho voltado para a diversidade de gêneros textuais. Segundo os PCNs, a leitura tem sido objeto de ensino nas escolas e para que se torne em objeto de aprendizagem é preciso que a mesma faça sentido para o aluno, acrescenta ainda que: “como se trata de uma prática social complexa, se a escola pretende converter a leitura em objeto de aprendizagem deve preservar sua natureza e complexidade, sem descaracterizá-la. Isso significa trabalhar com a diversidade de textos e de combinação entre eles. Significa trabalhar com a diversidade de objetivos e modalidades que caracteriza a leitura, ou seja, os diferentes ‘para quês’[...]”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília MEC/SEF, v. 2, p. 54, 1997.).
Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca da escrita de Limeriques. Trata-se de um gênero poético pouco conhecido, mas que, por seu caráter breve e bem-humorado, costuma despertar interesse dos alunos.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel”. Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 13 de maio 2014.
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo para você saber se eles conhecem o significado da palavra Limerique.
Questione a turma:
Ouça as ideias da turma e em seguida, leia um Limerique para a turma. Peça aos alunos que atentem a estrutura desse tipo de texto. Você poderá utilizar os apresentados nos sítios a seguir:
Sítio: “Prêmio Tatiana Belinky”. Disponível em: <http://portalpanapana.com.br/premio/site/?page_id=11>. Acesso em: 13 de maio 2014. (Aproveite para apresentar a autora por meio da biografia disponibilizada neste endereço eletrônico.).
Você também poderá utilizar: Sítio: “Brincadeiras literárias”. Disponível em: <http://brincadeirasliterarias.blogspot.com.br/2013/06/a-estrela-da-tatiana.html>. Acesso em: 13 de maio 2014.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar a imagem com os Limeriques.
Importante: Leia os Limeriques para os alunos. É importante que eles tenham um leitor experiente para motivá-los, assim, eles perceberão as rimas, o humor e as maluquices de cada texto. Em seguida, peça que eles leiam em voz alta e/ou silenciosa.
Se preferir, você poderá produzir cartazes com alguns Limeriques e deixá-los afixados na sala de aula.
Questione novamente:
Neste momento é importante que os alunos saibam que Limerique é um poema curto com apenas uma estrofe e cinco versos rimados. Contam histórias que caracterizam pelo humor, pelas situações maliciosas e engraçadas. Aproveite para dar informações sobre quem começou a escrever Limeriques, o inglês Edward Lear. Você poderá utilizar a referência: AMARANTE, Dirce Waltrick. Imagem e forma: dois aspectos dos Limericks de Edward Lear. Cadernos de Literatura em Tradução. São Paulo, 2005, n.6, p.45-49. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/clt/article/view/49388/53462 >. Ou Sítio: “Estadão Cultura”. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,edward-lear-dois-seculos-de-nonsense,895006,0.htm >. Acesso em: 13 de maio 2014. |
Ao terminar esta etapa possibilite um momento de diálogo em que os alunos possam relatar o que descobriram sobre Limeriques. Sonde a respeito do que acharam da atividade.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com Limeriques
Retome a atividade anterior relembrando as características de um Limerique.
Logo após, convide os alunos para conhecerem um pouco mais sobre este gênero textual.
Informe que no Brasil, alguns escritores também escrevem Limeriques. É o caso, por exemplo, da já citada Tatiana Belinky. Apresente um Limerique escrito por ela.
Apresente também, um escrito por Eward Lear.
Você poderá registrar na lousa os poemas a seguir e pedir que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa.
Limerique 1
Um homem caiu num buraco
no qual já estava um macaco.
Criou-se então
a tal situação:
brigaram quais gatos no saco.
Fonte: BELINKY, Tatiana. Limeriques. São Paulo: FTD, 1987, p. 11.
Limerique 2
No comprido nariz desse senhor,
passarinhos adoravam se por,
mas iam todos se embora
quando acham que era a hora,
aliviando o nariz desse senhor.
Fonte: LEAR, Edward. Adeus, ponta do meu nariz! Trad. Marcos Maffei. São Paulo: Hedra, 2003. Disponível em: <http://www.laripaschoal.com.br/docs/palavrorio_baixa.pdf>. Acesso em: 14 de maio 2014.
Leia os Limeriques com os alunos, ressaltando que a leitura de um poema é diferente da leitura de outros textos: o final dos versos marca uma pausa e as rimas contribuem para o ritmo. Em um primeiro momento, você deve ser o modelo de leitor para que os alunos percebam o ritmo e a musicalidade. Ler o poema em voz alta é um trabalho de interpretação, e cada intérprete, ao ler, empresta ao poema muito de sua sensibilidade. |
Depois da leitura, dialogue com os alunos fazendo uma interpretação oral dos textos.
Questione:
Para finalizar, peça que os alunos ilustrem cada um dos Limeriques. Dê um tempo para que socializem suas produções.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fazendo leituras...
Professor, retome os Limeriques utilizados na aula anterior.
Informe aos alunos que o absurdo é uma das características desse gênero textual.
Depois, proponha a leitura de outros Limeriques.
Leve a turma ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.
Utilize o texto a seguir.
“O mundo divertido e absurdo dos Limeriques”.
Fonte: Sítio: “Escola Kids” Disponível em: <http://www.escolakids.com/o-mundo-divertido-e-absurdo-dos-limeriques.htm>. Acesso em: 14 de maio 2014.
Trabalhando com o texto
Após a realização da leitura do texto, converse com os alunos sobre as características dos Limeriques. Verifique o que a turma entendeu do exemplo citado no texto, por meio de perguntas como:
Após verificar se os alunos compreenderam o poema, discuta também com eles os elementos da fantasia presentes nele.
Apresente ainda, outros dados sobre Limeriques. Peça que os alunos acessem o sítio “educar para crescer” Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/limerique/ >. Acesso em: 26 de maio 2014.
Por meio dele, será possível aprender como escrever um Limerique, além de dicas de como fazer para se inspirar par produzi-los.
Finalize a atividade propondo aos alunos que digam o que acharam. É importante que justifiquem suas respostas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produção de poema
A tarefa agora é escrever Limeriques.
Relembre com a turma estas informações sobre os Limeriques:
|
Sugestão: Professor, você poderá confeccionar um cartaz dando dicas de como escrever um Limerique. Se quiser, poderá utilizar um dos exemplos citados neste planejamento, veja:
Fonte: Acervo da autora.
Como produzir o poema
Professor, você poderá propor que os alunos produzam os Limeriques individualmente ou em duplas. Salientamos que é importante ficar atenta a alguns itens para selecionar esses agrupamentos como, por exemplo, alunos mais experientes na escrita com alunos menos experientes. Assim você garante um equilíbrio maior nas produções e proporciona que os alunos tenham uma maior autonomia para produzir o texto.
Peça que antes de produzirem o texto, pensem e conversem entre si sobre: a temática que irão escrever; em palavras relacionadas ao tema e rimas que poderão utilizar. Isto facilitará a produção. Se você quiser poderá sugerir que os alunos pensem a partir do preenchimento do quadro a seguir:
Tema do Limerique | Palavras relacionadas ao tema | Rimas que poderão ser feitas com essas palavras |
|
Com as ideias expostas é só iniciar a produção. Solicite que ilustrem o texto.
Professor, durante a realização da atividade caminhe entre os grupos, observando aqueles que têm mais ou menos facilidade em resolver as instruções apresentadas, faça questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes. Auxilie tirando dúvidas.
Ao final, organize uma roda de conversa para que todos possam apresentar suas produções. Pergunte aos alunos o que acharam da atividade, o que foi fácil, o que foi difícil, o que foi possível aprender. Também dê oportunidade para os colegas dar suas opiniões sobre o trabalho de cada equipe.
Outras possibilidades:
Possibilidade 1
Produção de um texto coletivo. Solicite que a turma pense em temas que gostariam de utilizar para a elaboração e faça uma lista na lousa da sala. Depois, realize com os alunos, uma votação para que um único tema seja definido e escrever a produção coletiva.
Durante a produção questione os alunos quanto à estrutura que devem utilizar para organizar o texto e como deverão utilizar as rimas, pois o Limerique tem uma característica muito própria da composição das rimas. Vale também orientá-los na criação da história, sempre retomando os Limeriques lidos pela turma.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet.
Para ilustrar o texto utilize o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).
Possibilidade 2
Socializando: sarau com Limeriques
Organize um sarau de Limeriques. Proponha que os alunos memorizem o que eles produziram e depois, apresente para turma e/o para convidados, por exemplo, alunos de outras classes ou familiares.
Observação: A declamação dos Limeriques deve ser ensaiada para que consigam ler com ritmo e entonação. Explique que declamar um poema não é somente lê-lo em voz alta, mas interpretá-lo. Desta forma, precisam ensaiar a leitura, encontrar as pausas adequadas no final dos versos, marcar as rimas e atribuir maior emoção.
Aproveite este momento para trabalhar com diferentes gêneros textuais, tais como:
Sugestão de link para o aluno:
Sítio: “Limeriques”. Disponível em: < http://conectasabin-limeriques.blogspot.com.br/>. Acesso em: 13 de maio 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em:<http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/dez-livros-limerique-738979.shtml>. Acesso em: 13 de maio 2014.
Sítio: “Escrito e falado”. Disponível em: <http://dicasdeportugues.com/o-que-sao-limeriques/ >. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Sugestões de referências para alunos e professores
BELINK, Tatiana. Limeriques. São Paulo: FTD, 1987.
BELINK, Tatiana. Desatreliques. Rio de Janeiro: José Oympio, 2000.
LEAR, Edward. Adeus, ponta do meu nariz! Trad. Marcos Maffei. São Paulo: Hedra, 2002.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do que seja Limerique. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: ler Limeriques de forma autônoma ou com ajuda; estabelecer relações entre as imagens e os textos; produzir Limeriques e compreender sua estrutura, além de interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Registre suas observações para que sirvam como parâmetro para seu planejamento.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/07/2014
Cinco estrelasAdorei, achei uma aula diferente e que abre novas possibilidades para prática pedagógica. Vou sugerir para minhas professoras.