Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lixo extraordinário: vida e arte no lixo – UCA

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

E se... não houvesse lixo? – UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar a realidade dos catadores de materiais recicláveis.

  • Expressar artisticamente a realidade social de pessoas que vivem no e do lixo.

  • Sensibilizar a comunidade escolar sobre as questões socioambientais relacionadas ao descarte de resíduos sólidos.

  • Apreciar obras artísticas feitas com materiais destinados ao lixo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

 passione 3

Fonte da imagem: http://dropsculturais.files.wordpress.com/2011/06/vikmuniz.jpg. Acessado em 10/12/2011.

Atividade 1- Lixo e arte-  discussão a partir de um vídeoclipe

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem  o vídeoclipe de abertura de "Passione" novela de rede globo que foi ao ar em 2010, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vAs9-wh-dZA (acessado em 10/12/2011).

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio apontado anteriormente. 

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

Quais são as suas impressões ou interpretações sobre as imagens e cenas exibidas nessa abertura?

O que você considera que o autor gostaria de transmitir ao público ao propor esse vídeo?

Que matéria prima ele usou para montar as imagens mostradas?

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos.

passione

Fonte da imagem: http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/05/12/vik_muniz_1.jpg. Acessado em 10/12/2011.

Atividade 2- Leitura e discussão da matéria publicada pelo G1 sobre a produção do videoclipe "Passione"

O professor deverá orientar os alunos para acessarem a matéria publicada no G1 sobre a produção do vídeocilpe de abertura Passione, com o título "Vik Muniz cria abertura de 'Passione' e se diz 'filho da cultura de massa'". Disponível em: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/05/vik-muniz-cria-abertura-de-passione-e-se-diz-filho-da-cultura-de-massa.html (acessado em 10/12/2011). 

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. O sítio recomendado anteriormente deverá ser fornecido, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.

Itens para registro e discussão

Quem é Vik Muniz?

Qual foi a proposta do autor neste trabalho?

O primeiro momento deverá ser de estudo individual, após o qual o professor organizará os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. 

passione 2

Fonte da imagem: http://www.papeldeparede.etc.br/wallpapers/passione--abertura-3_6840_1920x1440.jpg. Acessado em 10/12/2011.

Atividade 3 - Leitura e discussão da matéria publicada pelo G1 sobre o lançamento do documentário "Lixo extraordinário" no Brasil.

O professor deverá orientar os alunos para acessarem a matéria publicada no G1 sobre o lançamento do documentário "Lixo extraordinário" no Brasil, disponível no endereço http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/lixo-extraordinario-oscar-melhor-documentario-vik-muniz-617553.shtml (acessado em 10/12/2011). 

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. O sítio recomendado anteriormente deverá ser fornecido, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.

Itens para registro e discussão

Qual é a proposta de Vik Muniz ao idealizar esse documentário?

Onde é feito o documentário? Por que esse local foi escolhido?

O que fazem as pessoas que trabalham e Jardim Gramacho?

O primeiro momento deverá ser de estudo individual, após o qual o professor organizará os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações.

Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1, 2 e 3 e enviar ao professor, por e-mail, para correção. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

tião

Fonte da imagem: http://newattimes.files.wordpress.com/2011/04/lixo-extraordinario-sebastiao-montagem-700-525.jpg. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 4 - Lixo extraordinário - Sessão de cinema

Sugerimos que o professor leve os alunos ao cinema para ver o documentário. Se isso não for possível, a segunda opção é de que ele organize uma sessão de cinema (com direito à pipoca) em sala de aula ou de vídeo da escola e, neste caso, projete o documentário para todos usando o data show. Os dados para acesso são: Lixo Extraordinário - Documentário- Filme Completo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=udpDCiLrg4k. Acessado em 10/12/2011.

Sinopse: Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Sugerimos que o professor leve os alunos ao cinema para ver o documentário. Se não for possível, que ele organize uma sessão de cinema (com direito à pipoca) em sala de aula ou de vídeo da escola e, neste caso, projete o documentário para todos usando o data show. 

Após a exibição do filme o professor deverá organizar um espaço de discussão sobre o mesmo, no qual os alunos conversem livremente sobre o assunto. Após essa interação, sugerimos que o professor apresente a proposta explicitada na atividade 5.

mulher l extrord

Fonte da imagem: http://brasilnowandwow.files.wordpress.com/2011/02/lixo4.jpg?w=640. Acessado em 09/12/2011.

Atividade 5 - Proposta de projeto multidisciplinar

Sugerimos que o professor de Ciências proponha aos colegas das diferentes disciplinas, parcerias na elaboração de um projeto multidisciplinar para dar continuidade ao estudo desse tema.

O professor de Artes poderá planejar e orientar a produção de trabalhos artísticos a partir de materiais recicláveis e descartados no ambiente escolar. Isso demandará uma logística para que se faça a coleta seletiva desses materiais no ambiente escolar, que poderá ser montada pelo professor de Ciências em parceria com a administração da escola.

O professor de matemática poderá fazer com os alunos a quantificação do material recolhido e utilizado nos trabalhos artísticos. Aproveitando o momento, poderá especificar e quantificar o material reciclável descartado pela escola, expressando isso em gráficos a serem divulgados à comunidade escolar. Esses dados subsidiarão reflexões acerca da destinação inadequada e do desperdício no ambiente escolar. Os professores de Filosofia e Sociologia terão espaço para discussões sobre valores, desperdício, o "ser e o ter" nas sociedades contemporâneas e as questões sociais inerentes à realidade vivenciada pelos  catadores de recicláveis no meio daquilo que, genericamente, se denomina "lixo".

Toda essa produção deverá ser registrada no decorrer do processo e divulgada no momento da socialização do projeto. Para fazer os registros os alunos deverão fotografar, filmar e produzir relatórios, que deverão ser orientados e corrigidos pelo professor de Língua Portuguesa.

Esses trabalhos depois de prontos serão expostos num momento oportuno na escola, como a Feira de Ciências ou Momento Cultural. Ao promover esse movimento na escola, o grupo de docentes e de discentes estará sensibilizando toda a comunidade para a importância da coleta seletiva, que a partir desse trabalho, poderá ser implantada na escola.

Para registrar essa atividade, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa como, por exemplo, um pendrive.

Recursos Complementares

GONÇALVES, Pólita. A Reciclagem Integradora dos Aspectos Ambientais, Sociais e Econômicos.  Ed. DP&A, 2003.

O Luxo do Lixo: A vida transformada com o nosso lixo. Disponível em http://luxodolixo.blogspot.com/. Acessado em 10/12/201.

Sombras do lixo. Disponível em: http://www.coletivoverde.com.br/sombras-do-lixo/. Acessado em 10/12/2011.

O ENSINO DA ARTE NO LIXO, O LIXO NO ENSINO DA ARTE. Disponível em: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=6. Acessado em 10/12/2011.

GERESOL – UFMG. Disponível em  http://www.ufmg.br/proex/geresol/CRL.html. Acessado em 10/12/2011.

Vik Muniz faz arte com lixo em documentário indicado ao Oscar. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/973869-vik-muniz-faz-arte-com-lixo-em-documentario-indicado-ao-oscar.shtml. Acessado em 10/12/2011.

 

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente o texto produzido ao final da atividade 3, além dos relatórios e toda a produção dos alunos no projeto multidisciplinar, incluindo a apresentação para a comunidade escolar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sheila Branco Lima, E.E. Fernão Dias Paes Leme , São Paulo - disse:
    sheilinha150389@hotmail.com

    21/02/2015

    Cinco estrelas

    Adorei o projeto e tomei a liberdade de utilizar algumas dessas etapas em um projeto baseado no mesmo documentário, que está sendo desenvolvido na escola em que atuo como professora de Língua Portuguesa. Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar conosco!


  • Vanessa Kaizer, E. E.Getúlio Vargas , Minas Gerais - disse:
    kilinquina@yahoo.com.br

    10/07/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito!


  • Cíntia M. B. de Lima, UFSM , Rio Grande do Sul - disse:
    cmbdelima@gmail.com

    21/12/2013

    Cinco estrelas

    Excelente proposta! Parabéns!


  • PATRICIA DE PAIVA CARDOSO, ESCOLA MUNICIPAL IMACULADA CONCEICAO , Tocantins - disse:
    patriciapaivadno@hotmail.com

    17/02/2013

    Cinco estrelas

    amei essa aula. Meus alunos estam adorando e aprendendo muito.bjcas!!!!!


  • Barbara Almeida , Centro educacional prof. Ernani de Figueiredo Magalhães , Alagoas - disse:
    barbara.leite@hotmail.com

    20/03/2012

    Cinco estrelas

    Está aula é extraordinaria, muito bem elaborada. Vou ultiliza na escola em que ensino.


  • Erineide Amaral, UFS , Sergipe - disse:
    erineide-amaral@hotmail.com

    27/12/2011

    Cinco estrelas

    amei essa aula!!!! está de parabéns fazendo essa aula e consientizando a utilidade do lixo na arte, eu estou trabalhando um projeto com esse tema e vai ser de grande ajuda na elaboração dele também em sala de aula. um grande abraço e sucesso.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.