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Transportes: os desafios do desenvolvimento brasileiro

 

16/06/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino Médio Matemática Álgebra/Geometria
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer os principais tipos de transportes de carga utilizados no Brasil.

- Identificar as vantagens e desvantagens de cada tipo de transporte.

- Identificar os obstáculos ao desenvolvimento brasileiro contemporâneo, proporcionados pelos transportes.

- Identificar politicas públicas para a incrementação do transporte brasileiro, especialmente das ferrovias.

Duração das atividades
06 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meios de transporte: tipos e características

Leitura e interpretação de mapas temáticos

Leitura, interpretação e elaboração de gráficos e tabelas

Porcentagem: definição, cálculo e aplicação

Linguagem narrativa: características

Elaboração de vídeos documentários: regras básicas

Noções de geometria

Fixos e fluxos: conceituação

Meio técnico e meio técnico-científico-informacional: conceituação

Estratégias e recursos da aula

Aula recomendada para as séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio.

Será importante a participação dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática no momento da execução desta proposta.

 

Atividade 1. Panorama dos transportes no Brasil

 

Para o desenvolvimento desta atividade o professor deverá valer-se de três recursos didáticos:

 

1. Interpretação do mapa dos transportes (ou de Circulação) no Brasil, disponível em qualquer atlas geográfico escolar. Caso a escola não disponha de atlas geográfico esse mapa poderá ser impresso ou acessado em Banco de Informações e Mapas de Transportes – BIT(downloads de mapas), disponível em  http://www.transportes.gov.br/conteudo/35852. Outra fonte é Localização das rodovias, disponível emhttp://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/loc-rodo.html

 

2. Interpretação do gráfico setorial referente à distribuição dos transportes de carga no Brasil, disponível em http://www.feaduaneiros.org.br/site.FNDA/vc-sabia-024.asp.

 

3. Vídeo reportagem denominado Estudo conclui que a eficiência do transporte brasileiro não avança, disponível em http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/estudo-conclui-que-eficiencia-do-transporte-brasileiro-nao-avanca.html.

 

Sugestões para uso dos recursos didáticos selecionados:

 

O professor deverá distribuir o atlas geográfico escolar para que os alunos visualizem e interpretem os mapas de transporte e circulação. Deverá também imprimir ou levar os alunos ao laboratório de informática para que acessem esses mapas temáticos nos sites indicados anteriormente e o gráfico referente à distribuição dos transportes de carga no Brasil. O quadro 1 traz alguns questionamentos acerca desses dois recursos, cuja intenção é proporcionar a formação de uma visão geral sobre a espacialização das redes de transporte no país.

 

Para a resolução das questões propostas os alunos deverão agrupar-se em duplas e anotar as respostas no caderno. A socialização dos resultados ocorrerá por meio de um debate, com os alunos dispostos num grande círculo.

 

Quadro 1. Espacialização das redes de transporte e representação gráfica do transporte de carga no Brasil:  interpretação de mapas e gráficos

 

1. Relacione os principais tipos de transporte de carga utilizados no Brasil, por ordem de utilização.

 

   2. A malha dos transportes não é uniforme no território brasileiro. Com base nisso, identifique em que porção do

        território ocorre

   a) maior concentração de rodovias.

   b) maior concentração de ferrovias.

   c) maior concentração de gasodutos.

   d) maior concentração de fluxo aéreo.

   e) maior concentração de linhas telefônicas.

 

   3. Responda também: Em cada caso relacionado na questão anterior, quais fatores explicam essa concentração?

 

   4. Como se apresenta a distribuição geográfica das hidrovias?

 

   5. Quais rios são mais utilizados e por que?

 

   6. Identifique as áreas do território brasileiro cuja rede de transportes apresenta baixa densidade espacial.  

 

   7. Apesar da baixa densidade demográfica, muitas pessoas habitam áreas com baixa densidade demográfica.

      Como essas pessoas atendem suas necessidades básicas de:

   a) Consumo,se elas têm dificuldade de acesso até os mercados mais dinâmicos?

   b) Educação e saúde,uma vez que residem distantes das cidades mais equipadas?

   c) Comunicação (por correio, telefone fixo ou telefonia móvel) - se elas estão distantes dos principais fluxos de

       informação?

 

   8. Em relação à circulação de pessoas e mercadorias, serviços, e informações, como é ser jovem em áreas:

   a) menos dinâmicas?

   b) mais dinâmicas?

 

   9. Em relação à circulação de pessoas, mercadorias e informações em áreas mais dinâmicas e menos dinâmicas

       do território, como deve ser o cotidiano de:

a) pessoas adultas, em idade ativa?

b) idosos, que merecem desfrutar de boa qualidade de vida?

 

 

Após essa etapa o professor deverá projetar o vídeo reportagem sugerido como recurso 3 e, em seguida, sugerir um debate a partir dos questionamentos do quadro 2, a seguir. Esse debate deverá ser espontâneo, sem a necessidade de formação de grupos e de registros escritos. Pretende-se, com essa dinâmica, promover o envolvimento dos alunos no tema abordado, e a divulgação da versão oficial e da versão de segmentos da sociedade sobre o mesmo fato.

 

Quadro 2. Transportes no Brasil. Os obstáculos para o desenvolvimento contemporâneo

 

1. A condição do Brasil como país emergente impõe vários desafios ao desenvolvimento. Um deles refere-se à infraestrutura, especificamente no setor de transportes.

a) Comparando o transporte rodoviário brasileiro com o de alguns países considerados como referência, quais fragilidades são evidentes?

b) Aponte alguns desafios a serem vencidos nessa modalidade de transporte para que se adeque às necessidades atuais?

c) Indique dados reais demonstrados pelo estudo que apontam a perda de competitividade brasileira provocada pelos transportes. O que se entende por competitividade?

 

2. A quem deve a responsabilidade pela modernização dos transportes no Brasil?

 

3. Identifique hipóteses que explicam a inadequação dos transportes no Brasil à realidade atual.

 

4. Identifique potencialidades geográficas do território brasileiro para a implantação ou incrementação dos transportes rodoviário, ferroviário e aquático.

 

5. O que se entende por navegação de cabotagem? Como se apresenta no Brasil?

 

6- A reportagem diz que as mercadorias saem de São Paulo e vão para Manaus (AM) de caminhão, demorando cerca de seis dias para chegar lá. Por que não usar as hidrovias para fazer esse transporte, já que aquela região apresenta tantos rios?

 

 

 

Atividade 2. Repórter por um dia: os diferentes meios de transporte, suas potencialidades e seus limites no Brasil

 

Para esta atividade a turma deverá ser dividida em oito grupos e, a cada um deles, por sorteio, será distribuído um tema cujas fontes de consulta constam detalhadas no quadro 3, a seguir.  A socialização dos resultados deverá ocorrer em forma de um vídeo documentário, telejornal ou um jornal radiofônico. Para a elaboração dos trabalhos os alunos poderão valer-se de seus aparelhos de telefonia móvel.

 

O professor de Língua Portuguesa deverá orientar sobre as regras básicas da linguagem jornalística, desde a produção textual até a apresentação oral.

 

O professor de Matemática deverá orientar os alunos sobre noções básicas de geometria, ajudando-os na compreensão das linhas e malhas formadas pelas redes de transporte.

 

Por se tratar de uma reportagem, os alunos deverão contemplar uma abordagem múltipla do tipo de transporte a ser pesquisado: distribuição territorial; o significado do desenho geométrico da malha; aspectos econômicos; aspectos sociais; impactos ambientais provocados para o seu funcionamento; estado de conservação; investimentos previstos, entre outros.

 

 

Observações:

 

1. As reportagens deverão apresentar aspectos,conceituais e locacionais (distribuição territorial da malha do referido transporte inserindo mapas); entrevistas com profissionais: professores da própria escola ou de outras profissões como ferroviários, caminhoneiros ou especialistas no assunto, além de motoristas de automóveis, viajantes de ônibus, aviões, barcos etc.

 

2. De modo geral, as informações sobre os transportes costumam priorizar a conotação econômica do tema. Os alunos deverão enfatizar também outros aspectos, principalmente os sociais. As reportagens, portanto, deverão abordar, por exemplo, o cotidiano de um/a jovem, que viaja de ônibus de uma cidade para outra para

- trabalhar ou estudar;

- buscar os serviços emergenciais de saúde quando a enxurrada arrastou a única ponte, interditando a passagem dos veículos.

Outro item a ser incluído pode referir-se ao descanso daqueles que moram próximo de uma rodovia movimentada e barulhenta.

 

 

 

Quadro 3. Retrato dos transportes no Brasil, sob a ótica dos estudantes

 

Grupo 1. Transporte rodoviário

 

Roda1  Roda2

 

Fontes:

Transporte rodoviário do Brasil: http://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/rodo.html

Transporte rodoviário: http://www.infoescola.com/transporte/rodoviario/

Velocidade das rodovias no Brasil: http://www.sempretops.com/informacao/velocidade-das-rodovias-do-brasil/

 

Identificar: motivos que explicam a maior concentração da malha rodoviária na porção centro-sul e na faixa litorânea do país; o papel de Brasília na organização da geometria dos transportes, a partir de sua construção; motivos que levaram ao rodoviarismo; vantagens e limitações desse transporte; as formas de gestão das ferrovias federais e estaduais; impactos ambientais gerados por essa modalidade de transporte.

 

Grupo 5. Transporte dutoviário

 

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Fontes: Transporte dutoviário:

http://logisticaecomunicacao.blogspot.com.br/2011/10/transporte-dutoviario-caracteristicas.html

Sistema dutoviário:

http://www.feng.pucrs.br/professores/terezinha/Transportes/Trabalhos_-_Sistema_Dutoviario.pdf
Dutovias: http://appweb2.antt.gov.br/InformacoesTecnicas/aett/aett_2005/FSCOMMAND/Mapas/MapaDutoviario.htm

 

Identificar: a definição e a funcionalidade dos transportes por dutos; tipos de dutos; participação percentual no transporte brasileiro; distribuição espacial das redes de dutos; impactos ambientais gerados por essa modalidade de transporte.

 

Grupo 2. Transporte ferroviário

 

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http://blog.planalto.gov.br/categoria/destaques/ferrovias-destaques/

 

 

Fontes:Sistema ferroviário brasileiro: http://www.brasilescola.com/brasil/transporte-ferroviario-brasileiro.htm

Projeto das novas ferrovias brasileiras:http://www.youtube.com/watch?v=DLIfYBPiyDA

Breve história das ferrovias:

http://www.brasilescola.com/geografia/ferrovias.htm

Transporte ferroviário:

http://appweb2.antt.gov.br/carga/ferroviario/ferroviario.asp

 

 

Identificar: o histórico das ferrovias no Brasil; seu papel na expansão e organização do território; motivos da concentração no centro-sul; a geometria dos corredores de exportação e o seu significado para a economia brasileira; sua utilização no Brasil (para carga e passageiros); proposta oficial para revitalização da malha ferroviária; a (in)suficiência brasileira na produção de locomotivas e vagões; impactos ambientais gerados por essa modalidade de transporte.

Grupo 6. Transporte aéreo

 

  Roda11Roda12

 

Fontes:Transporte aéreo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_a%C3%A9reo_no_Brasil

Transporte aéreo: http://www.ipea.gov.br/presenca/index.php?option=com_content&id=25&Itemid=17

Transporte aéreo continua crescendo: http://busqueavioes.com.br/post/transporte-aereo-continua-crescendo-em-ritmo-alucinante-no-brasil

Ligações aéreas 2010: http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2384

 

 

Identificar: o histórico da aviação no Brasil; espacialização das principais rotas e aeroportos; motivos da concentração dos fluxos no centro-sul; principais aeroportos; sua utilização no Brasil (para carga e passageiros); a (in)suficiência brasileira na produção de aviões; impactos ambientais gerados por essa modalidade de transporte; impactos ambientais gerados por essa modalidade de transporte.

 

 

 

 

 

 

Grupo 3. Transporte marítimo

 

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http://agenciat1.com.br/desenvolvimento-dos-transportes-maritimo-e-hidroviario-nao-pode-mais-parar-diz-antaq/

 

Fontes:Brasil naval: http://navalbrasil.com/portos/

Transporte marítimohttp://www.mundoeducacao.com/geografia/transporte-maritimo.htm

A importância do transporte marítimo no Brasil:http://www.ecivilnet.com/artigos/transporte_maritimo_importancia.htm

 

 

Identificar: a caracterização do transporte marítimo brasileiro; sua contribuição para a economia do país; a localização espacial dos principais portos; a especialização dos portos; a (in)suficiência dos estaleiros brasileiros para a produção de navios; a adequação dos portos brasileiros frente aos portos dos países concorrentes; impactos ambientais gerados por essa modalidade de transporte.

 

Grupo 7. Transporte intermodal

 

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Fontes:Re flexões sobre os meios de transporte no Brasil: http://chicomarchese.com/2011/11/15/reflexoes-sobre-os-meios-de-transportes-no-brasil/

Brado logística inaugura terminal intermodal: http://www.transportabrasil.com.br/2012/03/brado-logistica-inaugura-terminal-intermodal-no-interior-paulista/

A intermodalidade na Europa e no Brasil: http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/viewFile/237/pdf15

 

 

Identificar: o histórico da intermodalidade nos transportes brasileiros; principais tipos; vantagens; desvantagens; espacialização das principais experiências em intermodais; motivos da concentração dos fluxos no centro-sul; utilização no Brasil; a (in)suficiência brasileira na instalação de intermodais; impactos ambientais gerados por essa modalidade de transporte.

 

 

 

Grupo 7. Transporte hidroviário

 

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Fontes: Transporte hidroviário: http://www2.transportes.gov.br/bit/04-hidro/hidro.html

Transporte aquaviário:http://portogente.com.br/portopedia/transporte-aquaviario-76574

Hidrovia: http://www.infoescola.com/transporte/hidrovia/

 

Identificar: a definição e a funcionalidade do transporte hidroviário; sua caracterização no Brasil; a distribuição espacial das hidrovias; vantagens; desvantagens; participação no total dos transportes brasileiros; ; impactos ambientais gerados por essa modalidade de transporte.

 

Grupo 8. Navegação de cabotagem

 

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Fonte: Linhas de cabotagem. Disponível em http://www2.transportes.gov.br/bit/05-mar/cabotagem.html

Cabotagem: vantagens e obstáculos: http://www.seesp.org.br/site/imprensa/noticias/item/3111-cabotagem-vantagens-e-obst%C3%A1culos.html

 

Identificar: a definição e a funcionalidade do transporte de cabotagem; principais portos; principais produtos transportados por esse tipo de transporte; vantagens; desvantagens; caracterização da cabotagem brasileira; localização espacial dos principais portos de cabotagem; impactos ambientais gerados por essa modalidade de transporte.

 

 

 

Após as apresentações o professor poderá solicitar aos alunos para que comentem a sua experiência tanto na fase das investigações bibliográficas quanto da elaboração e da apresentação dos trabalhos. As sínteses sobre a temática dos transportes e do desenvolvimento brasileiro deverão ser anotadas no caderno do aluno. O professor poderá selecionar algumas delas para publicação no jornalzinho da escola. Algumas reportagens poderão ser selecionadas e postadas no blog da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá estar atento às manifestações comportamentais e pedagógicas dos alunos, valorizando o interesse, participação e pontualidade. Além disso, ele poderá selecionar algumas questões aplicadas em processos seletivos e no ENEM para aplicação em uma prova previamente agendada, visando observar a apreensão dos alunos sobre a temática estudada.  

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