Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O surgimento da vida na Terra

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

·         Compreender como surgiu a vida na Terra;

·         Conhecer as primeiras formas de vida que surgiram nas águas primitivas;

·         Reconhecer e diferenciar as hipóteses que explicam a origem  da vida;

·         Compreender o que são fósseis e qual o seu processo de formação; 

·          Identificar os diferentes tipos de fossilização; 

·         Compreender a importância dos fósseis para o conhecimento da história biológica e da origem da vida na Terra; 

·         Compreender as causas da extinção dos dinossauros no planeta Terra;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno alguns gêneros textuais, através de diferentes estratégias. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de jun. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 02 de jun.  2014.

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Conversando com a turma: explorando o tema

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre a origem do universo, da Terra e dos seres vivos. Deixe que eles comentem como imaginam que era nosso planeta antes dos seres humanos e dos primeiros seres vivos existirem.

Prepare um cartaz com a imagem do planeta Terra e apresente à turma em Data Show ou se preferir, em cartolina ou papel Kraft.

 

Planeta Terra

Fonte: Sítio: "Guia Geólogo - - Mapas – globos".  Disponível em: <http://www.guiageo-mapas.com/globos.htm>. (Neste sítio você encontrará vários modelos de mapas e globos terrestres.). Acesso em: 02 de jun.  2014.

Posteriormente, promova uma discussão com os alunos sobre a imagem.

  • Será que o planeta Terra sempre foi assim?
  • Você acha que ocorreu algumas mudanças? Quais?
  • Como você acha que surgiu o planeta Terra?
  • Como você imagina que eram os primeiros seres viventes que habitaram a Terra?

Professor, para que os alunos compreendam a origem da vida em nosso planeta, apresente para eles o texto a seguir:

                         Origem da Vida

ecossistema global

A Terra quando se formou, há cerca de 5 bilhões de anos, era muito quente. Havia milhares de vulcões em erupção soltando muitos gases e vapores na atmosfera.

Esses vapores formavam imensas nuvens e a Terra era constantemente devastada por fortes tempestades. Devido à alta temperatura, o calor evaporava a água que se transformava novamente em nuvens que se precipitavam em grandes tempestades. Esse ciclo de água foi acontecendo por milhões de anos. Pouco a pouco a Terra foi esfriando e as águas se acumulando na Terra, formando os mares e oceanos. Através da infiltração no solo, as águas formavam os lençóis de água subterrâneos que brotavam na superfície através de fontes de água.

Cientistas, através do estudo dos fósseis, descobriram que os primeiros seres vivos que surgiram na Terra, há 3 bilhões de anos, se originaram nos oceanos.

Com o passar do tempo, animais e vegetais foram sendo modificados e surgiram outros seres vivos. 
Depois vieram as aves, os mamíferos e o surgimento de uma enorme diversidade de seres vivos, incluindo o homem, que teve sua origem há mais ou menos 100 mil anos.

Há cerca de 200 milhões de anos, a Terra era dominada por dinossauros, hoje totalmente extintos.

Fonte: Sítio: "Ecossistema global - Origem da vida". Disponível em: <http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist/56origvi.htm>.  (Neste sítio você encontrará o texto sobre a origem da vida na Terra.).  Acesso em: 02 de jun. 2014.

 

Professor, converse com os alunos sobre as ideias principais do texto e organize-os em duplas ou em grupos para produzirem ilustrações que expliquem o que compreenderam sobre a origem da vida em nosso planeta Terra. Para isso, apresente o esquema a seguir: Se houver necessidade os alunos poderão pesquisar imagens em livros, revistas e ou internet para se inspirarem para fazer suas ilustrações.

 

A Terra e sua história

A Terra se formou, há cerca de 5 bilhões de anos, ela era muito quente. Parecia com uma bola de fogo.

Havia milhares de vulcões em erupção soltando muitos gases e vapores na atmosfera.

 

Esses vapores formavam imensas nuvens e a Terra era constantemente devastada por fortes tempestades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pouco a pouco a Terra foi esfriando e as águas se acumulando na Terra, formando os mares e oceanos.

Nessas águas surgiram as primeiras formas de vida.

Depois de milhares de anos a  vida continuou evoluindo, e surgem as primeiras algas marinhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os animais aquáticos: caramujos, corais, esponjas e as trilobitas.

Nos pântanos surgem as primeiras plantas terrestres.

Surgem os primeiros peixes com o corpo coberto de placas ósseas e couro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Surgem os anfíbios, originados dos peixes, animais que vivem parte da vida na água e na terra

Passaram-se milhares de anos e existem florestas  e muitos insetos. Surgem os primeiros répteis animais que botam ovos de casca dura e vivem em terra firme.

Os répteis se multiplicam , aumentando a variedade de dinossauros. Alguns se transformam e originam as primeiras aves com penas  e dentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Surgem animais com a capacidade de gerar filhotes dentro do corpo da mãe.

Surgem plantas que dão flores, assim aumentando as abelhas, borboletas e insetos.

Os mamíferos se espalham tanto na terra, quanto na água. Surgem os primeiros seres humanos com o corpo coberto de pelos e dois pés.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Professor, exponha com os alunos os desenhos em um varal ou mural da escola para que as turmas de outras salas de aula possam observar a sequência da história da origem da vida na Terra.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, converse com os alunos sobre os dinossauros e explique a eles que os seres humanos nunca viveram com dinossauros, mas sabemos que existiram por causa dos fósseis.

Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

 

 fósseis

Fonte: Vídeo: "UOL Mais – O que são fósseis".  Disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/o-que-sao-fosseis-04021B3572D49143A6?types=A>. (Neste vídeo você será informado sobre o que são fósseis e como eles se formam.). Acesso em: 02 de jun. 2014.

 

Como registro, proponha aos alunos que em grupos, elaborem cartazes com figuras e frases explicando o que aprenderam sobre os fósseis.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o trajeto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

 

Hora da experiência

Professor, explique aos alunos, que para compreenderem melhor como são os fósseis, eles deverão realizar o experimento a seguir. Siga os passos abaixo.

 

Faça um fóssil: Leva apenas alguns minutinhos e é muito fácil!

Os fósseis de verdade levam milhares de anos para se formar. Mas, você pode usar gesso branco para fazer um fóssil em poucos minutos.

 

experiência

Fonte: Sítio: "Ciência Hoje das crianças  – Faça um fóssil". Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/faca-um-fossil>.  (Neste sítio você encontrará uma sugestão para os alunos de construção de um fóssil de forma criativa.). Acesso em: 02 de jun. 2014.

Após a realização do experimento faça os seguintes questionamentos:

  • O que você achou de fazer esta experiência?
  • Como ficou a marca no gesso?
  • Existem semelhanças entre as ilustrações de fósseis que você conhece com as impressões deixadas na argila? Quais?

Registre em seu caderno de Ciências o que você aprendeu com a experiência e faça uma exposição com os fósseis que vocês criaram no gesso.

 

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor,  apresente o livro com a história “Meu amigo dinossauro” ou se preferir acesse o sítio abaixo e conte online, de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando. Utilize um projetor multimídia, ou leve os alunos ao Laboratório de Informática.

 

meu amigo dinossauro

Professor, se preferir poderá contar a história acessando:

É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.

Professor, disponibilize a história aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura da história.

Posteriormente, realize no caderno de Língua Portuguesa as atividades abaixo:

 

Interpretação da História

01-  Miguel encontrou um dinossauro no quintal de sua casa. Como era esse dinossauro?

Assinale com um X as características desse animal.

(           ) FEIO                                                   (           ) EDUCADO            

(           ) DESENGONÇADO                          (           ) BONITO

(           ) INTELIGENTE                                   (           ) GRANDE

 

02-  Por que o amigo do pai de Miguel ficou espantado ao ver o dinossaurinho?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

03-  Procure no dicionário o significado da palavra extinto.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

04-No poema, o narrador personagem diz que antigamente o petróleo era formado por

um monte de dinossauros, um empilhado em cima do outro. Qual é a explicação que o

dinossaurinho dá para a formação do petróleo?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

04-  De acordo com o texto escreva nas linhas abaixo qual é a finalidade do petróleo.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

05-  No final do poema, todos tem uma surpresa. O que acontece com o dinossauro

Joaquim?

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________


Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Professor, existem muitas hipóteses para explicar a causa da extinção dos dinossauros. Convide os alunos para pesquisarem sobre a extinção dos dinossauros nos sítios abaixo:

Caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar nos sítios abaixo, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

Veja algumas sugestões: 

 

Atividade Complementar: construindo um BLOG

Professor, para finalizar  esta aula construa um Blog sobre o que você aprendeu sobre a extinção dos dinossauros. Não se esqueça de colocar imagens. Faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção do Blog.

·         Sítio: “Aula do Portal do Professor MEC -  Vamos fazer um Blog da turma?".  Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.). Acesso em: 02 de jun. 2014.

·         Sítio: "Vídeos YouTube:  Como Criar um Blog”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9>. Acesso em: 02 de jun. 2014.

·         Sítio: “Fazendo Blogs”. Disponível em: <http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html>. (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.). Acesso em: 02 de jun. 2014.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Fonte: Sítio: "Smartkids – TV Smartkids – Dinos brasileiros". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/dinossauros-brasileiros.html>. (Neste sítio você encontrará uma animação infantil sobre os dinossauros brasileiros.). Acesso em: 02 de jun. 2014.

Fonte: Sítio: "Smartkids – Jogos – Dinossauros Brasileiros Quiz". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/dinossauros-brasileiros-quiz.html>. (Neste sítio você encontrará um Quiz sobre os dinossauros brasileiros.) . Acesso em: 02 de jun. 2014.

Sugestões de links para os professores:

Fonte: Sítio: "Espaço Ciência - Como se forma um fóssil". Disponível em: <http://espacociencias.com/site/ciencias-7o-ano/a-terra-conta-a-sua-historia/fosseis/como-se-forma-um-fossil/ >. (Neste sítio você encontrará informações a formação dos fósseis.). Acesso em: 02 de jun. 2014.

Fonte: Sítio: "Guia Prático para professores do ensino fundamental I – disciplinas". Disponível em: <http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/97/imprime263491.asp>.  (Neste sítio você encontrará informações a formação dos fósseis.). Acesso em: 02 de jun. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender como surgiu a vida na Terra; conhecer as primeiras formas de vida que surgiram nas águas primitivas; reconhecer e diferenciar as hipóteses que explicam a origem  da vida; compreender o que são fósseis e qual o seu processo de formação; identificar os diferentes tipos de fossilização; compreender a importância dos fósseis para o conhecimento da história biológica e da origem da vida na Terra; compreender as causas da extinção dos dinossauros no planeta Terra; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.