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Ritmos da Terra e ritmos da vida

 

19/07/2014

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as relações entre os movimentos da Terra e os hábitos dos seres vivos.
  • Reconhecer as adaptações temporais dos seres vivos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de adaptação biológica.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Atividades em grupos.
  • Socialização de ideias.
  • Pesquisa na internet.
  • Produção de um texto informativo.

O movimento de translação e a direção de inclinação do eixo imaginário da Terra são responsáveis pelas mudanças climáticas que presenciamos nas diferentes estações do ano. Estas mudanças influenciam no ritmo biológico dos seres vivos. A sobrevivência de uma espécie em um ambiente depende das adaptações estruturais e comportamentais que ela apresenta. Portanto, é importante conhecermos quando essas estruturas ou comportamentos acontecem para preservarmos os organismos.

AULA 1: Apresentação e desenvolvimento do tema

Os objetivos da atividade são:

  • confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas;
  • identificar padrões nos seres vivos relacionados ao ambiente; e 
  • construir argumentos.

 

Professor:

1) Apresente a seguinte imagem para os alunos. A imagem poderá ser projetada com auxílio de um aparelho de data show ou imprensa em forma de cartaz para ser fixada na lousa.

Estações do ano

Imagem disponível em: http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Esta%C3%A7%C3%B5es-Ano.jpg. Acesso em 25 de junho de 2014.

 

2) Questione, oralmente, os alunos: 

  • Como vocês explicam as diferenças mostradas nas fotografias?

3) Estimule a participação de todos e oriente que os alunos fiquem atentos às respostas dos colegas.

- Neste momento, espera-se que os alunos percebam que as fotos foram tiradas nas quatro estações do ano e que não são de nenhum lugar do Brasil. 

4) A partir das respostas dos alunos, discuta sobre os movimentos de translação e rotação da Terra e o eixo de inclinação da Terra. Para isso, apresente as seguintes imagens:

Movimento de translação

Imagem disponível em: http://www.escolamaxima.com.br/universomx/hmpgs/joaopa_luis/ROTA%C3%87%C3%83O%202.jpg. Acesso em 26 de junho de 2014.

 

Movimento de translação

Imagem disponível em: http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo_legenda/80d5d15e77cb3f68be61b6ef9214bbf8.jpg. Acesso em 26 de junho de 2014.

- O movimento de rotação é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, responsável pelo dia e noite. Já o movimento de translação é o movimento da Terra em torno do Sol, que dura 365 dias. O movimento de translação e o eixo imaginário de inclinação da Terra são responsáveis pelas estações do ano, ou seja, pelas diferenças mostradas nas fotografias.

5) Em seguida, questione, oralmente, os alunos:

  • Os seres vivos também apresentam comportamentos rítmicos? Se sim, que tal fazermos uma lista deles?

6) Destine um tempo para a troca de informações entre os alunos. Os alunos poderão se reunir em duplas ou trios para a discussão e registros no caderno.

- A ideia é que os alunos usem seus conhecimentos sobre fenômenos naturais que se repetem, como o dia e a noite e as estações do ano, e procurem pensar nos modos de vida dos seres vivos.

7) Após um tempo pré-estabelecido para a discussão entre os alunos, registre na lousa as ideias dos alunos. Para isso, organize a sala de aula em círculo, para que todos possam expor e ouvir as suas ideias.

- Neste momento, espera-se que os alunos tragam exemplos de espécies diurnas (gafanhoto, camaleões) e noturnas (morcegos, onças, vaga-lumes), espécies que caçam durante o verão e hibernam durante o inverno (ursos), espécies que perdem as folhas no início do outono e florescem na primavera (flamboyant), dentre outras.

 

AULAS 2 e 3: Pesquisa na internet 

Divulgação

Imagem disponível em: http://www.anossaescola.com/cr/public/webquest/internet.jpg. Acesso em 25 de junho de 2014.

 

Os objetivos da atividade são:

  • realizar uma pesquisa na internet e
  • organizar os dados da pesquisa em um documento no Word.

 

Professor:

- A atividade poderá ser realizada na sala de aula ou Laboratório de Informática da escola, em computador individual ou compartilhado. 

1) Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um ser vivo.

2) Informe que a pesquisa deverá abranger as características dos seres vivos, apresentando as estruturas morfológicas e comportamentos que permitem aos seres vivos sobreviverem nas diferentes estações do ano e durante o dia e a noite. Para isso, sugira que os alunos organizem os dados pesquisados em um quadro ou em forma de texto.

- Cada grupo poderá escolher o ser vivo que deseja pesquisar. No entanto, oriente para que sejam escolhidos seres vivos dos biomas no qual os alunos estão inseridos. É importante que os alunos conheçam e valorizem a biodiversidade regional.

 

- Alguns exemplos de seres vivos do bioma Cerrado que poderão ser utilizados nas pesquisas. 

Lobo-guará

Imagem disponível em: http://aguaraguazu.com.br/wp-content/uploads/2011/10/LOBO-GUAR%C3%81-ECC.jpg. Acesso em 25 de junho de 2014.

 

Ipê amarelo

Imagem do arquivo da própria autora.

 

- Sugestão de sites para a pesquisa dos alunos:

Google acadêmico. Disponível em: http://scholar.google.com.br/. Acesso em 25 de junho de 2014.

Os alunos deverão:

  • No site, digitar o nome popular ou científico (quando souberem) dos seres vivos.
  • Identificar artigos que abordem as estruturas e comportamento dos seres vivos.

 

Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/. Acesso em 25 de junho de 2014. 

Os alunos deverão:

  • Acessar, do lado esquerdo do site, BIOMA.
  • Escolher o bioma e iniciar a pesquisa.

 

3) Solicite aos alunos que registrem, em um documento no Word,  as informações, bem como as fontes de pesquisa.

4) Oriente o trabalho de pesquisa dos alunos, estimulando o envolvimento e a participação de todos.

5) Após o registro no documento no Word, proponha aos alunos que socializem entre si e com o professor por meio de e-mail.

 

AULA 4: Produção de um texto informativo

Os objetivos da atividade são: produzir um texto informativo sobre um ser vivo e divulgar o conhecimento para à comunidade.

 

Professor:

1) Proponha aos alunos que produzam um texto informativo sobre o ser vivo pesquisado.

- Convide o professor de Língua Portuguesa ou de Redação para ministrar uma oficina sobre gênero texto informativo. Caso não seja possível, acesse o material de Beatriz Santomauro, intitulado Leitura de textos informativos: um raio X da notícia, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/raio-x-noticia-497049.shtml. Acesso em 25 de julho de 2014.

2) Explique aos alunos as condições para a produção do texto:

  • Título curto e chamativo.
  • Mínimo de 10 linhas e máximo de 15 linhas.
  • Abordar as características estruturais e/ou comportamentais dos seres vivos que permitiram a sobrevivência nas diferentes estações do ano e durante o dia e a noite.
  • Apresentar uma imagem do ser vivo.

3) Os textos deverão ser redigidos no Word e enviados ao professor, por e-mail, para correções. Os textos serão utilizados para verificar as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação ao conteúdo.

4) Após as correções, socialize as produções no blog da turma. Oriente os alunos à acessarem as produções dos colegas e deixarem comentários.

Recursos Complementares

Sugestão de material para o professor:

- SOUSA, Nilton Goulart de. O Baile espacial, movimentos da Terra no Sistema Solar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=666. Acesso em 25 de junho de 2014.

Avaliação

A avaliação é processual, contínua e deve identificar as aproximações e os distanciamentos dos alunos acerca da temática. O desempenho, o envolvimento e a participação dos alunos durante a aula serão elementos essenciais para a avaliação qualitativa.

A pesquisa e o texto informativo serão avaliados quantitativamente. É importante que, na produção do texto informativo, o professor avalie a adequação ao tema proposto, a adequação da linguagem e o vocabulário, além da coerência e da coesão. Além disso, avalie se os alunos identificaram as relações que existem entre os movimentos da Terra com os hábitos e adaptações temporais dos seres vivos.

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