03/11/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
No quadro escreva: A Terra é dinâmica!
Pergunte aos alunos o que eles entendem dessa afirmação. Com as respostas, reforce a idéia de que a Terra está em constante movimento, mas alguns desses nós não percebemos.
Procure identificar, com os alunos, quais são os movimentos perceptíveis. Se eles não mencionarem, destaque os movimentos de rotação e translação.
Passe o vídeo De onde vem os dias e as noites, disponível em:
Professor lembre-se de “carregar” o vídeo antes da apresentação.
Professor, depois do vídeo recapitule os principais conceitos apresentados:
• rotação, que é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo e tem como conseqüência os dias e as noites.
• Translação que é o movimento que a Terra realiza em torno do sol e que tem como conseqüência as estações do ano no percurso temporal de um ano
Nesse momento vá recordando os acontecimentos mostrados no vídeo para ilustrar um pouco mais a explicação dos movimentos da terra.
Se houver um globo terrestre em sua escola, seria interessante que ele fosse utilizado. Assim, para ilustrar o movimento de rotação da Terra monte um experimento com uma lâmpada ou lanterna e um Globo Terrestre, como na figura abaixo. Observe que nesse experimento parte da Terra é iluminada pela laterna, enquanto a outra parte é escura.
Leve-os a perceber que a as áreas iluminadas correspondem ao dia, por terem luz solar e que as áreas escuras correspondem à noite, pela ausência da mesma luz solar. E que é justamente o movimento de rotação, que faz a terra girar e por isso, ocasiona a alternância de dias e noites.
Outra sugestão de recurso para trabalhar o movimento de rotação com seus alunos é:
Você também poderá ilustrar que parte da sombra projetada na Terra deve-se a rotação da Terra que dá uma idéia de movimento aparente do sol.
Demonstre o experimento, quantas vezes for necessário, para que os alunos compreendam o raciocínio transposto do globo para o planeta Terra. Somente depois disso, solicite aos alunos que respondam as seguintes perguntas
• A terra é dinâmica? Por que gira?
• Quais são os movimentos que a Terra realiza?
• Quais as conseqüências desses movimentos?
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o dia e a noite? | Vídeo |
Capitão Tormenta e Paco em movimentos da terra | Animação/simulação |
Capitão Tormenta e Paco em estações do ano | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/02/2015
Cinco estrelasMuito bom seu vídeo, gostaria de usa-lo, mas na minha escola não tem internet nem sala de recursos. Como baixá-lo para reproduzir? Obrigada
20/09/2010
Cinco estrelasBom dia Professor! Vc está d Parabéns pela aula e pelos vídeos, vou utiliza-los na minha aula e com certeza os alunos vão gostar e melhor aprender de uma forma mais interativa! É muito importante pra nós poder contar com materiais e sites como esse! Obrigada! Vanessa
30/04/2010
Uma estrelaAchei essa sugestão de aula show, e casou direitinho com o conteúdo que eu estava precisando. parabens Oneide
24/03/2010
Cinco estrelasnossa ótimo,adorei muito criativo,mas gostaria de passar para meus alunos como faço pra copiar
24/03/2010
Cinco estrelasHá muito tempo tenho procurado explicar os movimentos da terra de uma forma mais ludica.Que bom consegui através de suas sugestões.