Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O movimento punk

 

25/07/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aproximar das características da Cultura Punk no aspecto musical, comportamental e político.

- Conhecer o movimento punk e seus objetivos.

- Realizar uma mostra de música na escola.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula visa chamar a atenção dos alunos para o movimento Funk como manifestação cultural e um fenômeno de Tribos Urbanas. Geralmente, este movimento está associado à música Rock e à vestimenta diferenciada e os cabelos coloridos. O objetivo desta aula é ampliar o conceito do movimento punk e fazer com que os alunos pesquisem e pensem os movimentos de contracultura e, ao mesmo tempo, marginais, porque não são a cultura dominante. Vale a pena conhecer para derrubar mitos e preconceitos, além de ampliar o repertório cultural dos alunos. A cultura punk tem sua relevância e importância ao influenciar toda uma geração nas questões políticas, econômicas e sociais, modificando pensamentos, atitudes e comportamentos. 

 

Aulas 1 e 2

1. Inicie a aula perguntando aos alunos o que sabem do movimento punk, sobre seus símbolos e o que percebem sobre ele.

2. Pergunte também se conhecem alguém ou se têm amigos que participam do movimento. Caso tenham, solicite que digam como são, como pensam, como agem, como veem o mundo. 

3. Em seguida, convide os alunos para assistirem ao documentário da Série Tempos de Rebeldia, disponível no site da TV Escola, podendo ser também acessado pelo site do Youtube, Tempos de Rebeldia - O movimento punk.avi. Duração: 46min58seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PFjsIf4GVY8. Acesso em 10 de julho de 2014.

Sinopse

O documentário traz informações sobre o surgimento do movimento punk, traçando uma trajetória de lugares, regiões e gerações onde o movimento surge e o que causou na sociedade da época. Também traz as primeiras bandas de música que se apropriaram do movimento para transmitir suas mensagens e resgata os primeiros expoentes desta revolução que dão seus depoimentos sobre aquela época em que é contextualizado. 

4. Leve os alunos para o Laboratório de Informática ou outra sala que tenha recursos de mídia de projeção.

5. Projete o filme para todos em Data Show. 

6. Durante o tempo em que assistirem ao documentário, solicite que façam registros livres do que chama à atenção do grupo, para que exerçam o pensamento crítico a respeito do conteúdo. Solicite que, a partir dos registros livres, os alunos também deverão registrar suas opiniões, sentimentos e críticas. 

7. Terminado o vídeo, solicite que apresentem à turma dados que lhes chamaram à atenção. O professor também deverá socializar com a turma o que lhe chamou a atenção e solicitará aos alunos que acrescentem sua contribuição aos seus registros. Na sequencia, propor um diálogo entre as questões registradas pelo professor e alunos como subsídio para que conheçam um pouco sobre a cultura Punk e seus objetivos.

Itens do documentário que podem ser registrados:

a. o que significa o movimento punk;

b. onde, quando e por quem surgiu;

c. objetivos do movimento;

d. características políticas, sociais e comportamentais;

e. informações sobre esta cultura no Brasil. 

8 - O diálogo sobre o documentário deverá acontecer, tendo como ponto de partida os registros dos alunos e do professor, primeiramente  entre os grupos. Cada aluno deverá socializar seus registros para os demais e discutir sobre eles. Após a discussão no grupo, os alunos deverão selecionar quais informações seriam importantes socializar no grupo maior, escolhendo quem irá apresentá-las à turma. Para essa discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

9. Pode sugerir que os alunos produzam textos individuais sobre um dos temas sugeridos a seguir: “O movimento punk" ou "História do movimento punk" ou "Trajetórias do movimento punk”.

10. O texto deverá ser organizado em três partes: Introdução, Desenvolvimento do Tema e Conclusão. No desenvolvimento do tema, deverão ser contemplados os tópicos abaixo apontados:

1 - características marcantes

2 - obstáculos

3 - lutas presentes no movimento

4 - resistências ao movimento

5 - interpretações do movimento pela sociedade da época.

11. Socializar os textos através de e-mails. 

 

.

Imagem disponível em: http://data.whicdn.com/images/10765264/tumblr_lmqogzHhWW1qeog41o1_400_large.jpg. Acesso em 04 de julho de 2014.

 

 

Aula 3

Nesta aula, os alunos farão uma reflexão sobre o movimento punk enquanto manifestação de uma contracultura. Para isto, os conceitos de contracultura e rebeldia cultural deverão ser trabalhados com os alunos de antemão. 

Contracultura é um movimento que teve seu auge na década de 1960, quando teve lugar um estilo de mobilização e contestação social e utilizando novos meios de comunicação em massa. Jovens inovando estilos, voltando-se mais para o antissocial aos olhos das famílias  mais conservadoras, com um espírito mais libertário, resumido como uma cultura underground , cultura alternativa ou cultura marginal, focada principalmente nas transformações da consciência, dos valores  e do comportamento, na busca de outros espaços e novos canais de expressão para o indivíduo e pequenas realidades do cotidiano, embora o movimento Hippie, que representa esse auge, almejasse a transformação da sociedade como um todo, através da tomada de consciência, da mudança de atitude e do protesto político”. Fonte: WIKIÉDIA. Contracultura. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura. Acesso em 20 de julho de 2014.

“Por definição, rebelde é quem se rebela, não se submete, não acata ordem ou disciplina. Para além das palavras, entretanto, os exemplos de rebeldes históricos dão conta de sujeitos que questionaram as autoridades vigentes e se revoltaram contra a rigidez conservadora. Mártires, músicos, escritores, filósofos, religiosos, indivíduos desalinhados, enfim, que imprimiram sua marca e, em muitos casos, modificaram o conjunto de ideias de uma geração”. Fonte: Tv Escola discute rebeldia. Disponível em: http://infanciahoje.blogspot.com.br/2011/02/tv-escola-discute-rebeldia.html. Acesso em 20 de julho de 2014.

 
 

Promova uma reflexão mais aprofundada sobre a temática da contracultura e da rebeldia cultural, a partir dos dados e da discussão. 

1. Coloque no quadro os seguintes tópicos para que haja discussão e reflexão destes a partir de todo o material trabalhado até agora:

a. Por que o movimento punk queria Paz, Amor e Harmonia?

b. De que forma a música era instrumento da rebeldia cultural?

c. Por que os anos 60 deixaram os jovens britânicos sem nada, segundo o vídeo?

d. Analise a frase: "Em vez de líderes, o movimento punk abraçaria a noção das pessoas pensarem por elas mesmas."

Como contribuição, registre a fala do professor sobre esta frase. 

2. Ao final, discuta com os alunos o material que produziram nestas discussões como um todo, observando suas opiniões. Alguns alunos serão eleitos redatores e ficarão responsáveis por registrar as conversas do debate para posterior socialização para a turma em forma de e-mail. Estes textos poderão ser usados nas aulas seguintes.

 

punk rock

Imagem disponível em:  http://www.lizt.com.br/wp-content/uploads/2013/10/punk-rock-e1323213220584.jpg. Acesso em 20 de julho de 2014.
 

Aula 4

 

Nesta aula, os alunos darão continuidade ao estudo da cultura punk através de pesquisas. Esta pesquisa será feita em duas fases: de campo e de material eletrônico. O objetivo será pesquisar seu entorno social, para investigar o quão próximo ou distante o movimento punk está de sua realidade social e também ampliar o repertório a respeito desta cultura. 

FASE 1 - a pesquisa de campo

1. Divida os alunos em grupos de 5 ou 6.

2. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um grupo de punk ou grupos de jovens que não são da cultura punk.

3. A pesquisa será em torno de suas crenças, aspirações, desejos e o que o punk significa para eles.

4. Para o grupo que não é da cultura punk, a pesquisa será feita sobre o que pensam desta cultura, se se relacionam com esta cultura e o que aprovam/reprovam nesta cultura.

ROTEIROS

Grupo que pesquisará jovens do movimento punk:

a. O que você pensa do movimento?

b. Por que você participa deste movimento?

c. O que mais te atraiu neste movimento?

d. Você conhece as origens deste movimento?

 

Grupo que pesquisará jovens que não participam do movimento:

a. Você conhece o movimento punk?

b. Você participaria deste movimento?

c. O que você aprova no movimento? O que reprova neste movimento?

d. Você conhece a origem deste movimento?

e. Você teria algum outro movimento com o qual comparar o movimento punk?

 

5. Levantados os dados, os alunos socializarão os mesmo em forma de tabulação preenchendo um formulário:

 

 

Participa do movimento

Não participa do movimento

Conhece

 

 

Não conhece

 

 

O que mais atraiu

 

 

Conhece as origens

 

 

Não conhece as origens

 

 

O que aprova no movimento

 

 

O que reprova no movimento

 

 

Fonte do próprio autor.

6. Estes dados serão socializados via e-mail ou sendo expostos no mural da sala de aula. 

Homem do punk com óculos de sol retrato

Imagem disponível em: http://www.freevector.com/punk-head/. Acesso em 25 de julho de 2014.

FASE 2 - a pesquisa em material eletrônico

Cada grupo pesquisará um material diferente.

Este material deverá ser registrado em texto Word e socializado com os colegas via e-mail.

Imagem disponível em: http://31.media.tumblr.com/7db358b5bef89d4644c8f0f12066316c/tumblr_msnl8kEhZH1rkqjijo1_1280.jpg. Acesso em 20 de julho de 2014.

 

Feitas as 2 fases da pesquisa, solicitar que os alunos façam um estudo dos dados socializados e elaborem um texto final ou elaborem uma crítica final sobre o material que poderá ser exposto em forma de mural ou cartazes no ambiente da escola.

 

Aulas 5 e 6 –  Mostra de Música Punk 

Nesta aula, os alunos irão pesquisar sobre a música punk, fazendo uma análise das mesmas a partir de suas melodias e letras.

1. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

2. Enquanto fazem a análise, os alunos podem seguir o roteiro abaixo:

Perguntas:

-  Do que trata esta música? Qual  a temática ela aborda?

- Qual a postura que a música apresenta? Discuta essa postura, relacionando-a com os aspectos políticos e comportamentais da Cultura Punk.

Sites de pesquisa de bandas e música da Cultura Punk:

3. Para a mostra de música, utilize a segunda aula reservada para este momento.

4. Traga para a sala de aula recursos de multimídia (computador, aparelho de CD ou DVD) para que os alunos possam apresentar a música escolhida.

5. De posse do material: música gravada em CD, celular ou pend rive e do texto crítico sobre a música, cada grupo se organizará para fazer a apresentação.

6. Os grupos ficarão responsáveis pela preparação do material para a sala de aula (letra e melodia) para os demais apreciarem e logo na sequência, farão a apresentação crítica da música.

4. Dê a cada grupo um tempo de 20 minutos para a apresentação da música e da análise crítica.

 

Recursos Complementares

1 - Sugestão de leitura complementar para o professor: BIVAR, Antônio. O que é punk. Coleção primeiros passos. Ed. Brasiliense.

 

2 - Sugestão de aula do autor sobre Tribos Urbanas para complementar o assunto: SOUSA, Klênio Antônio. Tribos Urbanas - UCA, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32596. Acesso em 10 de julho de 2014.

Avaliação

Avalie a motivação e envolvimento dos alunos. Processualmente, avalie se os alunos estão acompanhando o desenvolvimento das atividades bem como do conteúdo. É importante que a construção dos conceitos seja feita paulatinamente acompanhando o ritmo dos alunos. Avalie as produções individuais e coletivas, orais e escritas dos alunos.

Avalie quantitativamente e qualitativamente as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos e dos vídeos e relatórios.

Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.