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Marco zero e nomenclatura das rodovias: o que é e para que servem?

 

13/06/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer as características das rodovias federais brasileiras pela composição de sua nomenclatura.

- Reconhecero emprego da mesma nomenclatura nas rodovias estaduais e municipais.

- Classificar, a partir da localização no mapa, as rodovias que cruzam um município.

- Identificar o significado dos marcos zero na definição do traçado das rodovias. 

Duração das atividades
6 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meios de transporte: tipos e caracterização

Transporte rodoviário brasileiro: histórico e caracterização

Coordenadas geográficas: definição e identificação

Noções de geometria:

   -  Circunferência: definição, características, nomenclatura

   -  Plano cartesiano: construção e localização de pontos, leitura, nomenclatura

Noções de fotografia: enquadramento, distância, iluminação 

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para as séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Ela constitui-se num desdobramento da aula Transportes: os desafios do desenvolvimento brasileiro, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56172.

 

Para o seu desenvolvimento sugere-se a participação do professor de Matemática e de Educação Artística.

 

 

Atividade 1. Compreendendo a nomenclatura das rodovias federais

 

junho2-1Junho2-2junho2-3

http://jamirlima.blogspot.com.br/2010/06/rodovias-federais.html#.U4fnbtJdXX4

 

Para desenvolvimento desta atividade o professor deverá imprimir ou levar os alunos ao laboratório de informática para que acessem o link http://www1.dnit.gov.br/rodovias/rodoviasfederais/(Rodovias federais brasileiras).

 

O atlas geográfico escolar e o mapa político do Brasil deverão ser utilizados como recursos complementares na resolução das questões propostas no quadro 1.

 

Roteiro de trabalho

 

Para esta atividade os alunos deverão agrupar-se em duplas. A investigação terá caráter conceitual, por isso, o professor deverá circular pela sala enquanto os alunos respondem as questões, em seu caderno.

 

O manuseio do atlas geográfico, como material impresso, permitirá a visualização da representação cartográfica dos transportes ou da circulação no território; o mapa político deverá ser pendurado na lousa para acesso à mesma imagem cartográfica, porém, em escala maior.

 

A socialização dos resultados será conduzida pelo professor, que solicitará a participação voluntária de alunos que queiram ler as perguntas e as respostas. Nesse momento serão feitos os esclarecimentos necessários para a compreensão dos conceitos básicos do assunto em estudo.

 

Para essa atividade é importante que o professor de matemática tenha revisado as noções de geometria e feito referência sobre a sua aplicação no dia a dia (com exemplos diversos), deixando para o professor de Geografia complementar  e fazer associações  quanto ao traçado das rodovias.

 

Quadro 1. As rodovias federais e suas identificações

 

1. O traçado das rodovias segue um plano matemático, partindo do centro de uma circunferência. Esse ponto é denominado marco zero.

a) Onde se localiza o marco zero do Brasil?

b) Onde se localiza o marco zero do seu Estado?

c) Onde se localiza o marco zero do seu município?

 

2. Em grande parte dos pontos identificados como marco zero encontra-se a existência de uma praça, onde, em muitas localidades, há a construção de uma igreja católica.

a) A partir da questão anterior, identifique em qual desses pontos (marco zero do Brasil, do seu Estado e do seu município) esse fato se confirma.

b) Identifique hipóteses que explicam a presença de igrejas católicas construídas nas áreas denominadas como marco zero.

c) Identifique hipóteses que explicam a existência de outros tipos de construções nos locais de marcos zero. Dê exemplos.

 

3. Procure informações com pessoas que possam responder a seguinte indagação: As igrejas e praças, de modo geral, são construídas antes ou depois da identificação do ponto que será definido como marco zero? Obs: Agrimensores, topógrafos, e engenheiros civis podem ajudar a responder esta pergunta.

 

4. Faça uma síntese da matéria de referência para esta atividade, indicada no link http://www1.dnit.gov.br/rodovias/rodoviasfederais/(Rodovias federais brasileiras), caracterizando o porquê da nomenclatura e a forma como são definidas as numerações das rodovias federais denominadas:

a) radiais

b) transversais ou latitudinais

c) longitudinais

d) diagonais

d) de ligação

 

5. Dê exemplos de cada um desses tipos de rodovias, identificando sua nomenclatura técnica e seu nome de fantasia. Essa resposta pode ser encontrada em http://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/loc-rodo.html(Localização das rodovias)

 

6. O que se entende por nome fantasia de uma rodovia?

 

7. O que se entende por superposição de rodovias? Dê exemplos.

 

8. Como é contada a quilometragem de uma rodovia?

 

 

 

Inevitavelmente, este tema remete a imagens e lembranças. Quem nunca transitou por uma rodovia? A elaboração de cartazes pode ser uma forma interessante de socializar os resultados da atividade anterior.  Para isso, deverão ser formados seis grupos e, por sorteio, cada um deles desenvolverá um dos temas propostos.  Cinco grupos representarão as rodovias (uma rodovia cada um). O sexto grupo representará o marco zero do Brasil.

 

 

Objetivando o caráter didático-pedagógico da atividade, cada cartaz deverá conter alguns elementos estruturantes.

 

Representação dos tipos de rodovias (cinco grupos). Composição:

 

- um mapa mudo do Brasil, onde os alunos destacarão (com pincel atômico) o traçado do tipo de rodovia, que estão representando.

 

- A definição (transcrita) do tipo de rodovia representado.

 

- Uma relação das principais rodovias federais daquele tipo.

 

- Imagens de trechos dessa rodovia, retiradas de jornais, revistas ou da internet.

 

 

Representação do marco zero brasileiro (um grupo). Composição

 

- um mapa mudo do Brasil, identificando a sua localização (com pincel atômico).

 

- ao menos o traçado de uma rodovia de cada tipo para caracterizar a função do marco zero.

 

- o traçado de uma circunferência envolvendo a área do território brasileiro para destacar a centralidade do marco zero.

 

- Imagens do marco zero brasileiro, localizado em Brasília/DF, retiradas de jornais, revistas ou da internet.

 

Observações:

- O professor de Matemática deverá orientar os alunos quanto à confecção do cartaz 2.

 

- As fontes de pesquisa utilizadas para a realização do trabalho serão identificadas à esquerda, na parte inferior do cartaz.

 

- A identificação do grupo (nome, número e série dos alunos) à direita, na parte inferior do cartaz.

 

- Todos os trabalhos serão identificados com um título.

 

Os grupos circularão livremente, transmitindo e recebendo informações

 

Os cartazes serão fixados na sala de aula. Como desdobramento da aula, deverão ser fixados no mural da escola. Combinando previamente com outros colegas, o professor poderá definir uma data para que a turma faça a apresentação dos seus trabalhos aos estudantes de outras salas.

 

 

 

Atividade 2. A importância dos referenciais. As rodovias estaduais e municipais seguem a nomenclatura das rodovias federais

 

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                               Marco zero de São Paulo, localizado na Praça da Sé.    http://retratocentral.blogspot.com.br/

 

O desenvolvimento desta atividade será possível consultando os arquivos:

- Mapas intermodais. Disponível em http://www.dnit.gov.br/mapas-multimodais/mapas-multimodais/mapa-do-brasil

- Condições das rodovias. Disponível em http://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/cond-rodo.html(Condições das rodovias)

- Downloads de mapas rodoviários. Disponível em http://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/mapas-rodo.html


À medida do possível o professor poderá valer-se de mapas ou guias rodoviários impressos e poderá contar com a colaboração dos alunos, caso disponham desse material.

 

 

Observações:

 

- Muitos caminhoneiros e motoristas de ônibus mantém um mapa rodoviário impresso, apesar do uso crescente de GPS (Global Positioning System). O professor, ou mesmo os alunos, poderão obter um desses mapas como empréstimo.

 

- Como muitos estudantes têm GPS disponível em seus aparelhos de telefonia móvel, eles poderão ser utilizados para confrontação de informações, mas não como principal referência.

 

 

Junto à Prefeitura Municipal, o professor poderá obter cópias de mapas do município, que contenham o traçado das rodovias municipais, bem como das estaduais e ou federais que atravessam o seu território. Nessa oportunidade, poderá também solicitar a visita na escola de um técnico do setor de transportes e viação do município para que os alunos o entrevistem. Sugestões de questionamentos a serem feitos ao servidor público municipal responsável por esse assunto poderão ser encontradas no quadro 2.

 

Quadro 2. Entrevista com um servidor público municipal responsável pelo setor de transporte e viação

 

1. Qual é o seu nome? Que função desempenha na Prefeitura Municipal?

 

2. Qual é a sua formação profissional? O que você faz no setor de transporte e viação do município?

 

3. Quais são as diferenças entre rodovias e estradas vicinais?

 

4. Como é definida a nomenclatura das rodovias municipais? Quem as define?

 

5. Por que é necessário identificá-las por meio de códigos numéricos precedidos de letras?

 

6. Por que se colocam nomes de fantasia nas estradas de rodagem?

 

7. Como se encontra o estado de conservação das nossas rodovias municipais?

 

8. De quem é a responsabilidade pela sua construção e sua manutenção: do Estado ou do próprio município?

 

9. Quais são os impostos destinados diretamente ao setor de transportes no município? E no Estado?

 

10. Como é feita a gestão das estradas municipais?

 

 

 

 

De posse desse material (acesso aos sites indicados no primeiro parágrafo da atividade 2 e mapas rodoviários estaduais e municipais impressos) o professor deverá formar grupos de quatro alunos para que respondam as questões sugeridas no quadro 3.

 

Quadro 3. As rodovias do meu estado e as estradas do meu município

 

1. Onde se localiza o marco zero do seu Estado? Como se caracteriza o lugar onde ele está representado espacialmente?

 

2. Identifique as principais rodovias estaduais que atravessam o seu Estado. Dê-lhes a nomenclatura e o nome de fantasia.

 

3. Quais são as principais rodovias federais que atravessam o seu Estado? Dê-lhes a nomenclatura e o nome de fantasia.

 

4. Em seu município

a) Há rodovias estaduais? Quais os nomes de fantasia e sua numeração?

b) Qual é a sua direção? Qual é a sua extensão?

c) Você sabe quais são as cidades localizadas nos dois extremos dessa rodovia? Identifique-as

d) Há rodovias federais? Quais os nomes de fantasia e sua numeração?

e) Qual é a sua direção? Qual é a sua extensão?

f) Você sabe quais são as cidades localizadas nos dois extremos dessa rodovia? Identifique-as.

 

5. Em seu município

a) Onde se localiza o marco zero? Como se caracteriza o lugar onde ele está representado espacialmente?

b) Identifique as principais estradas municipais que o atravessam. Dê-lhes a nomenclatura e a direção.

c) Há estradas vicinais? Quais são as mais importantes?

 

6. Qual é a diferença entre rodovia e estrada vicinal?

 

 

As respostas deverão ser anotadas no caderno do aluno. A formação de grupos terá como finalidade proporcionar a interatividade na busca das respostas, podendo contribuir para a ampliação do conhecimento.

 

Caso o professor consiga a vinda de um servidor público municipal para ser entrevistado pelos alunos, antecipadamente as perguntas deverão ser entregues ao convidado para que providencie as informações solicitadas.

 

Na sala de aula os alunos deverão ser preparados para o momento da entrevista. As perguntas deverão ser elaboradas pelos próprios estudantes, com apoio do professor. De modo aleatório, elas serão lidas por alguns alunos previamente definidos. A partir do bate papo outras perguntas poderão surgir.

 

As informações disponibilizadas por esse profissional servirão como subsídios para a compreensão das questões propostas no quadro 3 e para o desenvolvimento da atividade 3.

 

A socialização das questões respondidas no quadro 3 será feita coletivamente. O professor deverá pendurar na lousa um mapa político do Estado (unidade da federação) e do município. Um aluno será convidado a ler as questões em voz alta, enquanto outros colegas voluntários vão à lousa para apontar a localização espacial das rodovias mencionadas nas questões. O mesmo acontecerá com as questões que não envolvem localização espacial: espontaneamente, os alunos manifestarão o seu aprendizado.

 

Atividade 3. Percepção sensorial do conteúdo estudado

 

 Junho2-6junho2-7Junh02-8                     

http://www.wwf.org.br/index.cfm?uNewsID=6760

http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0Ldu/Rodovia_Federal_Mais_Extensa_Do_Brasil

 

 

Aproveitando a visita do servidor público municipal ou de outra pessoa que poderá contribuir com a temática em estudo, é possível organizar uma aula passeio com seus alunos. Previamente, ele deverá selecionar alguns pontos a serem visitados: o marco zero do município; um trecho (seguro) de uma rodovia estadual (ou de uma federal; se atravessar o município ou se estiver próximo a ele); alguma via municipal (estrada ou vicinal).

 

Os alunos poderão fotografar alguns itens emblemáticos: o tráfego observado naquele momento; um marco do quilometragem do local em relação ao marco zero daquela rodovia; uma placa de sinalização indicando o nome da rodovia; uma placa de sinalização indicando a distância daquele ponto em relação a outras localidades; as margens da rodovia, destacando particularidades como o sistema de drenagem de águas pluviais, áreas de descanso, manutenção, acostamento, pontos de risco, pontos de passagem de pedestres,  cultivos vegetais feitos nas faixas marginais, estabelecimentos comerciais, barracas ou pontos de comércio informais etc.

 

Em relação ao marco zero os alunos deverão identificar previamente se há alguma forma de representação espacial: obelisco, placas com as coordenadas geográficas, caracterização da área onde se localiza (praça, cruzamento de ruas, tipos de construções mais próximas, estado de conservação do local).

 

Com apoio da coordenação pedagógica ou da direção da escola as imagens poderão ser impressas em cores, utilizando a impressora da secretaria (se houver).

 

O professor de Educação Artística contribuirá orientando quanto às técnicas básicas de fotografia e quanto à montagem da exposição do material coletado e produzido (fotos). Para a confecção do painel poderá ser usado papel pardo ou papel manilha.

 

 

O painel deverá conter:

 

- um título.

 

- um mapa do Estado (unidade da federação) indicando o município e as rodovias visitadas (estadual e federal). Se o município não possuir rodovias estaduais e ou federais o mapa deverá trazer a mais próxima.

 

- um mapa do município com o traçado das estradas municipais. A(s) estrada(s) visitadas deverá(ão) ser destacadas com pincel atômico.

 

- imagens do local onde se localiza o marco zero do município.

 

- imagens dos itens elencados no segundo parágrafo desta atividade, fotografadas pelos estudantes.

 

Observação: - O marco zero do Estado, bem como o do município, deverá ser destacado de alguma forma: fixação um percevejo, alfinete com cabeça colorida ou outro tipo de marcador.

 

 

O painel deverá ser fixado em local de destaque na escola para que as informações sejam socializadas a outros estudantes. Em momento predefinido com outros colegas, o professor poderá agendar o encontro de algumas turmas.

 

 

Em alguns municípios o marco zero não tem nenhum destaque e poucas pessoas sabem da sua existência, bem como do seu significado. Se o município em que se localiza a escola onde você, professor, desenvolve o seu trabalho, esta pode ser uma boa oportunidade para marcar a presença da escola na comunidade.

 

Com o apoio do professor de Educação Artística poderá ser pensado um layout bacana para uma placa com as informações relevantes acerca de um marco zero: coordenadas geográficas; altitude da localidade; data da definição do local que sediará o marco zero; nomes das pessoas que coordenaram os estudos para sua identificação e outras informações peculiares daquele município ou daquela cidade, tais como data da criação do município, número do decreto lei que o instituiu, entre outras. Na parte inferior da placa, procurando preservar o destaque das informações anteriores, poderá ser registrado o nome da escola, a identificação da turma que realizou o trabalho, e o ano da realização. Exemplo: Escola A, 2º ano do ensino médio, 2014.

 

Esse material (placa) poderá ser confeccionado numa fundição. Há outros materiais, além do metal, que podem ser utilizados para a inscrição das informações, tais como argila, cimento, acrílico e outros.

 

Os custos poderão ser negociados com a direção da escola. Os recursos podem advir de várias fontes: Prefeitura ou Câmara Municipal; APM (Associação de Pais e Mestres) da escola; cotização entre a APM, professores e alunos (dependendo do perfil socioeconômico dos alunos o valor deverá ser simbólico); doações de colaboradores da escola (empresas ou particulares), entre outras.

 

 

Para concluir a atividade os alunos deverão produzir uma síntese sobre o aprendizado que acabaram de vivenciar. As redações deverão ser elaboradas em dupla, a partir da escolha de um dos temas sugeridos na sequência.

 

Após a revisão conceitual e textual o professor poderá selecionar algumas redações para publicar no jornalzinho da escola ou no blog da turma.

 

 

Quadro 4. Sugestão de temas para o registro escrito do aprendizado

 

- Você sabe o que é e para que serve o marco zero de uma cidade, um estado e um país?

 

- Como saber o rumo de uma viagem, se você não conhece a estrada?

 

- Por que as rodovias levam algumas letras no prefixo de sua numeração?

 

- Na identificação de uma rodovia, o que representam os números e o nome de fantasia?

 

- Nosso município é bem servido de estradas?

 

- Outros temas

 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá estar atento à movimentação dos alunos: interesse e envolvimento nas atividades propostas, pontualidade, cooperação, interatividade, domínio de conteúdo, precisão da linguagem, entre outros aspectos que considerar oportuno.

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