21/07/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Poder |
A emergência da Guerra Fria no contexto político mundial da segunda metade do século XX.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - O que é Propaganda Ideológica |
O professor deve iniciar as atividades da aula trabalhando com os alunos os conceitos de ideologia e propaganda ideológica para que possam, adiante, compreender a importância da propaganda ideológica como estratégia adotada pelas duas potências hegemônicas durante a Guerra Fria: Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
a. Os alunos devem acessar o Youtube e assistir ao videoclipe da música "Ideologia", interpretada por Cazuza:
Videoclipe da música "Ideologia" disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo
Acesso em: 12/07/2014
b. É importante que os alunos observem atentamente as imagens do videoclipe, associadas à letra da música, para que possam responder às questões propostas.
c. A letra da música, acompanhada pelos alunos através do áudio do vídeo, pode ser impressa para leitura ou acessada na internet, no endereço indicado abaixo:
Meu partido Link: http://www.vagalume.com.br/cazuza/ideologia.html Acesso em: 13/07/2014 |
d. Após a reprodução do vídeo e leitura individual e atenta da letra da música, reúna os alunos em círculo para que discutam os recursos.
1. Proponha a interpretação e discussão de cada estrofe da letra da música:
A partir do que se interpreta na letra da música, é possível dizer que o conceito de ideologia é tratado como sistema de valores, conjunto de ideias/propostas que estruturam uma "causa", um determinado projeto de sociedade. |
É importante, na discussão desta questão, que os alunos façam o mesmo exercício de Cazuza e Frejat na letra: até que ponto o que defendemos tem sido colocado em prática? Até que ponto também não compactuamos com o que nos é imposto e ficamos "em cima do muro", sem uma posição definida e sem ações concretas que possibilitem mudanças? |
2. Algumas imagens apresentadas no videoclipe estão presentes na capa do Álbum do qual a música Ideologia faz parte, o qual também recebeu o mesmo título da canção. Apresente aos alunos a foto da capa do Álbum para que possam analisar com mais cuidado essas imagens:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/6/63/Album_Ideologia_cover.jpg
Acesso em: 13/07/2014
“(...) na capa do seu disco de 1988, trabalha graficamente a palavra Ideologia, associando a cada letra um forte símbolo ideológico: a foice e o martelo comunista; o medalhão de “paz e amor” hippie; a estrela de David com a cruz suástica dentro dela; o cifrão monetário; Cristo; o yin e o yang; e a negação de tudo – o “A” anarquista. Símbolos que movimentam ou movimentaram o mundo. O poeta reconhece neles o esvaziamento de seus propósitos, a queda de suas máscaras”. |
Vale a pena conferir a análise completa do autor no link: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10972/1/dissertacao%20Fabio%20Nascimento.pdf
Acesso em: 13/07/2014
Um dos objetivos da atividade 1 foi o de possibilitar aos alunos o trabalho com uma determinada concepção de ideologia. Nesta atividade, o objetivo é que aprofundem essa reflexão, trabalhando com o conceito marxista de ideologia. Para tanto, o professor poderá propor a leitura de um texto extraído do livro "O que é Ideologia", de Marilena Chauí:
A ideologia é um dos instrumentos da dominação de classe e uma das formas da luta de classes. A ideologia é um dos meios usados pelos dominantes para exercer a dominação, fazendo com que esta não seja percebida como tal pelos dominados. (...) A ideologia é o processo pelo qual as ideias da classe dominante se tornam ideias de todas as classes sociais, se tornam ideias dominantes. A ideologia consiste precisamente na transformação das ideias da classe dominante em ideias dominantes para a sociedade como um todo, de modo que a classe que domina no plano material (econômico, social e político) também domina no plano espiritual (das ideias). (...) A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera da produção. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças\como de classes e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos.
Chauí, Marilena. O que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980. Na internet, o livro está disponível em: http://www.controversia.com.br/uploaded/pdf/12951_chaui-o-que-e-ideologia.pdf Acesso em: 13/07/2014 |
É importante que o professor trabalhe o conceito marxista de ideologia para que possam compreender melhor o conceito de propaganda ideológica. Conforme afirma Marilena Chauí, "a ideologia consiste precisamente na transformação das ideias da classe dominante em ideias dominantes para a sociedade como um todo" e neste, sentido, a propaganda ideológica visa reforçar determinadas ideias que interessam às classes dominantes como representativas de toda a sociedade, ou seja, elas não são percebidas como ideias associadas a um projeto político específico.
Para a discussão, com os alunos, do conceito de ideologia em Marx, o professor poderá solicitar a colaboração do professor de Filosofia e/ou de Sociologia.
Na atividade, os alunos poderão refletir sobre:
A partir das atividades anteriores, os alunos poderão analisar e discutir o conceito de PROPAGANDA IDEOLÓGICA. A esse respeito, Nélson Jahr Garcia, no texto “Propaganda: ideologia e manipulação”, afirma:
Sua função é a de formar a maior parte das ideias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar o seu comportamento social. (...) Não é mais tão fácil perceber que se trata de propaganda e que há pessoas tentando convencer outras a se comportarem de determinada maneira. As ideias difundidas nem sempre deixam transparecer sua origem nem os objetivos a que se destina. Por trás delas, contudo, existem sempre certos grupos que precisam do apoio e participação de outros para a realização de seus intentos e, com esse objetivo, procuram persuadi-los agir numa certa direção. (...) Por toda a parte e em todos os momentos são propagadas ideias que interferem nas opiniões das pessoas sem que elas se apercebam disso. Desse modo, são levadas a agir de uma forma que lhes é imposta, mas que parece por elas escolhida livremente. Obrigadas a conhecer a realidade somente naqueles aspectos que tenham sido previamente permitidos e liberados, acabam tão envolvidas que não têm outra alternativa senão a de pensar e agir de acordo com o que pretendem delas. |
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/manipulacao.html
Acesso em: 13/07/2014
Após a leitura do texto pelos alunos, oriente-os a levantarem exemplos concretos de propagandas que podem ser denominadas de ideológicas em nossa sociedade, ou seja, propagandas que têm a função de formar ideias e convicções nas pessoas, orientando o comportamento social das mesmas.
Em seguida, peça aos alunos que socializem entre si os exemplos levantados. Os mesmos podem ser ilustrados por desenhos ou imagens encontradas em revistas e jornais.
O resultado do trabalho realizado deverá ser publicado em mural/painel em sala de aula.
Módulo 2 - Propaganda ideológica na Guerra Fria |
A Guerra Fria é um conhecimento prévio trabalhado anteriormente pelo professor com os alunos. Desta forma, apenas retome, de forma geral, os aspectos centrais do período histórico denominado de Guerra Fria (segunda metade do século XX), para preparar a discussão específica acerca da propaganda ideológica ocorrida na época. Para tanto, os alunos podem rever/conferir as atividades desenvolvidas na aula "A Guerra Fria e a oposição entre capitalismo e socialismo", disponível no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53225.
Os alunos poderão conferir, também, o excelente material publicado no link http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/historia/guerrafria/, referente à Guerra Fria.
Em seguida, proponha aos alunos a leitura e discussão dos dois textos abaixo:
Texto 1
A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência. A paz era impossível porque os interesses de capitalistas e de comunistas eram inconciliáveis por natureza. E a guerra era improvável porque o poder de destruição das superpotências era tão grande que um confronto generalizado seria, com certeza, o último. Hoje, podemos ver isso claramente. Mas, na época, a situação se caracterizava como o equilíbrio do terror. |
http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica.htm
Acesso em: 13/07/2014
Texto 2
A força da propaganda
A partir do final dos anos 40 e nas décadas de 50 e 60, o mundo foi bombardeado com imagens que tentavam mostrar a superioridade do modo de vida de cada sistema. Para ridicularizar o inimigo, os dois lados utilizavam muito a força das caricaturas. A propaganda serviu para consolidar a imagem do mundo dividido em blocos. A novidade era o surgimento do bloco socialista na Europa, formado pelos países com governos de orientação marxista: Alemanha Oriental, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Iugoslávia, Albânia e Bulgária. No mundo ocidental, os capitalistas procuravam mostrar que do seu lado a vida era brilhante. As facilidades tecnológicas estavam ao alcance de todos. Os cidadãos comuns possuíam carros e bens de consumo, tinham liberdade de opinião e de ir e vir. Segundo a propaganda ocidental, a vida no lado socialista, retratada em diversos filmes de Hollywood, era triste e sem brilho, controlada pela polícia política e pelo Partido Comunista. No mundo socialista, as imagens mostravam exatamente o contrário. A vida no socialismo era alegre e tranquila. Os trabalhadores não precisavam se preocupar com emprego, educação e moradia. Tudo era garantido pelo Estado. A cada dia, as novas conquistas tecnológicas, especialmente na área militar e espacial, mostravam a superioridade do socialismo. A propaganda socialista mostrava, ainda, o mundo ocidental como decadente e individualista, onde o capitalismo garantia, para alguns, uma vida confortável. E para a maioria, uma situação de miséria, privações e desemprego. |
http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica2.htm
Acesso em: 13/07/2014
a. O texto 1 traz a afirmação de que, durante a Guerra fria "a guerra era improvável e a paz, impossível", frase atribuída a Raymond Aron. Os alunos devem se posicionar sobre a questão. Concordam com o autor? Por quê? Qual o significado da afirmação aparentemente contraditória? Ela se relaciona de que maneira ao período em questão?
b. De acordo com o autor do texto 2, "a propaganda serviu para consolidar a imagem do mundo dividido em blocos". Solicite aos alunos que busquem, no texto, argumentos utilizados por cada bloco (socialista e capitalista) para defender o seu projeto de sociedade como melhor que o do bloco adversário e qual o papel da propaganda nesse processo.
c. Proponha a discussão coletiva das questões. Em seguida, os alunos devem registrar as conclusões no caderno.
Após o trabalho com os textos, os alunos devem analisar cartazes produzidos por soviéticos e americanos no período da Guerra Fria, com o objetivo de capturar a propaganda ideológica que é possível observar a partir dos mesmos. Na fonte 1, encontram-se cartazes produzidos por norte-americanos; na fonte 2, cartazes produzidos pelos soviéticos.
Fonte 1
Cartaz 1 | Cartaz 2 | |
|
|
http://www.publistorm.com/series-propagandas-da-guerra-fria/
Acesso em: 13/07/2014
Fonte 2
|
![]() |
http://geografiaetal.blogspot.com.br/2011/04/propaganda-sovietica-antiimperialista.html
Acesso em: 13/07/2014
Orientações para o trabalho com as fontes 1 e 2:
a. Os alunos, divididos em trios, devem analisar atentamente os cartazes da fonte 1 e 2 e, em seguida, descrever, por escrito, todos os elementos observados em cada um deles.
b. Proceder ao trabalho de interpretação de cada um dos cartazes, situando-os em seu contexto social e político. Oriente os alunos a levantarem hipóteses acerca da ideia central dos mesmos. Levante questões para auxiliar no trabalho de interpretação:
c. O trabalho de interpretação dos cartazes, realizado por cada trio, deverá ser socializado na turma.
Discuta com os alunos o excerto abaixo, a partir das ideias desenvolvidas na atividade 2. A importância da propaganda ideológica durante a Guerra Fria ficará mais clara na medida em que os alunos compreendam que, embora não houvesse uma guerra declarada, havia uma arma letal que tinha o propósito de, não apenas derrotar o inimigo, mas exaltar o próprio regime de onde ela partia: a propaganda.
“O auge da utilização bélica da imagem aconteceu durante a Guerra Fria. No lugar dos mísseis, disparavam-se as armas da propaganda. Em vez de ogivas nucleares, detonavam-se mensagens persuasivas elaboradas cuidadosamente. Os objetivos eram ganhar a simpatia da opinião pública e procurar convencer o outro lado de sua superioridade militar”. |
http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra2/questaoculturalnomundo.htm
Em seguida, disponibilize aos estudantes a seguinte charge:
https://laformuladelapiz.files.wordpress.com/2010/11/superman-1968.jpg
Acesso em: 13/07/2014
Este cartaz (Superman), de 1968, é de autoria de Roman Cieslewicz. Foi publicado inicialmente na capa do livro "Posters of de cold war" de David Crowley. Na visão do artista, ambos os lados, EUA e URSS, são poderosos e destrutivos. A imagem do Superman é rebatida, como num espelho, mostrando, em última análise, que um dos lados em conflito é reflexo do outro. http://aperitivodigital.blogspot.com.br/2009/09/cartazes-da-epoca-da-guerra-fria.html (Acesso em 13/07/2014) |
A partir das reflexões já realizadas, é possível concluir que ambos os lados (socialismo soviético e capitalismo norte-americano) utilizaram o recurso da propaganda ideológica (na qual se insere a figura do herói americano, de um lado, e do herói russo, de outro) para defender o seu projeto de sociedade e convencer as pessoas de que ele é melhor que o do adversário. Na prática, os dois lados são mais parecidos do que admitem e utilizam a propaganda ideológica justamente para ocultar essas semelhanças.
Para que os alunos possam aprofundar as discussões realizadas nas atividades anteriores, proponha a eles um trabalho de análise crítica de fontes que tratem da propaganda Ideológica na produção cultural do período. Os alunos, divididos em grupos, devem identificar e analisar aspectos da propaganda ideológica veiculada em filmes, desenhos animados e histórias em quadrinhos da época da Guerra Fria (segunda metade do século XX).
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos da turma em três grupos: o grupo 1 ficará responsável pela análise de filmes; o grupo 2 analisará desenhos animados; o grupo 3 trabalhará com histórias em quadrinhos.
b. A primeira etapa do trabalho consiste na seleção do material a ser analisado. Para tanto, oriente os alunos a:
1. Reunir fontes diversas (livros, revistas, enciclopédias, jornais etc.), as quais tratem do tema "Propaganda ideológica na produção cultural, durante a Guerra Fria". 2. Acessar sites de pesquisa na internet para a seleção de links que abordem o tema proposto. |
Sugestão de fontes disponíveis na Internet
Os links indicados são sugestões, portanto não deixe de estimular os alunos para que eles mesmos desenvolvam o trabalho de seleção de fontes para análise e discussão do tema. Esta ação, realizada sob a orientação do professor, é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos estudantes. Além disso, os alunos também podem selecionar e analisar materiais encontrados em revistas, enciclopédias, livros e jornais, dentre outros. |
c. Após a seleção do material, os alunos de cada grupo deverão fazer a leitura das fontes relacionadas ao seu tema de estudo e elaborar esquemas com as principais ideias contidas em cada uma delas. Para a elaboração dos esquemas, os alunos poderão conferir as orientações contidas no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em: 14/07/2014).
d. Em seguida, cada grupo deve se reunir para socializar as ideias contidas nos esquemas elaborados, discutir as conclusões e preparar a apresentação das mesmas para os colegas.
e. Na apresentação de cada grupo aos demais colegas da turma, os alunos podem seguir, por exemplo, o seguinte roteiro:
Para filmes e desenhos animados | |
1. Ficha técnica: Título: Produção: Direção: Roteiro: Fotografia: Elenco: Ano: Duração: País: |
2. Análise crítica: a. Resumo da ideia central do filme/desenho animado. b. Descrição dos personagens e das principais situações focalizadas. c . Imagens/fatos associados à propaganda ideológica capitalista ou socialista. d. Conclusões do grupo.
|
Para História em Quadrinhos | |
1. Ficha técnica a. Título de capa: b. Produção: c. Editora: d. Número da edição: e. Data: |
2. Análise crítica: a. Resumo da ideia central da História em Quadrinhos. b. Descrição dos personagens e das principais situações focalizadas. c . Imagens/fatos associados à propaganda ideológica capitalista ou socialista. d. Conclusões do grupo. |
f. Os itens apontados no roteiro podem ser apresentados por meio de slides elaborados no Programa Power Point ou similar, com exceção do item 2d (conclusões do grupo), o qual deve ser discutido apenas oralmente. Após a apresentação de cada grupo, promova uma discussão coletiva para esclarecimentos de possíveis dúvidas e socialização das conclusões.
Para os professores:
O papel da TV e do cinema durante a Guerra Fria. Por Wallace Andrioli e Rossana Ramos. http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/papel-tv-cinema-durante-guerra-fria-690538.shtml
A Guerra Fria Cultural: Como a Cortina de Celuloide Contribuiu para Derrubar a Cortina de Ferro. Hugo Filipe Ramos. http://www.academia.edu/3875619/A_Guerra_Fria_Cultural_Como_a_Cortina_de_Celuloide_Contribuiu_para_Derrubar_a_Cortina_de_Ferro
Links acessados em: 13/07/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de textos, análise de vídeos, interpretação de cartazes e charge, análise crítica de fontes relacionadas à produção cultural (filmes, desenhos animados, história em quadrinhos).
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/08/2014
Cinco estrelasExcelentes sugestões. Obrigada por compartilhar! Abraço.