Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar a ordem alfabética, o uso do dicionário, bem como a função da ordem alfabética enquanto elemento organizador?

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador;
  • Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência alfabética;
  • Aprender  usar o dicionário para descobrir o significado mais preciso de uma palavra empregada nos textos que leem;
  • Decidir sobre a grafia de uma palavra desconhecida ou que suscite dúvidas;
  • Interagir com os pares de maneira lúdica;
  • Enriquecer seu vocabulário através da oralidade;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização das atividades propostas é importante que o aluno seja capaz de reconhecer letras, consoantes e vogais. Além disto, é preciso que esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, compreenda o sistema da representação da linguagem escrita. É importante também que o mesmo, consiga expressar suas ideias por meio de texto escrito e seja capaz de expor oralmente seu pensamento e se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

CONVERSANDO COM O PROFESSOR

Professor, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a literatura deve ocupar um lugar primordial na formação escolar .Para este desenvolvimento Brasil (1997, p.58-59) descreve algumas condições:

· dispor de uma boa biblioteca na escola;

· dispor, nos ciclos iniciais, de um acervo de livros de classe e outros materiais de leitura;

· organizar momentos de leitura livre [.....];

· planejar as atividades diárias garantindo que as de leitura tenham a mesma importância que as demais;

· possibilitar aos alunos o empréstimo de livros na escola [.....].

(BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v.2, 1997).

Neste sentido, propomos nossas atividades a partir de um texto literário, que possibilitará um diálogo com diferentes componentes curriculares, possibilitando um trabalho interdisciplinar.

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, para iniciar esta aula providencie um dicionário da Língua Portuguesa. Em seguida embrulhe-o como se fosse um presente, se preferir poderá colocá-lo em uma caixa de presente.

Organize os alunos em uma roda de conversa e em seguida mostre o presente. Peça que eles digam o que acham que poderá ser aquele embrulho, ou o que tem dentro da caixa. Ouça as hipóteses dos alunos. Se necessário dê dicas para que possam adivinhar o que é.

Após a descoberta indague:

  • Que tipo de livro é esse?
  • Ele é fino ou grosso?
  • Para que ele serve?
  • Vocês costumam usar o dicionário? Em quais momentos?
  • Quando devemos utilizá-lo?
  • Como ele é organizado?
  • Quais são as letras do nosso alfabeto? Quantas são?
  •  

Para verificar o conhecimento dos alunos sobre a ordem alfabética e ampliar o vocabulário providencie uma atividade lúdica, por exemplo, “Jogo da trilha do alfabeto”.

Você poderá confeccionar o jogo, para isso providencie uma folha de papel, por exemplo, papel pardo, medindo aproximadamente 50 cm x 70 cm. Desenhe uma trilha com 34 casas, sendo uma delas para a saída, vinte e seis para as letras do alfabeto, seis para desafios (você não deverá jogar na próxima rodada, volte duas casas, cante uma música, salte três casas, imite um animal, dê um sorriso) e uma casa para a chegada. Providencie também um dado.

Explique aos alunos que eles deverão se organizar em grupos de no máximo cinco alunos. Cada aluno joga o dado e anda quantas casas o dado indicar. Quando parar em uma letra, deverá dizer e/ou escrever quatro palavras que iniciem com a referida letra.

Ao final do jogo pergunte aos alunos o que acharam dele, se tiveram dificuldade e facilidade. É importante que justifiquem suas respostas.

 ORDEMALFABETICA

 Jogo da trilha -  Fonte: Acervo da autora                          

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, é papel da escola auxiliar na formação de leitores por meio do diálogo com os diversos gêneros literários. A literatura infantil oportuniza situações, nas quais os alunos possam interagir em seu processo de construção do conhecimento possibilitando, assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem. O universo da leitura não deve ser compreendido somente como recurso à alfabetização, mas, também, como um instrumento que permite a interpretação e  a compreensão daquilo que se lê. Assim sendo, propomos que você utilize a referência indicada a seguir para o desenvolvimento das atividades registradas: MACHADO, Nilson José. Bichionário. Curitiba: Braga, Curitiba, 1995. Nesse livro o autor dá vida a divertidos e estranhos animais de A a Z, que desfilam junto com o abecedário. São bichos mais conhecidos e alguns bens diferentes, como a estranha íbis, com seu grande bico fino, o vagaroso jabuti, a sinuosa naja, o pontiagudo porco espinho, ao lado do quati, do tatu, do urubu e do sapo xuê guaçu. A utilização desse livro se justifica pelo fato dele trabalhar a ordem alfabética.

No sítio http://www.sies2012.com.br/cursos/pedagogia/Revista%20PCN/portugues1_4.pdf você terá acesso ao texto Parâmetros Curriculares Nacionais - Fáceis de entender, o qual descreve o que se deve ensinar aos alunos dos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental.

Veja abaixo a capa do livro Bichionário de Nilson José Machado:

   ORDEMALFABETICA

Fonte: Acervo da autora

Apresente o livro Bichionário, explore a capa indagando:

  • O que vocês estão vendo?
  • O que está escrito na capa?
  • Quem escreveu esse livro?
  • O que significa a palavra Bichionário?
  • Que tipo de personagens aparecerá nesse texto?
  • Que animal está representando a letra B e as letras C, I, O e N?

 

Após a análise da capa, leia o texto. Comece perguntando qual a primeira letra do nosso alfabeto, logo após mostre a imagem de cada animal que a representa. Pergunte se os alunos já viram esses animais, ouça o que eles têm a dizer sobre os mesmos e em seguida leia e faça um diálogo sobre o que está escrito. Aproveite para trabalhar a importância dos animais para o equilíbrio ecológico e para relação homem e natureza bem como a necessidade deles terem liberdade e cuidados.

Depois que você ler o livro, converse com os alunos sobre como ele foi organizado, ou seja, em ordem alfabética. Informe-os que a ordem alfabética é uma forma convencional de organizar informações escritas utilizada em portadores de texto de diferentes funções, quer sejam científicos ou de uso cotidiano. Além disso, o domínio da sequência alfabética funciona como suporte à escrita de textos de uso cotidiano como agendas, listas e organização de informações.

Pergunte aos alunos se eles sabem a importância da ordem alfabética e de que forma ela está presente em nosso cotidiano. Dialogue sobre a forma como ela pode facilitar nossa busca e porque é importante saber a ordem das letras do alfabeto.

Posteriormente apresente, por meio de imagens, como a ordem alfabética é um elemento organizador em nosso cotidiano. Você poderá levar para sala de aula esses elementos, por exemplo: dicionário, agenda, lista de chamada e lista telefônica.

 

  ORDEMALFABETICA

  Lista telefônica  -  Fonte: Acervo da autora

  ORDEMALFABETICA

Dicionário -    Fonte: Acervo da autora

  ORDEMALFABETICA

Agenda de endereços e telefones - Fonte: Acervo da autora

Você também poderá encontrar imagens por meio dos sítios:

http://coxixo.com.br/dicionario-aurelio-online.html

http://www.tudoemfoco.com.br/auxilio-a-lista-telefonica-102.html (Acesso em 07/10/2011).

Terminada a apresentação, converse com os alunos reafirmando a importância da ordem alfabética e sua função enquanto elemento organizador. Informe-os que com a ordem alfabética memorizada, eles podem recorrer mais facilmente à busca dos significados das palavras em dicionários.

Após a apresentação das imagens convide os alunos para assistirem alguns vídeos que trabalham a temática ordem alfabética. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem os endereços registrados a seguir, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).

http://www.youtube.com/watch?v=WIb1kB5BdF0&feature=related Panda vai à escola - ABC do rock

http://www.youtube.com/watch?v=VA25T7SgQQ8 Panda vai à escola: O alfabeto dos animais

http://www.youtube.com/watch?v=gAFBQTTPxEs&feature=related  ABC- DVD Galinha Pintadinha

http://www.slideshare.net/AlieteFG/alfabeto-de-animais Alfabeto dos animais (depois de apresentá-lo você poderá fazer uma comparação dos animais que foram utilizados no livro Bichionário).

http://pt.wikibooks.org/wiki/Alfabeto_dos_animais Alfabeto dos animais (depois de apresentá-lo você poderá fazer uma comparação com os alfabetos estudados anteriormente). (Acesso em 07/10/2011).

 3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

     Sílabas      USANDO O DICIONÁRIO

Professor, agora que os alunos já vivenciaram atividades com a ordem alfabética você poderá propor que encontrem o significado das palavras em dicionários. Para isso verifique o que os alunos conhecem sobre o uso do dicionário. Isto poderá ser feito por meio de diálogo, indague: Para que usamos um dicionário? Para que ele serve?

Após o diálogo, se os alunos possuírem dicionário, solicite que eles o manuseiem. É importante trabalhar com pelo menos um dicionário para cada três alunos. Explore capa, autor, data de impressão e índice. Solicite que os alunos observem como ele foi organizado, as palavras no topo das páginas, se as palavras foram escritas em sílabas ou não, se há mais de um significado para cada palavra, a quantidade de páginas, dentre outros. (Explore o dicionário de acordo com o nível de seus alunos, por exemplo, se eles já conseguirem observar abreviaturas e classe gramatical, peça que o façam).

Aproveite que os alunos estão manuseando o dicionário solicite que encontrem o significado da palavra dicionário. Peça que leiam o significado e digam o que entenderam.

Pergunte aos alunos se eles fazem ideia de quando surgiu o dicionário. Ouça suas hipóteses e em seguida solicite que façam uma pesquisa para descobrirem. Você poderá fazer assim:

   Alvo de Letras    Descobertas sobre o dicionário da Língua Portuguesa

Convide seus familiares para ajudá-lo a descobrir quando surgiu o dicionário da Língua Portuguesa. Você poderá registrar suas descobertas: no caderno de Língua Portuguesa; em seu laptop (caso os alunos possuam), utilizando o programa KWord  (Área de Trabalho >  Processador de Textos) ou em uma folha de papel branco. (Essa última proposta deverá ser indicada se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA).

Importante: Você poderá registrar curiosidades sobre o dicionário.

Professor, dê alguns dias para que os alunos possam realizar a atividade, inclua um final de semana, para que os familiares possam fazer parte da atividade.

 VARIAÇÕES

Professor, você poderá substituir e/ou incluir outra atividade de tarefa de casa, ou seja, a confecção de um Bichionário. Se você optar por esse trabalho, aproveite para trabalhar conteúdos curriculares de Ciências e Geografia (habitat, alimentação, características dos animais e também extinção de animais, dentre outros). Veja a introdução e as instruções que elaborei para que meus alunos o confeccionassem:  

INTRODUÇÃO DO BICHIONÁRIO

Existe uma grande diversidade de animais, com hábitos e características próprias que os diferenciam uns dos outros.

Torna-se, assim, necessário esclarecer que ao definirmos que trabalharíamos com animais domésticos em nosso Bichionário, tivemos como critério o fato destes animais poderem conviver próximo ao homem. Temos consciência do vasto número de animais que são “domesticados” pelo homem. Nosso intuito é que cada criança busque registrar animais domésticos – de A à Z – , o qual irão caracterizá-los de acordo com a informação que obtiverem sobre cada um deles.

INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DO BICHIONÁRIO

Para elaborar o Bichionário, você vai precisar de:

1)Pesquisar nomes de diferentes animais domésticos de A à Z, bem como alguns dados sobre eles: habitat (onde vivem), de que se alimentam, características de cada um e curiosidades sobre eles.

2)Recortar figuras ou desenhar diferentes animais domésticos pesquisados.   

3)Recortar letras maiúsculas do alfabeto para colar no início de cada página para identificação da mesma.

 Procedimento:

1)Pesquisar os dados solicitados no item 1 sobre cada animal.

2) Selecionar em ordem alfabética o animal a ser descrito em cada página do Bichionário.

3) Colar a figura ou desenhar o animal selecionado.

Observações:

* Montar o Bichionário com capricho e atenção. Fique atento (a) à letra.

* Você poderá pedir ajuda a um adulto para montar seu Bichionário.

Bom trabalho!

       Professora: Eliana Aparecida Carleto

Veja abaixo a capa e a primeira página de um Bichionário. Atividade realizada com alunos do 3o ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA). Professora Eliana Aparecida Carleto

  ORDEMALFABETICA   ORDEMALFABETICA ORDEMALFABETICA ORDEMALFABETICA ORDEMALFABETICA  ORDEMALFABETICA

Fonte: Acervo da autora

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa. Caso os alunos tenham utilizado o laptop, providencie a impressão da mesma.

Utilize as informações que os alunos trouxeram e faça um diálogo solicitando que apresentem suas descobertas.

Apresente para os alunos, a imagem do primeiro dicionário da Língua Portuguesa.

ORDEMALFABETICA     http://www.ufmg.br/online/arquivos/008349.shtml

 Nos sítios a seguir você encontrará outras informações sobre como surgiu o primeiro dicionário.

http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_503364.shtml

http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=114058 (Acesso  em 07/10/2011) .

Você também poderá sugerir que os alunos leiam o texto Descubra como as palavras vão parar no dicionário de Gabriella Mancini disponível no sítio abaixo. Nesse texto você saberá como é feito um dicionário e por que as palavras entram e saem desse  famoso livrão.

ORDEMALFABETICA   http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/818691-descubra-como-as-palavras-vao-parar-no-dicionario.shtml (Acesso em  07/10/2011).

As imagens abaixo são do artigo de MANCINI, Gabriella. Pergunte ao Sabe-tudo. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 de outubro de 2010. Folhinha, p. 4-5.                    

ORDEMALFABETICA     ORDEMALFABETICA

Fonte: Acervo da autora

Após a leitura do texto faça um diálogo com a turma ressaltando a utilidade do dicionário. Solicite que os alunos indiquem as palavras que foram incluídas recentemente no dicionário da Língua Portuguesa e que leiam seu significado.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para verificar se os alunos já conseguem encontrar palavras no dicionário escreva as atividades abaixo na lousa e peça que os alunos as copiem e as resolvam.

1) Se você fosse procurar as palavras abaixo em um dicionário, em que ordem elas apareceriam? Escreva-as na ordem correta e em seguida encontre significado. (Com essa atividade os alunos poderão aprender a encontrar palavras com foco na primeira, segunda, terceira letra, e assim por diante. Aprenderão também a retroceder e a avançar nas páginas de acordo com o ponto em que o dicionário estiver aberto e a palavra buscada).

 pincel – travessa – abacate – tanque – painel – abacaxi

 2) No texto Descubra como as palavras vão parar no dicionário foram utilizadas várias palavras, abaixo estão registradas algumas delas, copie-as e em seguida consulte o dicionário para descobrir seu significado.

edição-

incluir - 

latim-

mínimo- 

Recursos Complementares

Nos sítios a seguir você encontrará atividades sobre a ordem alfabética e o uso do dicionário.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12898

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12899

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31248 (Acesso em 07/10/2011).

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v.2, 1997.

ZILBERMAN, Regina. A leitura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985.

Avaliação

Professor, a avaliação é um processo que deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem. Realize observações e registros individuais dos alunos. Avalie os avanços deles e cheque o domínio da sequência alfabética e do uso do dicionário. Observe se eles reconhecem a ordem alfabética enquanto elemento organizador e se utilizam o dicionário para descobrir o significado de palavras. É importante que seja verificada a interação entre os pares durante a realização da atividade lúdica que foi desenvolvida. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos, quanto ao uso dos programas.

  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.