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Trabalhando a localização do bairro por meio da cartografia

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o conceito de bairro;

Conhecer a estrutura e organização dos bairros;

Descrever características do bairro onde mora;

Entender o modo de vida as pessoas que morar em um determinado bairro;

Utilizar a internet como fonte de pesquisa e desenvolver o domínio dessa ferramenta;

Navegar no sítio Google Maps e localizar sua residência;

Perceber a importância da imagem para compreensão das características de um espaço ou  lugar;

Desenvolver a alfabetização cartográfica;

Desenvolver habilidades necessárias para a interpretação de mapas;

Desenvolver a linguagem oral;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

 

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Geografia entre eles, segundo Brasil (2012, p. 39) o aluno deve: “ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples” além de “produzir mapas, croquis ou roteiros utilizando os elementos da linguagem cartográfica. (Orientação, escala, cores e legendas.)”.

 

BRASIL.Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: os diferentes textos em salas de alfabetização. Ano: 1  unidade  5  . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 05 de ago. 2014. 

Interpretar e produzir mapas são habilidades que se formam aos poucos, por isso, é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo. Por meio da alfabetização cartográfica os alunos entendem conceitos básicos para conseguir interpretar e produzir representações gradualmente.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Dialogando sobre o tema da aula

 

A cartografia é a área do conhecimento que utiliza técnicas para elaborar mapas e por meio dela é possível representar os espaços da cidade em papel ou digital, com ruas, bairros e lugares de referência. Conhecer a cartografia e como funciona é essencial para a compreensão das relações entre espaço e tempo e permite ao aluno atender a algumas necessidades de seu cotidiano, como por exemplo, entender onde se localiza determinado lugar, a distância entre lugares, qual o melhor caminho para se chegar a determinado lugar, como localizar um amigo que mora em outro bairro ou região da cidade, entre outros.

Para aprender a interpretar um mapa e conhecer seu conteúdo é importante partir da realidade do aluno. Por isso, sugerimos o tema sobre os bairros para introduzir as noções do trabalho com esse tipo de imagem, pois, uma das formas de entender onde se localiza um bairro é por meio de um mapa do município.

 

Introduzindo o tema - Navegando pela internet e visitando bairros e lugares

 

Professor, para realizar essa aula você vai precisar de um computador com acesso à internet e um projetor de imagem. Utilize o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

 

Comece a aula convidando os alunos a se sentarem em círculo para roda de conversa. A roda de conversa é um momento privilegiado de interação entre o professor, os alunos e os colegas. É um espaço de partilha e confronto de ideias, muito rico para a aprendizagem. Os alunos devem ser desafiados a participarem e usar a sua fala para expressar suas ideias, emitir opiniões, escutar os colegas de forma respeitosa e aprender a construir conhecimentos coletivamente. Os alunos devem ser expostos a diferentes situações nas quais tenham a possibilidade de desenvolver sua fluência para falar, ampliar o seu vocabulário, organizar a sequência de ideias e desenvolver a sua capacidade de argumentar. Ouça a opinião dos alunos e faça a mediação ao debate. Reforce a importância da participação de todos e do respeito às diferentes opiniões.

Não direcione as decisões, mas conduza as discussões de forma a resolver os possíveis conflitos surgidos durante a exposição de ideias.

 

Pergunte aos alunos:

- Vocês já viram um mapa?

- Para que serve um mapa?

- Como podemos estudar um mapa?

 

Mostre aos alunos um mapa da cidade onde moram.

Procure no site da prefeitura da sua cidade, provavelmente encontrará.

Para essa aula serão utilizados como exemplos mapas da cidade de Uberlândia, município onde se localiza a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA/UFU. A prefeitura de Uberlândia disponibiliza em seu sítio um programa com mapa digitalizado da cidade denominado Cidade Digital disponibilizado no sítio: <http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=Conteudo&id=134>. Acesso em: 05 de ago. 2014. 

 

mapa com os bairros da cidade

Fonte da imagem disponível em: <http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=secretariasOrgaos&s=56&pg=134>. Acesso em: 05 de ago. 2014. 

 

Explore o mapa e fale os nomes dos bairros da sua cidade.

Uma boa alternativa para esse estudo é por meio do sítio “Google Maps”, disponível em: <https://www.google.com.br/maps/preview>, e servirá de referência para essa aula.

Em um computar com acesso à internet, acesse o sítio disponível em: <https://www.google.com.br/maps/preview > e localize a escola onde estudam. Isso também poderá ser feito por meio de outro sítio que você preferir, na qual possa navegar.

Digite o nome da escola no local indicado.

Abaixo segue exemplo do mapa do município de Uberlândia onde se localiza a ESEBA/UFU.

 

localização da eseba

Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-18.9220717,-48.2635649,12z>. Acesso em: 05 de ago. 2014. 

 

Depois de mostrar onde se localiza a escola, pergunte quem mora no mesmo bairro da escola.

Dê um zoom utilizando o sinal (+) na tela.

 

Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/place/Escola+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+-+ESEBA+-+UFU/@-18.907492,-48.26289,15z/data=!4m2!3m1!1s0x94a445a338c59a3b:0xa8edec1a291a2bf8 >.  (Editado). Acesso em: 05 de ago. 2014. 

 

Explore o mapa apontando os pontos mais conhecidos perto da escola.

Arraste o boneco para o ponto marcado pelo balão vermelho (localização desejada) e navegue pela rua da escola. 

 

Localização eseba 3

Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/place/Escola+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+-+ESEBA+-+UFU/@-18.907492,-48.26289,15z/data=!4m2!3m1!1s0x94a445a338c59a3b:0xa8edec1a291a2bf8>.  (Editado). Acesso em: 05 de ago. 2014. 

 

Aparecerá na tela uma imagem da frente da escola. Você poderá seguir em frente, virar à esquerda, direita ou voltar na mesma rua, utilizando a ferramenta das setas na tela.

    

Portaria da Eseba

Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/place/Escola+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+-+ESEBA+-+UFU/@-18.907506,-48.262907,3a,75y,114.74h,90t/data=!3m4!1e1!3m2!1s3--f1MpTUZpGlQylwqosKw!2e0!4m2!3m1!1s0x94a445a338c59a3b:0xa8edec1a291a2bf8>. Acesso em: 05 de ago. 2014. 

Faça o percurso que desejar, seguindo a partir da escola ou digitando outro local na caixa de texto.

Visite locais conhecidos em sua cidade, ou no bairro da escola.

 

Praça Tubal Vilela

Praça no centro do município de Uberlândia – MG

Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-18.920329,-48.277461,3a,90y,270h,90t/data=!3m4!1e1!3m2!1s47_OPtDYkLES0-LFPt2K4g!2e0>. Acesso em: 05 de ago. 2014. 

 

Shopping de Uberlandia

Um dos shoppings da cidade.

Fonte da imagem: <https://www.google.com.br/maps/@-18.955672,-48.277039,3a,75y,180h,90t/data=!3m4!1e1!3m2!1s5ROQ0NxWyildRvxP_rdg7Q!2e0>.  Acesso em: 05 de ago. 2014. 

 

Parque do sabiá

Principal parque da cidade: Parque do Sabiá.

Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-18.907885,-48.241387,3a,75y,180h,90t/data=!3m4!1e1!3m2!1saLrxKsOSgihQTpYwDV2nRw!2e0>. Acesso em: 05 de ago. 2014. 

 

Bairro residencial

Bairro residencial localizado perto da escola.

Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-18.918793,-48.243433,3a,90y,90h,90t/data=!3m4!1e1!3m2!1s24d6roV4wm4p1lDwUtLW9w!2e0>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Professor, para continuar a atividade você precisará da lista de endereços dos alunos. Solicite à secretaria de sua escola, se você não tiver. Convide os alunos a visitarem a casa dos colegas. Você precisa ter a autorização do aluno, pois, algum aluno pode sentir sua privacidade invadida.

Digite o endereço do aluno ou outro local em que você queria mostrar na parte superior da parte esquerda da tela. Aparecerá uma imagem em vermelho que marcará no mapa o lugar no endereço solicitado.

 

localizando o endereço 1

Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Cachoeira+Dourada,+25+-+Parque+Residencial+do+Camaru,+Uberl%C3%A2ndia+-+MG,+38410-540/@-18.9445873,-48.243464,17z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x94a445541f14c30b:0xeda3585440dd5a7e>. (Editado). Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Arraste o bonequinho que se encontra na parte inferior da tela até o endereço.

 

Localizando o endereço 2

 Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/place/R.+Cachoeira+Dourada,+25+-+Parque+Residencial+do+Camaru,+Uberl%C3%A2ndia+-+MG,+38410-540/@-18.9445873,-48.243464,17z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x94a445541f14c30b:0xeda3585440dd5a7e>. (Editado). Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Ao abrir a foto do local. Utilizando as setas você poderá navegar nas proximidades do local, mostrar e chamar a atenção para as construções da rua, comércio, vizinhos e perguntar ao aluno se ele reconhece aquele lugar. Certamente ficarão bem empolgados quando virem o local.

 

Visualizando o endereço

Fonte da imagem disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-18.944573,-48.24327,3a,75y,270h,90t/data=!3m4!1e1!3m2!1strx67fBtXRI2bTpzJj2ofA!2e0 >. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Pergunte aos alunos quem gostaria de navegar e deixe que utilizem a ferramenta.

 

Se sua escola participar do Projeto UCA, conectado à internet, poderá sugerir que acessem seus laptops, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). 

 

Tarefa de casa

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Dividindo o mapa em regiões

 

Para essa atividade você deverá ter a lista de endereços dos alunos para consulta, caso seu aluno não saiba o nome do bairro onde mora.

Apresente aos alunos os nomes dos bairros de seu município. Veja um exemplo da cidade de Uberlândia, MG.

 

relação dos bairros de uberlandia

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Juntos com os alunos, faça um levantamento dos bairros onde eles moram. Enquanto eles falam, vá anotando na lousa ou em um papel colado na lousa.

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Informe aos alunos que a cidade se divide em regiões e apresente-as.

Peça aos alunos que localizem a região do bairro onde moram e coloram o seu nome.

 

quadro com as zonas da cidade de uberlandia

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Apresente o mapa dividido em regiões.

mapa dos setores

Fonte da imagem disponível em:   <http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/10906.pdf>.  (Editado).  Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Entregue aos alunos, um mapa com a divisão dos bairros e solicite que façam a divisão das regiões, coloram e localizem o bairro onde moram.

 

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Localização Geográfica – cartografando o bairro dos alunos

 

Utilizando as anotações da lousa na atividade anterior, faça uma relação dos alunos e respectivos bairros em que moram. Veja um exemplo a seguir:

 

Pesquisa dos bairros dos alunos

Solicite que s alunos localizem os bairros, utilizando a relação de números abaixo e coloram a legenda e os bairros no mapa.

 

relação dos bairros de uberlandia

Fonte: Imagem da própria autora.

 

1  2

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Confira como deve ficar a atividade depois de realizada pelos alunos:

 

mapas dos setores feito pelos alunos

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Socializando

 

Professor, depois de realizadas as atividades, faça uma exposição dos trabalhos no mural da escola para que os alunos percebam a importância em socializar o conhecimento adquirido. Lembre-os de colocarem os nomes e o objetivo da atividade.

Recursos Complementares

Sitio "Nova Escola". Apresenta uma série de artigo de trabalhos com cartografia. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/indice-fundamental-2.shtml?ensino-fundamental-2.geografia.paisagem.cartografia-da-paisagem>. Acesso em:  12 de ago. 2014.

 

Sítio:  Portal do Professor. Aula sobre cartografia: Educação Cartográfica. Construindo os primeiros Mapas. Disponível em:   <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1366>. Acesso em:  12 de ago. 2014.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos. Nesse sentido, você deve observar no decorrer dessa aula se o aluno: conseguiu utilizar a internet como fonte de pesquisa e desenvolver o domínio dessa ferramenta, navegou no sítio Google Maps e percebeu a importância da imagem para compreensão das características de um espaço ou lugar. É necessário, nessa aula que o aluno também demonstre avanços no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos e anote quais foram as intervenções para elas avançarem sobre o sistema da escrita.

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