17/07/2014
Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra/Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Esta aula busca desenvolver as competências das áreas 2, 3 e 5 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que são respectivamente:
Mais especificamente, desenvolver as habilidades de:
Para isto são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Construção de quadros para representar relações;
Comprimento da circunferência: conceito e cálculo;
Funções polinomiais de grau 1: conceito, imagem e domínio.
Além dos recursos geralmente presentes em sala de aula, como a lousa, será necessária a régua e um computador com projetor. Caso seja possível, é interessante que essa aula seja desenvolvida no laboratório de informática. Trazer uma bicicleta até a sala de aula também seria interessante para verificar em tempo real as medidas e movimentos.
Professor(a), essa é uma aula que estenderá as discussões sobre a aula “Pedaladas e as marchas das bicicletas”, em que busca trabalhar algumas funções envolvidas com o tema. Para tanto sugerimos que, antes de continuar a leitura, consulte o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56414 (acesso 16 jul. 2014).Como pode perceber, um dos últimos questionamentos envolve a relação entre a quantidade de giros da coroa dianteira e traseira. Vimos que um giro da coroa dianteira de raio R implica em uma determinada quantidade de giros da coroa traseira de raio r. Temos que,
Quadro 1: Coroas, giros e comprimentos
Coroa |
Comprimento |
Quantidade de giros |
Comprimento total |
Coroa dianteira |
2.π.R |
n |
n.2.π.R |
Coroa traseira |
2.π.r |
? |
? |
Fonte: Arquivo do autor
Retomando a resolução, podemos nos perguntar, quantas vezes o comprimento da coroa menor cabe no comprimento da coroa maior, para isso basta dividirmos:
Obtendo R/r.
Leve os(as) alunos(as) a concluírem que ao completar n voltas, a coroa dianteira, por meio da corrente, faz com que a coroa traseira gire, n.(R/r) vezes.
Sugerimos questionamentos de respostas rápidas, do tipo: dado que R = 6 cm e r = 3 cm, quantas voltas a roda traseira irá completar ao dar 2 pedaladas, ou seja, quando a coroa dianteira completar duas voltas?
Nessa aula, pretendemos construir a função que relaciona a distância percorrida pela bicicleta com a quantidade de pedaladas (giros da coroa dianteira). Portanto, professor(a), após visualizar a aula que indicamos inicialmente, pondere por ministrá-la aos estudantes, ou por destacar alguns tópicos com os mesmos.
COMENTÁRIO: A partir desse momento, solicite que os(as) alunos(as) façam as anotações, de maneira organizada, em folhas destacadas, para que, posteriormente, possa recolhê-las para avaliação.
Inicie questionando aos estudantes:
Resposta esperada: A coroa e a roda traseira são circunferências concêntricas, portanto a quantidade de giros deve ser a mesma.
COMENTÁRIO: Incentive as discussões entre os(as) estudantes.
Resposta esperada: Podemos considerar os giros da roda como uma função g, tal que g(k) = k, sendo k a quantidade de giros da coroa traseira.
COMENTÁRIO: Aproveite as discussões para trazer a tona a ideia de domínio e imagem dessa função, para que se possa defini-la totalmente. Para isso questione:
Resposta esperada: Não.
Resposta esperada: Sim, por exemplo, 0,5.
Siga com mais uma pergunta.
Resposta esperada: Faz sentido desde que consideremos que alguém empurrou a bicicleta para trás. No entanto, o usual é que a quantidade de giros inicia-se no zero, quando ainda não foi dada nenhuma pedalada.
COMENTÁRIO: Aproveite ao máximo esse questionamento, pois ele pode se tornar polêmico. Discuta a ideia de que a bicicleta não possui marcha ré, que pode ser empurrada para traz, mas que essa é uma possibilidade que pode ser desconsiderada, pois não é usual. Além disso, não temos distância negativa.
Como podemos ver, a quantidade de giros da coroa representa o domínio da função, além disso, percebemos que essa quantidade pode assumir qualquer valor a partir do zero. Logo questione:
Resposta esperada: O conjunto dos números reais não negativos.
Siga com mais um questionamento para determinar o conjunto imagem.
Resposta esperada: A partir de todas as características citadas, a análise para a imagem é a mesma do domínio, portanto, o conjunto imagem é na verdade todo o conjunto dos números reais não negativos.
Observadas as respostas, é possível concluir a lei de formação da função com domínio e imagem definidos. Com isso, exemplifique rapidamente essa lei de formação por meio de um quadro:
Quadro 2: Função g(k) = k
Giros da coroa traseira (k) |
Giros da roda (g(k) = k) |
Par ordenado (k,g(k)) |
k = 0 |
g(0) = 0 |
(0,0) |
k = 0,2 |
g(0,2) = 0,2 |
(0,2 , 0,2) |
k = 2 |
g(2) = 2 |
(2,2) |
k = 7,43 |
g(7,43) = 7,43 |
(7,43 ,7,43) |
Fonte: Arquivo do autor
Professor(a), terminada essa etapa, retorne à discussão que envolve a relação entre a quantidade de giros da coroa dianteira e traseira. Concluímos inicialmente que, quando a coroa dianteira gira n vezes, a traseira gira n.(R/r) vezes.
Resposta esperada: A quantidade de giros da coroa traseira (h(n)) em função dos giros da coroa dianteira pode ser escrito na forma h(n) = n.(R/r), tal que “R” e “r” são constantes que representam, respectivamente, o raio da coroa maior e da menor.
OBSERVAÇÃO: Veja que “R” e “r” são constantes que pertencem a um conjunto que contém os raios das coroas maiores e menores de diversos modelos e marcas de bicicletas, ou seja, podem mudar conforme a bicicleta escolhida, bem como conforme a marcha desejada.
Resposta esperada: Ambos os conjuntos são formados por números reais não negativos, pois o raciocínio é o mesmo empregado na relação entre os giros da coroa e roda traseira.
OBSERVAÇÃO: Os valores dos raios abaixo são fictícios, no entanto é interessante obter as medidas reais de uma bicicleta que se possa levar para a sala de aula.
Resposta esperada: Dado que R = 8 cm e r = 4 cm temos, h(n) = n.(R/r) = n.(8/4) = 2.n
Quadro 3: Função h(n)
Giros da coroa dianteira (n) |
Giros da coroa traseira (h(n) = 2.n) |
Par ordenado (n, h(n) = 2.n) |
n = 0 |
h(0) = 2.0 = 0 |
(0 , 0) |
n = 0,2 |
h(0,2) = 2.0,2 = 0,4 |
(0,2 , 0,4) |
n = 2 |
h(2) = 2.2 = 4 |
(2 , 4) |
n = 7,43 |
h(7,43) = 2.7,43 = 14,86 |
(7,43 , 14,86) |
Fonte: Arquivo do autor
Inicie a última parte da aula, que culmina na questão problematizadora: encontrar uma função que relacione o número de pedaladas com a distância percorrida.
Questione sobre a relação entre o número de giros da coroa dianteira e da roda traseira. É possível relacionar diretamente a quantidade de pedaladas com o número de giros da roda traseira?
COMENTÁRIO: Deixe os(as) estudantes dialogarem. Caso ninguém manifeste alguma ideia, lembre-os de que temos a coroa traseira fazendo essa ligação: Coroa dianteira que se liga à coroa traseira, que por sua vez é concêntrica à roda traseira.
Resposta esperada: Sim, a relação é possível de ser expressa em uma função. Acompanhe o raciocínio.
tal que p(n) é a função desejada, ou seja, que relaciona a quantidade de pedaladas com quantidade de giros da roda.
Por fim, o desafio da aula:
COMENTÁRIO: Essa atividade pode ser colocada como desafio. Determine um tempo para que os(as) estudantes possam formular um raciocínio e solicite que coloquem na folha em destaque. Recolha a folha e resolva na lousa.
A ideia é que basta multiplicar a quantidade de giros da roda pelo seu comprimento. Logo, dada uma roda de raio R’, tem-se o comprimento como 2.π.R’. Multiplicando pela quantidade de giros da roda, é possível escrever uma nova função D(n) = n.(R/r).2.π.R’.
Espera-se que, com essa aula, os(as) alunos(as) possam ter percebido mais situações em que verificam a matemática em nosso cotidiano. A Modelagem Matemática, a partir das funções, pode surgir em diversos momentos em sala de aula como proposta de ensino. Entende-se que construir um modelo matemático, tal como essa aula sugere, é uma maneira interessante de aproximar os(as) estudantes dos estudos acerca de matemática.
Comprimento e Área do Círculo
http://www.youtube.com/watch?v=iii3RHotIkI. Acesso 05 jul. 2014.
Feita de maneira continua ao longo da aula, a avaliação deve envolver a participação dos(as)alunos(as). O(a) professor(a) deve recolher os registros dos cálculos e respostas aos questionamentos propostos em aula.
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