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O CAMINHO DAS ÁGUAS. APRENDENDO SOBRE O CICLO DA ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS SERES VIVOS

 

20/08/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
  • Identificar como acontece o ciclo da água ou ciclo hidrológico.
  • Conhecer os estados físicos da água: sólido, líquido, gasoso.
  • Avaliar o comportamento presente, com relação ao uso da água, para a situação futura com relação à oferta desse importante elemento da natureza.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
4 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

1° momento: Para introduzir o tema ÁGUA, pergunte aos alunos:

 

  • O que vem à cabeça quando vocês escutam a palavra água?
  • Vocês acreditam que a água é um elemento indispensável para a nossa sobrevivência? Justifique.
  • Vocês poderiam dizer onde encontramos “água salgada” e onde encontramos “água doce”?
  • Vocês sabem qual tipo de água existe em maior quantidade no mundo: doce ou salgada?

 

Anote na lousa as respostas dos alunos para verificar a frequência das palavras lembradas pelos alunos, de acordo com cada pergunta. Para isso, sugerimos que divida a lousa em quatro partes, uma para cada pergunta.

 

2° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Salve o Planeta Azul”. Vídeo Youtube. Duração: 3min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU. Acesso em 7 de agosto de 2014.

 

Professor, neste momento, apresente o vídeo até 3 minutos e 12 segundos.

 

Figura 1- Imagem obtida pela autora do vídeo “Salve o Planeta Azul”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU. Acesso em 7 de agosto de 2014.

 

3° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao vídeo “Salve o Planeta Azul”, pergunte:

 

  • Do total de água existente no planeta, qual porcentagem equivale ao volume de água doce?
  • Qual a porcentagem de água doce está armazenada no subsolo das Bacias rasas e profundas?
  • Quanto equivale o volume de água doce dos lagos e rios no mundo?
  • Qual a porcentagem de água doce é utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos?
  • O que poderá acontecer como consequência das mudanças climáticas aceleradas pela ação do homem?

 

As informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: A porcentagem de água doce equivale a 2,5% do volume total da água do planeta. 30% da água doce estão armazenados no subsolo em Bacias rasas e profundas. Estima-se que os lagos de água doce e rios representam apenas 0,3% da água doce do mundo. A oferta total de água doce utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos equivale a menos de 1% de todos os recursos de água doce. As mudanças climáticas influenciam muito na existência de água no planeta. A mudança do clima global é um processo natural, violentamente acelerado pela ação do homem. Com isso, algumas regiões já começaram a sofrer com a escassez de água e de chuva e, também, as geleiras vão começar a derreter e o nível do mar aumentará. Com isso cerca de 1/3 da população mundial será afetada com o aumento da salinidade e diminuição das fontes de água potável, principalmente as populações litorâneas em países como o Brasil. Indústrias como de saúde, abastecimento doméstico de água, produção de alimentos, saneamento e energia terão suas capacidades produtivas reduzidas.

 

 

4° momento: Divida a turma em quatro grupos e solicite que cada um deles elabore um cartaz com o título: Salve o Planeta Azul! Nesse cartaz os alunos deverão expressar suas opiniões sobre ações que a população deve ter para preservar a água do planeta. Recomende que seja ilustrado e que utilizem palavras-chave ou pequenas frases que representam a realidade da água do planeta atualmente. Incentive-os a trabalhar com colagem, pintura, desenho etc.

 

Seguem abaixo, imagens de cartazes sobre a água, produzidos por alunos do ensino fundamental:

 

Figura 2- Imagem de trabalho sobre água elaborado por alunos do ensino fundamental. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_YE6mfiTQ4pU/S8r3XLr_tyI/AAAAAAAAAVQ/a1OubnYy3bQ/s1600/IMG_9981.JPG. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

Figura 3- Imagem de trabalho sobre água elaborado por alunos do ensino fundamental. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_YE6mfiTQ4pU/S8rjmpI4w4I/AAAAAAAAAUI/7insLNRN7z4/s1600/IMG_9978.JPG. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

 

5° momento: Solicite a cada grupo que eleja um representante e o convide para apresentar o cartaz construído pelo seu grupo ao restante da turma. Disponibilize um espaço na sala de aula para os cartazes ficarem fixados durante o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

 

AULA 2

 

1° momento: Para preparar a turma para o diálogo desta aula, pergunte: “Quem sabe quais são os estados físicos da água?” Em seguida, convide-os para assistirem ao vídeo “Evian - Water Boy (We Will Rock You). Vídeo Youtube. Duração: 2min38seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FPvk8K4K8oY&list=RDFPvk8K4K8oY. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

Figura 4 – Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Evian - Water Boy (We Will Rock You). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FPvk8K4K8oY&list=RDFPvk8K4K8oY. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar se os alunos compreenderam a mensagem do vídeo “Evian - Water Boy (We Will Rock You), pergunte aos alunos:

 

  • Qual o tema principal do vídeo?
  • Quais são os estados físicos da água, de acordo com o vídeo?
  • Quais pontos foram tratados, além dos estados físicos da água?

 

 

3° momento: Converse com os alunos brevemente sobre cada estado físico da água (líquido, sólido e gasoso) e procure apresentar imagens de alguns exemplos de onde ou em que situação se encontra a água em cada estado.