Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O sobrepeso humano

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o que caracteriza a obesidade e o sobrepeso, de acordo com o IMC.

  • Calcular o IMC.

  • Identificar as causas do sobrepeso e da obesidade humanos.

  • Explicar as consequências do sobrepeso e da obesidade humanos.

  • Explicitar o que pode ser feito para evitar e combater o sobrepeso e a obesidade.

  • Identificar as consequências da obesidade na saúde física e emocional de crianças e adultos.

  • Relacionar fast food, publicidade e sobrepeso/obesidade.

  • Analisar criticamente os interesses da indústria de alimentos processados e as estratégias para fidelização de consumidores em detrimento de preocupação com a saúde da população.

  • Elaborar projeto de pesquisa, levantar, tabular e discutir dados, produzindo novos conhecimentos sobre o tema.

  • Avaliar a situação do sobrepeso e da obesidade no Brasil, tendo como referência as causas e as consequências.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo e produção de textos; pesquisa; tabulação de dados; produção de relatórios de pesquisa e publicação em blog.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet e textos e vídeos digitais.

 

Imagem disponível em: http://www.obesidade.info/imagens/obesidade.gif. Acesso em 06/06/2014.

Módulo 1- Introdução ao tema

Atividade 1- Tirinha

Para iniciar o estudo do tema sugerimos que os alunos visualizem a tirinha abaixo, da Turma da Mônica.

 

tirinha sobrepeso

Imagem disponível em: http://www.abeso.org.br/revista/revista13/images/monica2.jpg. Acesso em 06/06/2014.

 

Os alunos deverão observar a sequência de imagens, sem se preocuparem com o texto.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar a tirinha diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar a tirinha em seu computador e projetá-la utilizando o aparelho data show.

Após os alunos visualizarem a tirinha, o professor deverá iniciar um diálogo com eles fazendo questionamentos como os sugeridos a seguir.

  • Por que a Mônica resolveu engordar?

  • Que estratégias ela utilizou para atingir seu objetivo?

  • A experiência foi exitosa?

  • Quais foram as consequências do seu plano?

  • Quais são as vantagens e as desvantagens de se estar acima do peso?

O professor deverá criar um espaço de diálogo no qual os alunos possam se expressar livremente, sem se ater à fundamentações teóricas neste momento. Como a obesidade é um assunto que gera preconceito, o professor deverá utilizar deste espaço para ressaltar a negatividade de qualquer tipo de comportamento preconceituoso. N final dessa conversa, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos.

  • Você está acima, abaixo ou com seu peso ideal?

  • Como saber se estamos acima do peso ideal?

O professor deverá convidar os alunos a conferir sua situação com relação ao seu peso na atividade 2.

Atividade 2- Calculando o Índice de Massa Corporal (IMC)

Para saber se estão acima do peso, os alunos deverão ser orientados a calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC), acessando o endereço: Cálculo IMC. Disponível em: http://www.calculoimc.com.br/. Acesso em 06/06/2014. Além do cálculo rápido e fácil, a ferramenta fornece o peso ideal.

Na tabela abaixo da ferramenta de cálculo, os alunos deverão conferir os termos utilizados para se referirem às diferentes escalas de IMC:  acima do peso;  (sobrepeso), obesidade I; obesidade II, peso normal (ideal) etc. Deverão ler também as dúvidas sobre o IMC.

Módulo 2- Documentário

Atividade 1- Sessão de cinema

Sugerimos uma sessão de cinema para que os alunos assistam ao documentário "Muito além do peso - oficial". Duração de 1h23min43seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4. Acesso em 06/06/2014.

 

Sinopse: Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

 

Sugerimos uma aula de cinema onde o professor projete, utilizando o aparelho data show, o vídeo salvo anteriormente em seu computador. Como o documentário tem duração de 1h:23min:44s; o professor deverá organizar seus horários com apoio dos colegas de modo a garantir que os alunos assistam ao vídeo todo no mesmo dia. Se essa organização não for possível, o professor terá que usar duas aulas distintas para a projeção do vídeo.

 

“Muito Além do Peso”, é um documentário brasileiro dirigido por Estela Renner, sobre obesidade infantil. Trata-se de um filme feito para informar, provocar reflexão e promover mudanças. É um relato impressionante sobre a indústria de junk food e a epidemia de obesidade em crianças no Brasil. Ao peregrinar pelo país, entrando em contato com as mais diferentes realidades, a diretora Estela Renner busca responder à perguntas como: por que 33,5% das crianças brasileiras estão acima do peso? Por que, pela primeira vez na história, há um número crescente de crianças com problemas de adultos – de coração, de respiração e diabetes do tipo 2 –, relacionados à obesidade?

 

Dentre as várias preciosidades do documentário, a diretora nos permite visualizar a quantidade de açúcar contida em alimentos presentes no cotidiano de quase todos e o espanto dos pais e crianças entrevistados ao se deparar com esta realidade. Os números mostrados no filme são chocantes: 56% das crianças brasileiras com menos de um ano de idade tomam refrigerantes; um terço das crianças está acima do peso ou obesa. Já temos uma geração de crianças condenadas a morrer cedo ou ter problemas de saúde por toda a vida.

 

Chama atenção que as crianças não conhecem frutas e verduras, uma vez que sua alimentação é basicamente industrializada.

 

Antes da projeção do documentário, o professor deverá entregar aos alunos uma cópia das questões propostas para discussão, para que eles atentos aos itens destacados pelo professor. Após a projeção, cada aluno  deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.

 

Questões propostas para discussão do documentário

  • Como tem sido estabelecida a relação entre pais e filhos quando a assunto é alimentação?

  • Quais são as consequências da obesidade na saúde física e emocional de uma criança?

  • Por que as crianças não sabem identificar o que é um mamão, um abacate, um pimentão, um chuchu ou uma manga?

  • A obesidade é a base para quais doenças ou pandemias atuais?

  • O que impede as crianças de deixarem de ser sedentárias na maioria das cidades?

  • O que representam as bebidas açucaradas no peso das crianças?

  • Qual é o percentual de açúcar numa lata de coca cola? O que isso significa ao longo de um mês, quando se toma uma latinha por dia?

  • Quando o garoto diz que "quando abre uma coca cola abre a felicidade", o que está projetando?

  • Quanto açúcar o brasileiro consome, em média, em um mês?  E em um ano? Quais são as consequências deste excesso?

  • Além dos comerciais, que outros instrumentos as multimilionárias empresas de fast food utilizam para atrair as crianças e induzi-las ao consumo de seus produtos?

  • Qual é a relação entre o número de horas em frente à televisão e/ou computador e obesidade?

  • Explique a expressão "Se precisasse de uma babá para seu filho, escolheria um vendedor de junk food formado em Havard"?

  • Relacione publicidade, consumo de junk food e obesidade.

  • Quais são os responsáveis pela realidade comovedora e as estatísticas alarmantes em relação à obesidade das crianças no Brasil e no mundo?
     

Atividade 2- Discussão do documentário

obesidade inf 2além peso

Imagens retiradas pela autora do documentário MUITO ALÉM DO PESO – OFICIAL. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4. Acessado em 06/06/2014.

 

Sugerimos que o professor salve em seu computador todos os gráficos apresentados no documentário, como nos exemplos acima, para projetar no momento da discussão, explorando todas as informações neles contidas.

Para salvá-los o professor deverá dar pausa no vídeo  -> Apertar a tecla Print Scrin -> Abrir o Paint -> Colar (Ctrl + V) -> Selecionar a imagem -> Recortar -> Abrir nova página no Paint -> Colar (Ctrl + V) -> Salvar

 

A discussão do documentário deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Se não houver consenso, o aluno com resposta diferente deverá expor e defender seu ponto de vista. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

Módulo 3- Obesidade no Jornalismo Científico

Atividade 1- Leitura de matérias publicadas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas na atividade anterior e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet, em revistas ou outros materiais de divulgação por meio do jornalismo científico.

 

Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se manifestarem curiosidades ou dúvidas, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis.

 

O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos e sortear os temas abaixo especificados. O grupo deverá ter liberdade para escolher a leitura de quaisquer textos selecionando aqueles que abordem o seu tema; porém, cada grupo deverá consultar, no mínimo, cinco fontes. Cada aluno deverá ler os textos e fazer registros dos itens abaixo especificados.

 

  1. Das informações que considerar mais importantes.
  2. Aspectos comuns nos textos.
  3. Aspectos divergentes nos textos.
  4. Informações polêmicas ou conflitantes.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e  disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar para cada grupo, uma cópia impressa dos textos inerentes ao seu tema.

Temas

  1. Estatísticas sobre obesidade/sobrepeso.

  2. Causas da obesidade/sobrepeso.

  3. Consequências da obesidade/sobrepeso.

  4. Sedentarismo e obesidade/sobrepeso.

  5. Alimentação e sobrepeso/obesidade.

  6. O que fazer para diminuir a obesidade/sobrepeso.

 

Textos e endereços para acesso.

REDAÇÃO ÉPOCA. Quando as crianças tornam-se obesas? Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/vida-util/saude-e-bem-estar/noticia/2014/01/quando-criancas-btornam-se-obesasb.html. Acesso em 03/05/2014.

BOUER, Jairo. Os pais não enxergam a obesidade infantil. http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2014/05/os-pais-nao-enxergam-bobesidade-infantilb.html. Acesso em 03/05/2014.

SEGATTO, Cristiane. Como estimular o cérebro a combater a obesidade. http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/cristiane-segatto/noticia/2014/04/como-estimular-o-cerebro-bcombater-obesidadeb.html. Acesso em 03/05/2014.

REDAÇÃO ÉPOCA. Quer emagrecer? Acorde cedo e pegue um solzinho. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/04/quer-bemagrecerb-acorde-cedo-e-pegue-um-solzinho.html. Acesso em 03/05/2014.

REDAÇÃO ÉPOCA; AGÊNCIA BRASIL; ESTADÃO CONTEÚDO. Mais da metade dos brasileiros está acima do peso, diz pesquisa. Disponível em: http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/08/mais-da-metade-dos-brasileiros-esta-acima-do-peso-diz-pesquisa.html. Acesso em 03/05/2014.

SEGATTO, Cristiane. Viver bem e viver muito. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/cristiane-segatto/noticia/2013/07/bviverb-bem-e-viver-muito.html. Acesso em 03/05/2014.

GLOBOTV-JORNAL HOJE. Duração: 2min32seg. Escolas apostam em cardápios saudáveis para evitar obesidade infantil. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/escolas-apostam-em-cardapios-saudaveis-para-evitar-obesidade-infantil/3299956/. Acesso em 03/05/2014.

BARROS, Turibio. Melhor aptidão física na infância reduz risco de sobrepeso na adolescência. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/06/melhor-aptidao-fisica-na-infancia-reduz-risco-de-sobrepeso-na-adolescencia.html. Acesso em 03/05/2014.

LENHARO, Mariana. Mundo tem 2,1 bilhões de pessoas obesas ou com sobrepeso, diz estudo. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/05/mundo-tem-21-bilhoes-de-pessoas-obesas-ou-com-sobrepeso-diz-estudo.html. Acesso em 03/05/2014.

EXAME.COM. Quase 30% da população mundial possui sobrepeso, diz estudo. Disponível em: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/quase-30-da-populacao-mundial-possui-sobrepeso-diz-estudo. Acesso em 03/05/2014.

VARELLA, Dráuzio. Obesidade. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/obesidade/obesidade/. Acesso em 03/05/2014.

__________. Crianças obesas e sedentárias. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/criancas-obesas-e-sedentarias/. Acesso em 06/05/2014.

EXAME.COM. Sobrepeso. Disponível em: http://exame.abril.com.br/topicos/sobrepeso. Acesso em 06/06/2014.

MILHORANCE, Flávia; GRANDELLE, Renato.  Um terço da população do planeta tem sobrepeso, mostra pesquisa. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/um-terco-da-populacao-do-planeta-tem-sobrepeso-mostra-pesquisa-12641295#ixzz33tuzcd8J. Acesso em 06/06/2014

 

Atividade 2- Discussão dos temas e socialização

Terminada a pesquisa e os registros, os alunos que estudaram o mesmo tema deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.

O grupo deverá eleger um relator para socializar esta pesquisa para o professor e demais colegas. Os alunos deverão fazer registros e tirar dúvidas durante a apresentação dos colegas de outros grupos, uma vez que os temas são diferentes.

Atividade 3- Produção de texto

De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, cada grupo de 6 alunos, um de cada grupo que formado no módulo 3,  deverá produzir um texto com o tema: "Obesidade e sobrepeso humano".

O texto produzido pelo grupo deverá ser digitado e enviado ao professor para avaliação, por e-mail. Este texto deverá compor o relatório de pesquisa.

 

obesidade 1

Imagem disponível em: http://saudealternativa.files.wordpress.com/2007/09/obesidade.jpg. Acesso em 06/06/2014.

 

MÓDULO 4 - PRODUZINDO E SOCIALIZANDO NOVOS CONHECIMENTOS

Atividade 1 - Elaboração de projeto de pesquisa.

O mesmo grupo anterior de 6 alunos deverá, a partir das situações e informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, elaborar um problema de pesquisa baseado naquilo que gostariam de saber e pesquisar em sua comunidade. A partir deste problema de pesquisa, deverão estabelecer os objetivos e o universo de sua investigação e elaborar um questionário para coleta de dados.

Um exemplo

Problema de pesquisa: Qual é o percentual de pessoas adultas (ou crianças; ou idosas) com sobrepeso/obesidade na comunidade ____?

Objetivos: Verificar o percentual de pessoas adultas (ou crianças; ou idosas) com sobrepeso/obesidade na comunidade ____.

Universo da pesquisa: 50 adultas (ou crianças; ou idosas) com idades entre 18 e 60 anos.

Questionário

Nome: ______________________________________________________________________

Data de nascimento: ___/____/________

Sexo: (   ) Masculino; (   ) Feminino.

Altura:

Peso:

Atividade 2- Coleta e tabulação de dados

Os alunos poderão coletar dados, utilizando o questionário, por escrito ou por meio de entrevistas ao vivo, gravadas por celulares ou câmeras. Os entrevistados deverão autorizar a exposição das imagens, se isso for acontecer.

De posse destas informações, os alunos deverão fazer o cálculo do IMC das pessoas entrevistadas pelo seu grupo.

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos com seis componenetes. Este grupo deverá reunir todos os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade (Excel). Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, depois de estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 3 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as  conclusões da pesquisa.

Atividade 4- Elaboração do relatório de pesquisa.

Após a discussão e considerações, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado, os registros, a tabulação e discussão dos dados e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos  resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer a eles as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Aqui deve ser inserido o texto produzido pelos alunos na atividade 3 do módulo 3.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação dos grupos; discussão de vídeos e  charges, estudo de textos e formulários, elaboração do projeto de pesquisa; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16. Acesso em 06/06/2014.

Atividade 5- Publicação do relatório de pesquisa - Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo os textos e o passo a passo da pesquisa, deverá ser enviada por e-mail ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 06/06/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

pizza obesidade

Imagem disponível em: http://og.infg.com.br/in/12641294-289-79d/FT1260A/2014-718348516-2014052831659.jpg_20140528.jpg. Acesso em 06/06/2014.

Recursos Complementares

GLOBO REPÓRTER. Duração: 42min15seg. Combate à obesidade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ublhznq2nbE. Acesso em 03/05/2014.

 

AZEVEDO, Solange. 10 conselhos para seu filho comer melhor. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/10-conselhos-para-seu-filho-comer-melhor-778730.shtml. Acesso em 03/05/2014.

 

CHOPRA, Deepak. Você Tem Fome de Quê? A Solução Definitiva Para Perder Peso, Ganhar Confiança e Viver Com Leveza. Trad. CORRÊA, Maria Sylvia Corrêa. Editora Alaúde, 2014.

 

SILVA, Selma Gonzaga; DIAS, Eliana; OLIVEIRA, Lazuíta Goretti. Geração fast food e obesidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52879. Acesso em 03/05/2014.

 

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Sobrepeso e obesidade. [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&sqi=2&ved=0CE0QFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.inca.gov.br%2Finquerito%2Fdocs%2Fsobrepesoobesidade.pdf&ei=_j6SU76aNNWfyAS-koCwBg&usg=AFQjCNEs4yoYXwwNRfAKu3gUNIHC76IvcQ&bvm=bv.68445247,d.cWc. Acesso em 03/05/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos.
  • Os textos produzidos pelos alunos, a pesquisa e o relatório deverão ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.
  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.