Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Baile espacial, movimentos da Terra no Sistema Solar

 

03/11/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Explicar como se formam os dias e as noites a partir dos movimentos terrestres
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

No quadro escreva: A Terra é dinâmica!

Pergunte aos alunos o que eles entendem dessa afirmação. Com as respostas, reforce a idéia de que a Terra está em constante movimento, mas alguns desses nós não percebemos.

Procure identificar, com os alunos, quais são os movimentos perceptíveis. Se eles não mencionarem, destaque os movimentos de rotação e translação.

Passe o vídeo De onde vem os dias e as noites, disponível em:

 

 

Professor lembre-se de “carregar” o vídeo antes da apresentação.

Professor, depois do vídeo recapitule os principais conceitos apresentados:
• rotação, que é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo e tem como conseqüência os dias e as noites.
• Translação que é o movimento que a Terra realiza em torno do sol e que tem como conseqüência as estações do ano no percurso temporal de um ano

Nesse momento vá recordando os acontecimentos mostrados no vídeo para ilustrar um pouco mais a explicação dos movimentos da terra.

Se houver um globo terrestre em sua escola, seria interessante que ele fosse utilizado. Assim, para ilustrar o movimento de rotação da Terra monte um experimento com uma lâmpada ou lanterna e um Globo Terrestre, como na figura abaixo. Observe que nesse experimento parte da Terra é iluminada pela laterna, enquanto a outra parte é escura.

Leve-os a perceber que a as áreas iluminadas correspondem ao dia, por terem luz solar e que as áreas escuras correspondem à noite, pela ausência da mesma luz solar. E que é justamente o movimento de rotação, que faz a terra girar e por isso, ocasiona a alternância de dias e noites.
 

Outra sugestão de recurso para trabalhar o movimento de rotação com seus alunos é:

 






Você também poderá ilustrar que parte da sombra projetada na Terra deve-se a rotação da Terra que dá uma idéia de movimento aparente do sol.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/666/imagens/noitedia_1.jpg

Demonstre o experimento, quantas vezes for necessário, para que os alunos compreendam o raciocínio transposto do globo para o planeta Terra. Somente depois disso, solicite aos alunos que respondam as seguintes perguntas

• A terra é dinâmica? Por que gira?
• Quais são os movimentos que a Terra realiza?
• Quais as conseqüências desses movimentos?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o dia e a noite? Vídeo
Capitão Tormenta e Paco em movimentos da terra Animação/simulação
Capitão Tormenta e Paco em estações do ano Animação/simulação
Avaliação
• Participação nas discussões e atividades realizadas em sala.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • FLAVIA COSTA SIQUEIRA, EE ALBERTO PEREIRA LIMA , Minas Gerais - disse:
    flaviamuriae@hotmail.com

    23/02/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom seu vídeo, gostaria de usa-lo, mas na minha escola não tem internet nem sala de recursos. Como baixá-lo para reproduzir? Obrigada


  • vanessa, Colégio Estadual Regina Célia , Paraná - disse:
    vanessasanchesp@gmail.com

    20/09/2010

    Cinco estrelas

    Bom dia Professor! Vc está d Parabéns pela aula e pelos vídeos, vou utiliza-los na minha aula e com certeza os alunos vão gostar e melhor aprender de uma forma mais interativa! É muito importante pra nós poder contar com materiais e sites como esse! Obrigada! Vanessa


  • oneide Alves Barros, DRE de Porto Nacional , Tocantins - disse:
    oneidebarros@hotmail.com

    30/04/2010

    Uma estrela

    Achei essa sugestão de aula show, e casou direitinho com o conteúdo que eu estava precisando. parabens Oneide


  • JULIANA, fama , Maranhão - disse:
    juliana.penha20@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    nossa ótimo,adorei muito criativo,mas gostaria de passar para meus alunos como faço pra copiar


  • rosely toledo, EE Ministro dilson funaro , São Paulo - disse:
    rose.lila@uo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Há muito tempo tenho procurado explicar os movimentos da terra de uma forma mais ludica.Que bom consegui através de suas sugestões.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.