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Uma forma divertida de aprender: os ditados populares e suas possibilidades

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais em situações cotidianas;
  • Desenvolver a capacidade de revisar textos;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Conhecer os usos e as funções sociais da escrita;
  • Reconhecer unidades fonológicas como sílaba, rimas, terminações de palavras;
  • Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita;
  • Apreciar e usar, em diversas situações, os gêneros literários do patrimônio  cultural  da infância,  como  parlendas,  cantigas,  ditados populares, trava  línguas, dentre outros;
  • Localizar informações no texto;
  • Identificar as mensagens implícitas nas histórias/fábulas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professor, reconhecendo que a consciência fonológica é uma condição necessária, mas não suficiente para uma criança se alfabetizar, consideramos essencial criar situações por meio das quais nossos alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, atividades lúdicas possibilitam momentos para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita alfabética “[...] quando cantamos músicas e cantigas de roda, ou recitamos parlendas, provérbios,  poemas, quadrinhas, ou desafiamos os colegas com diferentes adivinhações, estamos nos envolvendo com a linguagem de maneira lúdica e prazerosa”. (Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os jogos como importante recurso didático para a aprendizagem de SEA. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012, p. 36 -39). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 17 de jun.  2014.

A pesquisadora Cibele Carvalho, doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde estuda expressões compartilhadas na infância, explica que a literatura oral, da qual os ditos populares fazem parte, é transmitida pela família de forma espontânea. “Propagados de geração a geração, os ditos carregam consigo temas e estruturas que expressam uma forma de pensar e de sentir. Eles têm, na cultura brasileira, o mesmo papel que em outras culturas, ou seja, uma forma de não apenas compartilhar uma tradição, mas também de recriá-la”, afirma a especialista.

Fonte: Sitio "O Dito pelo não dito: a atualidade dos ditos populares". Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/590/participacao-dos-usuarios-no-mural-da-plataforma-vira-livro-virtual.html>.  Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

rodinhaIntroduzindo o tema: uma rodinha divertida

Fonte: sítio "Tiradas de crianças". Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

Professor, para introduzir o tema, utilize  uma brincadeira, pois o lúdico é uma ótima estratégia para sensibilizar e envolver os alunos.

Para isso, discuta e  estabeleça as regras de comum acordo com eles.

 

  • Digite, recorte e dobre alguns ditados populares, coloque em uma caixa.
  • Como os alunos ainda não têm muito conhecimento sobre o tema, exponha um cartaz com todos os ditados populares que serão utilizados na brincadeira e outros mais, para gerar conflito.
  • Sorteie o nome de um aluno para começar a brincadeira.
  • Deixe que pegue um ditado popular na caixa, leia silenciosamente e faça a mímica, para os colegas interpretarem.

 

Sugestões de regras:

 

  • Usar gestos e expressões faciais para comunicar o ditado popular.
  • Para ajudar os colegas a entenderem, o aluno poderá usar no máximo uma palavra.
  • Em caso de dificuldade do grupo em interpretar a mímica, o aluno  pode eleger um colega para lhe ajudar, sendo que também  terá direito a ler o ditado popular.
  • Se a criança não souber ler, tem direito a pedir ajuda de um colega que lerá e falará em seu ouvido, para que possa interpretar com  mímica.
  • Se o escolhido se fizer entender,  terá  direito a indicar qual colega tomará seu lugar.
  • Caso os colegas não descubram  qual é o  ditado popular, o professor escolhe quem continua a brincadeira.

 

Lista dos ditados populares para o cartaz:

 

Professor, ao fazer o cartaz, não destaque os ditados populares que serão colocados na caixinha, para serem usados pelos alunos nas mímicas. As sugestões destacadas foram escolhidas por ser mais fáceis de serem interpretados.

 

1.      À noite todos os gatos são pardos.

2.      A união faz a força.

3.      Agora, Inês é morta.

4.      Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

5.      Antes tarde do que nunca.

6.      Aproveite a sorte enquanto ela está a seu favor.

7.      Aqui se faz, aqui se paga.

8.      As aparências enganam.

9.      Cada cabeça, uma sentença.

10.    Cada coisa a seu tempo.

11.     Cada macaco no seu galho.

12.     Cão que ladra não morde.

13.     Cautela nunca é demais.

14.     De grão em grão, a galinha enche o papo.

15.     Devagar se vai longe.

16.     Dizei-me com quem andas e eu te direi quem és.

17.     É melhor não cutucar a onça com vara curta.

18.     É melhor prevenir do que remediar.

19.     É na necessidade que se conhece o amigo.

20.     Em boca fechada não entra mosca.

21.     Em casa de ferreiro, espeto de pau.

22.     Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.

23.     Em terra de cego, quem tem um olho é rei.

24.     Falar é prata, calar é ouro.

25.     Gato escaldado tem medo de água fria.

26.     Mais vale um pássaro na mão do que cem voando.

27.     Na cama que farás, nela te deitarás.

28.     Nada como um dia após o outro.

29.     Não adianta chorar sobre o leite derramado.

30.     Não confie na sorte. O triunfo nasce da luta.

31.     Não conte com o ovo na barriga da galinha.

32.     Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.

33.     Não há marcas que o tempo não apague.

34.     Nem tudo que reluz é ouro.

35.     Nunca puxe o tapete dos outros, afinal você também pode estar em cima dele.

36.     Os últimos serão os primeiros.

37.     Papagaio come milho, periquito leva fama.

38.     Pense duas vezes antes de agir.

39.     Pense rápido, fale devagar.

40.     Quem desdenha quer comprar.

41.     Quem espera sempre alcança.

42.     Quem não tem cão caça com gato.

43.     Quem ri por último ri melhor.

44.     Quem semeia ventos, colhe tempestades.

45.     Quem tem boca vai a Roma.

46.     Quem tem pressa come cru.

47.     Quem tudo quer, tudo perde.

48.     Santo de casa não faz milagre.

49.     Se cair, do chão não passa.

50.     Um homem prevenido vale por dois.

Para concluir a brincadeira é importante avaliar a atividade. Solicite que os alunos falem o que acharam, quais as dificuldades tiveram e o que aprenderam.

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, é importante explicar aos alunos que os ditos populares e provérbios são a mesma coisa, é uma forma da expressão cultural e fazem parte do cotidiano  de todos nós.

Aproveite para explicar a diferença entre a interpretação literal e o significado real do ditado popular, ou seja, o que ele quer dizer realmente.

 

1

 

Esclareça que:

 

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Proponha uma pesquisa com os familiares como  atividade de casa, isto irá enriquecer seu trabalho e é uma boa forma de criar vínculos e envolver  a família.

 

3

 

Professor, no dia seguinte, na rodinha, deixe que os alunos  socializem o resultado da pesquisa. Será enriquecedor conhecer provérbios diferentes e a influência dos mesmos na vida dos familiares. Este momento oportunizará aos  alunos constatarem a função social da leitura e da escrita, bem como  a importância da cultura popular.

 

A representação por imagens é uma atividade prazerosa e que ajuda na interpretação e no processo de aprendizagem como um todo. Por isto, proponha:

 

1)      Em duplas, escolham um dos  provérbios abaixo  e representem em desenhos:

 

4

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Socializando:

 Convide as duplas para irem à frente  e apresentarem sua produção,  com a escrita do provérbio e a explicação sobre o  desenho, de acordo com a interpretação que fizeram.

Depois, monte um painel no pátio da escola,  divulgue  e valorize  a produção de seus alunos.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Trabalhando os direitos de aprendizagem:

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Professor, utilize uma fábula, para desencadear um debate sobre um dos provérbios,  trabalhar os direitos de aprendizagem  e os valores morais que alguns representam.

Entregue uma cópia para cada aluno e realize a leitura coletiva.

Depois, sorteie: um aluno para ser o narrador, um para ser a cegonha e outro para ser a raposa e faça a leitura, novamente.

 

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Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Proponha as atividades abaixo:

 

A cegonha vai organizar sua agenda, vamos ajudá-la, colocando os nomes na ordem correta:

 

raposa -  macaco -  anta – coelho  -  bode  - leão  -  zebra  -   tartaruga

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Fonte da imagem 1- macaco. Sitio: "pedagogia do jua”. Disponível em: <http://pedagogiadojua.wordpress.com/tag/amizade-de-animais-de-diferentes-especies/>.   Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

Fonte da imagem 2- casa. Sitio: “colorir Web para ninos”. Disponível em: <http://www.colorir.webparaninos.com/varios-casas-23.html>.    Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

Fonte da imagem 3- celular. Sitio: “colorir ng book”. Disponível em:

<http://www.coloringbook4kids.com/2011_10_01_archive.html>.  Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

      1)  Explique o que entendeu pela moral da história (ditado popular):

____________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________

 

      2) Observe o diálogo da raposa e a cegonha e reescreva pontuando corretamente.

 

A raposa chegou à casa da amiga cegonha  bateu na porta e perguntou

     Amiga cegonha A senhora está em casa

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

       3)  Observe as imagens, ordene de 1 a 6, de acordo com a fábula e as legende.

7

Fonte das imagens. Sítio: “navegar pro info”. Disponível em: <http://navegarproinfo.blogspot.com.br/2013/06/sequencia-didatica-raposa-e-cegonha.html>. Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

       4)  Na frase na qual a raposa "não conseguia introduzir o focinho.”, a palavra grifada, significa:

 

              a)  encaixar         b) retirar         c) enfiar         d) entalar

 

      5)  Reescreva os ditados populares, utilizando os espaços entre as palavras corretamente:

           Degrãoemgrãoagalinhaencheopapo

           __________________________________________________________

           Comosetocasedança.

           __________________________________________________________

 

         6) Marque a opção certa:

               Por que a raposa colocou apenas um prato de sopa na mesa, para receber a cegonha?

                 a)  Por que não gostava da cegonha.

                 b)  Para brincar com a cegonha.

                 c)  Por que não queria dividir sua janta.

                 d)  Para provocar a cegonha.

 

O que quer dizer a frase: “No dia seguinte a raposa, foi pagar a visita”?

a)  Que a raposa devia dinheiro à cegonha.

b)  Que a cegonha havia vendido um enfeite para a raposa.

c)   Que a raposa foi retribuir a visita.

d)   Que a raposa foi pagar a compra que fez com a cegonha.         

 

7)      Complete as palavras com letras M maiúsculas ou m minúsculas:

 

          ___aria, era uma menina que gostava de comer  ___anga e ___acarronada.

         ____as, um dia encontrou o ____ário, seu amigo de escola, eles comeram 

         tanto que passaram  ___al. Como diria ___inha ___ãe, “eles têm o olho ___aior que a barriga”.

 

Professor, organize os alunos em duplas, sugira uma discussão entre eles para discutirem sua opinião quanto a afirmativa, do provérbio, que é a moral da história.

 

“Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”

Deixe que apresentem suas conclusões para o grupo, pois será uma boa oportunidade para você contextualizar os conflitos entre eles, e concluir que é possível  chegar a  uma solução pacífica. Solicite que façam a atividade abaixo:

8)      Discuta com o colega e explique se vocês concordam ou não com o ditado popular “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

Produzindo textos

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Fonte- imagem: Sítio “escola dominical infantil”. Disponível em: <http://escola-dominical-infantil.blogspot.com.br/2013/11/imagem-crianca-escrevendo-editora-betel.html >. Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

Professor,  discuta com os alunos sobre o significado dos provérbios abaixo.

Deixe que falem suas interpretações e busque entre as falas deles exemplificar, para facilitar a interpretação.

Depois, sugira que escolham um dos provérbios e criem uma história, usando um texto narrativo para contextualizar o ditado popular.

Se os seus alunos ainda não conseguem identificar e produzir  texto narrativo, leia para eles pelo menos dois tipos de textos e dê exemplo do cotidiano deles relatando fatos e exemplificando. Veja alguns exemplos de histórias a seguir:

 

O provérbio escolhido  será o título do texto:

 

A ocasião faz o ladrão.
A mentira tem perna  curta.
Quando um não quer, dois não brigam.
Antes calar que mal falar.
 Quem quer faz, quem não quer manda.

Quem com ferro fere, com ferro será ferido

 

A menina do leite

A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata.
E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça.
"Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos."
"Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.

Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.

Do livro: Fábulas de Esopo – São Paulo: Scipione.


Sitio “ Metáforas”. Disponível em: <http://www.metaforas.com.br/infantis/a_menina_do_leite.htm>.  Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

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Sitio “Aprender brincando”. Disponível em: <http://novojeitodeensinar.blogspot.com.br/2013/08/folclore-fabula-o-leao-e-o-ratinho.html>.  Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

Exemplo de um texto narrativo baseado no cotidiano dos alunos:

 

"Ontem, ao entrar na sala vi que vários alunos estavam de pé.

Pedi que se sentassem para começarmos a aula.

Percebi que os dois alunos não me atenderam, então fui saber o que estava acontecendo.

É que um dos alunos estava contando para o colega que havia ganhado um jogo de futebol de botão e convidava o colega para ir até sua casa para brincarem juntos.

Então lembrei a eles que era realmente muito bom o assunto, mas deveriam resolver mais tarde e com o consentimento dos pais.

Os alunos  foram para seus lugares e começamos nossa aula, onde aproveitamos para discutir sobre a quantidade de jogadores,  as estratégias dos jogadores e o  formato do campo de futebol".
 

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5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo.

Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.

É um vídeo de um livro de  ditados populares, assim poderá trabalhar o tema e explorar a literatura online, uma maneira diferente de ter acesso aos livros e incentivar a leitura.

Livro virtual: Ditos populares. Ele está disponível para visualização online e para download.

 

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 Fonte  Sitio: "plataforma do letramento". Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/590/participacao-dos-usuarios-no-mural-da-plataforma-vira-livro-virtual.html>.  Acesso em: 17 de jun.  2014.

 

Professor, apresente o livro online como se apresenta um livro produzido em papel. Explore a capa, as imagens, quem publicou o livro, deixe que levantem hipóteses.

Promova a leitura individual, dando a oportunidade a cada aluno de ler um ditado popular, pois têm vários, e isto lhe proporcionará uma boa oportunidade de estimular e desenvolver a leitura.

Depois da leitura, proponha um jogo de trilha, mas organize o material que vai utilizar com antecedência. Veja a sugestão a seguir para a próxima atividade.

 

6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

O jogo de trilha “Descobrindo os significados”

 

“O jogo pode ou não ter objetivos pedagógicos, mas se for usado em sala de aula para fins de ensino é necessário que o professor tenha em mente qual(is) conceito(s), qual(is) habilidade(s) e quais procedimentos poderão ser desenvolvidos por meio do jogo e como o mesmo será conduzido (individualmente, em duplas, em pequenos grupos ou com o grupo classe; com ou sem uso de recursos auxiliares – como lápis e papel, material manipulativo, calculadora etc.), de modo a propiciar melhores condições de aprendizagem.”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa; TELES, Rosinalda. Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar? In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 28-31, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>.  Acesso em: 17 de jun. 2014.

 

Material necessário:

  • Imprima uma trilha para cada dupla ou trio;
  • Digite e imprima as  fichinhas com os ditados populares, que quer utilizar. (segue algumas sugestões, para usar como modelo);
  • Digite e imprima uma tabela com os significados de cada ditado popular, para servir como gabarito, para o jogador conferir se está correta a resposta do colega jogador (vale consultar a professora para tirar as dúvidas);
  • Providencie um dado para cada grupo;
  • Coloque um botão, tampinha ou qualquer objeto pequeno, que sejam diferentes, para representar cada jogador.

 

Como jogar:

 

  • Após definir quem começa o jogo, o jogador joga o dado.
  • Observa qual número saiu e caminha na trilha de acordo com o número obtido. Quem parar em uma das casas nos números  5,10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, terá que pegar uma ficha com provérbio e dizer o que ela significa.
  • O colega deverá conferir na tabela se o significado está correto. Lembrar que existem várias formas de falar a mesma coisa, por isto em caso de dúvida, consultar o professor.
  •  Se errar o significado, será penalizado retornando ou ficando na mesma casa (ver sugestão da tabela.).
  • Ganha quem chegar primeiro.

 

Sugestões de ditados populares para fazer as fichinhas para o jogo:

 

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Veja a sugestão de uma tabela como gabarito, que você poderá reproduzir para os alunos:

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Modelo de uma trilha:

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Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Socializando

 

Professor, proponha para turma convidar colegas de outras turmas para jogarem a trilha, assim você estará valorizando a atividade e possibilitando que divulguem o conhecimento adquirido. Para isso, definam o dia e horário e qual turma convidarão. Solicite que elaborem os convites e façam a entrega pessoalmente.

Registre a atividade por meio de fotos ou filmagem.

Recursos Complementares

Sítio Portal do Professor. Aula “ Jogos de tabuleiro: em ação os números e as operações”. Oferece diversas sugestões de jogos de tabuleiro. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50653>. Acesso em: 17 de jun. 2014.

 

Sitio: “ensinar e aprender”. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/ditados-populares-e-frases-populares.html>.  Acesso em: 17 de jun. 2014.

 

Sitio: “Revista nova escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-grao-historia-proverbios-ditados-populares-647770.shtml>.  Acesso em: 17 de jun. 2014.

 

Sitio: “Jogo com provérbios – divertudo”. Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/semplugin/naboca/naboca4.html>.  Acesso em: 17 de jun. 2014.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar, ela indica a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades realizadas em sala de aula. Por isto, lembre-se de fazer registros quanto ao desempenho  de seus alunos durante as diferentes estratégias que utilizou nesta aula: hipóteses dos alunos, produções escritas, leituras, interação durante os jogos e as brincadeiras e também quais as dificuldades  nas atividades de sistematização. Avaliar  a partir de registros e observações do processo permite acompanhar a construção do conhecimento, identificar eventuais problemas e dificuldades e corrigi-los antes de avançar.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Delize Aparecida campos, E. M. Amanda Carneiro Teixeira , Minas Gerais - dijo:
    delizecampos@gmail.com

    13/07/2014

    Cinco estrelas

    Adorei. Aula simples e muito boa para ser desenvolvida. Vou sugerir para as professoras da minha escola.


Sem classificação.
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