01/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Aula 1:
Apresentação do conteúdo, contextualizando com a arquitetura do meio onde os alunos estão inseridos, sua observação e memória, com formas geométricas.
O professor pode utilizar o vídeo sobre “Os Poliedros de Platão” para instigar os alunos, o vídeo mostra as formas geométricas e sua relação com a cidade, a construção dos edifícios e objetos.
Os Poliedros de Platão (disponível em http://br.youtube.com/watch?v=SV4w_A-M9vg)
Os alunos podem exercitar os conhecimentos adquiridos explorando o simulador do RIVED, identificando as formas geométricas pela cidade virtual.
Geometria (Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2233)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/569/imagens/rived.jpg
Aula 2:
Sugere-se agora a análise de algumas obras da história da arte, para que os alunos possam identificar as figuras geométricas:
Piero della Francesca - The Flagellation
c. 1469 (180 Kb); Oil and tempera on panel, 58.4 x 81.5 cm; Galleria Nazionale delle Marche, Urbino
Disponível em: http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/piero/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/569/imagens/dellaFrancescaflechas.jpg
Andrea Mantegna. Marquess Ludovico Greeting His Son Cardinal Francesco Gonzaga. Detail. 1465-74. Fresco. Palazzo Ducale, Camera degli Sposi (Bridal Chamber), Mantua, Italy.
Disponível em: http://www.abcgallery.com/M/mantegna/mantegna36.html
ht tp://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/00677460988/img/mantegna37_flechas.jpg
Leonardo da Vince - The Last Supper, 1495-98, fresco Santa Maria dell Grazie, Milan. 174KB
Disponível em: http://cgfa.sunsite.dk/vinci/vinci2.htm
Produção dos alunos:
- perspectiva
- formas geométricas
Aula 3:
Publicação do material
Como referência o professor pode utilizar as obras do artista Tom Lisboa:Polaróides (in) Visíveis. (disponível em: http://www.sintomnizado.com.br/tomlisboa)
- como registro fazer um jornal com os trabalhos, questionando a comunidade escolar a refletir sobre o seu entorno / ambiente. Para isso, podem ser utilizadas as ferramentas: BrOfficce (software livre que possibilita editar textos, individual e colaborativamente, disponível para as plataformas Linux e Windows), Scribus (software livre utilizado na diagramação de jornais e revistas, disponível para as plataformas Windows e Linux), Gimp (software livre, editor de imagens em diferentes formatos, disponível para as plataformas Windows e Linux). Os endereços estão disponíveis nos recursos complementares.
Sugestão de Avaliação
Critérios |
Ótimo - 10 | Bom - 8 | Regular - 6 | Refazer - 4 |
Participação | Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Um líder e esforçado. | Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo. | Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo. | Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso. |
Qualidade no trabalho | Trabalho bem acabado representou corretamente as formas e a ilusão de perspectiva. | Trabalho bem acabado e utilizou corretamente as formas mas teve dificuldades com a perspectiva. | Utilizou poucas formas geométricas e não utilizou a perspectiva. | Não soube representar as formas geométricas e não utilizou a perspectiva. |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito Bom
24/03/2010
Cinco estrelasParabenizo o autor pela criatividade do mecanismo em analisar a geometria.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela iniciativa, criatividade e qualidade de seu trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelaso estudo da geometria, caracteriza- se no recorte de formas em proporções bem divididas, ampliando o conhecimento dos alunos em relação ao ambiente em que vivem.