19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Professor, reconhecendo que a consciência fonológica é uma condição necessária, mas não suficiente para uma criança se alfabetizar, consideramos essencial criar situações por meio das quais nossos alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, atividades lúdicas possibilitam momentos para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita alfabética “[...] quando cantamos músicas e cantigas de roda, ou recitamos parlendas, provérbios, poemas, quadrinhas, ou desafiamos os colegas com diferentes adivinhações, estamos nos envolvendo com a linguagem de maneira lúdica e prazerosa”. (Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os jogos como importante recurso didático para a aprendizagem de SEA. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012, p. 36 -39). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
A pesquisadora Cibele Carvalho, doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde estuda expressões compartilhadas na infância, explica que a literatura oral, da qual os ditos populares fazem parte, é transmitida pela família de forma espontânea. “Propagados de geração a geração, os ditos carregam consigo temas e estruturas que expressam uma forma de pensar e de sentir. Eles têm, na cultura brasileira, o mesmo papel que em outras culturas, ou seja, uma forma de não apenas compartilhar uma tradição, mas também de recriá-la”, afirma a especialista.
Fonte: Sitio "O Dito pelo não dito: a atualidade dos ditos populares". Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/590/participacao-dos-usuarios-no-mural-da-plataforma-vira-livro-virtual.html>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Fonte: sítio "Tiradas de crianças". Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Professor, para introduzir o tema, utilize uma brincadeira, pois o lúdico é uma ótima estratégia para sensibilizar e envolver os alunos.
Para isso, discuta e estabeleça as regras de comum acordo com eles.
Sugestões de regras:
Lista dos ditados populares para o cartaz:
Professor, ao fazer o cartaz, não destaque os ditados populares que serão colocados na caixinha, para serem usados pelos alunos nas mímicas. As sugestões destacadas foram escolhidas por ser mais fáceis de serem interpretados.
1. À noite todos os gatos são pardos.
2. A união faz a força.
3. Agora, Inês é morta.
4. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
5. Antes tarde do que nunca.
6. Aproveite a sorte enquanto ela está a seu favor.
7. Aqui se faz, aqui se paga.
8. As aparências enganam.
9. Cada cabeça, uma sentença.
10. Cada coisa a seu tempo.
11. Cada macaco no seu galho.
12. Cão que ladra não morde.
13. Cautela nunca é demais.
14. De grão em grão, a galinha enche o papo.
15. Devagar se vai longe.
16. Dizei-me com quem andas e eu te direi quem és.
17. É melhor não cutucar a onça com vara curta.
18. É melhor prevenir do que remediar.
19. É na necessidade que se conhece o amigo.
20. Em boca fechada não entra mosca.
21. Em casa de ferreiro, espeto de pau.
22. Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.
23. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
24. Falar é prata, calar é ouro.
25. Gato escaldado tem medo de água fria.
26. Mais vale um pássaro na mão do que cem voando.
27. Na cama que farás, nela te deitarás.
28. Nada como um dia após o outro.
29. Não adianta chorar sobre o leite derramado.
30. Não confie na sorte. O triunfo nasce da luta.
31. Não conte com o ovo na barriga da galinha.
32. Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.
33. Não há marcas que o tempo não apague.
34. Nem tudo que reluz é ouro.
35. Nunca puxe o tapete dos outros, afinal você também pode estar em cima dele.
36. Os últimos serão os primeiros.
37. Papagaio come milho, periquito leva fama.
38. Pense duas vezes antes de agir.
39. Pense rápido, fale devagar.
40. Quem desdenha quer comprar.
41. Quem espera sempre alcança.
42. Quem não tem cão caça com gato.
43. Quem ri por último ri melhor.
44. Quem semeia ventos, colhe tempestades.
45. Quem tem boca vai a Roma.
46. Quem tem pressa come cru.
47. Quem tudo quer, tudo perde.
48. Santo de casa não faz milagre.
49. Se cair, do chão não passa.
50. Um homem prevenido vale por dois.
Para concluir a brincadeira é importante avaliar a atividade. Solicite que os alunos falem o que acharam, quais as dificuldades tiveram e o que aprenderam.
2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Professor, é importante explicar aos alunos que os ditos populares e provérbios são a mesma coisa, é uma forma da expressão cultural e fazem parte do cotidiano de todos nós.
Aproveite para explicar a diferença entre a interpretação literal e o significado real do ditado popular, ou seja, o que ele quer dizer realmente.
Esclareça que:
Proponha uma pesquisa com os familiares como atividade de casa, isto irá enriquecer seu trabalho e é uma boa forma de criar vínculos e envolver a família.
Professor, no dia seguinte, na rodinha, deixe que os alunos socializem o resultado da pesquisa. Será enriquecedor conhecer provérbios diferentes e a influência dos mesmos na vida dos familiares. Este momento oportunizará aos alunos constatarem a função social da leitura e da escrita, bem como a importância da cultura popular.
A representação por imagens é uma atividade prazerosa e que ajuda na interpretação e no processo de aprendizagem como um todo. Por isto, proponha:
1) Em duplas, escolham um dos provérbios abaixo e representem em desenhos:
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Socializando:
Convide as duplas para irem à frente e apresentarem sua produção, com a escrita do provérbio e a explicação sobre o desenho, de acordo com a interpretação que fizeram.
Depois, monte um painel no pátio da escola, divulgue e valorize a produção de seus alunos.
3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando os direitos de aprendizagem:
Professor, utilize uma fábula, para desencadear um debate sobre um dos provérbios, trabalhar os direitos de aprendizagem e os valores morais que alguns representam.
Entregue uma cópia para cada aluno e realize a leitura coletiva.
Depois, sorteie: um aluno para ser o narrador, um para ser a cegonha e outro para ser a raposa e faça a leitura, novamente.
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Proponha as atividades abaixo:
A cegonha vai organizar sua agenda, vamos ajudá-la, colocando os nomes na ordem correta:
raposa - macaco - anta – coelho - bode - leão - zebra - tartaruga
Fonte da imagem 1- macaco. Sitio: "pedagogia do jua”. Disponível em: <http://pedagogiadojua.wordpress.com/tag/amizade-de-animais-de-diferentes-especies/>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Fonte da imagem 2- casa. Sitio: “colorir Web para ninos”. Disponível em: <http://www.colorir.webparaninos.com/varios-casas-23.html>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Fonte da imagem 3- celular. Sitio: “colorir ng book”. Disponível em:
<http://www.coloringbook4kids.com/2011_10_01_archive.html>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
1) Explique o que entendeu pela moral da história (ditado popular):
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2) Observe o diálogo da raposa e a cegonha e reescreva pontuando corretamente.
A raposa chegou à casa da amiga cegonha bateu na porta e perguntou
Amiga cegonha A senhora está em casa
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3) Observe as imagens, ordene de 1 a 6, de acordo com a fábula e as legende.
Fonte das imagens. Sítio: “navegar pro info”. Disponível em: <http://navegarproinfo.blogspot.com.br/2013/06/sequencia-didatica-raposa-e-cegonha.html>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
4) Na frase na qual a raposa "não conseguia introduzir o focinho.”, a palavra grifada, significa:
a) encaixar b) retirar c) enfiar d) entalar
5) Reescreva os ditados populares, utilizando os espaços entre as palavras corretamente:
Degrãoemgrãoagalinhaencheopapo
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Comosetocasedança.
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6) Marque a opção certa:
Por que a raposa colocou apenas um prato de sopa na mesa, para receber a cegonha?
a) Por que não gostava da cegonha.
b) Para brincar com a cegonha.
c) Por que não queria dividir sua janta.
d) Para provocar a cegonha.
O que quer dizer a frase: “No dia seguinte a raposa, foi pagar a visita”?
a) Que a raposa devia dinheiro à cegonha.
b) Que a cegonha havia vendido um enfeite para a raposa.
c) Que a raposa foi retribuir a visita.
d) Que a raposa foi pagar a compra que fez com a cegonha.
7) Complete as palavras com letras M maiúsculas ou m minúsculas:
___aria, era uma menina que gostava de comer ___anga e ___acarronada.
____as, um dia encontrou o ____ário, seu amigo de escola, eles comeram
tanto que passaram ___al. Como diria ___inha ___ãe, “eles têm o olho ___aior que a barriga”.
Professor, organize os alunos em duplas, sugira uma discussão entre eles para discutirem sua opinião quanto a afirmativa, do provérbio, que é a moral da história.
“Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”
Deixe que apresentem suas conclusões para o grupo, pois será uma boa oportunidade para você contextualizar os conflitos entre eles, e concluir que é possível chegar a uma solução pacífica. Solicite que façam a atividade abaixo:
8) Discuta com o colega e explique se vocês concordam ou não com o ditado popular “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Produzindo textos
Fonte- imagem: Sítio “escola dominical infantil”. Disponível em: <http://escola-dominical-infantil.blogspot.com.br/2013/11/imagem-crianca-escrevendo-editora-betel.html >. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Professor, discuta com os alunos sobre o significado dos provérbios abaixo.
Deixe que falem suas interpretações e busque entre as falas deles exemplificar, para facilitar a interpretação.
Depois, sugira que escolham um dos provérbios e criem uma história, usando um texto narrativo para contextualizar o ditado popular.
Se os seus alunos ainda não conseguem identificar e produzir texto narrativo, leia para eles pelo menos dois tipos de textos e dê exemplo do cotidiano deles relatando fatos e exemplificando. Veja alguns exemplos de histórias a seguir:
O provérbio escolhido será o título do texto:
A ocasião faz o ladrão.
A mentira tem perna curta.
Quando um não quer, dois não brigam.
Antes calar que mal falar.
Quem quer faz, quem não quer manda.
Quem com ferro fere, com ferro será ferido
A menina do leite
A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata.
E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça.
"Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos."
"Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.
Do livro: Fábulas de Esopo – São Paulo: Scipione.
Sitio “ Metáforas”. Disponível em: <http://www.metaforas.com.br/infantis/a_menina_do_leite.htm>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Sitio “Aprender brincando”. Disponível em: <http://novojeitodeensinar.blogspot.com.br/2013/08/folclore-fabula-o-leao-e-o-ratinho.html>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Exemplo de um texto narrativo baseado no cotidiano dos alunos:
"Ontem, ao entrar na sala vi que vários alunos estavam de pé.
Pedi que se sentassem para começarmos a aula.
Percebi que os dois alunos não me atenderam, então fui saber o que estava acontecendo.
É que um dos alunos estava contando para o colega que havia ganhado um jogo de futebol de botão e convidava o colega para ir até sua casa para brincarem juntos.
Então lembrei a eles que era realmente muito bom o assunto, mas deveriam resolver mais tarde e com o consentimento dos pais.
Os alunos foram para seus lugares e começamos nossa aula, onde aproveitamos para discutir sobre a quantidade de jogadores, as estratégias dos jogadores e o formato do campo de futebol".
5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo.
Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.
É um vídeo de um livro de ditados populares, assim poderá trabalhar o tema e explorar a literatura online, uma maneira diferente de ter acesso aos livros e incentivar a leitura.
Livro virtual: Ditos populares. Ele está disponível para visualização online e para download.
Fonte Sitio: "plataforma do letramento". Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/590/participacao-dos-usuarios-no-mural-da-plataforma-vira-livro-virtual.html>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Professor, apresente o livro online como se apresenta um livro produzido em papel. Explore a capa, as imagens, quem publicou o livro, deixe que levantem hipóteses.
Promova a leitura individual, dando a oportunidade a cada aluno de ler um ditado popular, pois têm vários, e isto lhe proporcionará uma boa oportunidade de estimular e desenvolver a leitura.
Depois da leitura, proponha um jogo de trilha, mas organize o material que vai utilizar com antecedência. Veja a sugestão a seguir para a próxima atividade.
6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
O jogo de trilha “Descobrindo os significados”
“O jogo pode ou não ter objetivos pedagógicos, mas se for usado em sala de aula para fins de ensino é necessário que o professor tenha em mente qual(is) conceito(s), qual(is) habilidade(s) e quais procedimentos poderão ser desenvolvidos por meio do jogo e como o mesmo será conduzido (individualmente, em duplas, em pequenos grupos ou com o grupo classe; com ou sem uso de recursos auxiliares – como lápis e papel, material manipulativo, calculadora etc.), de modo a propiciar melhores condições de aprendizagem.”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa; TELES, Rosinalda. Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar? In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 28-31, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Material necessário:
Como jogar:
Sugestões de ditados populares para fazer as fichinhas para o jogo:
Veja a sugestão de uma tabela como gabarito, que você poderá reproduzir para os alunos:
Modelo de uma trilha:
Fonte da imagem: Acervo da própria autora.
Socializando
Professor, proponha para turma convidar colegas de outras turmas para jogarem a trilha, assim você estará valorizando a atividade e possibilitando que divulguem o conhecimento adquirido. Para isso, definam o dia e horário e qual turma convidarão. Solicite que elaborem os convites e façam a entrega pessoalmente.
Registre a atividade por meio de fotos ou filmagem.
Sítio Portal do Professor. Aula “ Jogos de tabuleiro: em ação os números e as operações”. Oferece diversas sugestões de jogos de tabuleiro. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50653>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Sitio: “ensinar e aprender”. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/ditados-populares-e-frases-populares.html>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Sitio: “Revista nova escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-grao-historia-proverbios-ditados-populares-647770.shtml>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
Sitio: “Jogo com provérbios – divertudo”. Disponível em: <http://www.divertudo.com.br/semplugin/naboca/naboca4.html>. Acesso em: 17 de jun. 2014.
A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar, ela indica a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades realizadas em sala de aula. Por isto, lembre-se de fazer registros quanto ao desempenho de seus alunos durante as diferentes estratégias que utilizou nesta aula: hipóteses dos alunos, produções escritas, leituras, interação durante os jogos e as brincadeiras e também quais as dificuldades nas atividades de sistematização. Avaliar a partir de registros e observações do processo permite acompanhar a construção do conhecimento, identificar eventuais problemas e dificuldades e corrigi-los antes de avançar.
Cinco estrelas 1 classificações
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13/07/2014
Cinco estrelasAdorei. Aula simples e muito boa para ser desenvolvida. Vou sugerir para as professoras da minha escola.