19/06/2014
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Esta aula destina-se a alunos do terceiro ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades, necessitando atenção, ritmo e agilidade oral.
Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.
1º Momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo: Trava-Língua, do Grupo Tiquequê. Vídeo do Youtube. Duração: 2min20seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TM7U9L-4fVA&list=RDTM7U9L-4fVA#t=16. Acesso em 14 de maio de 2014.
Figura 1- Imagem do vídeo Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, obtida pela autora através da página do Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TM7U9L-4fVA&list=RDTM7U9L-4fVA#t=16. Acesso em 14 de maio de 2014.
2º Momento: Solicite aos alunos que escrevam as palavras que ouviram na música. Não importa a quantidade, no entanto, quanto mais palavras, melhor.
Solicite que cada aluno leia em voz alta as palavras que escreveram e anote na lousa.
Professor, caso seja necessário, apresente o vídeo novamente aos alunos, antes que comecem a anotar as palavras.
3º Momento: Apresente aos alunos, a letra da música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê:
Cabaça, cabeça, cobiça, cabrocha, com bruxa
Olha o trava-língua
Batata, pateta, botina, patota, batuta
Êta nossa língua
Na sala, no selo, no sino, no sono, no susto
Olha o soluço
Trapaça, tropeça, tropica, pra troca, tripula
Eu já tô confuso
Trava, trevo, driblo, dobro, truco
Jafé, Jessé, Gisé, José, João
Mala, mela, minha, mola, mula
Saca, Zeca, chica, soca, chã
Frases trava-língua “incidentais” na música (anotação livre da autora em observação ao vídeo Trava-Língua, do Grupo Tiquequê)
“Crocodilo come coco, bem tranquilo pouco a pouco
E já prepara um pouquinho para o seu crocodilinho.”
“Três pratos de trigo para três tristes tigres.”
“O quê que Cauê quer? Cauê quer kiwi.
Que kiwi Cauê quer? Cauê quer qualquer kiwi.”
“Velha da bochecha murcha
Moça da bochecha inchada.”
“Num ninho de mafagafos, há dez mafagafinhos.
Quem desmafagafar o ninho dos mafagafos, bom desmafagafador será.”
Letra disponível no encarte do CD “Era uma vez um gigante”, compositor: Wem, Grupo Tiquequê, Distribuidora MCD.
Professor, a letra da música está também disponível em: http://letras.mus.br/tiqueque/trava-lingua/. Acesso em 15 de maio de 2014.
Para conhecer o trabalho do grupo Tiquequê, acesse: http://www.tiqueque.com.br/. Acesso em 10 de abril de 2014.
Seria interessante adquirir o CD para a atividade, para trabalhar também a musicalidade das crianças e deixar a atividade mais divertida. Caso não seja possível, sugere-se trabalhar como parlenda ou jogral.
4º Momento: Separe a letra da música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, em linhas, conforme sugerido abaixo:
Divida a turma em oito grupos e solicite que cada grupo ensaie uma frase da música para fazerem uma brincadeira de trava-língua. Sugira que treinem na seguinte sequência, várias vezes:
1°- Leiam lentamente.
2°- Leiam em velocidade moderada.
3°- Leiam rapidamente.
Dê um prazo de 10 minutos para que os grupos ensaiem.
Neste momento, é importante tomar o cuidado para que os alunos que tiverem habilidades de leitura semelhantes ficarem no mesmo grupo, para não expor os alunos com maiores dificuldades.
5º Momento: Solicite que os grupos se organizem na sequência da música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, ou seja na sequência listada no 4° momento.
Solicite que cada grupo leia sua frase ensaiada, acompanhando a sequência da música.
Para tornar a brincadeira mais divertida, experimente colocar ao fundo a música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê para que os alunos cantem junto suas frases ensaiadas.
1° momento: Distribua aos alunos a letra da música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, apresentada conforme a configuração abaixo:
Desenhe um quadro na lousa, com colunas de acordo com a classificação das palavras por número de sílabas. Solicite que os alunos identifiquem as palavras que se enquadram em cada coluna e fale em voz alta. Anote na lousa (já com a separação das sílabas) à medida que fizerem a identificação. Solicite que desconsiderem as palavras que foram pronunciadas de forma coloquial: êta, tô, pra etc.
Figura 2- Quadro elaborado pela autora (sugestão)
2° momento: Solicite que os alunos deem exemplos de outras palavras, de acordo com seu número de sílabas. Pelo menos cinco exemplos para cada classe de palavras.
Exemplos:
Monossílaba: NÓ, CÉU, PÁ, MEL, SOL etc.
Dissílaba: JI-LÓ, CA-SA, BAR-CO, PO-TE, ME-SA etc.
Trissílaba: JA-NE-LA, PA-NE-LA, CA-DER-NO, VER-DA-DE etc.
Polissílaba: FE-LI-CI-DA-DE, BI-CI-CLE-TA, BOR-BO-LE-TA, BE-TER-RA-BA, COM-PU-TA-DOR etc.
3° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo Chocolate, do Grupo Triii. Vídeo do Youtube. Duração: 2min56seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JzIlQDmoUUM. Acesso em 18 de maio de 2014.
Figura 3- Imagem do vídeo Chocolate, do Grupo Triii, obtida pela autora através da página do Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JzIlQDmoUUM. Acesso em 14 de maio de 2014.
Apresente na lousa a forma como os músicos cantam a música Chocolate, conforme abaixo:
CHOCO – CHOCO – LA – LA
CHOCO – CHOCO – TE – TE
CHOCO – LA
CHOCO – TE
CHOCO – LA – A – TE
BICI – BICI – CLE – CLE
BICI – BICI – TA – TA
BICI – CLE
BICI – TA
BICI – CLE – E – TA
BORBO – BORBO – LE – LE
BORBO – BORBO – TA – TA
BORBO – LE
BORBO – TA
BOR – BO – LE – E – TA
Convide os alunos para cantarem junto, fazendo a divisão conforme os músicos.
Importante ressaltar que a divisão de sílabas cantada na música Chocolate, do Grupo Triii, não está correta e foi criada apenas para a brincadeira musical. Caso tenha tempo suficiente, poderá sugerir outras palavras com quatro sílabas para a brincadeira, além das cantadas na música, como por exemplo: GELATINA, TELEFONE, SABONETE etc.
GELA – GELA – TI – TI
GELA – GELA – NA – NA
GELA – TI
GELA – NA
GELA – TI – I – NA
TELE – TELE – FO – FO
TELE – TELE – NE – NE
TELE – FO
TELE – NE
TELE – FO – O – NE
SABO – SABO – NE – NE
SABO – SABO – TE – TE
SABO – NE
SABO – TE
SABO – NE – E – TE
4° momento: Pergunte aos alunos: “Na música Trava-Língua, do Grupo Tiquequê, qual linha ou quais linhas vocês acharam mais difícil (ou difíceis) de falar?”
Provavelmente, indicarão as linhas 4, 5 e 8. Considerando as linhas 4 e 5, escreva as palavras na lousa da seguinte forma:
Linha 4: TRapaça – TRopeça – TRopica – TRoca – TRipula
Linha 5: TRava – TRevo – DRiblo – doBRo – TRuco
Solicite que os alunos se dividam em grupos de três e anotem o maior número possível de palavras que possuam o encontro de consoantes “TR”, “DR”, “BR”, independente se está no início, meio ou fim da palavra.
Dê um prazo de 10 minutos para esta atividade.
Exemplos:
TR >>> TRavesseiro, filTRo, aTRasado etc.
DR >>> viDRaça, peDRa, paDRe etc.
BR >>> BRasil, BRoche, oBRigado etc.
Dependendo da dificuldade em encontrar novas palavras, oferecer livros de leitura diversos, revistas, textos etc., para auxiliar os alunos na elaboração da lista.
5° momento: Solicite que cada grupo leia, em voz alta, as palavras encontradas. Estimule a participação de todos os membros do grupo na leitura.
Anote na lousa as palavras encontradas por cada grupo. Caso as palavras vão se repetindo, anotar na frente da palavra já escrita o número de vezes que ela foi lembrada.
A exploração das palavras pode seguir em várias linhas. Você pode trabalhar também com as seguintes divisões: por classe gramatical: substantivo, verbo, adjetivo, artigo, numeral, pronome; quando substantivo, por gênero: feminino ou masculino; dentre outras.
Para ampliar seu conhecimento quanto à classificação das palavras, acesse:
Classes Gramaticais variáveis: Substantivo, verbo, adjetivo, artigo, numeral e pronomes. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/classes-gramaticais-variaveis-substantivo-verbo-adjetivo-artigo-numeral-e-pronomes.htm. Acesso em 18 de maio de 2014.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Classificando as palavras quanto ao número de sílabas. Disponível em: http://www.portugues.com.br/gramatica/classificando-as-palavras-quanto-ao-numero-silabas.html. Acesso em 18 de maio de 2014.
Morfologia. Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/. Acesso em 18 de maio de 2014.
1° momento: Pergunte aos alunos quem conhece o jogo de dominó.
Figura 4- Imagem de jogo de dominó obtida pela autora. Disponível em: http://www.blogodorium.com.br/wp-content/uploads/jogar-domino-online-com-outras-pessoas.jpg. Acesso em 22 de maio de 2014.
Explicar, em linhas gerais, o jogo de dominó:
Fonte: Regras do jogo dominó. http://www.megajogos.com.br/jogosonline/domino/regras. Acesso em 22 de maio de 2014.
Figura 5– Imagem de jogo de dominó: 28 peças. Disponível em: http://www.bigmae.com/wp-content/uploads/2009/09/jogo-de-domino.png. Acesso em 22 de maio de 2014.
Para ampliar seu conhecimento sobre o jogo de dominó, acesse:
Jogos Antigos, Dominó. Disponível em: http://www.jogos.antigos.nom.br/domino.asp. Acesso em 20 de maio de 2014.
Jogo de Dominó – Matemática Fácil. Disponível em: http://www.bigmae.com/jogo-de-domino-matematica-facil/. Acesso em 25 de maio de 2014.
2° momento: Convidar os alunos para confeccionarem um dominó diferente para fazerem a brincadeira do trava-língua. Sugerir que seja utilizado material descartado no dia a dia, como as caixinhas de leite longa vida (ou caixas de sapato) e que sejam encapadas com folhas coloridas.
Figura 6- Dominó trava-língua (adaptado pela autora). Original disponível em: http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com.br/2011/09/domino-de-trava-linguas.html. Acesso em 20 de maio de 2014.
GABARITO
§ O jogo de dominó sugerido contem 30 peças para formarem 15 frases trava-língua.
§ Podem ser inseridas novas frases trava-língua para aumentar o número de peças do jogo e consequentemente o número de peças para cada jogador.
Outras dicas de como fazer um dominó gigante com material reciclável estão disponíveis em: http://www.reciclagemesucata.com/2010/09/domino-gigante-para-o-dia-das-criancas.html. Acesso em 20 de maio de 2014.
Seguem algumas imagens de jogo de dominó gigante, confeccionados com espuma, caixa de leite longa vida, caixa de sapato etc.
Figura 7- Jogo de dominó, confeccionado com espuma. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-i49e699d1Ig/TouLSqMDBdI/AAAAAAAAAfM/WwQ__mQC8wo/s1600/02-10+001.jpg. Acesso em 22 de maio de 2014.
Figura 8- Jogo de dominó gigante, confeccionado com caixa de sapato. Disponível: http://3.bp.blogspot.com/-sN7fL6LyUSc/T-zCY_7H9dI/AAAAAAAABnU/1zzrF_gUX_M/s320/P1040553.JPG. Acesso em 22 de maio de 2014.
3° momento: Convidar os alunos para jogarem o dominó trava-língua.
Considerando o jogo de dominó sugerido, com 30 peças e 15 frases trava-língua, dividir a turma em seis grupos e distribuir cinco peças para cada grupo. Esta divisão pode variar conforme o número de alunos. Avalie e verifique qual a melhor divisão.
Explicar para os alunos a estratégia do jogo, como a seguir:
Caso queira ampliar a sua aula, você poderá indicar a leitura dos livros: Quem lê com pressa tropeça. O ABC do trava-língua e O livro dos trava-línguas pelos alunos em casa.
JOSÉ, Elias. Quem lê com pressa tropeça. O ABC do trava-língua. [Num texto bem-humorado, Elias José revive uma tradição oral: o trava-línguas, habilidade de recitar bem rápido frases ou versos com sons semelhantes, sem trocar sílabas e sem interrupções.] Disponível em: http://www.le.com.br/catalogo-interna/quem-le-com-pressa-tropeca. Acesso em 22 de maio de 2014.
Figura 10- Imagem da capa do livro Quem lê com pressa tropeça. O ABC do travalíngua, de Elias José. Disponível em: http://www.le.com.br/public/imgs/up/quem-le-pressa.jpg. Acesso em 22 de maio de 2014.
MOTA, António. O livro dos trava-línguas. [Sinopse: Por meio de divertidos jogos de palavras e muitas situações cotidianas que envolvem o convívio entre homens e bichos, a criança explora as várias possibilidades da comunicação. Indicadas para trabalhar a pronúncia – desenvolvimento da linguagem oral –, as múltiplas abordagens do dia a dia contidas no livro visam ainda a desenvolver a capacidade de elaborar e responder questões e ajudam a criar intimidade com novos vocabulários, além de estimular visualmente a imaginação – as ilustrações interagem criativamente com os textos, ampliando a habilidade linguística para entender e produzir palavras e sentidos (neologismos).] Disponível em: http://www.leyamais.com.br/?p=666. Acesso em 22 de maio de 2014.
Figura 11- Imagem da capa do livro O livro dos trava-línguas, de António Mota. Disponível em: http://www.leyamais.com.br/wp-content/uploads/2012/04/TravaLinguas_capa.jpg. Acesso em 22 de maio de 2014.
1° momento: Convide os alunos a participarem de um desafio.
Figura 9- Imagem disponível em: http://travalinguas.net.br/wp-content/uploads/2011/08/Trava-Lingua_sombra.png. Acesso em 18 de maio de 2014.
Solicite que os alunos se dividam em grupos de três para elaborarem frases trava-língua. É interessante que as frases tenham algum sentido. Dê novos exemplos, como:
Exemplos:
Fonte: Dez trava-línguas para melhorar a pronúncia. Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/novo/noticias/dez-trava-linguas.php. Acesso em 19 de maio de 2014.
Dê um prazo de 20 minutos para a atividade.
2° momento: Solicite que cada grupo elabore um cartaz com sua frase trava-língua para o desafio.
3° momento: Convide os alunos para montarem um mural na sala, com todos os cartazes.
4° momento: Promova uma votação para definirem qual frase trava-língua é a mais divertida.
AGRANITO, Laís de Castro. Trava-língua: desvendando a escrita e descobrindo palavras. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50570. Acesso em 14 de maio de 2014.
ARAÚJO, Liane Castro de. Jogos e Materiais para Alfabetização. Disponível em: http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html. Acesso em 26 de maio de 2014.
CANTALOGO, Aline Rodrigues. Trava-língua e destrava a escrita. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33509. Acesso em 14 de maio de 2014.
SILVA, Mariane Ellen. O uso do trava-língua na identificação de palavras. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50581. Acesso em 14 de maio de 2014.
Veja também: O ABC do trava-língua - Elias José. Disponível em: http://nanareyseducacao.blogspot.com.br/2011/08/o-abc-do-travalingua-elias-jose.html. Acesso em 22 de maio de 2014.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar no decorrer das aulas se os alunos conseguiram desenvolver habilidades de leitura, articulando bem as palavras através da brincadeira do trava-língua. Avalie o interesse pela leitura, a evolução da escrita e o conhecimento de novas palavras. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos, a desenvoltura no trabalho em grupo e o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
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15/07/2014
Cinco estrelasGenial sua aula.Parabéns!!