19/06/2014
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Esta aula destina-se a alunos do quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.
Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.
1° momento: Para introduzir o tema e verificar o entendimento dos alunos quanto aos conceitos de meio ambiente natural e artificial, pergunte aos alunos:
Desenhe um quadro na lousa para anotar as respostas dos alunos, conforme se segue:
EXEMPLOS |
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MEIO AMBIENTE NATURAL |
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL |
FLORESTAS (exemplo) RIOS (exemplo) FAUNA (exemplo) |
PRÉDIOS/EDIFÍCIOS (exemplo) PRAÇAS (exemplo) ESTRADAS (exemplo) |
Quadro elaborado pela autora (sugestão).
2° momento: Para esclarecer aos alunos os conceitos de meio ambiente natural e meio ambiente artificial, apresente as informações e imagens a seguir:
MEIO AMBIENTE NATURAL
“O meio ambiente natural, também chamado de meio ambiente físico é constituído por recursos naturais, tais como o solo, a água, o ar, a fauna e a flora, as condições e todo organismo com vida própria no ecossistema, e também a relação entre cada um desses elementos.” Fonte: CARVALHO, Maria Eduarda. O que é meio ambiente? Disponível em: http://www.clika.me/o-que-e-meio-ambiente/. Acesso em 07 de junho de 2014.
Figura 1- MEIO AMBIENTE NATURAL. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-gJ8cpIQa-8c/TiiyXgabWJI/AAAAAAAACYs/2njIR5Dvtnw/s1600/florestamazonica.jpg. Acesso em 06 de junho de 2014.
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
“Por meio ambiente artificial entende-se aquele constituído pelo espaço urbano construído, identificado no conjunto de edificações (espaço urbano fechado) e dos equipamentos públicos (espaço urbano aberto).” Fonte: A conceituação jurídico-legal da expressão "Meio Ambiente". Disponível em: http://www.ecolnews.com.br/meioambiente-conceito.htm. Acesso em 07 de junho de 2014.
Figura 2- MEIO AMBIENTE ARTIFICAL. São Paulo. Foto: Diego Torres Silvestre. Disponível em: https://farm4.staticflickr.com/3819/11342773486_a78c30d94c_o.jpg. Acesso em 10 de abril de 2014.
Produzido por Nena Gonzalez e Sheyla Mattos
O que é acessibilidade
Equipamentos Públicos (ou Equipamentos Urbanos) são todos os bens públicos e privados, de utilidade pública, destinadas a prestação de serviços necessários ao funcionamento da cidade, implantados mediante autorização do poder público, em espaços públicos e privados. São exemplos de equipamento urbano: ginásio de esportes, clubes, escolas, praças, parques, auditórios, estacionamentos e outros. Fonte: GONZALEZ, Nena; MATTOS, Sheyla. O que é acessibilidade. Disponível em: http://www.novoser.org.br/instit_informacao.htm. Acesso em 07 de junho de 2014.
3º Momento: Para mostrar aos alunos, de uma maneira simples, transformações no meio ambiente natural provocadas pelo surgimento e evolução de uma cidade, apresente o vídeo Popville, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud. Vídeo do Youtube. Duração: 1min28seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Kd2U4mN10gQ. Acesso em 10 de abril de 2014. Solicite que fiquem atentos às transformações mostradas no vídeo.
Figura 3- Imagem do vídeo Popville, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud, obtida pela autora através do site do Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Kd2U4mN10gQ. Acesso em 10 de abril de 2014.
(tradução livre da autora)
4º Momento: Para verificar se os alunos compreenderam a mensagem do vídeo, que mostra o início de uma cidade, a partir de uma construção isolada no meio da natureza, convide os alunos para se sentarem em círculo e discutirem sobre o vídeo.
5º Momento: Para reforçar a compreensão dos alunos sobre a questão do surgimento de uma cidade e as alterações na paisagem, provocadas pelo surgimento e crescimento das cidades, apresente a figura abaixo e solicite que cada aluno elabore um texto de, aproximadamente, dez linhas interpretando a alteração da paisagem apresentada na figura.
Figura 4- Imagem de cenas sequenciais sobre a alteração da paisagem no processo de crescimento de uma cidade. Disponível em: http://img.photobucket.com/albums/v701/mpf/history_paisagem_texaco.jpg. Acesso em 07 de junho de 2014.
Professor, para mais sugestões sobre como trabalhar o tema cidade, acesse:
CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade e a produção dos lugares. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/cidade-producao-lugares-646168.shtml. Acesso em 08 de junho de 2014.
1° momento: Convide os alunos para refletirem sobre como é o lugar onde vivem: a rua, o bairro. Solicite que façam uma análise sobre a existência de itens, conforme segue:
Na rua onde moram:
No bairro onde moram:
2° momento: Solicite aos alunos que elaborem um pequeno texto, com aproximadamente dez linhas, com base na reflexão acima, descrevendo o lugar onde vivem e, posteriormente, leia seu texto para os demais alunos.
Professor, no link abaixo segue sugestão de plano de aula para alunos do 3° ano, do ensino fundamental I, discutirem sobre o bairro em que vivem. Você pode adaptar para a realidade de sua turma:
LOHN, Ana Paula e FRANÇA, Fernanda. O bairro em que vivemos! Disponível em: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html?newsID=5e17c7441f7249aabd21d5fb4fb01ddd. Acesso em 08 de junho de 2014.
3° momento: Para verificar a percepção dos alunos quanto às diferenças existentes entre as regiões de uma cidade, neste caso, ao longo do percurso casa-escola, pergunte aos alunos:
Desenhe uma tabela na lousa para registrar e comparar as respostas dos alunos, conforme sugerido a seguir:
NÚMERO DE ALUNOS QUE MORAM PERTO DA ESCOLA |
xx |
NÚMERO DE ALUNOS QUE MORAM LONGE DA ESCOLA |
xx |
NÚMERO DE ALUNOS QUE VÃO A PÉ PARA A ESCOLA |
xx |
NÚMERO DE ALUNOS QUE VÃO DE CARRO OU OUTRA CONDUÇÃO PARA A ESCOLA |
xx |
PRINCIPAIS DIFERENÇAS PERCEBIDAS ENTRE UM BAIRRO E OUTRO |
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- EM UM BAIRRO EXISTEM MAIS CASAS QUE EM OUTRO (exemplo) - EM UM BAIRRO EXISTEM MAIS ÁRVORES QUE EM OUTRO (exemplo) - EXISTE BAIRRO COM MUITO MAIS LOJAS QUE OUTRO (exemplo) - ETC. |
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O QUE DE MAIS INTERESSANTE EXISTE ENTRE MINHA CASA E A ESCOLA |
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- PRAÇA (exemplo) - ÁRVORES (exemplo) - LOJA DE BRINQUEDOS (exemplo) - LIVRARIA (exemplo) - ETC. |
Tabela elaborada pela autora (sugestão)
Solicite aos alunos que elaborem, em casa, um cartaz para ilustrar o que foi discutido nesta aula, considerando o que cada um vê no caminho de casa para a escola. Na aula seguinte, o cartaz deverá ser afixado na sala de aula, pelo menos durante a realização de todas as atividades desenvolvidas sobre o tema “cidade”.
Para a elaboração do cartaz, solicite que os alunos identifiquem marcos como escola, farmácia, igreja, banco, etc., caso existam, considerando também o trânsito (carros, motos, pedestres), postes de iluminação, placas de trânsito, sinaleiro/semáforo, áreas verdes, como praças, parques etc.
Solicite que o cartaz seja elaborado em cartolina e que seja utilizado giz de cera, lápis de cor, caneta hidrográfica ou outro material de desenho.
Figura 5- Desenhos de alunos de escolas municipais de Curitiba/PR. Disponível em: http://www.bemparana.com.br/upload/image/noticia/noticia_470401_img1_cartas.jpg. Acesso em 07 de junho de 2014.
Figura 6- Cartaz feito pelos alunos da E.E.B. Willy Hering, Rio do Sul/SC. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_VV-62T8FEZk/S8Xt6j2_--I/AAAAAAAAACY/M7QrjmWjjX4/s400/s3011576.jpg. Acesso em 07 de junho de 2014.
1° momento: Convide os alunos para irem ao Laboratório de Informática para fazerem uma pesquisa de dados sobre sua cidade. Sugere-se que utilizem o site da Prefeitura Municipal de sua cidade. Oriente-os para utilizarem a ferramenta de busca Google, disponível em: https://www.google.com.br/ (acesso em 17 de junho de 2014), escrevendo no campo de busca o seguinte termo: Prefeitura Municipal de ............. (escrever o nome da cidade). Normalmente, no endereço do site da Prefeitura vem escrito “www.nomedacidade.estado.gov.br”, como no exemplo abaixo:
Figura 7- Imagem obtida pela autora do resultado da busca no Google sobre a Prefeitura Municipal de Uberlândia. Disponível em: https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=prefeitura+municipal+de+uberlandia. Acesso em 17 de junho de 2014.
Caso não exista site da Prefeitura de sua cidade, ou os dados disponíveis para consulta online sejam insuficientes, convidar um representante do Setor/Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura para apresentar aos alunos dados do município, conforme seguem:
2° momento: Ainda no Laboratório de Informática, solicite que pesquisem imagens da sua cidade e também mapas e plantas, demonstrando ruas, quarteirões, bairros etc. As imagens poderão ser pesquisadas utilizando a ferramenta de busca Google Imagens, disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT. Acesso em 09 de junho de 2014. A busca pode ser realizada inserindo o nome da cidade no campo de busca, conforme imagem abaixo:
Figura 8– Imagem do Google Imagens com resultado da busca sobre Uberlândia. Disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1920&bih=969&q=uberlandia&oq=uberlandia&gs_l=img.12...0.0.1.214232.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0....0...1ac..47.img..1.3.574.66EKKFSIEUw&gws_rd=ssl. Acesso em 17 de junho de 2014.
Figura 9- Imagem do mapa municipal de Uberlândia/MG. Disponível em: http://juliafcunha.files.wordpress.com/2012/04/mapa-localizac3a7c3a3o-jardim-holanda.jpg. Acesso em 08 de junho de 2014.
Figura 10- Vista aérea do município de Uberlândia/MG. Disponível em: http://placemanagementandbranding.files.wordpress.com/2012/10/uberlc3a2ndia-3.jpg. Acesso em 08 de junho de 2014.
Professor, segue outra sugestão de aula para o aluno pesquisar sobre sua cidade:
A minha cidade. Planejamento para disciplina de História – 4º Ano do Ensino Fundamental I. Disponível em: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html?newsID=fbbc8af5c5924d96a5f1952656c70061. Acesso em 08 de junho de 2014.
3° momento: Para verificar o entendimento dos alunos quanto aos elementos importantes para o funcionamento de uma cidade, pergunte:
Desenhe uma tabela na lousa e anotar as respostas dos alunos, conforme a seguir:
ELEMENTOS IMPORTANTES PARA O BOM FUNCIONAMENTO DE UMA CIDADE |
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QUESTÕES AMBIENTAIS QUE DEVEM SER CONSIDERADAS NO DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES |
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Tabela elaborada pela autora (sugestão)
4° momento: Apresentar aos alunos o conceito de cidades sustentáveis a seguir:
“Cidades sustentáveis são cidades que implementam políticas públicas sustentáveis, que respeitam e preservam o meio ambiente.”
Algumas preocupações das cidades sustentáveis:
Fonte: Significado de cidades sustentáveis. Disponível em: http://www.significados.com.br/cidades-sustentaveis/. Acesso em 09 de junho de 2014.
5° momento: Divida a turma em grupos de três alunos e solicite que elaborem uma lista de pelo menos CINCO atitudes que podemos ter para cuidarmos melhor da nossa cidade e, em seguida, leiam em voz alta. Anote as sugestões na lousa, conforme os alunos forem lendo sua lista e convide-os a verificar quais atitudes foram mais lembradas pelo grupo.
Exemplos de atitudes para cuidarmos melhor da nossa cidade:
Solicite que os alunos pesquisem, em casa, sobre as principais práticas adotadas por cidades sustentáveis, no Brasil e no mundo. Solicite que cada aluno entregue na aula seguinte pelo menos uma prática sustentável adotada no Brasil, informando a cidade, e outra prática adotada em outros países, indicando o local. Solicite que, se possível, o resultado da pesquisa seja acompanhado de ilustração. Indique para a pesquisa os links abaixo:
Cidades Sustentáveis. Disponível em: http://revista.brasil.gov.br/especiais/rio20/desenvolvimento-sustentavel/cidades-sustentaveis. Acesso em 17 de junho de 2014.
Cidades Sustentáveis. O que são, práticas, ações, exemplos no Brasil e no mundo, sustentabilidade. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/cidades_sustentaveis.htm. Acesso em 08 de junho de 2014.
Cidades: cinco exemplos de sustentabilidade. Disponível em: http://thisbigcity.net/pt-br/cidades-cinco-exemplos-de-sustentabilidade/. Acesso em 17 de junho de 2014.
Oito cidades mostram ao Brasil que é possível despoluir os rios urbanos. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/dezembro/licoes-ao-brasil-oito-cidades-que-conseguiram?tag=cidades-sustentaveis. Acesso em 17 de junho de 2014.
1° momento: Solicite que cada aluno apresente o resultado da pesquisa realizada em casa sobre as principais práticas adotadas por cidades sustentáveis, no Brasil e no mundo.
2° momento: Convide um professor de artes para conduzir a atividade. Solicite que os alunos construam uma maquete de uma cidade sustentável, considerando os elementos como: ruas, quarteirões, construções, praças etc., bem como exemplos de práticas sustentáveis encontradas com a pesquisa realizada em casa e apresentada no início da aula.
Sugere-se a utilização de materiais, não apenas, mas também recicláveis para a construção da maquete, como caixas de sapato, de papelão, de remédio e outros produtos, embalagens plásticas etc.
Professor, no link abaixo você encontrará várias sugestões para construção de maquetes:
Como fazer maquetes? Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/05/como-fazer-maquetes.html. Acesso em 17 de junho de 2014.
Figura 11 - Alunos dos 2ºs anos constroem maquete coletiva. Disponível em: http://www.colegiosantoandre.org.br/imagens/galeriaImagens/5x2j4s2732013143209.JPG. Acesso em 09 de junho.
Figura 12 - Imagem de uma maquete de uma cidade abastecida com energia eólica. Disponível em: http://www.overbr.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Energia-e%C3%B3lica_Mostra-2012.jpg. Acesso em 09 de junho de 2014.
3° momento: Convide os alunos para fazerem uma exposição da maquete de uma cidade sustentável construída por eles. Defina junto com a Direção da escola o melhor local para a exposição, bem como o tempo de exposição e o horário em que os alunos poderão estar junto da maquete para explicar o trabalho aos demais alunos da escola. Sugere-se também que a maquete seja exposta em Feiras de Ciências realizadas pela escola.
Caso necessário, disponha de mais uma aula para a construção da maquete.
ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Aprendendo princípios de sustentabilidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51400. Acesso em 09 de junho de 2014.
CELESTINO, Thiago. Cidadania sustentável e sustentabilidade. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-de-aula-geografia-cidadania-sustentavel-sustentabilidade-701467.shtml?page=all. Acesso em 09 de junho de 2014.
PEREIRA, Marta Regina Alves. O que é sustentabilidade? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15813. Acesso em 09 de junho de 2014.
SANTOS, Edinilson Quintiliano dos e ALENCAR JÚNIOR, Clodoaldo Gomes. Como tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis? Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-aula-como-tornar-cidades-brasileiras-mais-sustentaveis-647289.shtml?page=all. Acesso em 09 de junho de 2014.
Professor, para encontrar planos de aula com temas interessantes, entre eles, cidades, sustentabilidade, meio ambiente, acesse:
Planos de Aula. Disponível em: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula.html. Acesso em 09 de junho de 2014.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar no decorrer das aulas se os alunos conseguiram identificar como se formam as cidades. Avalie a compreensão da importância dos cuidados com o meio ambiente para o futuro das cidades. Verifique a clareza ao descrever sobre o lugar onde vive e a paisagem vista no caminho de casa para a escola. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos, a desenvoltura no trabalho em grupo e o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.
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