19/07/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
O movimento de translação e a direção de inclinação do eixo imaginário da Terra são responsáveis pelas mudanças climáticas que presenciamos nas diferentes estações do ano. Estas mudanças influenciam no ritmo biológico dos seres vivos. A sobrevivência de uma espécie em um ambiente depende das adaptações estruturais e comportamentais que ela apresenta. Portanto, é importante conhecermos quando essas estruturas ou comportamentos acontecem para preservarmos os organismos.
Os objetivos da atividade são:
Professor:
1) Apresente a seguinte imagem para os alunos. A imagem poderá ser projetada com auxílio de um aparelho de data show ou imprensa em forma de cartaz para ser fixada na lousa.
Imagem disponível em: http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Esta%C3%A7%C3%B5es-Ano.jpg. Acesso em 25 de junho de 2014.
2) Questione, oralmente, os alunos:
3) Estimule a participação de todos e oriente que os alunos fiquem atentos às respostas dos colegas.
- Neste momento, espera-se que os alunos percebam que as fotos foram tiradas nas quatro estações do ano e que não são de nenhum lugar do Brasil.
4) A partir das respostas dos alunos, discuta sobre os movimentos de translação e rotação da Terra e o eixo de inclinação da Terra. Para isso, apresente as seguintes imagens:
Imagem disponível em: http://www.escolamaxima.com.br/universomx/hmpgs/joaopa_luis/ROTA%C3%87%C3%83O%202.jpg. Acesso em 26 de junho de 2014.
Imagem disponível em: http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo_legenda/80d5d15e77cb3f68be61b6ef9214bbf8.jpg. Acesso em 26 de junho de 2014.
- O movimento de rotação é o movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, responsável pelo dia e noite. Já o movimento de translação é o movimento da Terra em torno do Sol, que dura 365 dias. O movimento de translação e o eixo imaginário de inclinação da Terra são responsáveis pelas estações do ano, ou seja, pelas diferenças mostradas nas fotografias.
5) Em seguida, questione, oralmente, os alunos:
6) Destine um tempo para a troca de informações entre os alunos. Os alunos poderão se reunir em duplas ou trios para a discussão e registros no caderno.
- A ideia é que os alunos usem seus conhecimentos sobre fenômenos naturais que se repetem, como o dia e a noite e as estações do ano, e procurem pensar nos modos de vida dos seres vivos.
7) Após um tempo pré-estabelecido para a discussão entre os alunos, registre na lousa as ideias dos alunos. Para isso, organize a sala de aula em círculo, para que todos possam expor e ouvir as suas ideias.
- Neste momento, espera-se que os alunos tragam exemplos de espécies diurnas (gafanhoto, camaleões) e noturnas (morcegos, onças, vaga-lumes), espécies que caçam durante o verão e hibernam durante o inverno (ursos), espécies que perdem as folhas no início do outono e florescem na primavera (flamboyant), dentre outras.
Imagem disponível em: http://www.anossaescola.com/cr/public/webquest/internet.jpg. Acesso em 25 de junho de 2014.
Os objetivos da atividade são:
Professor:
- A atividade poderá ser realizada na sala de aula ou Laboratório de Informática da escola, em computador individual ou compartilhado.
1) Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Cada grupo ficará responsável por pesquisar um ser vivo.
2) Informe que a pesquisa deverá abranger as características dos seres vivos, apresentando as estruturas morfológicas e comportamentos que permitem aos seres vivos sobreviverem nas diferentes estações do ano e durante o dia e a noite. Para isso, sugira que os alunos organizem os dados pesquisados em um quadro ou em forma de texto.
- Cada grupo poderá escolher o ser vivo que deseja pesquisar. No entanto, oriente para que sejam escolhidos seres vivos dos biomas no qual os alunos estão inseridos. É importante que os alunos conheçam e valorizem a biodiversidade regional.
- Alguns exemplos de seres vivos do bioma Cerrado que poderão ser utilizados nas pesquisas.
Imagem disponível em: http://aguaraguazu.com.br/wp-content/uploads/2011/10/LOBO-GUAR%C3%81-ECC.jpg. Acesso em 25 de junho de 2014.
Imagem do arquivo da própria autora.
- Sugestão de sites para a pesquisa dos alunos:
Google acadêmico. Disponível em: http://scholar.google.com.br/. Acesso em 25 de junho de 2014.
Os alunos deverão:
Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/. Acesso em 25 de junho de 2014.
Os alunos deverão:
3) Solicite aos alunos que registrem, em um documento no Word, as informações, bem como as fontes de pesquisa.
4) Oriente o trabalho de pesquisa dos alunos, estimulando o envolvimento e a participação de todos.
5) Após o registro no documento no Word, proponha aos alunos que socializem entre si e com o professor por meio de e-mail.
Os objetivos da atividade são: produzir um texto informativo sobre um ser vivo e divulgar o conhecimento para à comunidade.
Professor:
1) Proponha aos alunos que produzam um texto informativo sobre o ser vivo pesquisado.
- Convide o professor de Língua Portuguesa ou de Redação para ministrar uma oficina sobre gênero texto informativo. Caso não seja possível, acesse o material de Beatriz Santomauro, intitulado Leitura de textos informativos: um raio X da notícia, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/raio-x-noticia-497049.shtml. Acesso em 25 de julho de 2014.
2) Explique aos alunos as condições para a produção do texto:
3) Os textos deverão ser redigidos no Word e enviados ao professor, por e-mail, para correções. Os textos serão utilizados para verificar as aproximações e distanciamentos dos alunos em relação ao conteúdo.
4) Após as correções, socialize as produções no blog da turma. Oriente os alunos à acessarem as produções dos colegas e deixarem comentários.
Sugestão de material para o professor:
- SOUSA, Nilton Goulart de. O Baile espacial, movimentos da Terra no Sistema Solar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=666. Acesso em 25 de junho de 2014.
A avaliação é processual, contínua e deve identificar as aproximações e os distanciamentos dos alunos acerca da temática. O desempenho, o envolvimento e a participação dos alunos durante a aula serão elementos essenciais para a avaliação qualitativa.
A pesquisa e o texto informativo serão avaliados quantitativamente. É importante que, na produção do texto informativo, o professor avalie a adequação ao tema proposto, a adequação da linguagem e o vocabulário, além da coerência e da coesão. Além disso, avalie se os alunos identificaram as relações que existem entre os movimentos da Terra com os hábitos e adaptações temporais dos seres vivos.
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