20/08/2014
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.
Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.
1° momento: Para introduzir o tema ÁGUA, pergunte aos alunos:
Anote na lousa as respostas dos alunos para verificar a frequência das palavras lembradas pelos alunos, de acordo com cada pergunta. Para isso, sugerimos que divida a lousa em quatro partes, uma para cada pergunta.
2° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Salve o Planeta Azul”. Vídeo Youtube. Duração: 3min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU. Acesso em 7 de agosto de 2014.
Professor, neste momento, apresente o vídeo até 3 minutos e 12 segundos.
Figura 1- Imagem obtida pela autora do vídeo “Salve o Planeta Azul”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU. Acesso em 7 de agosto de 2014.
3° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao vídeo “Salve o Planeta Azul”, pergunte:
As informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: A porcentagem de água doce equivale a 2,5% do volume total da água do planeta. 30% da água doce estão armazenados no subsolo em Bacias rasas e profundas. Estima-se que os lagos de água doce e rios representam apenas 0,3% da água doce do mundo. A oferta total de água doce utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos equivale a menos de 1% de todos os recursos de água doce. As mudanças climáticas influenciam muito na existência de água no planeta. A mudança do clima global é um processo natural, violentamente acelerado pela ação do homem. Com isso, algumas regiões já começaram a sofrer com a escassez de água e de chuva e, também, as geleiras vão começar a derreter e o nível do mar aumentará. Com isso cerca de 1/3 da população mundial será afetada com o aumento da salinidade e diminuição das fontes de água potável, principalmente as populações litorâneas em países como o Brasil. Indústrias como de saúde, abastecimento doméstico de água, produção de alimentos, saneamento e energia terão suas capacidades produtivas reduzidas.
4° momento: Divida a turma em quatro grupos e solicite que cada um deles elabore um cartaz com o título: Salve o Planeta Azul! Nesse cartaz os alunos deverão expressar suas opiniões sobre ações que a população deve ter para preservar a água do planeta. Recomende que seja ilustrado e que utilizem palavras-chave ou pequenas frases que representam a realidade da água do planeta atualmente. Incentive-os a trabalhar com colagem, pintura, desenho etc.
Seguem abaixo, imagens de cartazes sobre a água, produzidos por alunos do ensino fundamental:
Figura 2- Imagem de trabalho sobre água elaborado por alunos do ensino fundamental. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_YE6mfiTQ4pU/S8r3XLr_tyI/AAAAAAAAAVQ/a1OubnYy3bQ/s1600/IMG_9981.JPG. Acesso em 10 de agosto de 2014.
Figura 3- Imagem de trabalho sobre água elaborado por alunos do ensino fundamental. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_YE6mfiTQ4pU/S8rjmpI4w4I/AAAAAAAAAUI/7insLNRN7z4/s1600/IMG_9978.JPG. Acesso em 10 de agosto de 2014.
5° momento: Solicite a cada grupo que eleja um representante e o convide para apresentar o cartaz construído pelo seu grupo ao restante da turma. Disponibilize um espaço na sala de aula para os cartazes ficarem fixados durante o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao tema.
1° momento: Para preparar a turma para o diálogo desta aula, pergunte: “Quem sabe quais são os estados físicos da água?” Em seguida, convide-os para assistirem ao vídeo “Evian - Water Boy (We Will Rock You)”. Vídeo Youtube. Duração: 2min38seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FPvk8K4K8oY&list=RDFPvk8K4K8oY. Acesso em 07 de agosto de 2014.
Figura 4 – Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Evian - Water Boy (We Will Rock You)”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FPvk8K4K8oY&list=RDFPvk8K4K8oY. Acesso em 07 de agosto de 2014.
2° momento: Para verificar se os alunos compreenderam a mensagem do vídeo “Evian - Water Boy (We Will Rock You)”, pergunte aos alunos:
3° momento: Converse com os alunos brevemente sobre cada estado físico da água (líquido, sólido e gasoso) e procure apresentar imagens de alguns exemplos de onde ou em que situação se encontra a água em cada estado.