19/07/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
- Identificar a contribuição da cafeicultura para a alavancagem da industrialização brasileira, a partir das primeiras décadas do século XX, tendo como ponto de partida algumas obras do artista Cândido Portinari.
- Identificar aspectos geográficos implícitos nas obras, contextualizando-os na temática cafeicultura, imigração, miscigenação e industrialização.
- Economia cafeeira: histórico, características e espacialização
- Imigração no Brasil: histórico, identificação dos principais grupos étnicos e espacialização
- Miscigenação: definição e influência na composição da população brasileira
- Região Sudeste: localização e caracterização geográfica
- Texto narrativo argumentativo: caracterização
- A arte e a construção da identidade nacional: conceituação
Aula sugerida para o ensino médio.
Os professores de Artes e de Língua Portuguesa deverão participar da aula, contribuindo para o seu enriquecimento.
Figura 1. Lavrador de café (Portinari, 1934) Figura 2. Café (Portinari, 1935)
Lavrador de café: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2011/10/o-lavrador-de-cafe-candido-portinari.html
O professor deverá apresentar as obras Lavrador de Café (1934) e Café (1935) por meio de transparência em retroprojetor ou levando os alunos ao laboratório de informática. Deverão ser estipulados cerca de dez minutos para observação das mesmas.
Os professores envolvidos (de Geografia e Artes) deverão propor os seguintes questionamentos: Portinari retrata a realidade do seu tempo. Quais aspectos geográficos podem ser identificados nas duas obras? Como eles se relacionam com a temática da economia cafeeira?
As observações deverão ser orais e individuais, oferecendo subsídios para que o professor direcione o foco da aula para o tema estabelecido.
Em seguida, a turma deverá ser dividida em duas equipes, que se subdividirão em dez grupos. Por sorteio,cinco grupos pesquisarão os subtemas de Geografia e os cinco restantes os subtemas de Artes (Quadro 1).
O que fazer:
Cada grupo deverá fazer uma síntese, por escrito, da matéria lida, destacando a ideia central do autor e sua relação com o tema proposto para esta aula. A síntese deverá ser anotada no caderno e formatada para apresentação à turma, conforme sugestão indicada no primeiro destaque da atividade 2.
Quadro 1. Café e industrialização. Temas para pesquisa em grupo
*Os subtemas de Artes foram sugeridos pela professora Sandra Luzia Bellusci, da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente, Adamantina/SP.
Os professores envolvidos deverão
- combinar a maneira como ocorrerá a socialização. Ela poderá ser feita nas aulas das respectivas disciplinas ou em momento especial definido entre eles, com o apoio da coordenação pedagógica da escola, uma vez que envolverá alteração no horário de rotina. No caso de as apresentações serem feitas nas aulas das respectivas disciplinas, cada equipe com seus respectivos grupos fará sua apresentação na aula da disciplina correspondente.
- definir uma forma para as apresentações. Algumas sugestões:
* Apresentação oral. Com esta forma pretende-se estimular as competências de síntese e argumentação manifestadas por meio da oralidade.
* Elaboração de slides legendados. Além da exposição oral esta forma permite a ilustração do conteúdo apreendido.
* Elaboração de vídeo documentário. Além da exposição oral o movimento proporcionado pelo uso das tecnologias da informação permite incrementar o trabalho.
Além dessas formas, outras poderão ser criadas e definidas com a anuência dos alunos. |
Cada grupo terá um tempo de dez minutos para apresentar seu aprendizado. Após as apresentações sugere-se que ocorra um debate, quando os alunos farão e responderão perguntas entre si. Nesse momento os professores deverão esclarecer dúvidas ou desfazer equívocos.
Para concluir a atividade os professores deverão propor alguma forma de registro ou de ampliação do conhecimento. Sugestões:
- Produção de um texto dissertativo argumentativo sintetizando o aprendizado obtido por cada dupla a partir das pesquisas realizadas. Informações sobre essa modalidade de texto podem ser encontradas em http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/. O professor de Língua Portuguesa deverá orientar os alunos quanto à redação desta modalidade textual e estabelecer os critérios de avaliação. Os professores poderão selecionar algumas redações para leitura na Rádio da escola (se houver)ou publicação no jornalzinho ou no blog da turma.
- Garimpagem (na internet) de questões do ENEM, vestibulares ou concursos públicos referentes às temáticas estudadas. Cada dupla deverá localizar duas ou três questões e enviá-las ao líder da equipe, que fará uma filtragem eliminando as repetidas. Feito isso ele deverá enviar um único arquivo ao professor da disciplina correspondente para que o imprima ou solicite a resolução online das questões selecionadas. Dessa forma, toda a turma deverá responder as questões das disciplinas envolvidas na atividade, ampliando e reforçando o aprendizado.
Observação
Considerando o ensino médio como etapa conclusiva da formação básica e preparatória para os processos seletivos para o ensino superior, os professores poderão agendar um momento único para aplicação das questões selecionadas pelos próprios alunos, reproduzindo um ambiente pedagógico semelhante a um simulado. Nesse caso a organização das questões para impressão deve ocorrer de modo a que sejam separadas por disciplina, prevendo a correção e os comentários feitos por cada professor para destaque de aspectos específicos.
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A história do Brasil por Cândido Portinari.Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1377
A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. Disponível emhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/viewFile/92/93
Os trabalhadores do café: análise de uma obra de Portinari.Disponível em http://www.ia.unesp.br/Home/Pos-graduacao/Stricto-Artes/dissertacao---hebe-de-camargo-bernardo.pdf
O professor deverá estar atento a todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando seu interesse e participação, bem como o domínio de conteúdo e a capacidade de argumentação e síntese.
Cinco estrelas 1 classificações
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06/08/2014
Cinco estrelasExcelente aula sobre a importância da cafeicultura e a cultura do povo paulista!