Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TALKING ON THE PHONE - PART 2

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer e receber ligações telefônicas.
  • Identificar e usar linguagem específica para falar ao telefone.
  • Representar situações envolvendo chamadas telefônicas.
Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio sistemático é necessário para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula é a segunda de uma série de duas aulas sobre conversas ao telefone (figura 1). A primeira aula é intitulada "TALKING ON THE PHONE- PART 1", que se encontra disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56644, acesso em 01 ago. 2014. Nessa aula inicial foram abordados os phrasal verbs relativos a conversas ao telefone, bem como oito conversas telefônicas formais e informais. Nesta presente aula serão abordadas ligações telefônicas em empresas. Quatro situações são previstas. Na primeira, o atendente faz uma transferência de chamada; na segunda, o atendente anota um recado; na terceira, o número discado está errado e, na quarta situação, a pessoa que ligou deseja marcar um encontro de negócios.

 

Figura 1 - Talking on the phone

 

Man on the phone

Fonte: http://cf.ltkcdn.net/dating/images/std/77977-381x315-Man_on_phone.jpg, acesso em 01 ago. 2014.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1 

 

Esta atividade consiste em ordenar as frases para formar uma conversa ao telefone. A figura 2 contém as frases do diálogo entre um atendente de uma empresa e um cliente. Peça aos alunos para formarem duplas. Faça uma cópia da figura 2 para cada dupla, corte as sentenças, embaralhe-as e as distribua. Os pares deverão ordenar as frases da conversa. Para fazer a correção, mostre o diálogo completo, que se encontra na figura 3 e peça aos alunos que o copiem no caderno. Em seguida, faça algumas perguntas de compreensão, como exemplificado abaixo. Ao final da tarefa, escolha algumas duplas para representarem o diálogo. Para que a conversa fique mais autêntica, não se esqueça de colocar os alunos sentados de costas um para o outro, para que eles não possam se ver.

 

a) Who does Richard want to talk to?

b) Is Rose in the office?

c) What is the attendant going to do?

 

Figura 2 - Transfer a call - slips

 

Good morning. This is marketing department. How can I help?

Can I speak to Rose Wilson, please?

Who's calling, please?

It's Richard Davies.

Certainly. Please hold and I'll put you through.

Thank you.

Fonte: Arquivo da autora.
 
 

Figura 3 - Transfer a call - complete dialogue

 

Attendant:

Good morning. This is the marketing department. How can I help?

Richard:

Can I speak to Rose Wilson, please?

Attendant:

Who’s calling please?

Richard:

It’s Richard Davies.

Attendant:

Certainly.  Please hold and I’ll put you through.

Richard:

Thank you.

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: a) Rose Wilson; b) Yes, she is; c) The attendant is going to put him through to her.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade consiste em substituir palavras do diálogo, sem prejuízo de sentido. A conversa acontece entre uma cliente, Jackeline, e um atendente. Este último anota o recado para uma pessoa que não pode responder ao chamado, no momento. A figura 4 traz o diálogo e o quadro de palavras. Distribua uma cópia da figura 4 para cada aluno e peça para que eles substituam cada palavra sublinhada no diálogo por uma palavra da tabela dada. A palavra deverá ser escrita na coluna da direita. Ao terminarem a tarefa, convide algumas duplas para representarem os diálogos - o original e o novo. 

 

Figura 4 - Leave a message - Activity

 

Replace the underlined word by a word from the box.

a lot

in

have

may

phone

sales

sorry

talk

 

Attendant:

Hello, finance department.

   ______________________

Jackeline:

Hello, can I speak to Daniel Westwood, please?

   ______________________

Attendant:

I’m afraid he’s in a meeting at the moment. Can I help?

   ______________________

   ______________________

Jackeline:

I’m afraid not. What time will he be back?

   ______________________

Attendant:

In about an hour. Can I take a message?

 

Jackeline:

Yes, please. Could you tell him that Jackeline Abbot called and I’m in the office all day if he could call me back.

 

   ______________________

Attendant:

Can I take your number, please?

   ______________________

Jackeline:

Yes, it’s 3416 5958.

 

Attendant:

3416 5958.  Okay, I’ll make sure he gets the message.

 

Jackeline:

Thanks very much for your help, bye!

   ______________________

Attendant:

Goodbye!

 
Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: sales; talk; sorry; may; in; phone; have; a lot.

 

ATIVIDADE 3

 

Nesta atividade, os alunos deverão completar o diálogo entre Michelle e o atendente. Faça cópias do exercício da figura 5 para os alunos, dê tempo hábil para a resolução da tarefa e a corrija oralmente, elegendo algumas duplas para lerem a conversação.

 

Figura 5 - Wrong number

 

check

dialed

name

sorry

talk

wrong

 

Attendant:

Hello, this is the press office.

Michelle:

Can I ______ to Rachel Aldrin, please.

Attendant:

I’m _______, you’ve got the _______ number. There’s no one of that _______ here.

Michelle:

Oh. Can I ______ the number I’ve got…. is that not  8855 6870?

Attendant:

No, it’s 8555 6870.

Michelle:

Oh sorry about that.  I must have _______ the wrong number.

Attendant:

No problem!  Bye!

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: talk; sorry; wrong; name; check; dialed.

 

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

A conversa telefônica de que trata esta atividade tem o objetivo de marcar um encontro de negócios. O exercício consiste em ordenar as frases da conversa. O diálogo contém onze sentenças. Faça uma cópia da figura 6, corte e embaralhe as sentenças, distribuindo-as da seguinte forma: se a classe tiver um número de alunos igual ou maior que 11, dê uma frase para cada aluno, deixando o restante, se houver, sem receber nenhum papel. Se os alunos somarem menos que onze, alguns deles deverão receber mais de uma frase. Os alunos que não receberem nada, se for o caso, deverão formar um grupo que irá julgar se a ordem que está sendo montada está correta. Toda a classe deverá trabalhar como um time. Os alunos vão lendo suas sentenças e se posicionando em fila, tentando ordenar as falas. Quando todos acharem que a ordem está correta, o diálogo deverá ser lido. O professor só deverá intervir no final, para confirmar se a ordem está certa.

 

Figura 6 - Make an appointment

 

Secretary: Mr Hilbert’s office.

Peter: Hello, can I speak to Roger Hilbert, please?

Secretary: I’m afraid he’s in a meeting until lunchtime. Can I take a message?

Peter: Well, I’d like to arrange an appointment to see him, please. This is Peter Jefferson.

Secretary: Could you hold on for a minute, Mr Jefferson. I’ll just look in the diary. So when’s convenient for you?

Peter: Would next Wednesday be OK?

Secretary: Wednesday, let me see. He's out of the office all morning. But he's free in the afternoon, after about three.

Peter: Three o'clock is difficult. But I could make it after four.

Secretary: So shall we say 4.15 next Wednesday, in Mr Hilbert's office?

Peter: Yes, that sounds fine. Thanks very much.

Secretary: OK, then. Bye.

Fonte: Arquivo da autora.

 

 

ATIVIDADE 2

 

Para finalizar a aula, convide os alunos a assistirem a um vídeo com o clipe da canção chamada "Telephone Song", de Stevie Ray Vaughan e Doyle Bramhall, que está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gfmo59iRJUM, acesso em 01 ago. 2014 . Antes de assistirem ao vídeo, faça cópias da letra transcrita abaixo e proponha os exercícios de compreensão a seguir. Se os alunos manifestarem a vontade de cantar, exiba o vídeo novamente, para que eles possam acompanhar.

 

a) Find an expression that means: phone you.

b) Find an informal way of writing the word through.

c) Find a word that means: in a foreign country that is across the ocean.

d) Find a word that means: give a hug.

e) Find an expression that means: far.

 

Telephone Song - by Stevie Ray Vaughan and Doyle Bramhall

 

Woke up this morning I was all alone saw your picture by the telephone,
I was missing you oh so bad
Wish I had you here to hold all I've got is this touch-tone phone,
so I guess I'll give you a call

Operator help me please get thru to my baby way overseas,
time's a wastin' oh so fast
Hello baby tell me is that you I don't know what we're gonna do,
but for now I'm glad I got you on the line

Well it feels so fine knowing you're all right,
but you're miles away Lord it's not the same

Well I woke up this morning I was all alone saw your picture by the telephone,
I've been missing you baby oh so bad
I love you baby with all my might come on home and squeeze me tight,
long distance lovin's gonna drive me out of my mind

 

Fonte: http://www.vagalume.com.br/vaughan-stevie-ray/telephone-song.html, acesso em 01 ago. 2014.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: a) give you a call; b) thru; c) overseas; d) squeeze; e) miles away.

Recursos Complementares

Para vídeos com conversas ao telefone, acesse os endereços abaixo:

a) http://www.youtube.com/watch?v=qbamxFzJDOw, acesso em 01 ago. 2014;

b) http://www.youtube.com/watch?v=g3ir7_OlxlI, acesso em 01 ago. 2014.

Um quiz sobre vocabulário usado ao telefone pode ser encontrado no endereço: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/youmeus/quiznet/newquiz65.shtml, acesso em 01 ago. 2014.

Avaliação

O desempenho dos alunos nas quatro habilidades linguísticas pode ser avaliado nesta aula. As atividades 1, 2 e 3 do primeiro módulo são excelentes para avaliar as produções orais, porque abordam representações de situações comuns do cotidiano. Além disso, a estratégia de colocar os pares de alunos de costas um para o outro dá mais autenticidade à conversa ao telefone.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.