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APRENDER É DIVERTIDO. BRINCANDO E APRENDENDO COM O TRAVA-LÍNGUA

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Estabelecer uma relação com os textos, exercitando a leitura e a compreensão da escrita.
  • Articular bem as palavras com brincadeiras.
  • Aperfeiçoar a pronúncia de algumas palavras.
  • Estimular a atenção, o ritmo e a agilidade oral.
  • Trabalhar a leituras em grupo: ritmo, dicção e expressão.
Duração das atividades
5 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades, necessitando atenção, ritmo e agilidade oral.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

1º Momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo: Trava-Língua, do Grupo Tiquequê. Vídeo do Youtube. Duração: 2min20seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TM7U9L-4fVA&list=RDTM7U9L-4fVA#t=16. Acesso em 14 de maio de 2014.

 

Figura 1- Imagem do vídeo Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, obtida pela autora através da página do Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TM7U9L-4fVA&list=RDTM7U9L-4fVA#t=16. Acesso em 14 de maio de 2014.

 

2º Momento: Solicite aos alunos que escrevam as palavras que ouviram na música. Não importa a quantidade, no entanto, quanto mais palavras, melhor.

Solicite que cada aluno leia em voz alta as palavras que escreveram e anote na lousa.

 

Professor, caso seja necessário, apresente o vídeo novamente aos alunos, antes que comecem a anotar as palavras.

 

3º Momento: Apresente aos alunos, a letra da música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê:

 

TRAVA-LÍNGUA

Cabaça, cabeça, cobiça, cabrocha, com bruxa

Olha o trava-língua

Batata, pateta, botina, patota, batuta

Êta nossa língua

Na sala, no selo, no sino, no sono, no susto

Olha o soluço

Trapaça, tropeça, tropica, pra troca, tripula

Eu já tô confuso

Trava, trevo, driblo, dobro, truco

Jafé, Jessé, Gisé, José, João

Mala, mela, minha, mola, mula

Saca, Zeca, chica, soca, chã

 

Frases trava-língua “incidentais” na música (anotação livre da autora em observação ao vídeo Trava-Língua, do Grupo Tiquequê)

 

“Crocodilo come coco, bem tranquilo pouco a pouco

E já prepara um pouquinho para o seu crocodilinho.”

 

“Três pratos de trigo para três tristes tigres.”

 

“O quê que Cauê quer? Cauê quer kiwi.

Que kiwi Cauê quer? Cauê quer qualquer kiwi.”

 

“Velha da bochecha murcha

Moça da bochecha inchada.”

 

“Num ninho de mafagafos, há dez mafagafinhos.

Quem desmafagafar o ninho dos mafagafos, bom desmafagafador será.”

 

Letra disponível no encarte do CD “Era uma vez um gigante”, compositor: Wem, Grupo Tiquequê, Distribuidora MCD.

 

Professor, a letra da música está também disponível em: http://letras.mus.br/tiqueque/trava-lingua/. Acesso em 15 de maio de 2014.

 

Sugestão ao Professor

 

Para conhecer o trabalho do grupo Tiquequê, acesse: http://www.tiqueque.com.br/. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

Seria interessante adquirir o CD para a atividade, para trabalhar também a musicalidade das crianças e deixar a atividade mais divertida. Caso não seja possível, sugere-se trabalhar como parlenda ou jogral.

 

4º Momento: Separe a letra da música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, em linhas, conforme sugerido abaixo:

 

  1. Cabaça, cabeça, cobiça, cabrocha, com bruxa... Olha o trava-língua
  2. Batata, pateta, botina, patota, batuta... Êta nossa língua
  3. Na sala, no selo, no sino, no sono, no susto... Olha o soluço
  4. Trapaça, tropeça, tropica, pra troca, tripula... Eu já tô confuso
  5. Trava, trevo, driblo, dobro, truco
  6. Jafé, Jessé, Gisé, José, João
  7. Mala, mela, minha, mola, mula
  8. Saca, Zeca, chica, soca, chão

 

Divida a turma em oito grupos e solicite que cada grupo ensaie uma frase da música para fazerem uma brincadeira de trava-língua. Sugira que treinem na seguinte sequência, várias vezes:

 

1°-   Leiam lentamente.

2°-   Leiam em velocidade moderada.

3°-   Leiam rapidamente.

 

Dê um prazo de 10 minutos para que os grupos ensaiem.

 

Sugestão ao Professor

 

Neste momento, é importante tomar o cuidado para que os alunos que tiverem habilidades de leitura semelhantes ficarem no mesmo grupo, para não expor os alunos com maiores dificuldades.

 

5º Momento: Solicite que os grupos se organizem na sequência da música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, ou seja na sequência listada no 4° momento.

 

Solicite que cada grupo leia sua frase ensaiada, acompanhando a sequência da música.

 

Sugestão ao Professor

 

Para tornar a brincadeira mais divertida, experimente colocar ao fundo a música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê para que os alunos cantem junto suas frases ensaiadas.

 

 

AULA 2

 

1° momento: Distribua aos alunos a letra da música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, apresentada conforme a configuração abaixo:

 

  1. Cabaça, cabeça, cobiça, cabrocha, com bruxa... Olha o trava-língua
  2. Batata, pateta, botina, patota, batuta... Êta nossa língua
  3. Na sala, no selo, no sino, no sono, no susto... Olha o soluço
  4. Trapaça, tropeça, tropica, pra troca, tripula... Eu já tô confuso
  5. Trava, trevo, driblo, dobro, truco
  6. Jafé, Jessé, Gisé, José, João
  7. Mala, mela, minha, mola, mula
  8. Saca, Zeca, chica, soca, chão

 

Desenhe um quadro na lousa, com colunas de acordo com a classificação das palavras por número de sílabas. Solicite que os alunos identifiquem as palavras que se enquadram em cada coluna e fale em voz alta. Anote na lousa (já com a separação das sílabas) à medida que fizerem a identificação. Solicite que desconsiderem as palavras que foram pronunciadas de forma coloquial: êta, tô, pra etc.

 

Figura 2- Quadro elaborado pela autora (sugestão)

 

2° momento: Solicite que os alunos deem exemplos de outras palavras, de acordo com seu número de sílabas. Pelo menos cinco exemplos para cada classe de palavras.

 

Exemplos:

 

Monossílaba: NÓ, CÉU, PÁ, MEL, SOL etc.

Dissílaba: JI-LÓ, CA-SA, BAR-CO, PO-TE, ME-SA etc.

Trissílaba: JA-NE-LA, PA-NE-LA, CA-DER-NO, VER-DA-DE etc.

Polissílaba: FE-LI-CI-DA-DE, BI-CI-CLE-TA, BOR-BO-LE-TA, BE-TER-RA-BA, COM-PU-TA-DOR etc.

 

3° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo Chocolate, do Grupo Triii. Vídeo do Youtube. Duração: 2min56seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JzIlQDmoUUM. Acesso em 18 de maio de 2014.

 

Figura 3- Imagem do vídeo Chocolate, do Grupo Triii, obtida pela autora através da página do Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JzIlQDmoUUM. Acesso em 14 de maio de 2014.

 

Apresente na lousa a forma como os músicos cantam a música Chocolate, conforme abaixo:

 

CHOCO – CHOCO – LA – LA

CHOCO – CHOCO – TE – TE

CHOCO – LA

CHOCO – TE

CHOCO – LA – A – TE

 

BICI – BICI – CLE – CLE

BICI – BICI – TA – TA

BICI – CLE

BICI – TA

BICI – CLE – E – TA

 

BORBO – BORBO – LE – LE

BORBO – BORBO – TA – TA

BORBO – LE

BORBO – TA

BOR – BO – LE – E – TA

 

Convide os alunos para cantarem junto, fazendo a divisão conforme os músicos.

 

Sugestão ao Professor

 

Importante ressaltar que a divisão de sílabas cantada na música Chocolate, do Grupo Triii, não está correta e foi criada apenas para a brincadeira musical. Caso tenha tempo suficiente, poderá sugerir outras palavras com quatro sílabas para a brincadeira, além das cantadas na música, como por exemplo: GELATINA, TELEFONE, SABONETE etc.

 

GELA – GELA – TI – TI

GELA – GELA – NA – NA

GELA – TI

GELA – NA

GELA – TI – I – NA

 

TELE – TELE – FO – FO

TELE – TELE – NE – NE

TELE – FO

TELE – NE

TELE – FO – O – NE

 

SABO – SABO – NE – NE

SABO – SABO – TE – TE

SABO – NE

SABO – TE

SABO – NE – E – TE

 

4° momento: Pergunte aos alunos: “Na música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, qual linha ou quais linhas vocês acharam mais difícil (ou difíceis) de falar?”

 

Provavelmente, indicarão as linhas 4, 5 e 8. Considerando as linhas 4 e 5, escreva as palavras na lousa da seguinte forma:

 

Linha 4: TRapaça – TRopeça – TRopica – TRoca – TRipula

Linha 5: TRava – TRevo – DRiblo – doBRo – TRuco

 

Solicite que os alunos se dividam em grupos de três e anotem o maior número possível de palavras que possuam o encontro de consoantes “TR”, “DR”, “BR”, independente se está no início, meio ou fim da palavra.

 

Dê um prazo de 10 minutos para esta atividade.

 

Exemplos:

 

TR >>> TRavesseiro, filTRo, aTRasado etc.

DR >>> viDRaça, peDRa, paDRe etc.

BR >>> BRasil, BRoche, oBRigado etc.

 

Sugestão ao Professor

 

Dependendo da dificuldade em encontrar novas palavras, oferecer livros de leitura diversos, revistas, textos etc., para auxiliar os alunos na elaboração da lista.

 

5° momento: Solicite que cada grupo leia, em voz alta, as palavras encontradas. Estimule a participação de todos os membros do grupo na leitura.

 

Anote na lousa as palavras encontradas por cada grupo. Caso as palavras vão se repetindo, anotar na frente da palavra já escrita o número de vezes que ela foi lembrada.

 

Sugestão ao Professor

 

A exploração das palavras pode seguir em várias linhas. Você pode trabalhar também com as seguintes divisões: por classe gramatical: substantivo, verbo, adjetivo, artigo, numeral, pronome; quando substantivo, por gênero: feminino ou masculino;  dentre outras.

 

Para ampliar seu conhecimento quanto à classificação das palavras, acesse:

 

Classes Gramaticais variáveis: Substantivo, verbo, adjetivo, artigo, numeral e pronomes. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/classes-gramaticais-variaveis-substantivo-verbo-adjetivo-artigo-numeral-e-pronomes.htm. Acesso em 18 de maio de 2014.

 

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Classificando as palavras quanto ao número de sílabas. Disponível em: http://www.portugues.com.br/gramatica/classificando-as-palavras-quanto-ao-numero-silabas.html. Acesso em 18 de maio de 2014.

 

Morfologia. Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/. Acesso em 18 de maio de 2014.

 

 

AULAS 3 E 4

 

1° momento: Pergunte aos alunos quem conhece o jogo de dominó.

 

Figura 4- Imagem de jogo de dominó obtida pela autora. Disponível em: http://www.blogodorium.com.br/wp-content/uploads/jogar-domino-online-com-outras-pessoas.jpg. Acesso em 22 de maio de 2014.

 

Explicar, em linhas gerais, o jogo de dominó:

 

  • O dominó é jogado por duas duplas (ou seja, quatro participantes), que devem se sentar em posições alternadas.
  • O jogo possui 28 peças, sendo distribuídas sete peças para cada participante.
  • Cada peça do jogo possui duas pontas, cada ponta com um número de zero a seis.
  • O jogador que inicia a partida é o que tem a peça 6-6, colocando esta peça no centro da mesa.
  • Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez.
  • A partida pode terminar em duas circunstâncias: quando um jogador consegue bater o jogo, ou quando o jogo fica trancado.

 

Fonte: Regras do jogo dominó. http://www.megajogos.com.br/jogosonline/domino/regras. Acesso em 22 de maio de 2014.

 

Figura 5– Imagem de jogo de dominó: 28 peças. Disponível em: http://www.bigmae.com/wp-content/uploads/2009/09/jogo-de-domino.png. Acesso em 22 de maio de 2014.

 

Sugestão ao Professor

 

Para ampliar seu conhecimento sobre o jogo de dominó, acesse:

 

Jogos Antigos, Dominó. Disponível em: http://www.jogos.antigos.nom.br/domino.asp. Acesso em 20 de maio de 2014.

 

Jogo de Dominó – Matemática Fácil. Disponível em: http://www.bigmae.com/jogo-de-domino-matematica-facil/. Acesso em 25 de maio de 2014.

 

2° momento: Convidar os alunos para confeccionarem um dominó diferente para fazerem a brincadeira do trava-língua. Sugerir que seja utilizado material descartado no dia a dia, como as caixinhas de leite longa vida (ou caixas de sapato) e que sejam encapadas com folhas coloridas.

 

Dicas para a confecção do dominó trava-língua

 

  • Utilizar duas cores para encapar as caixas: vermelho e azul (ou outras de sua preferência ou escolhidas pelos alunos).
  • Dividir as frases trava-língua e escrever na caixa vermelha o início da frase, e na caixa azul o final da frase.

 

Figura 6- Dominó trava-língua (adaptado pela autora). Original disponível em: http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com.br/2011/09/domino-de-trava-linguas.html. Acesso em 20 de maio de 2014.

 

GABARITO

  1. A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha.
  2. A babá boba bebeu o leite do bebê.
  3. Bote a bota no bote e tire o pote do bote.
  4. Caixa de graxa grossa de graça.
  5. Casa suja, chão sujo.
  6. Chega de cheiro de cera suja.
  7. É preto o prato do pato preto.
  8. Fala, arara loura. A arara loura falara.
  9. Norma nina o nenê da Neuza.
  10. O atleta atravessou o Atlântico com o atlas de Atalaia.
  11. O padre pouca capa tem porque pouca capa compra.
  12. O sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar.
  13. Por o rabo de burro num burro sem rabo.
  14. Quem a paca cara compra, paca cara pagará.
  15. Três pratos de trigo para três tigres tristes.

 

Observação

§  O jogo de dominó sugerido contem 30 peças para formarem 15 frases trava-língua.

§  Podem ser inseridas novas frases trava-língua para aumentar o número de peças do jogo e consequentemente o número de peças para cada jogador.

 

Sugestão ao Professor

 

Outras dicas de como fazer um dominó gigante com material reciclável estão disponíveis em: http://www.reciclagemesucata.com/2010/09/domino-gigante-para-o-dia-das-criancas.html. Acesso em 20 de maio de 2014.

 

Seguem algumas imagens de jogo de dominó gigante, confeccionados com espuma, caixa de leite longa vida, caixa de sapato etc.

 

Figura 7- Jogo de dominó, confeccionado com espuma. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-i49e699d1Ig/TouLSqMDBdI/AAAAAAAAAfM/WwQ__mQC8wo/s1600/02-10+001.jpg. Acesso em 22 de maio de 2014.

 

Figura 8- Jogo de dominó gigante, confeccionado com caixa de sapato. Disponível: http://3.bp.blogspot.com/-sN7fL6LyUSc/T-zCY_7H9dI/AAAAAAAABnU/1zzrF_gUX_M/s320/P1040553.JPG. Acesso em 22 de maio de 2014.

 

3° momento: Convidar os alunos para jogarem o dominó trava-língua.

 

Considerando o jogo de dominó sugerido, com 30 peças e 15 frases trava-língua, dividir a turma em seis grupos e distribuir cinco peças para cada grupo. Esta divisão pode variar conforme o número de alunos. Avalie e verifique qual a melhor divisão.

 

Explicar para os alunos a estratégia do jogo, como a seguir:

 

  • Cada peça do dominó trava-língua é única e não tem divisão como a peça do dominó comum.
  • Cada caixa vermelha é o início de uma frase e cada caixa azul é o complemento dessa frase.
  • O jogo do dominó trava-língua é como o dominó comum e as peças deverão se encaixar de forma que completem as frases.

 

Sugestão ao Professor

 

Caso queira ampliar a sua aula, você poderá indicar a leitura dos livros: Quem lê com pressa tropeça. O ABC do trava-língua  e  O livro dos trava-línguas pelos alunos em casa.

 

JOSÉ, Elias. Quem lê com pressa tropeça. O ABC do trava-língua. [Num texto bem-humorado, Elias José revive uma tradição oral: o trava-línguas, habilidade de recitar bem rápido frases ou versos com sons semelhantes, sem trocar sílabas e sem interrupções.] Disponível em: http://www.le.com.br/catalogo-interna/quem-le-com-pressa-tropeca. Acesso em 22 de maio de 2014.

 

Figura 10- Imagem da capa do livro Quem lê com pressa tropeça. O ABC do travalíngua, de Elias José. Disponível em: http://www.le.com.br/public/imgs/up/quem-le-pressa.jpg. Acesso em 22 de maio de 2014.

 

MOTA, António. O livro dos trava-línguas. [Sinopse: Por meio de divertidos jogos de palavras e muitas situações cotidianas que envolvem o convívio entre homens e bichos, a criança explora as várias possibilidades da comunicação. Indicadas para trabalhar a pronúncia – desenvolvimento da linguagem oral –, as múltiplas abordagens do dia a dia contidas no livro visam ainda a desenvolver a capacidade de elaborar e responder questões e ajudam a criar intimidade com novos vocabulários, além de estimular visualmente a imaginação – as ilustrações interagem criativamente com os textos, ampliando a habilidade linguística para entender e produzir palavras e sentidos (neologismos).] Disponível em: http://www.leyamais.com.br/?p=666. Acesso em 22 de maio de 2014.

 

Figura 11- Imagem da capa do livro O livro dos trava-línguas, de António Mota. Disponível em: http://www.leyamais.com.br/wp-content/uploads/2012/04/TravaLinguas_capa.jpg. Acesso em 22 de maio de 2014.

 

 

AULA 5

 

1° momento: Convide os alunos a participarem de um desafio.

 

DESAFIO TRAVA-LÍNGUA

Figura 9- Imagem disponível em: http://travalinguas.net.br/wp-content/uploads/2011/08/Trava-Lingua_sombra.png. Acesso em 18 de maio de 2014.

 

Solicite que os alunos se dividam em grupos de três para elaborarem frases trava-língua. É interessante que as frases tenham algum sentido. Dê novos exemplos, como:

 

Exemplos:

  • A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.
  • A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
  • Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas. Tira da boca da bica, bota na boca da bomba.
  • O peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.
  • O rato roeu a roupa do rei de Roma. Rainha raivosa rasgou o resto.
  • O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.

 

Fonte: Dez trava-línguas para melhorar a pronúncia. Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/novo/noticias/dez-trava-linguas.php. Acesso em 19 de maio de 2014.

 

Dê um prazo de 20 minutos para a atividade.

 

2° momento: Solicite que cada grupo elabore um cartaz com sua frase trava-língua para o desafio.

 

3° momento: Convide os alunos para montarem um mural na sala, com todos os cartazes.

 

4° momento: Promova uma votação para definirem qual frase trava-língua é a mais divertida.

Recursos Complementares

AGRANITO, Laís de Castro. Trava-língua: desvendando a escrita e descobrindo palavras. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50570. Acesso em 14 de maio de 2014.

 

ARAÚJO, Liane Castro de. Jogos e Materiais para Alfabetização. Disponível em: http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html. Acesso em 26 de maio de 2014.

 

CANTALOGO, Aline Rodrigues. Trava-ngua e destrava a escrita. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33509. Acesso em 14 de maio de 2014.

 

SILVA, Mariane Ellen. O uso do trava-língua na identificação de palavras. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50581. Acesso em 14 de maio de 2014.

 

Veja também: O ABC do trava-língua - Elias José. Disponível em: http://nanareyseducacao.blogspot.com.br/2011/08/o-abc-do-travalingua-elias-jose.html. Acesso em 22 de maio de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar no decorrer das aulas se os alunos conseguiram desenvolver habilidades de leitura, articulando bem as palavras através da brincadeira do trava-língua. Avalie o interesse pela leitura, a evolução da escrita e o conhecimento de novas palavras. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos, a desenvoltura no trabalho em grupo e o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

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