21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
Para a realização desta aula é importante que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Informações ao professor
Professor, é relevante que os alunos, desde cedo entendam sobre os cuidados e procedimentos necessários às escolhas conscientes as quais terão de decidir sobre determinada situação vivenciada ao longo de suas vidas. Daí a necessidade de dialogar sobre o processo de decisão, da escolha, pois isto faz parte da formação do cidadão, acarreta a consciência de direitos e deveres com espírito crítico e autonomia. Escolha implica eleição, o que implica exposição de posições diferentes entre quem submete ao juízo dos seus pares. Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma educação comprometida com a cidadania, “o compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília MEC/SEF, v. 8, p.15, 1997). Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca de um processo eleitoral que implica vivenciar momentos de democracia e de cidadania.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos...
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 06 de jul. 2014.
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre a palavra eleição. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Você poderá inserir algumas indagações:
Ouça as respostas e, se necessário, faça novos questionamentos. Em seguida, convide os alunos a procurarem no dicionário o significado das palavras: eleição e votar. Auxilie aqueles que sentirem dificuldades, leve-os a refletirem sobre a maneira adequada de encontrar as palavras. Sugerimos que você consulte no Sítio: “Portal do Professor”, as aulas:
. De olho no dicionário. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52859>.
. Ordem alfabética e uso do dicionário - Parte 3. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918 >.
Acessadas em: 06 de jul. 2014.
Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que foi possível descobrir. É importante que eles justifiquem suas respostas.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Passos para a realização da votação
Professor, agora que a turma sabe o que é eleição e que para realizá-la é necessário fazer uma votação, você poderá comentar com os alunos sobre as próximas eleições.
O 1º turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro e o 2º turno no dia 26 de outubro de 2014. O pleito vai eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores, deputados estaduais; o governador e vice-governador do Distrito Federal e os deputados do Distrito Federal. Seus alunos percebem isso em casa e na escola e, mesmo que ainda não sejam eleitores, acabam se interessando, comentando e até se informando a respeito dos candidatos, das propostas, dentre outras.
O momento que estamos vivendo favorece o trabalho com questões ligadas à cidadania, à democracia e à responsabilidade social. Aproveite e faça uma eleição para representante de classe ou crie outra situação. Por exemplo, pensemos em algo que acontece com frequência em nossas escolas, a definição da utilização da quadra no horário de recreio. Supondo que haja apenas um dia a cada quinzena para que seus alunos a utilizem e que as demais turmas também querem usar este espaço, proponha que eles definam por meio de uma votação quem irá representá-los na reunião que irá definir o uso da quadra. Faça assim:
1- Peça que os alunos definam quem será seu representante para decidir a questão apresentada e outros possíveis impasses no decorrer do ano. Dê um tempo para que eles pensem sobre o assunto.
2- Explique aos alunos sobre as funções de um representante e a oportunidade de representar a sua turma na busca de soluções que beneficiem a turma e/ou a escola.
3- Esclareça as dúvidas da turma sobre o processo eleitoral. Ressalte que todos irão dispor de mesmo espaço e tempo para divulgação de suas propostas, por meio de cartaz e de um pronunciamento para a classe.
4- Defina com eles o que pode e o que não pode ser utilizado durante a campanha. Se caso não for dito pela turma que a distribuição de balas, chicletes ou outro tipo de brinde é expressamente proibido, faça você esta proibição.
5- Informe que a colocação de cartazes na sala de aula é permitida, desde que utilizem o mínimo de papel possível. Lembre-se: reduzir, reaproveitar, reciclar.
6- Agende alguns dias para que os candidatos façam um debate com a turma sobre suas ideias (horário político).
7- Confeccione com caixa de papelão uma urna e uma cabine eleitoral.
8- Faça, no computador, uma cédula e um título eleitoral para cada aluno com nome completo, número de chamada na classe e turma.
9- Marque um dia para a eleição e explique que a votação acontecerá por voto secreto, para não haver constrangimentos entre os colegas.
10- No dia da votação, convide outros profissionais da escola para te auxiliar: um para ser mesário e outro para ser o fiscal durante a votação.
11- Depois da votação, faça a apuração na presença dos candidatos e em seguida, divulgue o nome do vencedor.
12- Destine um espaço para o pronunciamento do vencedor.
Observação: Durante a apresentação das normas para a candidatura e votação, dialogue com a turma sobre a importância da campanha eleitoral: não sujar ruas e prejudicar o meio ambiente; não utilizar qualquer tipo de brinde para conquistar o eleitor; dentre outros. Veja no Sítio: “Imperatriz notícias”, o que pode e não pode nas eleições 2014, texto disponível em: <http://www.imperatriznoticias.com.br/noticias-2/o-que-pode-e-nao-nas-eleicoes-2014/ >. Acesso em: 06 de jul. 2014.
Modelo de cédula de votação - Fonte: Acervo da própria autora.
Modelo de título de eleitor - Fonte: Acervo da própria autora.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome o assunto da aula anterior e indague sobre quem desejaria ser o representante da turma. Se houver mais de um candidato, faça o primeiro turno da eleição. Siga os passos apresentados na atividade antecedente.
Se você preferir, confeccione uma TV com caixa de papelão para que os candidatos apresentem suas propostas.
TV confeccionada de caixa de papelão
Fonte: Sítio “Cantinho descobertas diárias”. Disponível em: <http://descobrindoapedagogia.blogspot.com.br/2009/08/tv-teatro-feita-de-caixa-de-papelao.html>. Acesso em: 06 de jul. 2014.
Durante alguns dias, possibilite um horário para a realização do o Horário Político dos candidatos. Se necessário, auxilie-os na elaboração de suas propostas.
Providencie a cédula de votação e no dia marcado, realize o primeiro turno. Os dois alunos mais votados deverão ter mais alguns dias par esclarecer suas propostas, isto será feito no Horário Político.
Transcorrido os dias determinados por você, realize nova votação para definir o resultado.
Importante: Esclareça cada etapa vivenciada. É importante que os alunos tenham conhecimento dos termos: democracia, horário político, cidadania. No Sítio: “Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão”. Disponível em: <http://www.plenarinho.gov.br/ >. Acesso em: 06 de jul. 2014, você terá acesso a estes termos e outros temas que esclarecerão passos para realizar uma eleição, para isto, basta você selecionar o item desejado, clicar e ler o texto da temática desejada. Por exemplo, se você clicar no link cidadania terá acesso ao exposto na imagem a seguir.
Fonte: Sítio: “Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão”. Disponível em: <http://www.plenarinho.gov.br/cidadania>. Acesso em: 06 de jul. 2014.
Fonte: Sítio “Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão”- Dicionário. Disponível em: <http://www.plenarinho.gov.br/dicionario>. Acesso em: 06 de jul. 2014.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, você poderá solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar os sítios sugeridos anteriormente.
Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos conteúdos apresentados nos sítios para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos. Escolha aquele que adequar ao nível de seus alunos. Lembre-se: o aluno precisa ser desafiado para ampliar seus conhecimentos. |
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Ampliando conhecimentos
Professor, agora que os alunos já vivenciaram um momento eleitoral, aprofunde os conhecimentos deles sobre esta temática. Apresente as imagens a seguir em um projetor multimídia e dialogue com a turma sobre as eleições e as responsabilidades de um governante. Lembre-os de que votar é escolher as pessoas que vão representar nossos interesses, fazer as leis do país e governá-lo. Destaque encargo que temos ao elegermos um representante para nosso país. Amplie as discussões de acordo com o nível de seus alunos. Porém, não menospreze a capacidade de compreensão deles. Criança não vota, mas participa de conflitos familiares, aprende a negociar, a ceder, a respeitar e a se fazer respeitar, estas atitudes são essenciais no exercício da política. A escola é um espaço de aprendizado político. Nela aprende-se a conviver, a tolerar e a praticar a cidadania.
Fonte: Sítio: “Picasa”. Disponível em: <https://picasaweb.google.com/sandygsoares/VOCSABIAELEIES#5240706773512965410>. Acesso em: 06 de jul. 2014.
Apresente um titulo eleitoral para a turma. Faça uma comparação com o título utilizado por eles no momento em que foram votar. Explique como preencher os dados solicitados. Para saber quando e como tirar o título eleitoral acesse o Sítio: “Tribunal Eleitoral Regional”. Disponível em: <http://www.tre-rj.gov.br/site/servicos_eleitor/primeira_via/primeira_via.jsp>. Acesso em: 06 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Orós FM”. Disponível em: <http://www.orosfm.com.br/novoradio/arquivo/151>. Acesso em: 06 de jul. 2014.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Atividades de leitura
Professor, para sistematizar ainda mais a temática de nosso planejamento, utilize o texto “A eleição da bicharada”. Para isto acesse o Sítio “ Reino da fantasia” . Disponível em: <http://bruxinhaalegre.blogspot.com.br/2010/10/eleicao-da-bicharada.html > Acesso em 06 de jul. 014. Você poderá registrar o texto na lousa e pedir para o alunos copiarem; fazer um cartaz ou solicitar que eles façam a leitura utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet.
A ELEIÇÃO DA BICHARADA
No Reino da Bicharada
Houve nova eleição
Pois todos estavam cansados
Do vaidoso pavão
Decidiram escolher
Pra eles, novo mandante
E todos foram votar
Rapidinho, num instante!
Pensaram quem deveria
O seu Reino governar?!
- Deveria ser um bichinho
Que gostasse de trabalhar
Falaram com a linda gazela
Que é ágil e não é vaidosa
Além de ser inteligente
Sem ser, muito ruidosa...
Logo veio a dona anta
Para se candidatar
Esta logo foi dizendo:
- Sou eu quem vai ganhar!
Mas surgiu um candidato
Que a todos cumprimentou
E falou: - nesta parada!
Eu quero ir...e eu vou!
Era um grande tubarão
Uma serra era o focinho
Famoso por ser valente
E por falar bem mansinho
Foi quando um leão idoso
Resolveu se apresentar
Chegou falando tolices
Achando que ia ganhar!
Surgiram outros, também
Que foram pra concorrer
Mas todos eles sabiam
Que não iriam vencer
Começou a votação
Com todos muito agitados
Durou o dia inteirinho
Mas não houve resultado
Deixaram pra outro dia
Pra resolverem a questão
Só uma coisa está certa:
- Não mais será o pavão
Atividades sobre o texto
Peça aos alunos que façam a leitura silenciosamente e que sublinhem as palavras que não souberem o significado.
Em seguida solicite que alguns leiam em voz alta. Para isso informe que seguindo a ordem da fila, cada um deverá ler uma estrofe. (Certamente, o texto será lido mais de uma vez, até que a turma toda tenha lido.).
Ao finalizar a leitura abra espaço para que os alunos manifestem seus sentimentos e opiniões a respeito da leitura. Dialogue com a turma sobre as impressões causadas pela história, o que cada aluno compreendeu e trabalhe outras questões que possam aparecer no decorrer da discussão.
Depois, solicite que procurem no dicionário o significado da/s palavra/s que sublinharam e consultem o dicionário para descobrirem seu significado. Para finalizar, socialize as respostas.
Agora, pergunte individualmente:
Sugestões para um trabalho interdisciplinar:
Professor, este momento possibilita um trabalho interdisciplinar, sugerimos os conteúdos a seguir para que o trabalho concilie com sua proposta curricular.
Artes: confecções de cartazes, faixas, urnas, cabine de votação.
Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrito; unidades de medidas: tempo.
Língua Portuguesa: reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão); comunicação oral (falar/ ouvir/ compreender/ interpretar/ escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário).
História: debate sobre as conquistas políticas, travadas por indivíduos e classes; reflexões sobre cidadania em diferentes sociedades e tempo; grupos sociais; os tempos em diferentes espaços; documentos.
Geografia: debate sobre as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempo; melhorias nas condições de vida, direitos políticos e sociais.
Informática: linguagem digital, navegação na Internet.
Temas transversais: ética, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.
Sugestão de links para aluno e professores:
. Sítio: “Canal Kids”. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/cidadania/democracia/eleicoes/sera.htm >. Acesso em: 06 de jul. 2014.
. Sítio “Turminha do MPF”. Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/eleicoes >. Acesso em: 06 de jul. 2014.
Sugestão de links para professores:
. Sítio: “Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão”. Disponível em: < http://plenarinho.camara.gov.br/educacao/plenarinho-para-professores >. Acesso em: 06 de jul. 2014.
. Sítio: “Picasa”. Disponível em: <https://picasaweb.google.com/sandygsoares/VOCSABIAELEIES>. Acesso em: 06 de jul. 2014.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
. LINS, Guto. É o maior. São Paulo: Larousse Júnior, 2003.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, num processo contínuo de reflexão. Analise o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento de que a eleição é um processo democrático de legitimação de escolhas coletivas.Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; elaborar propostas para candidatar-se; participar de debates; compreender a cidadania como participação social e política; conscientizar sobre a importância do processo eleitoral, conhecendo os direitos e deveres do povo; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas.
Cinco estrelas 1 classificações
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02/09/2014
Cinco estrelasMuito legal! Quem a consulta melhora mais ainda suas ideias. Obrigada!