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Evolução Vegetal: conhecendo o Reino Plantae

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a influência do homem no meio em que vive, conforme competência de área 3 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, conforme habilidade H13 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. O professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática.


Figura 1
 

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Fonte: Disponível em http://cultura.culturamix.com/ciencias/biologia/biologia-reino-plantae  (Acesso em 20 de julho de 2014).

 

Figura 2
 

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Fonte: Disponível em http://sosaprender.blogspot.pt/2012/03/reino-plantae-introducao.html (Acesso em 20 de julho de 2014).

 

Figura 3
 

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Fonte: Disponível em http://strege-monica.blogspot.pt/2011/05/reino-plantae.html  (Acesso em 20 de julho de 2014).



Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:


1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as plantas representadas nas figuras?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as plantas representadas nas figuras?

3 – As plantas representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?

4 – As plantas representadas nas figuras fazem parte do seu cotidiano?


Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.


Comentário:


Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.


Segundo momento: aprofundando o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre o Reino Plantae e suas características (Figura 4). O vídeo tem duração de 12 minutos e 31 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=Bq8i9JR7W2A (Acesso em 20 de julho de 2014).

 

Comentário:


Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:


Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.


Figura 4: Vídeo: Reino Plantae - biologia (12:31)

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Bq8i9JR7W2A    (Acesso em 20 de julho de 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.


Observações:


1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.



Questionário de Contextualização
 


1 – Quais são os representantes do grupo das talófitas e suas principais características?

2 – Quais são os representantes do grupo das briófitas e suas principais características?

3 – Quais são os representantes do grupo das pteridófitas e suas principais características?

4- Quais semelhanças existem entre as talófitas, as briófitas e as pteridófitas?

5 – Quais são os representantes do grupo das gimnospermas e suas principais características?

6 – Quais são os representantes do grupo das angiospermas e suas principais características?

6 – Explique como ocorre a fecundação nos vegetais.

7 – Explique a evolução do esporófito no Reino Plantae.



Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.



Terceiro momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.


Grupo 1: Reino Plantae, site Biologados
Fonte: Disponível emhttp://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/reino_plantae.htm   (Acesso em 20 de julho de 2014).


Grupo 2: Reino Plantae ou Metaphyta, site Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/bioplantas.php    (Acesso em 20 de julho de 2014).


Grupo 3: Reino Plantae, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/reino-plantae.htm (Acesso em 20 de julho de 2014).


Grupo 4: Reino Plantae e Características das plantas, site Tipos de Plantas
Fonte: Disponível em http://tipos-de-plantas.info/mos/view/Reino_Plantae_e_Caracter%C3%ADsticas_das_plantas/   (Acesso em 20 de julho de 2014).


Observação:


O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo para facilitar a comunicação com a turma. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.



Quarto momento: viajando no conhecimento


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar os sites http://www.planetabio.com/clas.html (Figura 5) e http://www.planetabio.com/fv.html (Figura 6), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o Reino Plantae.


Vale destacar que os sites são autoexplicativos: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 5: Botânica: As plantas

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Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/clas.html (Acesso em 20 de julho de 2014).



Figura 6: Botânica: Fisiologia Vegetal

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Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/fv.html(Acesso em 20 de julho de 2014).


Quinto momento: explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:


Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.


1 - Considere as seguintes características dos vegetais


I. sistema vascular
II. grãos de pólen e tubo polínico
III. sementes nuas


Dessas, são comuns às gimnospermas e angiospermas


a) I, II e II.
b) somente I.
c) somente II.
d) somente III.
e) I e II apenas


2 - Ao relacionar cada característica expressa nas alternativas a seguir com a vida vegetal, pode-se dizer que uma típica angiosperma aquática, crescendo totalmente submersa, apresenta, provavelmente


a) cutícula espessa nas folhas.
b) ausência de tecidos condutores.
c) grande número de estômatos na face inferior.
d) grande quantidade de pelos absorventes na raiz.
e) pouco desenvolvimento dos tecidos de sustentação.


3 - Araucária, eucalipto, samambaia e orquídea não exemplos, respectivamente, de 


a) pteridófita, angiosperma, gimnosperma e monocotiledônea.
b) monocotiledônea, pteridófita, gimnosperma e dicotiledônea.
c) pteridófita, gimnosperma, monocotiledônea e dicotiledônea.
d) gimnosperma, monocotiledônea, dicotiledônea e pteridófita.
e) gimnosperma, dicotiledônea, pteridófita e monocotiledônea.


4 - Algumas plantas, através de variação e seleção natural, conseguiram mostrar uma grande adaptação às condições de vida terrestre. Em suas raízes e caules encontramos xilema e floema bem desenvolvidos. Suas estruturas reprodutoras atraem uma série de agentes que contribuem na polinização. Além disso, apresentam fruto, o que garante a dispersão das sementes. A partir da leitura do texto, cinco estudantes do 2° grau fizeram as afirmações a seguir. Assinale a afirmação errada. 


a) As referidas plantas podem ser dicotiledôneas.
b) As plantas em questão não são gimnospermas.
c) Esses vegetais apresentam flores diferenciadas.
d) As referidas plantas não apresentam flores com estames.
e) Essas plantas apresentam transporte eficiente de seivas bruta e elaborada.
 

5 - Um vegetal conhecido como “cipó-chumbo” tem aspecto filamentoso e produz flores e frutos. Suas raízes são do tipo haustório e penetram até o floema da planta sobre a qual vive. O “cipó-chumbo” é uma 


a) angiosperma epífita, cujas raízes lhe dão suporte, não causando nenhum prejuízo à outra planta.
b) angiosperma hemiparasita, pois retira a seiva bruta da planta sobre a qual vive.
c) gimnosperma hemiparasita, que retira a seiva bruta da planta hospedeira.
d) gimnosperma parasita, que retira a seiva elaborada da outra planta.
e) angiosperma parasita, que retira a seiva elaborada da outra planta.

 

Gabarito

 

1 – E

2 – E

3 – E

4 – D

5 – E


Fonte: Disponível em http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.pt/2013/01/botanica-questoes-vestibular.html  (Acesso em 20 de julho de 2014).



Sexto momento: experimentando no Laboratório de Biologia


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, os alunos devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de um conjunto de três experimentos no Laboratório de Biologia.


Cabe ao professor providenciar e separar os materiais necessários e explicar os procedimentos pertinentes a cada um dos experimentos, conforme detalhado nos links abaixo.


Comentário:


Vale ressaltar que os experimentos sugeridos são oficinas que estão disponíveis no Portal do Professor.


 

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Plantas - atividade 3: Por onde a água passa no interior das plantas? Experimento prático
Plantas - atividade 1: O que tem dentro da semente? Experimento prático
Plantas - atividade 2: De que a semente precisa para germinar? Experimento prático
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Vídeo: “Superaulas Enem 2012 - 29.10 - Biologia - Reino Plantae”, site Youtube
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Zbm_-LaIFGg   (Acesso em 20 de julho de 2014).


Sugestões de links para os alunos:


Vídeo:  “VIDEOAULA ENEM 2012 - Biologia 8 - Reino Plantae - parte 1”, site Youtube
Fonte: Disponível em   http://www.youtube.com/watch?v=M_6MAv5f5g0   (Acesso em 20 de julho de 2014).


Artigo: “Reino Plantae”, site Cola da Web
Fonte: Disponível em http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/reino-plantae  (Acesso em 20 de julho de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, desempenho no Questionário de Contextualização.

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