Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com a cultura grega

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer alguns elementos da cultura grega;
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Aprender como deve ser uma alimentação saudável;
  • Os riscos e prejuízos de não se ter uma alimentação balanceada;
  • Diferenciar a razão de desejos;
  • Diferenciar público de privado;
  • Conhecer as bandeiras de Uberlândia, de Minas Gerais, do Brasil e da Grécia;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de julho 2014.

Professor, o temo cultura advém do latim colere, que significa cultivar. Quando nos referimos a este termo, nos referimos a “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. E quando falamos em cultura grega, tudo isso se refere à sociedade grega. Tamanha é a amplitude que seria impossível tratar de toda ela nesta aula, por isso, nos propomos a apresentar aos alunos apenas três partes integrantes desta cultura: a alimentação, a função da praça pública e a localização geográfica.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

A alimentação grega  

Professor, inicie esta aula com a apresentação da pirâmide alimentar da alimentação mediterrânea.

 

Alimentação mediterrânea - pirâmide

Fonte: Blog: "Alimentação, dicas e tendências". Disponível em: <http://alimentacaodicasetendencias.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Agora, leve-os a imaginar como seria um dia típico na antiga Grécia: os gregos estariam sentados em mesinhas ao ar livre,  comendo seus deliciosos pães com azeite de oliva, queijos, frutas secas e é claro, bebendo um bom vinho. Tudo isso na companhia de amigos e familiares. Depois um soninho após o almoço por que ninguém é de ferro, pois é, exatamente esse é o estilo de vida mediterrâneo.


A dieta mediterrânea já existe a milhares de anos e hoje é muito recomendada para os que querem ter uma alimentação saudável. Seus efeitos positivos para a saúde, especialmente na prevenção de doenças cardiovasculares, têm sido comprovados por diversos estudos científicos. Tantos são seus benefícios, que os países do mediterrâneo estão solicitando a inclusão da dieta mediterrânea na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Será? O objetivo desta candidatura é conseguir seu reconhecimento internacional para que cada vez mais, pessoas tenham acesso a uma melhor qualidade de vida.

Para que você usufrua dos benefícios desta alimentação, basta seguir os dez mandamentos da dieta mediterrânea:

 

1) Utilizar azeite de oliva nas preparações diárias.

2) Consumir alimentos de origem vegetal em abundância (frutas, verduras, legumes e frutas secas).

3) O pão e os alimentos a base de cereais devem ser consumidos diariamente.

4) Priorizar alimentos pouco processados, frescos e de temporada.

5) Consumir diariamente produtos lácteos, principalmente iogurtes e queijos.

6) A carne vermelha deve ser consumida com moderação.

7) Consumir pescado em abundância e ovos com moderação.

8) A fruta fresca deve ser a sobremesa habitual.

9) A água é a bebida por excelência no mediterrâneo.

10) Fazer atividade física diariamente.

 

No entanto, para os habitantes da costa mediterrânea, o verdadeiro segredo não está só na comida, mas também em comer com calma, evitar o estresse, manter o bom humor e ter sempre uma boa relação de amizade e amor com a família e amigos. Fácil, não é!

Fonte: Blog: "Alimentação, dicas e tendências". Disponível em: <http://alimentacaodicasetendencias.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Bom, fácil, não é, pois, dependem de condição financeira adequada e principalmente, esforço e dedicação de nossa parte.

O fato é que os gregos estavam habituados a uma alimentação bastante simples e moderada. Eram fortes e saudáveis por que praticavam exercícios físicos e desde crianças eram estimulados a pensar e refletir criticamente sobre todas as coisas que estavam ao seu redor, por isso é que valorizavam o estudo da Filosofia.

Os cereais constituíam a base da alimentação. A farinha de trigo servia para fabricar o pão, (os gregos distinguiam os povos civilizados dos povos selvagens pelo uso do pão). A farinha de cevada era dissolvida na água ou no leite para fazer uma papa, que era o alimento habitual dos pobres.

 

Pao

Fonte:Blog: "Alimento que emagrece". Disponível em: <http://alimentoqueemagrace.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

De preferência comiam-se legumes (alho, cebola, alho poro, alface, favas) e frutos (azeitonas, figos, amêndoas, uvas passas, tâmaras, romãs). 
A carne raramente aparecia nas mesas: nos dias de festas, assava-se um cordeiro ou um cabrito; às vezes servia-se carne de boi, mais frequentemente carne de porco. Como grandes caçadores que eram os gregos apreciavam as carnes de caça: principalmente, as carnes de: lebre, perdiz, codorna.

A pesca também fornecia uma parte dos alimentos, os pobres compravam sardinhas e atum dos vendedores. Comumente, tomava-se água. O vinho era reservado para os dias de festas e principalmente para os banquetes. 

 

Peixe, vinho e agua

Em geral o grego fazia três refeições diárias, ao levantar-se, tomava uma refeição ligeira de pão e vinho puro; ao meio dia mais ou menos, o almoço bastante reduzido. A principal era o jantar. Nos jantares de cerimônia, serviam as entradas, depois peixes, legumes e carne. O vinho era servido após a refeição e nesse momento brindavam saúde (até hoje temos a prática de brindar dizendo saúde!).  Para finalizar, serviam as frutas e os doces. Algumas vezes antes de dormir era habitual servir uma ceia ligeira. 

Fonte: Sítio disponível em: <https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120922075944AALrWyd>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Atividades - aluna

1)      Você acha que os gregos eram saudáveis? Justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

 

2)      Você pratica algum esporte? Se sim, qual? Por quê escolheu este?

______________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

 

3)      Desenhe no espaço abaixo o seu esporte preferido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alimentação nos dias de hoje

Professor, os filósofos acreditam que não devemos errar nem pelo excesso e nem pela falta. O filósofo grego Aristóteles era um dos que pensavam assim. Defendia o princípio da justa medida, ou seja, um meio termo entre dois extremos viciosos. Assim também deve ser em relação à nossa alimentação, quando erramos pelo excesso e comemos mais do que nosso organismo necessita, ficamos indispostos e corremos o risco de nos tornar obesos. Quando erramos pela falta de alimentação, ficamos fracos e com o risco de ficarmos doentes e desnutridos. Isso faz com que, dentre outras coisas, percamos a vontade até mesmo de brincar.

 

Crianca dormindo na brincadeira

Fonte: Sítio: "Iplay.com". Disponível em:  <http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/0z2K/Crianca_Apos_Muito_Trabalho_Em_Loja_Acada_Caindo_No_Sono>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Alimentação errada pelo excesso

 

Professor, para ilustrar o erro de se alimentar em excesso, exiba para seus alunos o vídeo abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

Obesidade infantil - video

Fonte: Sítio: "Youtube". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OMLf1FewCgk>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Após a exibição do vídeo, apresente a imagem abaixo que mostra os prejuízos de se alimentar de forma inadequada desde a mais tenra idade.

 

Obesidade infantil - imagem

Fonte: Blog do nutricionista Gabriel Cairo Nunes. Disponível em: <http://gabrielcaironunes.blogspot.com.br/2013/03/obesidade-infantil.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Alimentação errada pela falta

 

Professor, assim como a alimentação é incorreta pelo excesso, também o é pela falta. Para ilustrar os prejuízos pela falta de alimentação, exiba as imagens abaixo:

 

Fome - de quem e a culpa

Fonte: Sítio disponível em: <http://leonardojovem.wordpress.com/2012/01/12/fome-a-culpa-e-de-quem/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Fome - criancas desnutridas

Fonte: Sítio: "Revista Leite". Disponível em: <http://revistaleite.com.br/df-fao-quer-embrapa-ajudando-a-combater-a-fome-no-mundo/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Professor, após a exibição destas cenas tão fortes, proponha uma discussão por meio das seguintes perguntas:

 

Para refletir:

Com tanta gente passando fome no mundo, você acha certo:

. Recusar comer aquilo que seus pais pedem, sabendo que é para seu próprio bem?

. Alguns alunos deixarem sobrar comida no prato nas refeições em casa e no horário do recreio na escola?

Percebemos que os gregos não cometiam excessos em sua alimentação. É o que hoje em dia chamamos de alimentação balanceada. E olha que eles nem tinham nutricionistas (o nutricionista é o profissional da saúde com no mínimo uma graduação de 4 a 5 anos de estudos exclusivamente voltada a alimentação humana.).

 

Nutricionista

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.sjnepomuceno.mg.gov.br/2013-2016/index.php?option=com_content&view=article&id=731:a-funcao-da-nutricionista-e-como-e-trabalhado-em-nossa-cidade&catid=8:materias&Itemid=7>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Isso nos remete que eles utilizavam mais a razão e menos os desejos. Todos nós temos nossos desejos e vontades, mas a razão vem nos lembrar de que temos que cuidar de nossa saúde.

Hoje em dia, diferentemente da época dos gregos antigos, os nutricionistas recomendam fazer mais refeições durante o dia (aproximadamente a cada três horas), contudo, em pequenas quantidades, sendo que o café da manhã é a principal refeição.

Existe um ditado popular que diz: “tome o café como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”.

 

Cafe da manha - garoto comendo

Fonte: Blog: "O diário". Imagem disponível em: <http://blogs.odiario.com/waldomironeto/2011/11/12/cafe-da-manha/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Isso porque durante a manhã, nosso corpo necessita de muita energia para funcionar bem durante todo o dia e, por isso é aconselhável um café reforçado. O almoço não deve ser considerado a mais importante refeição do dia. As refeições são complementos umas das outras, assim, o almoço serve como um reforço para garantir a energia e a disposição até o período da noite. Já à noite, o recomendável é comer algo mais leve, pois durante o sono, o nosso corpo se concentra em repor as energias que gastamos durante o dia, assim, o nosso metabolismo fica mais lento. Quando comemos muito antes de dormir, nosso corpo não tem forças para digerir tudo adequadamente e acaba acumulando mais gordura do que em outro momento do dia. 

Professor, as atividades a seguir poderão ser reproduzidas para os alunos.

 

Atividades - aluna

Marque com um (x) a alternativa correta.

 

1)      Para seguirmos o bom exemplo dos filósofos, devemos comer:

a)      (   ) Muito

Comida - muito

b)      (   ) Pouco

Comida - pouco

c)      (   ) O suficiente

Comida - suficiente

 

2)      Marque com um (X) a alternativa correta. Para você o que é uma alimentação balanceada?

a) (   )  Ter no prato a mesma quantidade de arroz, de feijão, de carne e de salada.

b) (   ) Comer de forma saudável com alimentos de diversos tipos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, e atender às necessidades nutricionais do indivíduo.

 

3) Observe as figuras e escreva nas linhas abaixo, o ditado popular que nos orienta como devemos comer.

Rei, principe e mendigo

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Em relação à nossa alimentação, marque dentro dos parênteses um (r) ao que se refere à razão e um (d) ao que se refere aos nossos desejos.

 

a) (   ) Pizza

b) (   )  Peixe com arroz

      c) (   )  Prato enfeitado

d) (   )Sanduiche gigante

                                   Acessadas em: 03 de ago. 2014.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

 A FUNÇÃO DA PRAÇA PÚBLICA

 

Professor, inicie esta aula exibindo a imagem abaixo e perguntando se os alunos conhecem essa paisagem. Para isso, reproduza a imagem ou projete-a utilizando um projetor multimídia, mas ela também poderá ser substituída por outra que você tenha disponível.

 

Praça publica

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Certamente dirão que sim, pois, geralmente é um espaço de fácil acesso para as crianças. É uma praça ou pracinha como alguns costumam dizer.

A praça é um lugar de convivência, diversão e lazer. As pessoas vão até ela para passear com a família, com o cachorro, descansar, ver e conversar com os amigos, ler um livro, fazer um piquenique, brincar e várias outras coisas.

O nome praça se refere a algo público, ou seja, pertence a todos nós. Qualquer pessoa pode entrar nela nos dias e horários que quiser, pois, é um espaço coletivo. Diferentemente de nossa casa, que é privado, ou seja, pertence àquela pessoa que pagou por ela. As pessoas só podem entrar nela se forem autorizadas por nós, pois, é um espaço reservado a poucas pessoas.

Atividades - aluna

1)      O texto acima nos recorda que a praça, além de outras coisas, é um local de brincar. Que brincadeiras você costuma fazer na praça?

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

2)      No espaço abaixo, desenhe você na praça, fazendo a brincadeira que você mais gosta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3)      Ao se tratar de público e privado, ligue com um traço a 1ª coluna de acordo com o seu conceito que está na 2ª coluna.

 

1ª coluna                             2ª coluna

 

(Público)                          Pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas. É um bem individual.

 

(Privado)                          Pertence a todas as pessoas. É um bem coletivo.

 

O papel da praça pública na Grécia antiga

Professor, faça um resgate da função da praça pública em nossos tempos para em seguir, demonstrar a função da praça pública grega. Na Grécia antiga, a praça pública recebia o nome de ágora e não tinha função de proporcionar diversão e lazer para as pessoas e muito menos para as crianças. Ao contrário, era um lugar, um espaço, onde as pessoas se reuniam para tomar decisões sobre a cidade onde moravam. Era um espaço muito respeitado por todos e lá se travavam vários debates políticos, mas sempre, com muito respeito entre todos. Nesse contexto, podemos citar uma frase de um filósofo que não viveu nesta época, mas que simboliza o sentimento que os gregos tinham por esse lugar e como lá se portavam: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”(Voltaire). [Mais informações sobre este filósofo no item Recursos Complementares]. 

Os gregos refletiam e debatiam sobre justiça, educação, obras públicas, defesa da cidade, moradia, respeito, dentre outras necessidades. Dessa forma, surge a democracia, ou seja, o governo do povo, pois, eram eles que criavam as leis que todos faziam questão de cumpri-las. Tanto é que o filósofo Sócrates – esse sim, viveu nesta época – era um grande questionador das leis, mas nunca deixou de cumpri-las.

 

Agora grega

Fonte: Blog: "Democracia histórica". Imagem disponível em: <http://democraciahistorica.blogspot.com.br/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Atividades - aluna

1) Complete as frases abaixo:

a) Na Grécia antiga, a praça pública recebia o nome de:_____________________________________________________.

b) A democracia é o governo do: _______________________________________________________________________.

 

2) Imagine que a sua sala de aula é uma ágora, ou seja, um local público onde as pessoas falam de melhorias para as suas próprias vidas e criam leis para que essas melhorias aconteçam. Quais as melhorias que você iria propor para a sua escola?

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Desenhe no espaço abaixo, a escola ideal para todas as pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Localização geográfica do Brasil e da Grécia

 

Professor, segundo os filósofos Deleuze e Guatari [mais sobre estes filósofos no item Recursos Complementares], “A Filosofia é a arte de criar e inventar conceitos”. Costuma-se falar que a Grécia é o “berço” da Filosofia pelo fato de ela ter nascido na Grécia.

Certamente a Grécia dos dias de hoje é muito diferente da época em que atuavam os grandes filósofos da antiguidade. Para diferenciar as duas “Grécias”, coloca-se a palavra Antiga para indicar a época em que a Filosofia nasceu: Grécia Antiga.

 

“Pátria amada Brasil”

Professor, antes de sabermos mais sobre a Grécia, convide seus alunos a conhecerem mais sobre o nosso país.

Este é o mapa mundi: o mapa onde estão representados todos os países do mundo. O Brasil está localizado do lado esquerdo e inferior (sul) deste mapa em um local chamado continente americano. Assim, nós os brasileiros somos chamados de sul-americanos.

Portanto, leve um mapa mundi para sala de aula, para que possam visualizar. 

 

Mapa Mundi

 

Atividades - aluna

1) Colora de verde a área correspondente ao Brasil.

Mapa Mundi para colorir

Fonte: Imagens dos mapas acima disponíveis em: <http://meucantinhodesugestes.blogspot.com.br/2012/01/conhecimentos-em-geografia-atividades.html>. Acessados em: 03 de ago. 2014.

 

O Brasil é o maior país da América do Sul e está dividido em 27 estados. A capital de nosso país é a cidade de Brasília. Vamos ver quais são esses estados no mapa abaixo.

 

Mapa com os Estados do Brasil

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.portalpower.com.br/trabalho-escola/mapa-capitais-brasil/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Vamos agora conhecer a bandeira de nosso país. Ela é muito conhecida pelo mundo principalmente pelo bom desempenho de nossa seleção de futebol masculino.

 

Bandeira do Brasil

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.infoescola.com/brasil/bandeira-do-brasil/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Professor, proponha as seguintes  atividades:

 

2) Colora nossa bandeira com as cores corretas: o quadrado de verde, o losango de amarelo, o círculo de azul escuro e a faixa de branco. Lembre-os do significado de cada cor da bandeira.

Bandeira do Brasil para colorir

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-da-bandeira-55-atividades-e.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

3) Reescreva na linha abaixo, as palavras escritas na bandeira do Brasil.

____________________________________________________________________________

 

Professor, a seguir, você encontrará atividades sobre o estado de Minas Gerais e a cidade de Uberlândia. Fique livre para adequá-las de acordo com a cidade e o estado em que fica a sua escola.

 

“Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”

Dos 27 estados brasileiros, o nosso é chamado Minas Gerais. Ele recebeu esse nome porque há muitos anos atrás existiam muitas minas de ouro nessa região.

 

Minas de ouro

Fonte: Blog: "Abeu Sustentável". Imagem disponível em: <http://abeusustentavel.blogspot.com.br/2011/10/geografia-informacoes-geograficas-de.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Veja onde está localizado nosso estado no mapa do Brasil. Localiza-se do lado direito do mapa, em uma região chamada de Sudeste.

 

Minas Gerais no mapa

Fonte: Imagem disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_Gerais>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Essa é a bandeira do estado de Minas Gerais. Veja como é fácil desenhá-la, basta fazermos um triângulo na cor vermelha. 

Bandeira de Minas Gerais

Fonte: Imagem disponível em: <http://aimore.org/brasil/Minas_Gerais.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

As palavras "Libertas Quae Sera Tamen" estão escritas em latim e significam: “Liberdade, ainda que tardia”.

 

Atividade:

4) Desenhe no espaço a seguir a bandeira do estado de Minas Gerais e escreva as palavras em Língua Portuguesa. Você precisará de uma régua e de um lápis de cor vermelha. Bom trabalho!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinatura do autor da obra de arte:_________________________________________

 

 “Uberlândia, terra gentil que seduz”

O título acima foi extraído do hino da cidade. Entre as muitas cidades de Minas Gerais, está Uberlândia. Vamos conhecê-la.

Vamos agora conhecer a sua bandeira.

 

Bandeira de Uberlandia

A parte superior da bandeira em cor azul representando o céu, a parte inferior em verde representa os campos. A cor branca representa a paz, a tranquilidade e a ordem.

O triângulo é por que a cidade de Uberlândia fica localizada no Triângulo Mineiro.

As cores da bandeira, exceto a margem vermelha do triângulo, são as mesmas da bandeira nacional.

 

Atividades - aluna

5) Você nasceu em qual país? _________________________________________.

6) Você nasceu em qual estado? _______________________________________.

7) Você nasceu em qual cidade? _______________________________________.

8) Se você nasceu no Brasil, você é _________________. Se você nasceu em Minas Gerais, você é _____________________. Se você nasceu em Uberlândia, você é ____________________________.

 

Grécia, “berço” da Filosofia

Professor, após falar de "nossas terras", volte a falar da Grécia. Diferentemente do Brasil, ela está localizada no Continente Europeu (Europa) e possui como língua oficial o grego. A maior parte dos habitantes é cristã (acreditam em Jesus Cristo) e a capital é a cidade de Atenas. 

Na Grécia nasceu a Filosofia, a democracia (o governo nas mãos do povo), os jogos olímpicos, a mitologia grega (histórias onde os personagens principais são deuses).

A Grécia possui mais monumentos da Antiguidade que qualquer outra nação européia. Dentre eles, vários são patrimônios da humanidade, como o Sítio Arqueológico de Olímpia (local onde nasceram os Jogos Olímpicos) e a Acrópole (a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região), assentada no coração da capital, Atenas. Na Acrópole de Atenas, está construído o Pathernon (um luxuoso templo da deusa Atena – personagem da mitologia grega.).

A Grécia é rica em histórias e em belezas naturais como as praias de águas claras que atraem milhões de visitantes por ano, o que faz do turismo uma das principais atividades econômicas do país.

Atividade:

9) Desenhe uma bonita praia de águas claras. Desenhe você nesta praia brincando com alguns colegas da sua turma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grecia

Fonte: Imagem disponível em: <http://geo-grecia.blogspot.com.br/2012/04/alguns-mapas-mostrando-grecia.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Essa é a bandeira da Grécia. Ela possui apenas 2 cores: azul e branco.

Bandeira da Grecia

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.meg.org.br/meg_pais_result.php?pageNum_megPais=72>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

O Brasil deve ser amigo da Grécia e de todos os outros países e respeitá-los independente de qualquer coisa.

 

Bandeira da Grecia e Brasil

Fonte: Imagem disponível em: <http://braz-enu.blogspot.com.br/2011/04/official-brazil-greece-discuss-economy.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Atividade:

10) Faça um desenho que simbolize a amizade entre brasileiros e gregos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares
  • Sobre o termo Cultura. Sítio: "Wikipédia, a enciclopédia livre". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura>. Acesso em; 03 de ago. 2014.
  • Vida e obra do filósofo Voltaire. Sítio: "Wikipédia, a enciclopédia livre". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire>. Acesso em; 03 de ago. 2014.
  • Vida e obra dos filósofos Deleuze e Guatari. Sítio: "Wikipédia, a enciclopédia livre". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilles_Deleuze>. Acesso em; 03 de ago. 2014.
  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; conheceram alguns elementos da cultura grega; aprenderam como deve ser uma alimentação saudável; compreenderam os riscos e prejuízos de não se ter uma alimentação balanceada; aprenderam a diferenciar a razão de desejos e os conceitos de público de privado; conheceram as bandeiras de Uberlândia, de Minas Gerais, do Brasil e da Grécia e por fim; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.