Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plástico: um novo olhar

 

18/07/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o que são os plásticos.

  • Identificar as diferentes origens dos plásticos.

  • Explicitar as questões ambientais decorrentes do uso de plásticos.

  • Enumerar iniciativas para reutilização e reciclagem de plásticos.

  • Aplicar o princípio dos 3Rs da sustentabilidade, em relação ao uso dos plásticos.

  • Explicar o que é sustentabilidade.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Análise de vídeos; estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção de textos; desafio; produção de relatórios; montagem e apresentação de trabalhos; seminários; publicação de produções no blog ou site da escola

RECURSOS

Vídeos e textos on line; computadores com acesso à internet; câmeras digitais.

 

objetos lixo

Lixo se transforma em insetos incríveis nas mãos de artista francês Edouard Martinet. Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/lixo-se-transforma-insetos-incriveis_01.jpg. Acesso em 10/07/2014.

 

Módulo 1- Origem dos plásticos

Atividade 1- Vídeos

Para dar início ao estudo deste tema, sugerimos como recursos educacionais, os vídeos abaixo especificados.

Vídeo 1- INSTITUTO AKATU. Um novo olhar sobre o plástico. Duração: 10min05seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5kLF8TQuILc. Acesso em 10/07/2014.

 

Vídeo 2


Vídeo 3

Vídeo 4

Vídeo 5

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá entregar uma cópia digitada de questões para discussão, como as sugeridas abaixo, para que os alunos possam fazer seus registros ao assistirem aos vídeos.

Questões para discussão dos vídeos

  • O que é o plástico?
  • Qual é a relação entre os combustíveis e os plásticos?

  • De quais matérias primas os plásticos são produzidos?

  • Em que situações os plásticos fazem parte de nossas vidas?

  • Quais são os impactos positivos e os negativos do uso dos plásticos?

  • O que significam os 4 Rs, importantes para o consumo consciente?

  • O que é sustentabilidade?

  • Qual é o primeiro erre e qual é a sua importância para a sustentabilidade?

  • Por que é importante conhecer a história das coisas que consumimos?

Atividade 2- Discussão dos vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor para cada vídeo, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3- Plásticos: origens alternativas

Para ampliar os conhecimentos dos alunos acerca de outras possíveis origens dos plásticos, além do petróleo, sugerimos a leitura dos textos enumerados a seguir.

Ao ler os textos, os alunos deverão registrar os itens enumerados a seguir.

  • As fontes alternativas para a produção de plásticos.
  • Os prós e os contras da produção de plásticos a partir destas fontes.

Textos e endereços para acesso

Texto 1- SAKATE, Marcelo. Uma safra de plástico verde. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/alternativa-limpa-etanol-brasileiro-materia-prima-veja-625434.shtml. Acesso em 10/07/2014.

 

Texto 2 - LEAL, Renata. O plástico ficou ecológico. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/plastico-ficou-ecologico-621170.shtml. Acesso em 10/07/2014.

 

Texto 3 - SPITZCOVSKY, Débora. O plástico oxibiodegradável é uma boa opção? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/plastico-oxibiodegradavel-uso-sacola-plastica-descartavel-546601.shtml. Acesso em 10/07/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda imprimir os textos e disponibilizar uma cópia para cada aluno.

Atividade 4- Discussão dos textos e síntese

A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida os itens para registros propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, compostos por três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Após a discussão, o mesmo grupo deverá elaborar um texto que sintetize o que foi estudado até agora e enviar ao professor, por e-mail, para avaliação.

 

plásticos lixo

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_UrJ8buxvi90/THWqj1CcpWI/AAAAAAAAADE/HgVYKYW-QQ8/s1600/plasticos.jpg. Acesso em 11/07/2014.

 

Módulo 2-  DESAFIO: dia a dia sem plásticos

Atividade 1- Relatos de experiências

O professor deverá lançar aos alunos as seguintes questões.

  • Vocês já pararam pra pensar o quanto e como utilizamos o plástico em nosso cotidiano?
  • Seria possível viver sem plásticos?
  • Como seria sua vida sem usar nenhum objeto que tenha plásticos componentes?
  • Quais dificuldades teria que enfrentar par viver sem usar nada que tenha plásticos?

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá propor a leitura de dois textos que relatam as experiências de duas pessoas que toparam este desafio.

 

COSTA, Camilla. Minha vida sem plástico. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/comportamento-sustentavel-consumo-plastico-reporter-superinteressante-542817.shtml?func=2. Acesso em 10/07/2014.

 

COSTA, Carol. Não deixe rastro. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_400222.shtml. Acesso em 10/07/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda imprimir os textos e disponibilizar uma cópia para cada aluno.

Atividade 2- Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer em forma de diálogo, onde o professor deverá fazer os questionamentos feitos no início da atividade 1 e ouvir os posicionamentos dos alunos tendo como referência as informações dos textos.

Atividade 3- Desafio: 3 dias sem plástico

Após este diálogo, o professor deverá propor aos alunos o desafio de ficarem três dias sem utilizar qualquer objeto que tenha plásticos. Os alunos deverão registrar a experiência diária por meio de anotações em um diário e, se quiser, por meio de fotografias tiradas de câmeras digitais.

Após a experiência pessoal de três dias, o aluno deverá fazer um texto relatando: i) como foram estes três dias sem usar plásticos; ii) dificuldades encontradas; iii) quais foram as ações, atividades ou materiais que utilizaram para substituir os plásticos; iv) conclusões sobre o uso de plásticos no dia a dia.

Este texto deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

Atividade 4- Socialização da experiência e conclusões

Os alunos deverão se reunir primeiramente em grupos de cinco componentes para socialização da experiência ao aceitar o desafio de ficar três dias sem utilizar plásticos. Cada aluno deverá relatar seu caso, conforme destacando: como foram estes três dias sem usar plásticos; ii) dificuldades encontradas; iii) quais foram as ações, atividades ou materiais que utilizaram para substituir os plásticos; iv) conclusões sobre o uso de plásticos no dia a dia.

O grupo deverá fazer uma categorização das dificuldades e dos posicionamentos  individuais e uma síntese das conclusões. Cada grupo deverá escolher um relator para falar pelo grupo na discussão com toda a turma.

Após essa discussão e síntese em pequenos grupos, o professor deverá abrir a discussão para toda a turma, onde cada relator falará pelo seu grupo. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

O professor deverá fechar a discussão reafirmando o princípio dos 3Rs, que serve como referência para a utilização de qualquer tipo de produto ou material, pensando na sustentabilidade:"Reduzir"; "Reutilizar" e "Reciclar". Este princípio preconiza que o mais importante é "Reduzir" o consumo; se não deu pra ficar sem consumir, deve-se procurar, "Reutilizar" os produtos ou materiais, após o consumo. Em terceiro lugar em escala de prioridades, viria a "Reciclagem", que deve ser pensada para cada produto que utilizamos. Neste sentido, se não der para viver sem utilizar plásticos, primeiramente temos que pensar em como "Reduzir" o consumo; em segundo lugar, temos que pensar na reutilização e reciclagem após o uso. 

 

 

catador plásticos

Imagem disponível em: http://ministroverde.files.wordpress.com/2008/10/garrafas-1.png. Acesso em 11/07/2014.

Módulo 3- Um novo destino para o plástico: a reutilização e a reciclagem

Atividade 1- Pesquisas na internet.

A fim conhecerem iniciativas para a reutilização e a reciclagem de plásticos, os alunos deverão fazer pesquisas na internet, em revistas ou outros materiais de divulgação por meio de jornalismo científico.

Abaixo, listamos alguns textos que abordam estas iniciativas e endereços para acesso, mas se manifestarem curiosidades ou dúvidas, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis.

O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos e sortear os temas abaixo especificados. Cada aluno deverá ler os textos destinados ao seu grupo e fazer registros das informações que considerarem mais importantes.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda imprimir os textos e disponibilizar uma cópia para cada aluno.

Grupo 1

SPITZCOVSKY, Débora. Boliviana constrói casas de garrafas PET para famílias carentes em 20 dias. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/boliviana-constroi-casas-de-pet-para-familias-carentes-em-20-dias/. Acesso em 10/07/2014.

 

CAPELAS JR, Afonso. Uma ideia que ilumina o mundo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/uma-ideia-que-ilumina-o-mundo/. Acesso em 10/07/2014.

Grupo 2

SPITZCOVSKY, Débora. Na China, população troca garrafas PET por passe livre no metrô. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/na-china-populacao-troca-garrafas-pet-por-passe-livre-no-metro/. Acesso em 10/07/2014.
 

FRANCO, Marina. Pet-Tree: garrafas de água viram suporte para jardim vertical. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/pet-tree-garrafas-de-agua-viram-suporte-para-jardim-vertical/. Acesso em 10/07/2014.

Grupo 3


SPITZCOVSKY, Débora. PETs ajudam a evitar acidentes nucleares. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/pets-ajudam-evitar-acidentes-nucleares-300091/. Acesso em 10/07/2014.


SPITZCOVSKY, Débora. Dê abraços e ajude a construir escolas de PET. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/abracos-ajude-construir-escolas-pet-291471/. Acesso em 10/07/2014.

Grupo 4

SPITZCOVSKY, Débora. Escola na Ásia é construída com garrafas PET. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/escola-filipinas-construida-garrafas-pet-280966/. Acesso em 10/07/2014.
 

FURQUIM, Luiza. Ganho R$ 600 com bijuterias de garrafa PET. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/ganho-r-600-bijuterias-garrafa-pet-632441.shtml. Acesso em 10/07/2014.

Grupo 5

HERZOG, Ana Luiza. O produto que veio do lixo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/produto-veio-lixo-614479.shtml?func=2. Acesso em 12/07/2014.

 

AMAZINGPEOPLE. Artista brasileiro cria inesperada forma de arte que vai te emocionar. Disponível em: http://amazingpeople.com.br/2014/03/20/artista-brasileiro-cria-inesperada-forma-de-arte-que-vai-te-emocionar/. Acesso em 10/07/2014.

Grupo 6

BARBOSA, Vanessa. Lixo se transforma em insetos incríveis. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/album/lixo-se-transforma-insetos-incriveis-761634.shtml. Acesso em 10/07/2014.

 

FRANCO, Marina. Bicicleta de plástico reciclado produzida no Brasil. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/bicicleta-de-plastico-reciclado-produzida-no-brasil/. Acesso em 10/07/2014.

 

Atividade 2- Discussão dos textos em grupo

Terminada a pesquisa e os registros, os alunos que estudaram os mesmos textos deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.

Módulo 4- Socializando conhecimentos

Atividade 1- Organização das apresentações do trabalho

Terminada a discussão e reformulação de registros, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo sobre o tema pesquisado para socializar para a turma os aspectos destacados.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do  programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 2 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

 

Para obter mais informações sobre como organizar e realizar um seminário, o professor poderá consultar o material indicado abaixo.

NOVA ESCOLA. Como preparar e apresentar seminários. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 17/07/2014.

 

Atividade 3- Produção de texto

De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta e dos registros feitos anteriormente, cada grupo de 3 alunos deverá produzir um texto com o tema "Um novo olhar sobre o plástico".

O texto produzido pelo grupo deverá ser digitado e enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Atividade 4 - Socialização na rede

Após o término da atividade 3, os consolidados, as apresentações e os textos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviados ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 12/07/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.

 

brinco de pet

Anel de pet. Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/brincos-de-pet-Abre.jpg. Acesso em 10/07/2014.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
PET Vídeo
Cem anos de plástico Vídeo
O que é sustentabilidade Vídeo
Gestão Sustentável do Lixo Urbano - Reciclagem de plástico Vídeo
Recursos Complementares

SILVA, Selma Gonzaga; GUMERATO, Cláudia Regina Montes. Lixo extraordinário: vida e arte no lixo - UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38663#. Acesso em 10/07/2014.

 

SANTOS, Priscilla. Embalado para o futuro. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_254103.shtml?func=2. Acesso em 10/07/2014.

Lixo extraordinário: vida e arte no lixo – UCA

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos e dos vídeos e os consolidados.

  • Os textos produzidos pelos alunos, a pesquisa e o relatório do desafio deverão ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.