20/08/2014
Guilherme dos Santos Martins Dias, Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
A fim de desenvolver as competências da área 5 da Matriz de Referência Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações geométricas, bem como as habilidades de interpretação de gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas (H20) e ainda a utilização de conhecimentos algébricos/geométricos como recursos para a construção de argumentação (H22), é proposto como objetivo dessa aula, possibilitar ao aluno desenvolver a noção intuitiva de ponto e a percepção de que esse ente geométrico não possui dimensões.
Noção de dimensões de uma figura plana.
Esta proposta de trabalho é continuação da aula "O GeoGebra como ferramenta para a compreensão da noção de ponto, reta e plano – parte 1: estudando a noção de plano", disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56785, acesso em 28 jul. 2014.
Comentário: Parte dessa aula deve ser desenvolvida em um laboratório de informática com um computador por aluno ou em dupla, para possibilitar a interação e acompanhamento das atividades pelos alunos.
O Software GeoGebra – Apresentação:
Nesta aula, as noções de ponto, reta e plano serão estudadas com o auxílio do software GeoGebra. Segundo Humberto José Bortolossi(s.d.), o GeoGebra, criado por Markus Hohenwarter, é um software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si.
O software encontra-se disponível para download no site <http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm>, acesso em 13 de abr. de 2014.
Figura 1: Apresentação do Software GeoGebra.
Fonte: Arquivo do autor.
Professor(a), comece a aula questionando aos alunos sobre o que eles entendem por ponto. Podem surgir vários exemplos sobre o que seriam um ponto, a cabeça de um prego ou uma ervilha, por exemplo.
Apresente o quadro a seguir, comentando que as duas figuras desenhadas é a forma com que, geralmente, se representam pontos (figura 3):
Figura 2: Representação de ponto.
Fonte: Arquivo do autor
Em seguida questione:
- Comparando os dois pontos, qual deles é maior?
Espera-se que os aluno respondam que é o ponto A.
Comentário: Professor(a), caso prefira você pode solicitar que os alunos representem um ponto e continuar a aula pedindo que façam a comparação a partir de seus desenhos.
Comente com eles que diferenciamos estes pontos segundo seu "tamanho", se for possível comparar suas dimensões e que a discussão agora é para determinar quantas e quais são as dimensões de um ponto (comprimento, largura, altura).
Tome alguns dos exemplos dados pelos alunos, ou então considere a cabeça de um prego, e volte a questionar:
- Se olharmos a cabeça de um prego, a vários metros de distância, o que veremos?
- Ao aproximarmos, olharmos mais de perto, o que acontecerá?
- Ao olharmos muito próximos, ou com uma lupa, o que veremos?
Espera-se que os alunos digam que, a princípio, veremos apenas um “pequeno ponto”. À medida em que aproximamos, este “ponto” vai ficando cada vez maior.
Questione, então:
- Então a cabeça de um prego pode representar pontos distintos: grandes e pequenos?
Espera-se que essa questão gere dúvidas então, informe-lhes que, para saná-las ou minimizá-las, tentar-se-á visualizar a situação no plano da tela do GeoGebra.
Peça aos estudantes que construam um ponto no GeoGebra, de preferência próximo à origem (0.0). Para isto, basta selecionar a opção Novo ponto (destacado na figura 3) e então clicar sobre o local desejado (figura 4).
Figura 3: Construir um novo ponto.
Fonte: Arquivo do autor.
Figura 4: Ponto A próximo à origem.
Fonte: Arquivo do autor.
Em seguida, clique com o botão direito sobre o ponto A e selecione Propriedades dos Objetos, na caixa que abrirá, escolha a guia Estilo (figura 5) e depois coloque o tamanho do ponto no mínimo.
Figura 5: Diminuir o tamanho do ponto.
Fonte: Arquivo do autor.
Depois de construir o ponto, peça para os alunos aproximarem a imagem (dar zoom) e logo em seguida para distanciarem. Para isso, deverão manter a tecla Ctrl pressionada e rolar o mouse para cima (aproximar) ou para baixo (distanciar). Em seguida, volte a questionar.
- Quando ampliamos (ou reduzimos) a imagem, o que acontece com o ponto? Ele aumenta de tamanho?
Espera-se que os alunos percebam que ao dar zoom, a imagem é aproximada, no entanto, o ponto continua do mesmo tamanho, ou seja, suas dimensões não são alteradas.
Com isso, os alunos devem chegar à conclusão de que o ponto não tem dimensões, ou seja, é algo que não podemos ampliar ou reduzir o tamanho.
Observação: Destaque para os alunos que geralmente, utilizamos letras maiúsculas do nosso alfabeto para representar pontos (A, B, P).
Professor(a), a ideia apresentada ainda pode não estar clara para os alunos, assim para facilitar a continuidade da aula, oriente-os para que ocultem os eixos cartesianos – para isso, devem clicar com o botão direito sobre um deles e escolherem a opção Eixos – e colocarem esse ponto no interior de qualquer polígono e repetir o procedimento de distanciamento e aproximação das figuras. Nessa atividade, os alunos perceberão que as dimensões do quadrilátero aumentam ou diminuem, dependendo da ação, mas que o ponto desenhado permanece da mesma forma (figura 6).
Figura 6: Diferença entre as dimensões.
Fonte: Arquivo do autor.
Volte então a questão:
- Comparando os dois pontos (A e B), qual é maior?
Espera-se que agora eles respondam que nenhum, pois eles não têm “tamanho” e que os desenhos são apenas forma de representá-los.
Comente com os alunos que qualquer ponto, então é ADIMENSIONAL (não possui dimensão) .
Atividades de contextualização.
1- Dê dois exemplos de objetos que lembrem um Ponto.
2- Quando você observa as situações abaixo, qual delas dá a ideia de ponto?
a) A cabeça de um alfinete.
b) O piso de uma sala de aula.
c) Um grão de areia.
d) O encontro de duas paredes.
e) Uma corda de violão bem esticada.
3- Observe as imagens a seguir e diga se representam pontos ou não, justificando:
Figura 7: Imagens que representam e não representam ponto.
a)
b)
c)
d)
Fonte: Imagens disponíveis em:
a) http://anosincriveisblog.wordpress.com/2014/05/25/bola-de-gude/. Acesso em 28 jul. 2014.
b) http://ensinarevt.com/conteudos/ponto-linha/. Acesso em 28 jul. 2014.
c) http://www.ipabrac.com.br/loja/produtos/2774/prego-26-x-72-cc-emb-1-kg. Acesso em 28 jul. 2014.
d) http://www.canstockphoto.com.br/fundo-retro-madeira-t%C3%A1bua-parede-prego-11305237.html. Acesso em 28 jul. 2014.
Observação: Deve ficar claro para os alunos que as figuras a e d apesar de serem usadas para representarem pontos, não o definem com clareza, pois possuem dimensões.
Para complementar o estudo de pontos, retas, planos, semirretas, semiplanos, acesse os sites:
A avaliação deverá ser feita de modo contínuo, cumulativa e sistemática em todo o processo, observando a participação efetiva do aluno, individualmente ou da dupla nas atividades propostas.
O professor poderá também adotar como critério para avaliação:
Cinco estrelas 1 classificações
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27/08/2014
Cinco estrelasAchei excelente esta aula! Muito explicativa e com a tecnologia muito boa!