Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Substantivos no Singular e Plural – como se faz?

 

20/10/2008

Autor e Coautor(es)
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA
imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreensão das regras da língua portuguesa para o uso de substantivos no plural; • Uso adequado de substantivos no singular e plural;
Duração das atividades
04 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Adequação do substantivo no singular ou plural de acordo com o contexto da palavra; • Saber que o conhecimento da gramática promove uma escrita sem receios ao autor e clara ao interlocutor da obra;
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- utilização do laboratório de informática;
- aula interativa em sala de aula;


ATIVIDADE 1


O professor apresentará o texto abaixo aos seus alunos para iniciar a discussão sobre uso do plural.

Família do plural
Um certo político do interior querendo impressionar o povo...
Fez um discurso que dizia...
Nós vamos empregar todos...
Aí um professor vendo aquilo chamou o vereador num cantinho do palco e disse senhor emprega o plural que vai dar mais votos pro senhor..
Aí ele voltou pro discurso e disse ...
Meu povo e minha pova, nois vai empregar o plural, as irmãs do plural e a família do plural...


Fonte: http://ruben.zevallos.com.br/2006/12/18/Pagina2233.htm

A partir da leitura do texto Família do plural o professor deve promover uma discussão com seus alunos sobre o emprego do plural na comunicação oral ou escrita. Os alunos devem ser incentivados a apontarem as incorreções do texto ("pova", alterando o gênero de povo, "nois"' no lugar de nós e a conjugação incorreta do verbo ir).

ATIVIDADE 2


No laboratório de informática os alunos devem receber orientação para pesquisarem sites que abordem aspectos da morfologia relacionados com o tema substantivo no singular e plural, observando as especificidades, como por exemplo, de substantivos compostos.
Sugestão de sites:


http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/substantivos-plural-sol.htm


http://www.terra.com.br/criancas/ajuda/singular_plural.htm
 

ATIVIDADE 3


Ainda no laboratório de informática, o professor indicará uma atividade a ser realizada com o uso dos computadores. Trata-se de um jogo educacional, LÍNGUA SOLTA, sobre o emprego correto de substantivos compostos no plural. O professor pode optar pela versão on-line ou salvar a simulação em cada computador com antecedência. A simulação está disponível em:

 

 

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/562/imagens/linguasolta.jpg
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8623/Lingua Solta/Lingua_Solta.swf

 

 


ATIVIDADE 4


1. Considera a seguinte lista de formas do plural:
chãos / capitães / capelães / cristãos / escrivães / carros / ambulâncias / pães / leões / mãos / tabeliães / órgãos / gaviões / paus / bois / mães / bonés / vulcões / mesas / eleições / tinteiros / javalis / sacristães
Distingue aquelas, agrupando-as, que na tua opinião formam o plural de forma idêntica:
2. Completa os espaços em branco, selecionando as palavras destacadas no retângulo e colocando-as no plural de modo a que a frase faça sentido:
Coleção, Estação, Sessão, Verão, Colisão, Exposição, Ação, Anão, População
a) Todos os __________ eu costumo ir passar férias ao Algarve.
b) As __________ de Metro estão cada vez mais modernizadas.
c) O excesso de velocidade é a causa de muitas __________ na auto-estrada.
d) No Centro Cultural de Belém estão a decorrer várias __________ .
e) Os __________ costumam trabalhar em circos.
f) No Interior as __________ estão cada vez mais envelhecidas.
g) As __________ de Moda dos estilistas mudam consoante a Estação.
h) As __________ da Sonae estão em alta.
i) O João gosta de assistir às __________ de cinema mais tardias.

Fonte: www.fl.ul.pt/pessoais/didactica/Recursos/Trabalhos/Web%20documents/pluralsubstantivos.htm


ATIVIDADE 5


A intenção desta atividade é realizar um fechamento do tema substantivo no singular e plural, observando sua presença em letras de música. O vídeo http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraF or m.do?select_ac ti on=&co_obra=20727 (Plural dos compostos; siglas e palavras inglesas; hífen) apresenta trechos de músicas e a explicação sobre o uso do plural, observando as considerações das normas da língua portuguesa).


Ao término da exibição do vídeo os alunos devem elaborar um pequeno texto fazendo uso de substantivos no plural. Sendo alguns substantivos aqui indicados para composição do texto, porém flexionados para o plural: cachorro-quente, segunda-feira, pé-de-moleque e guarda-chuva

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Língua solta Animação/simulação
Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas e quando solicitada a exposição individual de posicionamento. AUTO-AVALIAÇÃO: Agora é o momento de refletir sobre sua produção e envolvimento nas atividades propostas. INSUFICIENTE: Deixou de participar de alguma das atividades propostas, seja ela individual ou discussão no grupo. REGULAR: Cumpriu as atividades propostas, porém com ressalvas, como por exemplo, atraso para entregar, falta de envolvimento nas discussões coletivas. SATISFATÓRIA: Cumpriu todas as atividades propostas, contribuindo nas atividades em grupo e participando ativamente nas atividades coletivas, expondo seus posicionamentos e sugestões. MAIS QUE SATISFATÓRIA: Além dos itens apresentados na categoria satisfatória, neste caso a postura do estudante é de fazer “algo mais”, ou seja, demonstrando com isso iniciativa na condição de estudante. Exemplo: no período disponível no laboratório de informática, buscar mais informações que tratem do emprego correto de substantivo no singular e plural em um texto ou contribuição com os colegas quando solicitado.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 8/14 - 57.14%
  • Quatro estrelas 6/14 - 42.86%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • liber, unopar , Acre - disse:
    libertk@hotmail.com

    16/10/2013

    Cinco estrelas

    adorei muito me ajudou bastante


  • Nelma Cavalcanti, E.M. Odíliaa , Minas Gerais - disse:
    nelma.c.albuquerque@hotmail.com

    21/04/2013

    Cinco estrelas

    Necessitamos de atividades interessantes como está, assim nossos alunos ficam mais interessados no assuto...


  • Ursula Bessa , Colégio Connexus , Amazonas - disse:
    ursbessa@gmail.com

    24/08/2012

    Cinco estrelas

    Bem dversificada


  • Luziasouto , Centro de Ensino Médio de Gurupi , Tocantins - disse:
    lsoutom@hotmail.com

    02/02/2012

    Cinco estrelas

    Amei. Ficou bem direcionado o aprendizado, dessa forma o aluno so tende a aprender e o professor é claro se deliciar com um bom rendimento, que será nosso proposito maior. Desejo receber mais metodologias para melhorar minha prática didática.


  • luizi cavalcanti bezerra, Escola Ciranda Cirandinha , Paraíba - disse:
    luizicavalcantipb@hotmail.com

    15/10/2011

    Cinco estrelas

    Eu adorei a aula vou usar nas minhas aulas . Gostarias de mais atividades como esta tem como mandar por email? Xerus


  • paloma, papo fiado , São Paulo - disse:
    palomadelima@hotmail.com.br

    16/09/2011

    Cinco estrelas

    muito da hora eu sou professora e gostei muito


  • Almira DIas de Castro Alves, Centro de Aprendizagem Avançada - CAA , Piauí - disse:
    almiradcasyto@yahoo.com.br

    04/08/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a forma de trabalho, inclusive após assistir o vídeo decidi que irei utilizá-lo em minha sala de aula. Parabéns.


  • Fabricia Cordeiro Barros, Escola Estadual Antonio Messias , Amapá - disse:
    fabriciab.ap@ig.com.br

    25/05/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da metodologia usarei com meus alunos


  • joelma santos alves, colegio estadual leandro maciel , Sergipe - disse:
    joelmasantosalves@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da aula ,a forma abordada permite ao aluno diversas maneiras de aprendizado.Muito boa!


  • Vera Neuenfeldt, ESC EST DE ENS MÉDIO CEL CIRO CARVALHO DE ABREU , Rio Grande do Sul - disse:
    oiveralu@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa sua proposta para o trabalho com substantivos e seus plurais. O vídeo do professor Pasquale é motivador. Parabéns.


  • ANA CLAUDIA MACIEL E SILVA, ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE BARROS MACIEL , Mato Grosso - disse:
    anamaciel25@bol.cm.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ESTA AULA É MUITO INTERESSANTE, HOJE AS JOVENS ESTÃO MUITO LIGADOS NA INFORMÁTICA E CURIOSOS EM COMPREENDER SOBRE.


  • Paula Cristina Marques, EE JUSCELINO KUBITSCHEC ENS FUND E MEDIO , Rio Grande do Norte - disse:
    paula-g-v@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma aula muito dinâmica e interessante, vou aplica-la na minha sala de aula, tenho certeza dos bons frutos.


  • Janaina Martins de Oliveira, ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MATOS , Alagoas - disse:
    jm_oliveira28@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito interessante, espero que outros professores possam observá-la, a fim de proporcionar aos seus educandos uma aula diferenciada, dinâmica e que na minha opinião é muito produtiva, além de divertida no tocante as leituras e músicas e videos utilizados.


  • Maria Imaculada da Silva Oliveira, Escola Municipal 7 de Setembro , Rio Grande do Norte - disse:
    mimaculadasilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, uma aula muito dinamica, tenho cewrteza que haverá muita aprendizagem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.