Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De olho no dicionário

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos;
  • Decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas ou que suscitem dúvidas;
  • (Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador;
  • (Re)conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética;
  • Perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra;
  • Conhecer os aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa;
  • Ler com autonomia;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Identificar as palavras de referências para consultar com mais rapidez o dicionário;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos –6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é importante que eles dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em:  <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 23 de set. 2013.

Nosso país ainda sofre com as dificuldades demonstradas pelos alunos na leitura e no letramento. O dicionário escolar, como material didático, pode ser uma das ferramentas contra essa situação. Encontra-se à disposição dos alunos, uma vez que é sempre requisitada na lista de material escolar deles, além de fazer parte dos acervos destinados aos alunos da Educação Básica da rede pública de ensino, como registrado nos materiais didáticos “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” <http://pacto.mec.gov.br/materiais>. Acesso em: 19 de set. 2013.

Conforme Lima e Leal “o dicionário é um tipo de obra de consulta que, se não for introduzido no mundo da criança de forma lúdica, dinâmica, tende a ser rejeitado. Por isso, no PNLD os dicionários e os livros são selecionados tomando-se em conta a representatividade e a adequação do vocabulário selecionado. Para o início do Ensino Fundamental, “a seleção lexical e a explicação dos sentidos dos vocábulos devem ser adequados a alunos em fase inicial de alfabetização”. Com esta mesma preocupação, os dicionários para as crianças têm organização gráfica mais atraente às crianças. Desse modo, este recurso didático também constitui material rico que circula no espaço escolar. (LIMA, Juliana de Melo; LEAL, Telma Ferraz. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 2, 2012.). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 23 set. 2013.

Ressaltamos que alfabetizar letrando sugere adequar situações em que os alunos possam: ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Desta forma, abordamos, neste planejamento, a importância do uso do dicionário desde as mais tenras aprendizagens, pois se trata de um importante instrumento que deverá acompanhar os alunos jornada afora, não somente nas aulas de Língua Portuguesa, mas também nas demais disciplinas.

Dicionário

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-3.jpg >. Acesso em: 23 de set. 2013.

Para iniciar e verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o uso do dicionário você poderá utilizar, por exemplo, a primeira atividade registrada em uma de nossas aulas “Ordem alfabética e uso do dicionário – parte 3”, postada no sítio: “Portal do professor”, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918>. Acesso em 23 de set. 2013. Em seguida, organize uma roda de conversa com os alunos. Norteie as discussões em torno das seguintes problemáticas:

  • Vocês sabem dizer para quais situações consultamos o dicionário?
  • No dicionário, as palavras são organizadas em uma ordem. Vocês sabem dizer qual?
  • Quais são as letras do nosso alfabeto?
  • Qual é a primeira letra do alfabeto? E a quinta letra, qual é? Qual é a última letra do alfabeto?
  • A letra m vem antes ou depois da letra d? E a letra r, vem logo após de que letra?
  • Vocês já conseguem encontrar palavras no dicionário?
  • Vocês sabem o que é verbete? (Ajude os alunos a concluírem que verbete é cada palavra que se encontra no dicionário com o conjunto de significados.).
  • Em que outros tipos de livros ou manuais a ordem alfabética é utilizada? (Agendas, lista telefônica, enciclopédia, diário de classe.).

Depois do diálogo, da troca de ideias e de impressões, convide a turma para ir até a biblioteca da escola, a fim de conhecerem alguns tipos de dicionários. (Professor, é importante que você já tenha feito esta visita anteriormente para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos.)

Você também poderá levar diferentes exemplares de dicionários para a sala de aula e possibilitar um tempo para que os alunos possam manuseá-los.

Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que eles justifiquem suas respostas. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre o uso de dicionários.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Dicionario

Professor, providencie a cópia impressa de uma página de dicionário para cada aluno, ou utilize o dicionário que você tem na sala de aula. Por meio dela realize as atividades  registradas abaixo. Escreva na lousa e peça que a turma copie no caderno de  Língua Portuguesa.

    Marchinhascarnaval6

Você já sabe que o livro em que encontramos reunidas as palavras da nossa língua chama-se dicionário, observe a página de um dicionário e em seguida cole-a em seu caderno. (Professor, peça que os alunos leiam os verbetes e seus significados. Em seguida solicite-os que colem no caderno. Não se esqueça de registrar a referência da obra. Utilizamos, como exemplo o dicionário Caldas Aulete, enviado para as escolas públicas no acervo PNLD - 2012.).

Dicionario Capa e uma página do dicionário Caldas Aulete - Fonte: GEIGER, Paulo (Org.). Caldas Aulete: dicionário escolar da língua portuguesa - ilustrado com a turma do Sítio do Picapau Amarelo. São Paulo: Globo, 2011. - Acervo da própria autora.

1- Agora que você já observou uma página de dicionário, responda as questões a seguir. Você poderá trocar ideias com seus colegas e professor. (Professor, lembre-se: trocar ideias é a oportunidade de você fazer questionamentos para que o aluno possa pensar sobre a dúvida que ele apresentou. É importante que você realize a atividade com ele e não para ele.).

a- De que maneira as palavras estão organizadas nessa página de dicionário?

___________________________________________________________________________

b- Na página de dicionário que você observou, há vários verbetes.  Explique o que é verbete.

___________________________________________________________________________

c- Quantos verbetes essa página possui?

___________________________________________________________________________

d- Qual é o primeiro verbete? E o último?

___________________________________________________________________________

e- Observe, na página de dicionário que você colou, as palavras que aparecem destacadas no alto dela. Escreva-as a seguir.

_________________________                      __________________________

Encontre essas palavras nas colunas de verbetes. Depois, explique o que você descobriu.

________________________________________________________________________

(A primeira palavra, a da esquerda, é o primeiro verbete da página. A segunda palavra, ou seja, a da direita é o último verbete dessa mesma página.). Professor, explique que estas palavras são chamadas de palavras de referência. Reforce para a turma que, se prestarmos atenção às palavras de referência, podemos consultar com mais rapidez o dicionário.

f- Se você tivesse de procurar no dicionário as palavras calma e calda, respeitando a ordem alfabética, qual deve ser a primeira a ser consultada? Por quê?

___________________________________________________________________________

2- Reescreva as palavras abaixo em ordem alfabética.

martelo –  maroto – marruco  - marmelo - marquise – marmota - marreta – marola 

(marmelo – marmota- marola - maroto – marquise – marreta – marruco – martelo)

Que letra você observou para ordenar as palavras?

________________________________________________________________________ (A quarta letra de cada palavra.).

3- Procure em um dicionário as palavras: aniversário e doce. (Professor, oriente os alunos na consulta ao dicionário, ajudando-os nas dificuldades que tiverem.).

a- Entre quais palavras do dicionário elas aparecem?

_______________________________________________________________________

b- Quais são as palavras de referência da página em que essas palavras aparecem?

_______________________________________________________________________

Observação: As palavras anteriores e posteriores à palavra aniversário e à palavra doce e as palavras de referência podem variar de acordo com os dicionários consultados.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, registre as atividades na lousa e peça que os alunos as copiem e resolvam.

1- Você conhece alguma família em que os nomes das pessoas começam com a mesma letra? A família de Diogo é assim. Veja:

Dicionario

Fonte da imagem: Sítio: “Cantinho do Educador Infantil”. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/imagens-para-pintar-familias.html >. Acesso em: 23 de set. 2013. Adaptada pela própria autora.

Ajude Diogo a escrever o nome de seus familiares em ordem alfabética. Não se esqueça de incluir o nome dele na lista.

___________________________________________________________________________

Que letra você observou para ordenar as palavras?

_____________________________________________(A terceira letra de cada palavra.).

2- Existem palavras que possuem mais de um sentido. No dicionário, podemos conhecer esses sentidos. Observe as palavras a seguir.

Dicionario  Palavras: manequim e manga - Fonte: GEIGER, Paulo. (Org.). Caldas Aulete: dicionário escolar da língua portuguesa - ilustrado com a turma do Sítio do Picapau Amarelo. São Paulo: Globo, 2011, p. 294. Acervo da própria autora.

a- Qual dos verbetes acima possui mais de um significado? Como você chegou a esta conclusão?

___________________________________________________________________________

(O verbete manga tem mais de um significado. Observei que ele tem vários sentidos.).

3- Converse com em de seus colegas e depois, pinte os quadros correspondentes.

a- Qual dessas três palavras conseguimos encontrar em um dicionário?

Dicionario

b- E desta lista?

Dicionario

c- E agora, que palavra irei encontrar?

Dicionario

4- Copie as frases a seguir. Em seguida, consulte seu dicionário para descobrir o sentido das palavras sublinhadas. (Professor, observe a forma como os alunos estão fazendo a busca da palavra no dicionário, auxilie quando necessário, leve-os a refletirem sobre a maneira que estão utilizando o dicionário. Você poderá permitir que os alunos comparem as respostas com outros colegas.Consideramos importante que você ajude a turma a constatar qual o significado mais apropriado da palavra em questão, de acordo com o contexto em que foi inserida.).

a- As meninas estão comendo bolo de morango com suspiro na casa da titia.

b- A discussão está animada.

c- Os amigos estão organizando algumas equipes de futebol.

d- As alunas caminhavam, lado a lado, entre as carteiras da sala de aula.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Dicionario

Professor, organize a turma para realizar alguns jogos que possam favorecer a reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita., bem como o uso do dicionário. Lembre-se: ao realizar qualquer atividade é importante que exista diálogo e/ou registro. Durante a execução faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se os alunos tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.

Sugestão:

Ditado com dados

Material: Dois dados, uma folha de papel para cada aluno, lápis e borracha.

Preparação: Alunos assentados em duplas.

Como se joga: Explique para turma que você irá jogar um ou dois dados em sua mesa ou no chão. Quando o/s dado/s cair/em, os alunos indicarão o número que será utilizado para a escrita de palavras. As instruções serão:

  • Escrever palavras com o número de letras sorteado;

Ou

  • Escrever palavras com o número de sílabas sorteadas.

Após os alunos escreverem a palavra, deverão consultar o dicionário para descobrirem se escreveram corretamente e qual/is seu/s significado/s.

A dupla que terminar primeiro deverá ler para os demais colegas, a palavra que escreveu e seu significado. Estando correta marcará um ponto. A dupla que fizer mais pontos será considerada vencedora.

Sugestão de registro da atividade

LetrasMn Fonte: Sítio: “Imagens da hora”. Disponível em: <http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/3462/aluno_estudando_03/>. Acesso em: 23 de set. 2013. Adaptada pela própria autora.

Na aula do dia ...... realizamos um ditado com dados.

Eu e  ..... formamos uma dupla.

A professora lançou o/s dado/s e quando estes caíram contamos e escrevemos, em uma ficha, palavras com o número de letras ou sílabas que foram sorteados.

Em seguida, consultamos o dicionário para descobrirmos se a palavra estava escrita corretamente e qual era o/s seu/s significado/s.

Veja a/s palavra/s que conseguimos escrever. (Cada aluno escreve a/s palavra/s que conseguiu escrever.).

Conseguimos escrever todas as palavras corretamente. (Cada aluno deverá escrever de acordo com o que a dupla conseguiu produzir. Caso tenha escrito palavras “erradas”, poderão registrar, por exemplo: Não conseguimos escrever todas as palavras corretamente. Escrevemos a palavra.... com a letra j e era a letra g.).

A dupla vencedora foi a dos meus colegas............e........... Eles escreveram ....... palavras.  

Minha opinião sobre esta atividade é.............. porque................ (Resposta pessoal.).

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Marchinhascarnaval

Utilizando a informática 

Professor, para aprofundar o estudo sobre o alfabeto e o uso do dicionário, leve os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Juntamente com os alunos acesse os sítios: 

Dicionario  Sítio: “Youtube” – Dicionário. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Uemuqo50MPk>. Acesso em: 25 de set. 2013.

Dicionario  Sítio: “Escola Kids”. Uso do dicionário. Disponível em:  <http://www.escolakids.com/uso-do-dicionario.htm >. Acesso em: 25 de set. 2013.

Dicionario    Sítio: “Youtube”  Alfabeto- NEW.avi. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_SfWQ4pLAoU>. Acesso em: 25 de set. 2013.

Dicionario   Sítio: “Youtube”  Alfabeto_em libras. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fYaXJXf60gU>. Acesso em: 25 de set. 2013.

Dicionario  Sítio: “Youtube” Alfabetizando - aprenda cantando - Alfabeto fácil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WLb59_g-NtQ>. Acesso em: 25 de set. 2013.

Para finalizar, faça uma avaliação dessa atividade. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar.

Dicionario

Professor, convide a turma para realizar um ditado de palavras. Geralmente este tipo de atividade serve para checar o vocabulário dos alunos e, claro, a ortografia. Ao utilizar o ditado é importante que a turma saiba qual está sendo a sua finalidade. Assim, diga que, neste momento, você o utilizará para aprimorar a consulta de palavras no dicionário. Você poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Juntamente com os alunos acesse o sítio “Dicionário online de Português”. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/aula/>. Acesso em: 25 de set. 2013.

Você poderá ditar uma lista de palavras com a mesma temática, como por exemplo, animais: mamífero; vaca; paca; onça. (Contemple algum conteúdo que vocês estejam trabalhando, assim realizará um trabalho interdisciplinar.).

Outra maneira é fazer um ditado em que os alunos ditam palavras entre si, tudo fica mais interativo se a turma for separada em equipes e cada equipe dita palavras para a outra, que deverá discutir sobre a forma correta de escrever antes de digitá-la. (Neste caso, você poderá indicar a equipe vencedora, ou seja, aquela que ao final tiver menos erros.).

Observação: Ao realizar um ditado, a correção é necessária, porém apenas solicitar que o aluno delete ou apague e reescreva a palavra não possibilitará uma reflexão sobre o erro. Assim, faça questionamentos, peça que releia o que escreveu, leve-o a observar o que foi escrito, possibilite um momento para que a turma possa aprender a refletir sobre suas produções.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Dicionario

Vamos descobrir se você e seus colegas aprenderam a manusear o dicionário. Para isto, siga as instruções a seguir.

a- Forme dupla com um de seus colegas e peguem um dicionário.

b- Vou ditar o nome de um animal, e um elemento da dupla deve procurá-lo no dicionário.

c- Quem encontrar primeiro diz “achei”, bem alto, vamos conferir. Se estiver correto deverá ler para a turma o significado da palavra e marcará um ponto.

d- Na próxima jogada, outro integrante deve manusear o dicionário.

e- Lembrem-se: vocês estão em duplas, sempre que necessário, um poderá ajudar o outro. Ajudar, e não fazer para o outro.

f- Logo após termos conferido a resposta, darei um tempo para que todos encontrem a palavra e escrevam seu significado no caderno. Só depois que todos terminarem, passaremos para a próxima jogada.

Para finalizar, faça uma avaliação dessa atividade. Solicite que os alunos registrem a opinião sobre a atividade realizada. É importante que eles justifiquem suas respostas.

Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/alfabetoSabao/>. Acesso em: 25 de set. 2013.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Recanto das letras” Texto: A revolta do dicionário. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/infantil/2991987>. Acesso em: 25 de set. 2013.

Sítio: “Portal do professor”. Texto: Dicionários em sala de aula. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleidicio.pdf>. Acesso em: 25 de set.  2013.

Sítio: “Educar para crescer”. Por que usar o dicionário? Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/usar-dicionario-738934.shtml>. Acesso em: 25 de set. 2013.

Sítio: “Portal do Professor” Aula: Como trabalhar a ordem alfabética, o uso do dicionário, bem como a função da ordem alfabética enquanto elemento organizador? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36815>. Acesso em: 25 de set. 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem um poema. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas ou que suscitem dúvidas; perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra; identificar as palavras de referências para consultar com mais rapidez o dicionário; conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu ler com autonomia e soube utilizar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.