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Processo eleitoral na escola: uma vivência cidadã

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzoto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais em situações cotidianas;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Identificar por meio da música as questões sociais que envolvem a construção da  cidadania;
  • Organizar e participar de uma manifestação social como forma de participação cidadã (processo eleitoral);
  • Utilizar a TI, como recurso de socialização por meio da criação de um blog;
  • Ampliar vocabulário;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver um comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Identificar nas práticas socioculturais as interações, no passado e no presente, comparando com a localidade a qual pertencem;
  • Participar e mediar debates;
  • Refletir sobre ações éticas importantes para a construção da cidadania;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Ler, interpretar e fazer uso em diversas situações e em diferentes configurações (anúncios, gráficos, tabelas, rótulos, propagandas), para a compreensão de fenômenos e práticas sociais.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 8 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em: "Cadernos de Formação".   Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

“Entendemos que a escola, enquanto instituição pública criada pela sociedade para educar as futuras gerações, deve se preocupar também com a construção da cidadania, nos moldes que atualmente a entendemos. Se os pressupostos atuais da cidadania têm como base a garantia de uma vida digna e a participação na vida política e pública para todos os seres humanos e não apenas para uma pequena parcela da população, essa escola deve ser democrática, inclusiva e de qualidade, para todas as crianças e adolescentes. Para isso, deve promover, na teoria e na prática, as condições mínimas para que tais objetivos sejam alcançados na sociedade.” (p. 12.)

Sitio “Portal do MEC” miolo, ética e cidadania, disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf>. Acesso em: 05 de ago.  2014.

 

Professor, os alunos precisam compreender que, vivemos em comunidade e que o convívio em grupo pressupõe uma organização e é necessário que tenhamos pessoas que coordenem os espaços, oferecendo serviços, garantindo qualidade de vida para as pessoas.

Abaixo temos alguns objetivos do Ensino Fundamental para trabalhar no espaço escolar, com o foco na cidadania, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental Temas Transversais, disponível no sítio:

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>.   Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

 

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes de:

• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

• Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.

• Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Introduzindo o tema

Considerando que  tema processo eleitoral   não faz parte do cotidiano infantil  é importante introduzi-lo  com uma estratégia   que estimule e possa contribuir com a formação de conceitos importantes para compreensão do tema.

Para isto sugerimos  uma brincadeira que trabalha com a liderança positiva, característica fundamental a ser observada em candidatos a cargos públicos do poder executivo.

 

Motivando: brincando de “O mestre mandou”

eleições 1

 

Fonte da imagem: Sitio “Não é a mamãe”. Disponível em: <http://naoeamamae.ne10.uol.com.br/seu-mestre-mandou/#.U7CbwLFJTIU>. Acesso em: 02 de ago. 2014.

 

Como brincar:

  •  É escolhida uma criança para começar a brincadeira. Pode ser através de  sorteio, pois é uma estratégia imparcial que não gera ciúmes de outros alunos.

  • Todas as ordens que devem ser seguidas começam com a frase:

  • __O mestre mandou...

  • Os participantes da brincadeira  perguntam:

  •  __Fazer o que?

  • O “mestre” fala o que devem fazer, por exemplo: pular com um pé só, pegar um lápis da cor definida por ele, abraçar o colega da esquerda, dentre outras.

  •  Este jogo exige bastante atenção, pois o aluno que não cumprir as ordens ou cumprir as ordens sem as palavras de comando sai da brincadeira.

  • A diversão está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe, que pode pedir, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma!”

  • O professor pode ir substituindo o mestre para oportunizar a outros alunos a função de líder.

 

Avaliando a brincadeira

 

É muito importante aproveitar  as observações realizadas durante a brincadeira para discutir com os alunos:

  • Quem gostou da brincadeira e por quê?

  • O que é mais difícil, comandar ou ser comandado?

  • O que é importante para ser um bom “mestre” na brincadeira?

  • É correto colocar tarefas que o grupo não pode cumprir?

  • É importante respeitar as regras do jogo e sair quando não cumprir as tarefas de acordo com as ordens do mestre?

  • Quem gostaria de mudar as regras da brincadeira?

  • Qual ou quais regras podemos mudar ou acrescentar na brincadeira?

  • Um prefeito de uma cidade ou um presidente da república precisa ser um bom “mestre”? Por quê?

 

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Aprofundando o tema  

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem os links sugeridos.

Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles algumas informações sobre as eleições 2014. É um site sem vinculação partidária, com caráter informativo, com texto curto e objetivo, podendo contribuir para ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito do tema.

Oriente os alunos que anotem as palavras que não sabem o significado e até as informações.

O sitio trás a imagem do mapa do Brasil, com as siglas dos estados brasileiros. É uma ótima oportunidade de se trabalhar com Geografia. Leve um mapa semelhante para sala de aula e localize os estados e deixe que os alunos tenham contato com ele e coloquem o dedo no estado onde moram.

 

mapa 2

Fonte: Sítio “Eleições 2014”. Disponível em:< http://www.eleicoes2014.com.br/ >. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Eleições 2014

O 1º  turno das eleições irá ocorrer no dia 5 de outubro e o 2º  turno no dia 26 de outubro de 2014.

O pleito vai eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, senadores, governadores e vice-governadores, deputados estaduais; o governador e vice-governador do Distrito Federal e os deputados do Distrito Federal.

Fonte: Sítio “Eleições 2014”. Disponível em:< http://www.eleicoes2014.com.br/ >. Acesso em: 03 de ago. 2014.

A partir do momento que os alunos já estiverem se inteirado da realização das eleições em outubro de 2014, proponha a realização de eleições na sala de aula de acordo com os critérios das eleições presidenciais. Discuta com os alunos sobre o nome dos eleitos, pois não precisa ser presidente da turma.

Professor, aproveite para realizar uma pesquisa de opinião sobre a mudança ou a permanência do nome.

Você pode utilizar nomes para as pesquisas mais utilizados em movimentos políticos e processos eleitorais, para que ampliem o vocabulário e se apropriem de novos conceitos. (Enquete ou plebiscito.).

Enquete é um conjunto de opiniões ou testemunhos breves acerca de uma pessoa ou coisa, geralmente reunida por veículo de comunicação de massa (Jornal, revista, TV, dentre outros.).

Sitio “Google, língua portuguesa”. Disponível  em:<https://sites.google.com/site/sbglinguaportuguesa/enquete-e-pesquisa>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

A enquete é muito utilizada pela mídia para apresentar as possibilidades de resultados  dos candidatos, nas eleições. Portanto, os alunos, terão contato com esta palavra por meio dos noticiários  da televisão em suas casas.

 

O plebiscito (pesquisa pública)

 

Hoje em dia, o plebiscito é convocado antes da criação da norma (ato legislativo ou administrativo), e são os cidadãos, por meio do voto, que vão aprovar ou não a questão que lhes for submetida.

Sitio: “Wikipedia”. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Plebiscito >. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Pesquisando em casa

 

Proponha aos alunos que façam a pesquisa consultando os familiares:

 

          para casa UCA

Escolha um nome para a eleição de nossa classe:

1-(    ) Representante da classe.

2-(    ) Presidente da classe.

3-(    ) Governador da classe.

4-(    ) Prefeito da classe.

5-(    ) Líder da classe.

6-(    ) Monitor da classe.

7-(    ) Sugiro:_____________________________

                                

*Todos os candidatos terão direito a um(a) vice para auxiliá-lo(a).

 

Para coleta de dados da pesquisa, prepare com antecedência:

 

  • Um cartaz com a representação de um gráfico de tabela, contendo a legenda e as opções da pesquisa.
  •  Várias fichinhas com cores diferentes, sendo uma cor para cada opção de nome deixe em caixinhas sobre sua mesa, ou próxima a lousa ou o cartaz e oriente os alunos que peguem a fichinha de acordo com sua escolha e vá até o gráfico e coloque na opção de sua escolha.

 

Faça a legenda com as cores para que possam se guiar ao colarem sua escolha.

 

legenda

 

19

 

 

 

 

 

 

 

 

18

 

 

 

 

 

 

 

 

17

 

 

 

 

 

 

 

 

16

 

 

 

 

 

 

 

 

15

 

 

 

 

 

 

 

 

14

 

 

 

 

 

 

 

 

13

 

 

 

 

 

 

 

 

12

 

 

 

 

 

 

 

 

11

 

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

 

 

 

 

 

 

8

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

 

 

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

               1                    2                  3                 4                  5                   6                 7

 

Após a montagem do gráfico com a representação do resultado da escolha do grupo, ofereça uma cópia da tabela para cada aluno, para que possam preencher a tabela com os dados:

 

legenda 5

Escreva as sugestões dos alunos na opção 7  e apresente ao grupo.

 

Aproveite para realizar atividades de raciocínio lógico matemático, você pode passar na lousa ou entregar a cópia junto com a tabela.

 

a)      Qual a diferença entre o nome  mais votado e o nome menos votado ?______________

b)      Se o mais votado tivesse recebido o dobro de votos, quantos votos teria recebido?___________

c)      Acrescente uma dezena ao segundo mais votado e terá?___________________

d)     Organize os resultados em ordem crescente: ___, ___, ___, ___, ___, ___, ___

e)      Se tivessem faltado 5 alunos no dia da votação, quantos votantes teriam?_______

f)       Escreva por extenso os resultados da votação:

 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

1º momento: Vivenciando um processo eleitoral democrático

crianças conversando

Fonte da imagem: Sitio: “Justiça restaurativa em debate”. Disponível em:

< http://justicarestaurativaemdebate.blogspot.com.br/2012/05/como-mediacao-de-conflitos-e-justica.html>.    Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

 

Professor, explique aos alunos que irão realizar um processo eleitoral nos moldes das eleições que serão realizadas em 2014, portanto terão que ter um partido, para isto oriente que se organizem em grupos e criem uma sigla representando-os,  serão os partidos dos  candidatos, assim como  nas eleições.

As siglas que serão os nomes dos partidos podem ser as letras iniciais dos nomes  de cada membro do grupo ou a critério do grupo.

Lembre-os que as siglas representam um nome. Cite algumas siglas mais comuns para que entendam melhor.

Peça que, no grupo, se organizem e escolham quem será o candidato e o vice, que irão representá-los nas eleições da sala de aula.

Discuta e defina com eles a data e o horário da eleição da sala de aula.

 

2º momento: Propaganda eleitoral - Trabalhando com o gênero textual “cartaz”

 

Comente com os alunos que os cartazes deverão apresentar o candidato e comunicar aos outros alunos da escola a realização do processo eleitoral. Neste momento já iniciamos a propaganda eleitoral.

Antes de entregar os materiais que utilizarão, lembre-os das características deste gênero textual, como é um texto informativo, deve conter informações claras e objetivas, para que possa ser compreendido pelo leitor.

Eles poderão utilizar diferentes recursos visuais para chamar a atenção do leitor:

  • Imagens recortadas de jornais, revistas ou outros materiais.
  • Desenhos.
  • Letras diferentes.
  • Dentre outros.

Organize-os em grupos e distribua os materiais que utilizarão:

  •  Canetas coloridas, lápis de cor, cola, glíter, cola colorida, revistas e jornais usados para recortes, dentre outros.
  •  Depois de prontos solicite que colem nos murais que ficam nos corredores da escola ou em outros espaços coletivos.

 

Trabalhando com o gênero textual “propaganda”

Em seguida proponha a elaboração de propagandas.

Comente com os alunos que nas eleições as propagandas além de cartazes, também são realizadas  em forma de folhetos, apresentação em televisão e rádios  e os debates são fundamentais, pois é uma maneira dos candidatos se apresentarem aos eleitores.

Sugira que façam  panfletos informativos para que  possam panfletar no horário do recreio ou na saída da escola, divulgando os candidatos.

Para elaboração dos panfletos (santinhos) é importante:

  • Ter o nome do candidato e do  vice.
  • Ter uma imagem que represente o candidato (foto dele ou algo que faça o eleitor se  lembrar dele.).
  • Nome ou sigla do seu partido.

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Discutindo sobre ética nas eleições

 

Professor, aproveite o tema para discutir a ética no processo eleitoral. Sugerimos a discussão a partir da Charge abaixo, pois é uma maneira crítica e divertida de apresentar  um problema.

Você pode dar uma cópia para cada aluno ou se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem link. Caso sua escola não possua os laptops, leve os alunos até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia para mostrar a eles.

 

 

barulho

Fonte da imagem: Sitio: “Blog capoeiras”. Disponível em:

<http://blogcapoeiras.blogspot.com.br/2012/08/capoeirenses-aprovam-decisao-da-justica.html>.  Acesso em: 04 de ago. 2014.

 

É uma boa oportunidade para trabalharmos os direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa.

 

Passe na lousa ou entregue uma copia para cada aluno.

 

1-Sobre a charge é correto  afirmar, exceto:

 

(    ) O repórter está fazendo uma pesquisa eleitoral.

(    ) Tem um candidato fazendo propaganda com  muito barulho.

(    ) O eleitor está se sentindo muito incomodado.

(    ) O eleitor já se decidiu votar no candidato que está fazendo propaganda.

 

2- Na frase “Já sei em quem não vou votar”. A palavra destacada significa:

 

(    ) Que ele tem certeza que não vai votar no candidato do barulho.

(    ) Que ele não gosta de barulho.

(    ) Que ele está nervoso com a pergunta do repórter.

(    ) Que ele não quer responder.

 

3- Coloque  se é correto (C) ou errado (E)

 

(    ) Jogar folhetos de propaganda nas ruas.

(    ) Falar mal dos outros candidatos.

(    ) Não pichar muros com propaganda de candidatos.

(    ) Prometer apenas o que poderá cumprir.

 

4- Observe  a imagem do eleitor e explique como ele está se sentindo?

_____________________________________________________________

 

5- Que sinal  torna a frase do repórter uma pergunta?____________

 

6- O que mostra na imagem que o som está alto?

_______________________________________________________________

 

7- Modifique a frase “Vote em mim”, colocando no lugar da palavra grifada um nome que você acha que combina com o candidato.

________________________________________________________________

 

8-  Sobre a frase “O candidato do barulho”, responda:

Quantas palavras têm:______________

Quantas letras têm:________________

Qual palavra tem uma sílaba com duas consoantes juntas:__________________

Qual é  a primeira palavra:_____________________

Qual é a última palavra:________________________

Quantas sílabas tem a palavra candidato:_________

 

5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

criança falando no microfone

Cantando e aprendendo

Fonte da imagem, disponível em:  "Clip-art: Microsoft". Acesso em: 02 de ago. 2014.

 

Professor, explique para os alunos que outro recurso muito utilizado em processos eleitorais é a música, pois chama a atenção e é uma forma de passar a mensagem do candidato.

Sugerimos que apresente uma cantiga de roda e proponha a produção coletiva  de uma paródia divulgando um candidato,  assim estará instrumentalizando seus alunos a também comporem uma paródia divulgando o candidato do grupo.

As cantigas de roda têm ritmo fácil de serem memorizadas  e são pequenas, facilitando o trabalho dos alunos.

 

Sugestão:

Ciranda Cirandinha

Cantigas Populares

Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.

O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou;
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou,

Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá se embora.

Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em:<http://letras.mus.br/cantigas-populares/983988/>.  Acesso em: 02 de ago. 2014.

 

Leia com eles a letra da música da forma que achar melhor: em duplas, grupos, individual, coletiva, dentre outras.

Depois, cante para que os alunos se apropriem do ritmo.

Em seguida, leia verso por verso, construindo na lousa a paródia, a partir das sugestões dos alunos.

 

Veja um exemplo ilustrativo:

 

Candidata Vanessinha

 

Candidata Vanessinha,

Vamos todos nela votar,

Vamos dar um voto de confiança,

Vamos nela acreditar.

 

A confiança que me destes

Vou fazer por merecer,

Prometo e cumprirei,

Vou trabalhar pra valer.

 

Por isto meus amigos

Entre nesta eleição,

Vote com consciência,

E não faça confusão

 

Finalize a atividade oportunizando aos alunos a construção de uma paródia por grupo.

 Deixe que socializem suas paródias indo à frente da sala de aula cantar.

Se em sua escola tiver o recurso da caixa de som com microfone, deixe que a utilizem, pois isto estimula os alunos.

 

6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Realizando o debate

Aproveite a discussão sobre a ética e agende um debate entre os candidatos, para isso planeje o evento coletivamente.

  • Estabeleçam o dia, horário e local.
  • Solicite que os alunos divulguem o evento por meio de cartazes nos murais da escola.
  • Discutam as regras e definam um mediador para o debate. Ele pode ser um aluno ou um professor convidado. Evite  ser você o mediador para que fique na organização do evento.

Veja a sugestão de algumas regras importantes para combinar com os alunos, mas priorize as regras sugeridas por eles:

  • Definir o tempo para cada candidato argumentar, contra argumentar ou para réplica e tréplica.
  • O mediador deve interferir se houver transgressão do que foi combinado.
  • É importante deixar claro que o conflito de ideias é válido, desde que haja respeito.

Depois do debate, faça uma avaliação do debate. Verifiquem se os candidatos foram éticos em suas discussões, se não prometeram coisas que seria impossível cumprir ou se desrespeitaram seus adversários. Faça um registro deste momento por meio de relatório em que cada aluno deve deixar sua conclusão pessoal.

Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize os laptops dos alunos. Para filmar o debate, acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Para fotografar: utilize Wxcam ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ). Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, utilize uma máquina fotográfica digital no modo filmar.

 

7ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Elegendo nossos representantes

eleição

Fonte da imagem: Sítio: “emjalpoim”. Disponível em:< http://emjalpoim.blogspot.com.br/2011/08/votacao-para-o-nome-do-jornal.html>.  Acesso em: 02 de ago. 2014.

Professor, depois de passar por todo o processo eleitoral: propagandas, debates, dentre outros, marque antecipadamente o dia e horário da eleição. Para isso, organize o evento:

  1. Quem serão os mesários.
  2. Quais serão os fiscais.
  3. Quem vai participar da apuração dos votos - Comissão eleitoral.
  4. Quem vai redigir o relatório da apuração.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize o modo  fotografar ou filmar:  WxCam clicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).

 

8ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Blog da turma: divulgando o processo eleitoral

 

tecnologia

Sitio: “mulheres na informática”. Disponível em:< http://jpmulheresnainformatica.blogspot.com.br/2012/01/criancas-e-internet.html>. Acesso em: 02 de ago. 2014.

 

Professor,  o blog é uma maneira de socializar e valorizar o trabalho de seus alunos e colaborar  para que outros professores possam aprender com sua experiência.

Monte um álbum com as produções dos alunos, panfletos, imagens dos vários momentos da eleição, cartazes,  paródias  e divulgue no blog da turma, caso tenha, ou crie um, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de blog. Se em sua escola tiver estagiários, solicite a colaboração deles para a criação do blog.

 

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

 

 

É importante discutir com os pais dos alunos, direção e coordenação da escola sobre esta divulgação, para que possam contribuir e tomem ciência do objetivo do mesmo.

Recursos Complementares

Sitio: “Guia prático para professores do ensino fundamental”. A revista trás um artigo que orienta um trabalho com o tema eleições. Disponível em:

<http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/77/eleicoes-na-escola-organize-eleicoes-para-representante-de-classe-e-184423-1.asp >.   Acesso em: 03 de ago.  2014.

 

Sitio: “Revista nova escola”. O artigo apresenta sugestões de eleição para representante de sala. Disponível em:

<http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/eleicao-representante-turma-553082.shtml>. Acesso em: 03 de ago.  2014.

 

Sitio: ”Revista sociologia”. O artigo “Exercício da cidadania requer aprendizagem e prática”, fala da importância de práticas  democráticas na escola. Disponível em:< http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/0/exercicio-da-cidadania-requer-aprendizagem-e-pratica-207231-1.asp>.  Acesso em: 03 de ago.  2014.

 

Sitio: “Linguagem e afins”.O blog apresenta sugestões de estratégias para trabalhar eleições em sala de aula. Disponível em:

<http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/09/eleicoes-ensino-fundamental-anos.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Avaliação
 

A avaliação deve  ser processual, pois permite acompanhar a construção do conhecimento, identificar as dificuldades e corrigi-las antes de avançar. Considerando a diversidade de estratégias utilizadas nesta aula, a avaliação deve acompanhá-las, respeitando as características da estratégia e as habilidades desenvolvidas em cada uma. É necessário, que o aluno também demonstre avanços na sua escrita  e no desenvolvimento da linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para eles avançarem sobre o sistema da escrita. Outra característica fundamental desta aula é a formação da consciência política e a ética das relações, por isto é importante avaliá-la a partir de observações e analisando as produções realizadas ao longo do processo eleitoral, para perceber se seus alunos compreenderam que a cidadania é construída a partir de vivências cidadãs.

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