Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de texto dissertativo/argumentativo a partir de texto poético: Bicho homem

 

20/10/2008

Autor e Coautor(es)
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Leitura e compreensão de texto; • Interpretação de texto; • Produção de texto.
Duração das atividades
06 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Habilidades básicas de leitura; • Capacidade de redigir;
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa com uso da mídia vídeo;
- utilização do laboratório de informática;


ATIVIDADE 1
 

Esta atividade será constituída, primeiramente, da leitura individual e silenciosa do poema:

O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.
Poema de Manuel Bandeira


(http://enemnota100.blogspot.com/2008_05_01_archive.html)

 

O professor proferirá a leitura do poema em voz alta, preferencialmente, circulando entre os corredores da classe de forma a chamar a atenção dos alunos para si.
Em seguida, sem abertura para comentários e discussões, o docente apresenta aos alunos o vídeo ILHA DAS FLORES (13 minutos), disponível em  www.portacurtas.com.br/pop_160.asp


Ao término do vídeo, o professor deve promover um debate em sala de aula, provocando os alunos a participarem:
- Existe relação entre o tema do poema O BICHO com o vídeo ILHA DAS FLORES?
- Qual o tema abordado nas duas produções?
- As produções apresentam tanto na poesia como no documentário, um lado perverso da realidade humana. Quais aspectos nas obras indicam seu caráter crítico?
- O que despertou seu interesse foi a leitura individual do poema ou ouvi-lo declamado por outra pessoa?
- Existe contribuição da exibição do vídeo ILHA DAS FLORES para a compreensão do tema abordado pelo poema O BICHO? Qual?
As duas últimas questões são sugeridas como mecanismo de apontamento dos caminhos que os alunos podem utilizar em seus momentos de estudo, ou seja, usar de diferentes recursos para estimular o cérebro no processamento de informações, estimulando diferentes sentidos para promover a compreensão das informações.

 

ATIVIDADE 2


Os alunos devem construir uma lista de palavras que acreditam que faça relação ao tema pobreza indicado no poema e vídeo abordados na atividade 1. Os alunos devem trocar entre os colegas da classe as relações constru ídas e a partir d aí indicarem significado às palavras. Depois da atividade concluída, cada relação de palavras deverá retornar ao estudante que a criou e este deverá circular as palavras com as quais concorda totalmente com o significado atribuído pelo colega. Posteriormente, devem consultar em dicionários o significado das palavras com as quais não se sentem seguros a respeito e confirmar as demais.

 
ATIVIDADE 3
 

O objetivo desta atividade é oportunizar aos estudantes a consulta a opiniões de outros professores e profissionais da educação sobre a escrita da redação. É necessário que depois das consultas realizadas pelos alunos sobre as características de uma boa redação eles sejam instigados a sintetizá-las para a escrita de uma redação. Cada aluno deve criar uma lista de itens fundamentais, uma espécie de check list que pode guiar a realização de uma boa redação.

No laboratório de informática os alunos devem pesquisar sobre a escrita da redação. São sugestões de sites:


http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=corrigir/docs/cap6


http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14581


 


ATIVIDADE 4
 

Neste momento, a atividade de listar os pontos necessários para a elaboração de uma redação será realizada por toda a classe em conjunto. Os alunos deverão estar dispostos em círculo, para facilitar a comunicação. Cada aluno indicará um item para a relação check list para elaboração de uma redação, justificando a sua importância.

Exemplos de itens para esse check list

• Rascunho do documento que se quer elaborar

• Vocabulário apropriado


ATIVIDADE 5


Cada estudante criará sua própria redação, observando todos os pré requisitos tratados nas atividades anteriores.

 

Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas ou quando solicitada a exposição individual de posicionamento. AUTO-AVALIAÇÃO: Agora é o momento de refletir sobre sua produção e envolvimento nas atividades propostas. INSUFICIENTE: Deixou de participar de alguma das atividades propostas, seja ela individual ou em grupo. REGULAR: Cumpriu as atividades propostas, porém com ressalvas, como por exemplo, atraso para entregar, falta de envolvimento nas atividades coletivas. SATISFATÓRIA: Cumpriu todas as atividades propostas, contribuindo nas atividades em grupo e participando ativamente nas atividades coletivas, expondo seus posicionamentos e sugestões. MAIS QUE SATISFATÓRIA: Além dos itens apresentados na categoria satisfatória, neste caso a postura do estudante é de fazer “algo mais”, ou seja, demonstrando com isso iniciativa na condição de estudante. Exemplo: no período disponível no laboratório de informática, buscar mais informações que tratem da desigualdade social/pobreza no Brasil.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 52 classificações

  • Cinco estrelas 35/52 - 67.31%
  • Quatro estrelas 17/52 - 32.69%
  • Três estrelas 0/52 - 0%
  • Duas estrelas 0/52 - 0%
  • Uma estrela 0/52 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jose Carlos Bernardino, ESAB(Escola Superior Aberta do Brasil) , Espírito Santo - disse:
    jc-bernardino@hotmail.com

    31/05/2014

    Cinco estrelas

    No meu entendimento, essa aula enriquece em muito o conhecimento para a elaboração de um bom texto.


  • eny sampaio de souza, emef abel bezerra , Espírito Santo - disse:
    eny_sampa@hotmail.com

    10/04/2014

    Cinco estrelas

    muito boa, gostei da sugestão


  • wanderley, escola , Paraíba - disse:
    wanderleymarinho18@gmail.com

    13/03/2014

    Quatro estrelas

    gostei desse tema aprendir muitas coisas nele.


  • ROSE MARY PENHA, E.M. Maria Saraiva , Rio Grande do Norte - disse:
    mary17_p@yahoo.com.br

    18/10/2013

    Cinco estrelas

    Excelente aula Rita! Estarei reproduzindo com os meus alunos.


  • Dalva Lúcia Buchette, E.E. José Carlos Braga , São Paulo - disse:
    dalvabuchette@gmail.com

    21/09/2013

    Cinco estrelas

    muito interessante esse texto, consegue-se prender a atenção dos alunos, e aguçar a curiosidade para que eles respondam ao questionário. Parabéns


  • Alessandra Cegobia de Andrade, Escola Carlos Drummond de Andrade , Rondônia - disse:
    ales.cegobia@gmai.com

    02/06/2013

    Quatro estrelas

    Muito interessante a ideia de usar um poema para inciar uma atividade dissertativa. Parabéns!


  • Jurandir Matias de Araújo, uninove , São Paulo - disse:
    daharaujo@hotmail.com

    04/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito pertinente as escolhas do poema e do vídeo.


  • ALESSANDRA JULIANA OTTONELLI, E.E. Antonio Nonato Rocha , Mato Grosso - disse:
    hju_julianaottonelli@hotmail.com

    10/08/2012

    Cinco estrelas

    Adorei, vou usar as atividades para todas as minhas turmas.


  • Vanda Gonçalves de Aquino Torres, Escola Professor Aureliano Gonçalves dos Santos , Pernambuco - disse:
    vaaaaandyaquinno@hotmail.com

    18/07/2012

    Cinco estrelas

    Os exercícios são ótimos.


  • luciane FERREIRA DA SILVA, ESCOLA ESTADUAL LUÍS EDUARDO MAGALHÃES , Bahia - disse:
    luflay@hotmail.com

    08/07/2012

    Cinco estrelas

    Ótima aula,é o que estava procurando.


  • MARIA RITA GOMES DE ASSUNÇÃO DOS SANTOS, Colégio Estadual Líbia Tinoco Melo , Bahia - disse:
    ritaeerica@hotmail.com

    23/01/2012

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante essas sugestões de atividades. vão me ajudar bastante.


  • Salete Baraldi, Es.Es.De Ens.MÈDIO JOSÈ ANTONIO FERRONATO , Rio Grande do Sul - disse:
    prof.saleteb@hotmail.com

    17/10/2011

    Cinco estrelas

    muito interessante.parabéns!


  • Patricia Lima, SEDUC , Ceará - disse:
    pati.lima@oi.com.br

    06/03/2011

    Cinco estrelas

    muito interessante a sugestão de aulas. Parabéns


  • Roberto Luiz Ferreira, ESCOLA ESTADUAL LAMOUNIER GODOFREDO , Minas Gerais - disse:
    robertoferreira1521@yahoo.com.br

    29/09/2010

    Cinco estrelas

    Quando o professor utiliza a leitura,compreensão,interpretação e produção de texto como recursos para colocar os alunos em contato com os diferentes gêneros textuais ele consegue alcançar o efetivo processo de ensino aprendizagem.


  • maria da paz dos santos souza, colégio estadual agrovila 08 , Bahia - disse:
    mdapaz.10@gmail.com

    21/08/2010

    Cinco estrelas

    a aula é criativa, dinânica e enriquecedora.Adorei e irei utilizá-la.parabéns.


  • maria da paz dos santos souza, colégio estadual agrovila 08 , Bahia - disse:
    mdapaz.10@gmail.com

    21/08/2010

    Cinco estrelas

    adorei a sua aula Rita principalmente por você possibilitar diferentes estratégias/recursos para que o aluno construa seu conhecimento de forma colaborativa e prazerosa.Já a escolhemos para introduzir um projeto que estamos iniciando sobre o uso do laboratório.Parabéns


  • nubia, colégio modelo , Bahia - disse:
    nubiaflorencio@hotmail.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    achei a abordagem de sua aula maravilhosa.Se todos o professores fizessem, a coisa seria bem melhor . sucesso!


  • vanusa da fonseca, Escola Lar da Criança , Bahia - disse:
    pedagoga_37@hotmail.com

    30/06/2010

    Cinco estrelas

    Amei essa aula, irei usar no meu primeiro dia de aula de redação na sétima série da minha escola...Achei fantástica e produtiva...Parabéns!


  • antonia gorete da silva, PLACIDO A CASTELO EEFM , Ceará - disse:
    goreteasilva@gmail.com

    18/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula, já conhecia o poema, havia trabalhado com ele mas dentro de outro contexto.Achei a sugestão excelente, vou apresentar para outras colegas. Abraços, Gorete Silva


  • Maria Sami Vieira Sousa, EEFM DOM TERCEIRO , Ceará - disse:
    samivieira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante a aula, pois traz para a sala de aula situações do cotidiano. utilizando dois tipos de recursos que envolvem a atençao e interesse dos alunos.


  • Francisco Almir Monteiro Vieira, COLEGIO ESTADUAL PAULO SARASATE , Ceará - disse:
    falmirmonteiro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente a maneira como foi conduzido este trablaho. No momento não estou em sala de aula. Estou coordenador escolar, procurando ajudar aos meus companheiro professores. Vou sugerir a todos os professores de língua portuguesa aqui do colégio onde trabalho (Sabino Guerra) Itaira-Ce, a trabalharem este mini projeto com os alunos. Parabens pela idéia brilhante de fazer com que os alunos participem e aprendam a lidar com um dos inigmas da lingua portuguesa, que é o ato de escrever. Um abraç


  • Raimundo Alcântara, Centro Educacional Santamariense , Bahia - disse:
    rai678@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito dinâmica, conteúdo excelente, inúmeras situações a serem socializadas por todos os alunos.


  • Jansiléia Francisca Nogueira, Escola Est. Waldemon Moraes Coelho, Campo Verde-MT , Mato Grosso - disse:
    professora_leia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Mil perdões, equivoquei ao escrever a palavra execução no comentário anterior...


  • michelle m barboza, Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto , Mato Grosso - disse:
    michellembarboza8@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A Modalidade/nível de ensino: Ensino Médio Componente curricular: Língua Portuguesa Gêneros discursivos: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal. Autora Rita de Cassia Delconte Ferreira Na minha opinião, está riquíssimo, este planejamento, pois além de praticar a leitura e escrita, tambem utiliza mecanismos audiovisual.


  • umbelina Florêncio de Souza, Escola A.A de Morais Pradines , Pernambuco - disse:
    umbelina_florencio@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima, acredito na escrita a partir do conhecimento prévio do aluno e das práticas sociais por ele vivida.


  • E. Silva, EMDA , Minas Gerais - disse:
    ristmartins@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a dica, pois trabalha de forma prazerosa a produção de texto, que é tão odiada pelos alunos.


  • Eni Lima dos Santos Estevam, E.E. Prof. José Scaramelli , São Paulo - disse:
    eni.estevam@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, esta proposta é ótima.


  • maria antonia, EEEUGENIO MARIZ DE OLIVEIRA , São Paulo - disse:
    tomasousa_1@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUTO DE SUA AULA,APESAR DE PARECER SIMPLES ELA É RICA EM RECURSOS E ESTRATATÉGIAS


  • carmelita fernandes afonso rodrigues, EEFM NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO , Ceará - disse:
    carmelitafar@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Agradecemos o presente que foi esta aula ao inserirmos em nosso currículo. Os alunos se envolveram bastante nas atividades quando juntamos a mídia impressa e o vídeo. Então, o aprendizado aconteceu. Obrigadas e parabéns.


  • Francisca Rejane Santos Lopes e Jerrilene Dantas de aguiar, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    lena-aguiar@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Os recursos tecnologicos, contribuem na aplicação das aulas, possibilitando maior interesse dos alunos e com isso preparando-os para uma melhor realização de produções textuais, sobre o assunto estudado. Parabenizamos a organização do roteiro das atividades propostas, levando em consideração que sem dúvida fará parte da nossa metodologia que iremos aplicar.


  • Ana Paula, EEM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    phaulsan@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa essa ula é muito prazerosa. Já conhecia o poema O bicho pois tive a oportunidade de trabalhar com o mesmo no 1 ano do EM com o projeto Primeiro Aprender...adorei.É fantástico por que retrata um fato real, ao qual os alunos veem acontecer em suas vidas. Muito boa a aula.


  • Joseth, Escola Estadual Ciridião Durval , Alagoas - disse:
    josethsilva@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O texto selecionado e a adequação das atividades estão excelentes, cabe a cada professor adaptá-las a sua turma. Porém, as sugestões são ricas.


  • assunta maria bortolon, Biblioteca Publica Municipal D. Aquino Correa , Mato Grosso do Sul - disse:
    subortolon@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A construção da aula usou todos os metodos para instingar a criação do aluno e a aprticipação de todos, assim colocando em debate, cada um dando sua opnião, valoriza muito a aula, dizer da participação da tecnologia através de pesquisas e a desenvoltura na redação...Enfim todos os campos da criatividade foram usados, com certesa esta turma estára muito bem preparada...


  • Núbia Rosângela Guimarães Oliveira, Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira , Bahia - disse:
    dubeiro.guimaraes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Professora! Sua aula está riquíssima de recursos. Acredito que qualquer aluno possa desenvolver um bom texto depois de uma sequência didática tão diversificada!


  • Jansiléia Francisca Nogueira, Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, Campo Verde, MT , Mato Grosso - disse:
    professora_leia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta proposta, pois trabalha tanto a oralidade quanto à escrita, além de estimular a pesquisa e a interpretação. Parabéns à Professora Rita de Cássia!!!


  • angela malta, Escola Ana Tereza Albernaz , Mato Grosso - disse:
    angelmfaria@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabenizo a professora Rita de Cassia pelo planejamento de uma aula que contempla a diversidade de linguagens tanto verbal quanto não verbal, utilizar da tecnologia e por propiciar a interação entre o uso reflexao e uso da linguagem.


  • Edna Pagliari Brun, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Mato Grosso do Sul - disse:
    ednapbrun@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da interação entre filme e poema, porém a proposta de produção textual deixou a desejar, uma vez que não há a proposta de produção de um gêneros discursivo específico, ou a especificação das condições de produção desse gênero. Falar em "escrever uma redação" é muito vago e pouco eficiente para o ensino de produção textual, de acordo com as teorias linguísticas mais recentes.


  • Neuquina Silva Azevedo, E E E F M CENTRO EDUC PEQUENO PRINCIPE , Pará - disse:
    neuqpp@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito criativa sua aula, muito interessante, uma aula de conscientização. O uso dos recursos tecnológicos são uma bela forma de chamar a atenção dos alunos.


  • Silene Faro, E E E F M FERNANDO FERRARI , Pará - disse:
    silenefaro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão de aula da professora Rita, principalmente, porque ela procurou utilizar recursos que chamam muito a atenção dos alunos, como o vídeo e a Internet. Ela foi muito feliz ao escolher esse poema belíssimo do Manuel Bandeira “O bicho”, que já pude perceber, ao trabalhar esse texto em sala de aula, provoca um impacto muito grande nos alunos num primeiro contato. Acredito que esse impacto é de grande valia, pois provoca a reflexão critica no aluno. Parabéns


  • Alzeni Alves Oliveira dos Santos, Escola Municipal Professora Vanda Paiva , Alagoas - disse:
    alzeni.santos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa metodologia é bastante pertinente, pois o uso de tecnologias torna a aula dinâmica. Quanto ao trabalho com o poema, é algo muito interessante o contato entre o texto poético e o aluno, principalmente, por ser um poema tão propício à interpretação como "O bicho", proporcionando uma reflexão de cunho social. A proposta complementar do filme é bastante viável para um melhor entendimento da mensagem presente no poema, além das atividades de leitura, compreensão e produção textual de gêneros.


  • GUIVERONEZ, ESCOLA COELHO MASCARENHAS , Ceará - disse:
    guiveronez@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ÓTIMA


  • Manuela Cristina Cordeiro Neves, LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA GOVERNADOR EEFM , Ceará - disse:
    manu-ird@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito criativa sua aula. Com poucos recursos o professor consegue desenvolver uma aula interativa e que estimula a criatividade dos alunos.


  • MARIA APARECIDA FURLAN, ESCOLA OSVALDO PAULA , Mato Grosso - disse:
    cida.furlan@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otima. Usou recursos tecnológicos que atraem a atençao e o interesse do aluno.Estimulou a criatividade do aluno na produçao de texto.Demonstrou a sensibilidade do autor, o que com certeza ajudou a sensibilizar o aluno diante da problemática mostrada no texto: a fome- um dos maiores problemas sociais da atualidade.


  • ODAIR JOSÉ DO E. SANTO, EEPSG PIO MACHADO , Mato Grosso - disse:
    joseodair37@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua estratégia pois é uma forma de fazer com que o aluno participe inteiramente da aula e com certeza aprenderá com mais facilidader, parabens.


  • Raimundo Alcântara, Centro Educacional Santamariense , Bahia - disse:
    rai678@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito dinâmica, conteúdo excelente, inúmeras situações a serem socializadas por todos os alunos.


  • Tânia Regina Aldrigue, Colégio Marechal Rondon , Paraná - disse:
    taniaaldrigue@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Rita....muito sugestiva e interessante esta aula...com certeza farei com meus alunos


  • Gabriela Sousa Lima, ESCOLA DE ENSINO MEDIO ARACY MAGALHÃES MARTINS , Ceará - disse:
    gabrielacravocanela95@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabenizo pelo roteiro das aulas; pois realmente utilizou-se dos recursos tecnológicos,possibilitando aos alunos serem autores de seu conhecimento.Enfatizo que a utilização das novas mídias é de suma importância à interação e aproveitamento das aulas.Será muito bem aproveitada! Abraços!!


  • Jansiléia Francisca Nogueira, Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, Campo Verde-MT , Mato Grosso - disse:
    professora_leia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta proposta, pois trabalha tanto a oralidade quanto à escrita, além de estimular a pesquisa, através da internet e a interpretação, tanto do poema quanto do vídeo. Assim, o uso dos recursos tecnológicos farão toda a diferença na execusão das atividades!!! Parabéns à Professora Rita de Cássia!!!


  • ERASMO JOSE ARAUJO SOUZA, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - disse:
    erassmo.souza@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Bastante criativa, dessa forma o aluno se prendre mais ao conteúdo tendo como resultado satisfatório.


  • ENILDA MARIA SANTANA VIOLETTI, EEEFM ARARIBOIA , Espírito Santo - disse:
    santanilda@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sou professora de Língua Portuguesa e gostei muito da sugestão da aula ,principalmente da relação do texto com o vídeo e o uso do computador produção escrita. Enilda


  • Caroline Nunes Martins, EEFM JOSE RIBEIRO GUIMARAES , Ceará - disse:
    carolnunesm.@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Nesta aula pode perceber que foi bem adaptada quando foi trabalhada a Produção textual de modo dissertativo e argumentativo, a partir do texto poético, pois o texto poético é muitas vezes difícil a sua compreensão por parte dos educandos, mas através de muita leitura, trabalhos orais , discussões em grupos e leituras grupais, a atividade se torna mais prazerosa e comprensível. A metodologia usada para se trabalhar a interpretação de texto realmente é nesse sentido.


  • AURORA DA SILVA PEREIRA, CEM ASA NORTE - CEAN , Distrito Federal - disse:
    cristall32@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito. Abre janelas para que alunos(as) e professores(as) possam promover a interdisciplinaridade, refletir e posicionar-se criticamente, acerca de um problema social que envergonha o nosso país paradoxalmente rico e miserável.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.