Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação para a mídia

 

24/07/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir o conceito de mídia.

- Discutir a questão da mídia na educação e na formação do jovem.

- Criar recursos de mídia para interação.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Muito se fala do uso das mídias na educação. Porém, tão importante quanto o uso de recursos midiáticos no processo educacional é também a educação para o uso das mídias. Será que nossos alunos pensam o processo midiático? Será que nossos alunos conseguem criticar informações advindas das diferentes mídias? Será que alunos jovens conseguem filtrar e buscar informações ou será que teremos uma geração com excesso de informação e pouca formação midiática? Esta aula se propõe a auxiliar o professor no processo de educação para o uso da mídia de forma consciente, prática e inteligente.

Para ajudar, segue um conceito de mídia, disponível no site Dicionário Online Português: http://www.dicio.com.br/midia_2/. Acesso em 09 de julho de 2014.

"Qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo; meios de comunicação, comunicação de massa."

 

Aula 1

Nesta aula, o professor fará uma pesquisa entre os alunos para sondar o que entendem por mídia, se conhecem o vocábulo e quais os hábitos que têm com relação ao mundo midiático.

1. Organize os alunos em pares e solicite que conversem com seus colegas a respeito do uso das mídias.

Sugestão de roteiro para esta conversa:

a. O que você entende por mídia?

b. Você dispõe de quais equipamentos de mídia? (rádio, TV, videocassete, DVD, computador etc.)

c. Você lê jornais, revistas, livros? Com que frequência?

d. Você utiliza rede social? Com que frequência? Quanto tempo conversa com seus amigos? (MSN etc.)

e. Você utiliza mais mídias eletrônicas ou mídias impressas? Quais?

2. Faça uma grande roda para dialogar com eles sobre o que pensam a respeito da mídia, seus hábitos de acordo com as respostas que produziram. Cada colega socializará na roda, as informações dadas pelo seu par.

É importante que ao final da conversa, com a contribuição do professor, fique claro para os alunos o que é mídia e como ela está presente na vida de cada um.

Este debate poderá, alternativamente, ser realizado em forma de um fórum virtual. Para isto, os alunos conectarão seus computadores e utilizarão do Skype para se comunicarem e registrarem seus posicionamentos.

3. Em seguida, exiba para os alunos o vídeo do professor Mário Sérgio Cortella - A mídia como corpo docente. Duração 30min39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rug1I69Udmo. Acesso em 09 de julho de 2014. Neste vídeo, o professor fala da capacidade de formação e ensino que a mídia exerce até como "Educadora" de nossas crianças e adolescentes. Terminado o vídeo, faça um debate com os alunos de 15 minutos acerca dos seguintes assuntos:

  • mídia e consumo
  • mídia e formação de crianças e jovens
  • mídia e a influência nos hábitos diários das pessoas
  • mídia com a função educadora ou substituindo professores, pais e escola

Com esse debate os alunos deverão se sensibilizar para com a questão da necessidade de uma educação para o uso da mídia, para que esta não seja usada de forma indiscriminada ou sem critérios e sem crítica.

4. Na sequência, solicite que os alunos façam uma pesquisa já ampliando o conceito do uso das mídias e de educação para o uso das mídias:

a. Leve os alunos para o Laboratório de Informática e organize-os em grupos de 5 ou 6 componentes.

b. Divididos os grupos, distribua a pesquisa:

c. Os alunos filtrarão as informações sintetizando-as em forma de texto ou anotações em seus cadernos ou digitarão o texto em Word e socializarão para os demais por e-mail. Em sala, os grupos irão socializar as informações sintetizadas em uma apresentação oral, se possível com recursos de imagem, de aproximadamente 15 minutos. 

 

 

com001

 

Imagem disponível em: http://midiaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2010/12/com0011.jpg. Acesso em 06 de julho de 2014.

 

Aula 2

Nesta aula, os alunos entrarão em contato com as mídias para diferentes usos. É sabido que houve expansão social do uso da mídia nos últimos anos e que as redes sociais se tornaram importantes ferramentas de comunicação. Entretanto, grande parte destas redes sociais ainda funciona como entretenimento, sendo que têm potencial para muito mais. Trabalhe com os alunos os diferentes usos da mídia.

  • Mídia como direito social - a Constituição Federal garante a todo e qualquer brasileiro o direito ao acesso à informação. É de obrigação das políticas públicas prover acesso a essas mídias pela população. Importante trabalhar com os alunos o uso da mídia como algo de direito universal. Mais informações disponíveis no site da WIKIPEDIA. Direito da informação, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_da_informa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 21 de julho de 2014.

 

  • Mídia como bem social. Construir ferramentas de comunicação da informação e da notícia (jornais, panfletos, vídeos etc.) é algo que deve ser um bem comum a todos e público. Porém, a mídia pode ser vista como uma construção social da realidade e, para tal, precisa ser bastante criticada e filtrada em suas informações. Mais informações no site do Observatório da Imprensa, ASSUNÇÃO, Danilo. A mídia e a construção da realidade, disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_midia_e_a_construcao_da_realidade. Acesso em 21 de julho de 2014.

 

  • Mídia como ferramenta de cidadania - Importante os alunos perceberem que o uso das mídias vai além do entretenimento e da informação. A mídia pode servir para espalhar solidariedade, mostrar valores humanos das pessoas, prestando serviços à comunidade. Mais informações acessar artigo de POMPÉO, W.A.H., MARTINI, A.J. O papel da mídia na construção da democracia, cidadania e justiça no mundo globalizado: um estudo voltado aos efeitos das ações de imprensa e micropolíticas fundadas no espaço local, disponíveis em: http://coral.ufsm.br/congressodireito/anais/2012/28.pdf. Acesso em 21 de julho de 2014.

Solicite que os alunos criem uma página no Facebook da turma para o desenvolvimento de Ações Solidárias. Estas ações irão comungar os usos da mídia acima citados, conscientizando os alunos para o uso eficiente desta ferramenta.  

Sugestões:

  • Campanha para atrair Amigos da escolar
  • Campanha de agasalhos
  • Campanha de arrecadação de alimentos
  • Campanha de arrecadação de brinquedos

Solicite também que os alunos façam um compilado sobre alguma lei que interessa a população e criem um blog para tal. Exemplos:

Solicite que os alunos sintetizem a Lei para quem é leigo no assunto para que seja melhor entendida e apreendida pela população. 

 

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-EuwGd3V1DH8/TZChzPWX3SI/AAAAAAAAAxQ/hNVUre0yImE/s320/childood-stages_mediascape.gif. Acesso em 06 de julho de 2014.

Recursos Complementares

1. Sugestão de artigo de SIQUEIRA, A. B. de. Educação para a mídia: da inoculação à preparação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a06. Acesso em 09 de julho de 2014.

 

 

2. Sugestão de vídeo. KAZAN, N. Mídia-Educação PUC Rio. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dhWuBhBhlF0. Duração: 3min08seg. Acesso em 17 de junho de 2014.

 

3. Sugestão de vídeo. ZAPPA, C. Mídia e educação: espaços de tensão. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=HufidoVAyew. Duração: 10min05seg. Acesso em 16 de junho de 2014.

Avaliação

Avalie, através  do material produzido e da participação dos alunos nos debates, se as atividades propostas contribuíram para que os alunos adquirissem conhecimento sobre as diferentes mídias existentes e a utilização das mesmas de forma crítica e consciente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.