Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ironia: dizer o contrário

 

21/07/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a ironia.
  • Identificar a ironia em textos.
  • Explicar com suas próprias palavras o sentido das ironias.
  • Produzir um texto sobre o que aprendeu na aula.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Habilidade de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula
  • Uso da Internet
  • Vídeo
  • Data show

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=ironia+imagem&espv=2&tbm=isch&imgil=dQEsFu-NIbqWIM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn0.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AAN

d9GcS39bWp-adak2-MziJlrpQwAcW5SKgqCjmxeeNv3_uaXMY8vgCK%253B684%253B600%253B0yu3CMB5OAedXM%2

53Bhttp%25253A%25

252F%25252Faturmadalulu.blogspot.com%25252F2012%25252F12%25252Fironia-e.html&source=iu&usg=__FTYcBw7nzDgc_unCVDZFX79t1Rs%3D&sa=X&ei=kVfFU_i5AsXLsQS9-YDgDg&ved=0CCYQ9QEwBA&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=B_13XulrOIygRM%253A%3B0PkawlnLD0K

dsM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.antropofocus.com.br%252Fblog%252Fandrei%252Ffiles%252F2012%252F02%

252Fface1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.antropofocus.com.br%252Fblog%252Fandrei%252Ftag%252Fironia%

252F%3B720%3B422 Acesso em: 15 julho 2014.

 

  •  Professor, a ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor. Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser ativo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição. 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ironia Acesso em: 15 julho 2014.

 

MÓDULO 1 

 

ATIVIDADE 1 - ASSISTINDO A UM VÍDEO SOBRE A IRONIA

 

 

  1. Figuras de Linguagem - Parte 3 - Ironia - YouTube

     

    Vídeo para vídeo sobre a ironia figura de linguagem

     

    www.youtube.com/watch?v=4XoM1KjMVDw
    26/05/2010 - Vídeo enviado por morceguinhaaaa
    You need Adobe Flash Player to watch this video. Download it from Adobe. Find out why. Close. Figuras de Linguagem - Parte 3 - Ironia.

 

  • Professor, converse com os estudantes sobre o vídeo e retire possíveis dúvidas.

 

ATIVIDADE 2 - APRENDENDO COM AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NO DATASHOW

 

  • Professor, apresente aos alunos explicações e exemplos do uso da ironia. Prepare slides com as informações.

Sugestões:

 

Slide 1

Definição de Ironia:

Ironia é algo que afirma o contrário daquilo que se quer dizer, aquilo que se pensa. A ironia é a arte de gozar alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa. A ironia procura valorizar algo, mas na realidade quer desvalorizar, incluindo também, quando na oralidade, um timbre de voz para caracterizar melhor o ato.

Disponível em: http://www.significados.com.br/ironia/ Acesso em 14 julho 2014.

 

Slide 2

 

A ironia pode ser de três tipos:

1. Ironia oral, quando é dito uma coisa e pretende expressar outra.

2. Ironia dramática, ou a ironia satírica , quando uma palavra ou uma ação coloca uma situação em jogo, e, por exemplo, no teatro, a plateia entende o significado, mas a personagem não, e a ironia de situação que é a disparidade existente entre a intenção e o resultado da ação.

3. Ironia cósmica ou infinita é a disparidade entre o desejo humano as realidades do mundo externo. Na ironia antífrase, acontece o engrandecimento de ideias erradas, funestas, é quando se faz uso carinhoso de termos ofensivos.

Disponível em: http://www.significados.com.br/ironia/ Acesso em: 15 julho 2014.

 

Slide 3

Exemplos de ironia na fala:

 

●   Você parece realmente um santinho digno do altar.

●   Seu café está ótimo: fraco, frio e sem açúcar.

●   Não é encantador o trânsito de São Paulo?

●   Muito competente aquele candidato! Construiu viadutos que ligam nenhum lugar a lugar nenhum.

 

Slide 4

 

Exemplos de ironia na Literatura:

 

“A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças”. (Monteiro Lobato)

"- Meu marido é um santo. Só me traiu três vezes!"

 

Slide 5

 

Ironia

É a expressão de ideias com significado oposto ao que se realmente pensa ou acredita. Exemplo:

Moça linda, bem tratada,
Três séculos de família,
Burra como uma porta:
Um amor!

Mário de Andrade

  • O trecho é o exemplo claro de ironia: a moça é descrita como, bonita e bem tratada, tradicional, conservadora (é de família) e burra. O destaque em "um amor", apoiando-se na descrição da moça, mostra que ela, ao contrário de ser esse "amor de pessoa", é, na verdade, alguém sem atrativos, sem graça.

Disponível em: http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/figuras-de-linguagem/#ironia Acesso em: 14 julho 2014.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1-  FIXANDO O APRENDIDO

 

1. Professor, reproduza cópias dos textos abaixo para os alunos e peça que identifiquem e expliquem com suas palavras as ironias encontradas: 

 

TEXTO 1

 

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=ironia+figura+de+linguagem&espv=2&tbm=isch&imgil=oEtUWfEMryGrPM%253A%253Bhttps%253A%252

F%252Fencrypted-tbn0.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcQJHOEKnsNHoq380

-dJnlAII8MlF8YsNqaLTSvx2-k9VWuJ0AqO%253B650%253B201%253BGOuEwAd5SVnTCM%253Bhttp%

25253A%25252F%25252Fli

terarizando.wordpress.com%25252F2011%25252F04%25252F11%25252Ffiguras-de-linguagem-ironia-e-eufemismo%25252F&source=iu&usg=__OVBkI4F8qAMIq-fVaKbEzX78ewg%3D&sa=X&ei=_U7FU4WkKrHisASIpIGABg&ved=0CC8Q9QEwAg&biw=1366&bih=667#

facrc=_&imgdii=_&imgrc=oEtUWfEMryGrPM%253A%3BGOuEwAd5SVnTCM%3Bhttp%253A%252F%25

2Fliterarizando.files.wordpress.com%252F2011%252F04%252Fironia.jpg%3Bhttp%253A%252F%252

Fliterarizando.wordpress.com%252F2011%252F04%252F11%252Ffiguras-de-linguagem-ironia-e-eufemismo%252F%3B650%3B201 Acesso em: 15 julho 2014.

 

 TEXTO 2

 

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=ironia+figura+de+linguagem&espv=2&tbm=isch&imgil=_enExe4gxmcQaM%253A%253Bhttps%

253A%252F%252Fencrypted-tbn0.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcSq7G

Jwo6c6UB1ELyBKnAWcZ

Q9HNbEaU--uNUZUOe6qxDvodU3V%253B576%253B190%253B5jeXFZDAW6O7QM%253Bhttp%25253A%2

5252F%25252Flauroportugues.blogspot.com%25252F2012%25252F05%25252Fironia.html&sour

ce=iu&usg=__LPIxB9m1M--l5HXhO4wwaqRUcxY%3D&sa=X&ei=_U7FU4WkKrHisASIpIGABg&ved

=0CDUQ9QEwBQ&biw=136

6&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=_enExe4gxmcQaM%253A%3B5jeXFZDAW6O7QM%3Bhttp%2

53A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-lC9ayWS2Hac%252FT6Jddt7ySXI%252FAAAAAAAAAU8%252FSe3F_wJsZPc%252Fs1600%252Fblog-IRONIA.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Flauroportugues.blogspot.com%252F2012%252F05%2

52Fironia.html%3B576%3B190 Acesso em: 15 julho 2015.

 

ATIVIDADE 2 - IMAGENS IRÔNICAS

 

  • Professor, apresente no datashow imagens que mostram ironia e peça aos estudantes que as expliquem uma a uma.

Imagem 1

 

Que Ironia!

Imagem disponível em: http://humortadela.bol.uol.com.br/imagens-engracadas/48666 Acesso em: 15 julho 2014.

 

Imagem 2

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=ironia+imagem&espv=2&tbm=isch&imgil=GQkj-PqblWFUCM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcQFxTZqQIlvKWTNAXoL_-mMNA

ArkYnz-e4c6znU91INYHz6FF8b%253B591%253B547%253BaBTda2tKqOh33M%253Bhttp%25253A%252

52F%25252Fwww.filosofiahoje.com%25252F2013%25252F07%25252Fe-como-tem-gente-que-

nao-entende-ironia.html&source=iu&usg=__FYu5cGyYZjoRhq5RIDoT-vaBuu8%3D&sa=X&ei=kV

fFU_i5AsXLsQS9-YDgDg&ved=0CB4Q9QEwAA&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=xp

I3Co7VR_85sM%

253A%3BEADsJa9rGMdKiM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_OjWWlkjdh

X0%252FTH--ZpQQwUI%252FAAAAAAAAAfg%252FWwZzUbjKRng%252Fs400%252Fironia%252Bcolgate.jpg

%3Bhttp%253A%252F%252Frenataloboventre.blogspot.com%252F2010%252F09%252Fsejamos-elegantes.html%3B400%3B320 Acesso em: 15 julho 2014.

 

Imagem 3

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=ironia+imagem&espv=2&tbm=isch&imgil=GQkj-PqblWFUCM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn3.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcQFxTZqQIlvKWTNAXoL_-mMNAArkYnz-e4c6znU91INYHz6FF8b%253B591%253B547%253BaBTda2tKqOh33M%253Bhttp%25253A%25252F%2

5252Fwww.filosofiahoje.com%25252F2013%25252F07%25252Fe-como-tem-gente-que-nao-entende-ironia.html&source=iu&usg=__FYu5cGyYZjoRhq5RIDoT-vaBuu8%3D&s Acesso em: 15 julho 2014.

 

ATIVIDADE 3 - BUSCA NA INTERNET

 

Professor, leve seus alunos para o laboratório de Informática e peça que eles procurem mais imagens que consideram irônicas. Solicite a eles que as expliquem para você.

 

ATIVIDADE 4 - EXPLICANDO A FUNÇÃO CRÍTICA DA IRONIA

 

Professor, para finalizar, apresente aos alunos as figuras abaixo e explique que:

 

  • é frequente encontrarmos ironia em diferentes textos (gêneros) com os quais entramos em contato diariamente. Para o desenvolvimento da nossa competência de bons leitores, é essencial que saibamos identificar a ocorrência da ironia em textos, pois somente assim seremos capazes de dar a esses textos a interpretação pretendida pelo seu autor.  

 

  • Texto 1 

 

 
 
 
Ironia é o efeito resultante do uso de uma palavra ou expressão que, em um contexto específico, ganha sentido oposto ou diverso daquele com que costuma ser utilizada.    
 
Texto 2
 


Na charge acima, a ironia consiste na fala da professora. Essa ironia é percebida pelo contexto: sua fisionomia e suas contas e responsabilidades. A ironia é, portanto, contextual.  
Disponível em:  http://portal.profjorge.com.br/2013/06/ironia-e-humor-recursos-literarios.html Acesso em: 15  julho 2014.  
Recursos Complementares

AULA DO PORTAL DO PROFESSOR:

 

 

Mais informações em:

1.Ironia: dizer o contrário. http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2681631 Acesso em: 15 julho 2014.

2. Figura de linguagem: ironia. http://professorthiagolira.blogspot.com.br/2010/07/figuras-de-linguagem-ironia.html Acesso em: 15 julho 2014.

3. Figuras de linguagem. http://www.coladaweb.com/portugues/figuras-de-linguagem-parte-1 Acesso em: 15 julho 2014.

Avaliação
  • Os alunos deverão ser avaliados qualitativamente. Para tanto, o professor deverá observar o interesse e a participação desses estudantes durante o desenvolvimento das atividades. Para a avaliação quantitativa, o docente poderá discutir com seus alunos a construção de sentidos provocada pelas imagens e pela linguagem irônica utilizada. Depois da discussão oral, o professor deverá solicitar que escrevam um pequeno texto sobre o assunto e entreguem ao docente para que ele leia e avalie a aprendizagem do aluno e assim, repense sua prática pedagógica.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.