Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – - UCA

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ORDEM ALFABÉTICA E USO DO DICIONÁRIO – Parte 3

ELIANA APARECIDA CARLETO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas os alunos poderão:

  • Usar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos.
  • Decidir sobre a grafia de palavras desconhecidas ou que suscitem dúvidas.
  • (Re)conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador.
  • (Re)conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética.
  •  Perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.
  • Conhecer os aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa e refletir sobre eles.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1-Verifique o que os alunos conhecem sobre o uso do dicionário. Isto poderá ser feito através do diálogo apresentado na primeira atividade proposta neste planejamento.

2- É importante que os alunos dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas nas atividades a seguir.

3-Ter noções básicas de informática e saber operar o laptop do Projeto UCA, pois facilitará o desenvolvimento das atividades.

Estratégias e recursos da aula

 

Primeira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.


Organize uma roda de conversa com os alunos e  informe-os que irão fazer um jogo com as letras do alfabeto.

Instigue-os a dizer quais são as letras do alfabeto. Faça alguns questionamentos, tais como:

  • Quais são as letras do nosso alfabeto?
  • Quantas são?
  • Qual letra vem logo após a letra v?
  • Quais letras veem antes da letra f?

Após o questionamento distribua para cada aluno uma letra do alfabeto. Caso a quantidade de participantes seja maior ou menor que o número de letras você poderá repetir ou excluir algumas delas.

O jogador que estiver com a letra A, começa o jogo dizendo: “Tenho um/a amigo/a que se chama... Ele/a gosta de...” e completa a frase com o nome de uma pessoa e algo que ele/a gosta de fazer.

Importante: A inicial do nome da pessoa deverá ser correspondente à ordem alfabética, no caso letra A.

Depois, o jogador que tirou a letra B deve dizer a mesma frase, completando com a letra inicial B. E assim continua o jogo.

Ao finalizar o jogo, peça aos alunos que emitam opinião sobre o mesmo, em seguida, faça um levantamento das ideias que eles têm sobre dicionário.

 Pergunte:


a) Por que é importante conhecer a ordem alfabética?
(Elabore indagações que os levem a chegar à seguinte conclusão: porque nos auxilia em consultas a: dicionários, listas telefônicas, guias de ruas, dentre outras).

b) Vocês sabem o que é um dicionário?

c) Como ele é organizado?


d) Para que usamos um dicionário? Para que ele serve?

 

e) Vocês costumam usar o dicionário? Em quais momentos?

 

 

Segunda Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

sinonimoeantonimo sinonimoeantonimo  sinonimoeantonimo

     Fonte da imagem: http://roraimawebartes.blogspot.com/2011/03/logo-do-projeto-uca.html

 

Professor, proponha que os alunos façam uma pesquisa utilizando o laptop.

Verifique se todos eles sabem como utilizar a ferramenta, caso algum aluno tenha dúvida você ou um colega de sala poderá auxiliá-lo.

Informe aos alunos que deverão fazer a pesquisa na Internet utilizando o software Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet), no qual precisarão descobrir dados sobre uso do dicionário.

        Poderão pesquisar jogos, atividades, imagens e vídeos que tenham como foco o uso do dicionário. Para realizar esta busca, os alunos podem utilizar o site do Google: www.google.com.br . Deverão digitar no campo de pesquisa, por exemplo: uso do dicionário       .

Solicite ainda que façam registros dos sítios visitados e utilizem alguma/s palavra/s para descrevê-los, isto é, registrem informações sobre possíveis descobertas. Os registros devem ser feitos em forma de textos, utilizando o KWord. Não se esqueça, é importante que todos os alunos saibam como utilizá-lo. KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] ou  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho.

Nesta atividade você deverá ser apenas o mediador. Tire dúvidas, problematize situações (faça intervenções questionando os alunos sobre propostas descritas nos sítios visitados) e ajude a utilizar adequadamente as ferramentas propostas.

 Para concluir este momento, convide a turma para acessar os sítios registrados a seguir, a fim de realizarem alguns jogos, que contemplam a utilização do dicionário.

ORDEMALFABETICA

Fonte da imagem: http://leiescolagabriel.blogspot.com/2010/09/jogos-educativos.html

 

Sugerimos alguns sítios em que os alunos poderão ordenar palavras e/ou acessar jogos:

http://leiescolagabriel.blogspot.com/2010/09/jogos-educativos.html

http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-1.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-2.htm

http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-3.htm

http://www.cybertic.net/images/Quebquestions/ordem_alfabetica.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=542

Após a utilização dos sítios sugeridos, faça uma avaliação com os alunos, sobre esta aula. Provoque análise das atividades desenvolvidas por meio de diálogo coletivo, incentive a participação de todos e insira na conversa, aqueles que não têm o hábito de falar. Questione-os sobre o que descobriram.

 

 

Terceira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

Professor, retome as atividades realizadas nas aulas anteriores por meio do seguinte questionamento: qual é a sua definição para a palavra dicionário?

Possibilite a apresentação de vários alunos. Faça intervenções através de questionamentos que enriqueçam o diálogo, por exemplo: o que te leva a pensar desta forma? Você acredita que uma mesma palavra poderá ter mais de uma definição? Cite exemplo de uma mesma palavra que tenha significados diferentes. Você concorda com o colega? Justifique a sua resposta.

Após o diálogo oriente os alunos a lerem o texto Dicionário de José Paulo Paes. Chame a atenção dos alunos para a ordem alfabética das letras em destaque.

Você poderá providenciar uma cópia para cada aluno, registrar o texto na lousa ou utilizar o laptop do Projeto UCA por meio do software Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).  

Caso escolha a última opção peça que os alunos digitem o endereço http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/outubro01/iescritor.asp e leiam o texto.

Professor, você também encontrará o texto na aula postada no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918

Se você optar por reproduzir uma cópia para cada aluno leia o texto analisando as imagens e seus respectivos significados. Localize a sua fonte, destacando o ano de publicação, 1991.

Caso registre o texto na lousa, peça que os alunos o ilustrem, imaginando como seria cada parte descrita.

Se você utilizar o laptop dos alunos, peça que digitem o endereço eletrônico (sugerido anteriormente) e façam a leitura do texto. Solicite que façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa, a mesma deverá ser feita por meio do texto apresentado na tela do laptop. Ao finalizar a cópia instrua os alunos para fazerem sua ilustração.

Importante: Informe aos alunos que o texto foi editado antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas ao nosso alfabeto. Aproveite esta informação e solicite aos alunos que citem palavras que poderiam ser adicionadas no texto “Dicionário”, a fim de que fizessem parte de nosso alfabeto.

Quarta Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

 

Professor, retome o texto registrado na aula anterior “Dicionário”. Oriente os alunos a lerem o texto silenciosamente. Depois solicite que leiam em voz alta. Leia você o texto, faça a leitura com humor e timbre de voz diferente, faça pequena pausa entre a palavra e a definição.
Após as diferentes leituras reforce aos alunos, que com a ordem alfabética memorizada eles podem recorrer mais facilmente à busca dos significados das palavras em dicionários.

Para que os alunos aprendam a buscar palavras no dicionário, a retroceder ou avançar nas páginas de acordo com o ponto que o dicionário estiver aberto e aprender a tomar como referência a palavra do topo da página do dicionário, você poderá ensiná-los a pesquisar as palavras com foco na primeira, segunda, terceira letra e assim por diante.

Converse com os alunos sobre diferentes tipos de dicionários. Você poderá levar alguns para sala de aula e explorá-los e/ou pedir que por meio do software Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou(Área de trabalho > navegador de internet)  eles acessem os seguintes sítios:

 http://www.softdownload.com.br/dicionario-da-lingua-portuguesa-gratuito.html

 http://issuu.com/prefeituradebh/docs/smaab_dicionario_do_alimento/1

 http://criticanarede.com/lds_def.html

 http://www.consultamedicamentos.com.br/Dicionario-Medico.html

 http://issuu.com/beolhosdeagua/docs/dicion_rio_astronomia/1

Logo após o diálogo, entregue para os alunos um pedaço de papel, poderá ser folha pautada ou não. Diga que farão um ditado no qual eles deverão decidir sobre a grafia da palavra ditada.

Para a realização do ditado, explique aos alunos que você irá ditar a palavra três vezes: na primeira eles deverão apenas ouvi-la, na segunda deverão escrevê-la e na terceira deverão fazer autocorreção. 

Sugestão de palavras: reflorestar, manga, carroça, chávena, dublar, exceção, ingênuo, multimídia, pelúcia, reflexão.

Depois que você ditar as palavras informe aos alunos que eles deverão trocar o ditado entre eles, sendo que nenhum poderá ficar com o seu próprio. Instrua que deverão fazer a leitura e apontar possíveis erros ou dúvidas da grafia das palavras escritas pelo colega. Em seguida peça que em duplas, verifiquem a correção por meio do uso do dicionário impresso. Eles deverão registrar as palavras e seu/s respectivos significado/s no caderno de Língua Portuguesa.

Professor, durante a realização da atividade circule pela sala, faça intervenções quando se fizer necessário. Observe se ao utilizarem o dicionário os alunos estão conseguindo encontrar o significado das palavras lançando mão das informações dadas anteriormente: no alto de todas as páginas de um dicionário são destacadas a primeira e a última palavra que aparecem nessa página para facilitar a consulta; se estão iniciando a pesquisa a partir da página que está aberta ou precisam abrir na primeira.

Ao terminar a atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso realize observações e registros individuais dos alunos. Avalie os avanços deles e cheque o domínio da sequência alfabética. É imprescindível conhecer os saberes prévios que os alunos trazem, tanto da sequência da ordem alfabética como de seu uso na leitura. Observe se eles utilizam o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos, se (re)conhecem a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador e se conseguem perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.